16 pontos turísticos de Monte Verde, Minas Gerais

por Pâmela Queiróz

16 pontos turísticos de Monte Verde, Minas Gerais

Que tal conhecer os pontos turísticos de Monte Verde, distrito da cidade de Camanducaia, em Minas Gerais, e colocar esse destino na sua lista de viagem?

A boa notícia é que além de oferecer tours para todos os gostos e estilos de viajantes, Monte Verde fica pertinho de São Paulo e você pode visitar o local tanto durante as férias quanto em um final de semana, mesmo com chuva.

Em Monte Verde você pode visitar, por exemplo, a Pedra Redonda, o Parque Verner Grinberg, o Mirante do Aeroporto, a Roda d’Água e muito mais.

Então bora conhecer esse destino e organizar a sua próxima viagem? Confira abaixo os melhores pontos turísticos do distrito e muitas curiosidades para saber o que fazer em Monte Verde!

Planeje-se => Onde se hospedar em Monte Verde

Seguro viagem com assistência no Brasil »

Quais são os atrativos de Monte Verde?

  1. Parque Verner Grinberg / Trilhas
  2. Centro Comercial
  3. Trilha do Pinheiro Velho
  4. Máquina a Vapor
  5. Mirante do Aeroporto
  6. Roda d’Água
  7. Orquidário
  8. Galerias de Arte
  9. Passeios de Jeep, quadriciclo, moto e mountain bike
  10. Mega Tirolesa
  11. Voos Panorâmicos
  12. Cervejas, Cachaças e Licores
  13. Geleias Edelweiss
  14. Fábrica Gressoney
  15. Pedra Redonda
  16. Chapéu do Bispo

CLIQUE AQUI para reservar seu carro para Monte Verde »

O que fazer em Monte Verde?

viagem monte verde
Região é bem aconchegante | Foto: Msadp06, via Wikimedia Commons.

Antes de citar os pontos turísticos de Monte Verde, em Minas Gerais, destaco que é impossível falar sobre a cidade e não falar sobre Verner Grinberg, imigrante letão que chegou ao Brasil em 1913, aos 3 anos de idade. Um dos locais onde ele morou na infância foi Campos do Jordão.

Devido a questões de saúde, se mudou da cidade com a promessa de que um dia encontraria um lugar semelhante para viver. Anos mais tarde, Grinberg se casou com Emília Leisneir e os dois decidiram procurar o tal lugar dos sonhos.

Juntos eles encontraram Monte Verde, nome que nada mais é do que a tradução do sobrenome de Verner. No pequeno distrito de Camanducaia eles criaram a família, foram casados por mais de 72 anos e fizeram muita história.

Nesse pequeno destino, você encontra, além de muita natureza e belas paisagens, passeios e esportes de aventura, turismo ecológico, área para escalada e claro, passeios tranquilos para quem prefere ficar distante de adrenalina. Veja as opções e monte seu roteiro em Monte Verde!

Parque Verner Grinberg

restaurantes monte verde
Pedra Partida | Foto: Ederson Ladeira da Silva, via Wikimedia Commons.

O Parque Verner Grinberg é um dos passeios imperdíveis da cidade e, por isso, abre a lista de pontos turísticos de de Monte Verde.

Ele oferece trilhas, caminhadas no topo da Serra da Mantiqueira, possui os picos mais altos da região, e óbvio, oferece as melhores vistas do distrito.

Neste tour você pode conhecer ainda o Chapéu do Bispo, a Pedra Redonda, a Pedra Partida, o Platô e o Pico do Selado. Do pico da serra você terá visão não só de Monte Verde, mas também de Campos do Jordão.

E para chegar lá não há tempo feio, já que as trilhas são sinalizadas e autoguiadas, o que dispensa, caso você não queira, a presença de guias.

Confira => Cidades nos arredore de Monte Verde

Centro Comercial

o que fazer em monte verde em dia de chuva
Região concentra bares, restaurantes e lojas | Foto: Msadp06, via Wikimedia Commons.

Na avenida central de Monte Verde, que tem o mesmo nome do distrito, você encontra toda a agitação da pequena vila.

Nela estão concentradas lojas típicas de artesanato, restaurantes em Monte Verde, bares, cafés, pousadas, hotéis e toda a vida comerciária da região.

Mas ao longo da avenida principal, você também encontra as ruelas, por isso, ao caminhar por lá, fique atento as pérolas que irão aparecer em seu caminho!

Dito isso, saiba que é possível encontrar shopping center, serviços turísticos, lojas de artesanato, perfumaria, confecções, comidas e bebidas.

Além disso, você também terá à disposição casas de chá, restaurantes típicos e até locais mais inusitados, como um belo lago, onde dá para fazer ótimas fotos!

Trilha do Pinheiro Velho

A Trilha do Pinheiro Velho fica na região central de Monte Verde e além de estar localizada em uma área preservada de mata nativa.

Possui um nível fácil, assim, todos os viajantes podem percorrer o caminho que conta com araucárias centenárias e o mais antigo pinheiro de Monte Verde. Por curiosidade, ele possui mais de 500 anos de idade.

Dito isso, saiba que você pode percorrer a Trilha do Pinheiro Velho de bicicleta ou a pé, mas há caminhos distintos para os dois grupos, por isso, escolha o seu roteiro e pé na estrada!

Mas antes, saiba também que a trilha possui 5 entradas em diferentes pontos, todas elas se interligam no centro e levam ainda ao Mirante de Monte Verde. Assim como os três primeiros roteiros sugeridos hoje, este passeio é gratuito!

Delícia => Comidas típicas para provar em Minas Gerais

Máquina a Vapor

dicas de Minas Gerais
Máquina a vapor | Foto: Prefeitura de Camanducaia/Divulgação.

A máquina a vapor é mais um dos objetos emblemáticos desse distrito. Você sabia que até os anos de 1960, Monte Verde era abastecido com a energia elétrica produzida pelo gerador particular de Verner Grinberg?

O equipamento era movido a partir da mecânica de uma máquina a vapor. Hoje, restaurada, ela está em exposição, na Avenida Monte Verde, no canteiro central, depois da Porta de Entrada da cidade, e pode ser apreciada pelos visitantes.

Outra curiosidade é que a Máquina a Vapor traz uma placa com a data de identificação da chegada da energia elétrica à região.

“Aos 20 dias do mês de julho de 1969 foi entregue ao povo desta localidade o novo sistema de transmissão e distribuição de energia elétrica”. Mas calma, coincidências à parte, esse foi o mesmo dia que o 1º homem pisou na lua.

Mirante do Aeroporto

De fato, Monte Verde não conta com um aeroporto de voos domésticos e para chegar a esse destino você precisa usar meios de transporte terrestre, como ônibus ou carro. Leia mais sobre como chegar em Monte Verde e se locomover pela cidade.

Mas, como os visitantes gostam de dizer, o distrito conta com uma pequena pista de pouso com um hangar.

No entanto, ao chegar a esse emblemático pátio, você irá encontrar uma bela placa, onde é possível ler “Aeroporto de Monte Verde – O mais alto do Brasil – ALT. 1560 m”.

Se por um lado o tal do aeroporto não passa de uma pequena pista, que no passado foi usada, inclusive, pelo fundador do distrito, o senhor Verner, por outro lado, a região conta com um belo Mirante.

Dele é possível avistar a paisagem completa da região. Então fique atento ao horário do pôr do sol. Lá você verá vistas de montanhas, araucárias e muito mais.

Roda d’Água

Logo que você chega em Monte Verde, bem na entrada, você se depara com a Roda d’Água, um dos cartões postais do distrito.

Nesse ponto você encontra também um grande e belo lago contornado por um bosque, espaço propício para caminhadas e piqueniques.

Mas fique atento, o local é disputado para fotos, já que possui paisagem lindíssima e superfície que reflete o cenário da vila.

Além disso, nos dias mais frios do ano, uma película de gelo é criada nas águas, então já sabe, em qualquer época ou estação, esse é um passeio que poderá te encantar. Ah, a entrada para a Roda d’Água fica no início da Avenida da Fazenda, em frente ao posto de gasolina!

Orquidário

Outro passeio imperdível é visitar o Orquidário MV. Nesse local você encontra belas orquídeas e inusitadas plantas carnívoras.

A nível de curiosidade, o Orquidário MV possui cerca de 1500 espécies distintas de orquídeas, além de 150 espécies carnívoras.

Mas a coleção conta também com bromélias, cactos, suculentas e plantas exóticas. Por isso, prepare a câmera fotográfica e aproveite também para relaxar enquanto aprecia essas belezas naturais.

Por falar nisso, a visitação da estufa é pública, mas por lá, caso você tenha interesse é possível comprar algumas plantas, orquídeas e arranjos. Além disso, no espaço é possível ter aulas e palestras sobre orquídeas!

O espaço fica na Avenida Sol Nascente, 1000. Para mais informações ligue (35) 3438-2718.

Descubra => Hotéis históricos no Brasil

Galerias de Arte

Cidades de Minas Gerais
Unger’s Pottery House – Art Gallery | Foto: Divulgação.

Monte Verde oferece muitos passeios ao ar livre, mas o distrito também conta com galerias de arte. Neste roteiro você encontra a Unger’s Pottery House – Art Gallery.

A unidade possui 3 mil m², um espaço onde a natureza e a arte se encontram em uma manifestação inusitada e bela. É um dos pontos turísticos de Monte Verde bem bacanas.

   

Nesse espaço você também confere arte contemporânea, além peças localizadas no jardim. Entre as obras de arte estão artigos de decoração, utilitários e itens específicos para jardins como banheiras, comedouros de passarinho, fontes e tocheiros.

A unidade é aberta ao público e fica na Rua da Represa, 1307. Mais informações em (35) 3438-1470.

Passeios de Jeep, quadriciclo, moto e mountain bike

Que tal um passeio de Jeep por estradas rústicas? Para quem gosta de aventuras, as próximas atrações trarão um pouco mais de adrenalina para o artigo.

Em Monte Verde o que não faltam são rolês para quem deseja se aventurar e fazer turismo fora da caixinha!

Por isso, para chegar em alguns dos locais onde você poderá fazer trilhas e tirolesa, por exemplo, o mais indicado é alugar um Jeep, com tração nas 4 rodas.

Além disso, nesses rolês você e seu grupo segue acompanhado por alguém que conhece as estradas, assim, a sua única tarefa é se divertir!

Para marcar na agenda, um dos passeios mais procurados é o city-tour, que leva os turistas aos principais pontos turísticos de Monte Verde.

Além disso, para quem busca por trajetos mais longos, também existe a possibilidade de visitar a Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis, São Francisco Xavier, Gonçalves e Campos do Jordão.

Outra opção motorizada são os quadriciclos! Na região esse tipo de transporte é comum. Os veículos são potentes e garantem muita ação aos passageiros e pilotos, já que para dirigir um quadriciclo não é preciso ter experiência ou habilitação, mas lembre-se, ser prudente é sempre o melhor negócio!

Dito isso, você pode fazer o Circuito Fazenda Radical (www.fazendaradical.com.br). Ele oferece diferentes passeios, além de um trajeto com 13 quilômetros de extensão.

Além disso, a maior parte do percurso conta com trilha em meio a mata, subidas e descidas, lagos e claro, se o dia estiver húmido, lama!

Vale destacar que mesmo sem precisar de experiência, você será acompanhado por um guia e antes de iniciar o rolê, você recebe instruções para curtir ao máximo o seu passeio.

A aula conta ainda com teste drive e dicas especiais. O Circuito Fazenda Radical precisa ser agendado com antecedência.

O espaço fica na Estrada Monte Verde-Camanducaia, quilômetro 4. Mais informações pelos telefones (35) 99962-8028, (35) 98428-8832, (35) 99988-6925, (35) 98841-5076.

Se você ainda deseja mais aventura, uma boa pedida pode ser um passeio de Moto! Isso porque as estradas de terra, que circundam a vila, são ótimas opções para quem curte motocross e quer sentir a adrenalina nas alturas.

Nesses passeios você tem à disposição trilhas off-road, mas caso queira só tirar uma onda em duas rodas, pode ainda percorrer as ruas do distrito ou região. Os passeios são acompanhados por guia especializado, então fique tranquilo e aproveite a paisagem!

Para encerrar as opções sobre rodas, que tal um rolê de mountain bike? Monte Verde conta com trilhas, natureza, montanhas, locais preparados para esse esporte e muita animação.

Em duas rodas, além dos locais clássicos para a prática de mountain bike, você também poderá percorrer as ruas da cidade, fazer pausas para piqueniques ou tour com amigos!

Mega Tirolesa

Quer mais aventura? Que tal uma tirolesa de quase 1 km? Lá de cima, só para você imaginar, você irá visualizar uma plantação de eucaliptos e muita paisagem.

Claro, tudo isso junto, provavelmente vai te tirar o fôlego. Mas brincadeiras à parte, são 70 metros de alturas, mas tudo realizado com muita segurança e vários cabos de aço te segurando!

A Mega Tirolesa de Monte Verde é classificada como uma das melhores do país, por lá você encontra dois circuitos, um com 450 metros e outro com 475. Ao todo são 925 metros. A melhor parte? Durante o trajeto você tem visão de 360º da região.

A Mega Tirolesa fica na Fazenda Radical. O espaço está localizado na Estrada Monte Verde-Camanducaia, quilômetro 5. Mais informações em (35) 3438-2640 ou (35) 98817-2645.

Top => Melhores hotéis em Monte Verde

Voos Panorâmicos

Ainda na pegada das alturas, que tal um voo panorâmico? Já imaginou poder ver Monte Verde, além da Serra da Mantiqueira de cima, a bordo de um avião monomotor?

Bom, os voos partem do Aeroporto de Monte, aquele que você também pode visitar e conhecer a tal placa do aeroporto mais alto do país! Dito isso, a unidade conta com três roteiros, um dos passeios possui 15 minutos de duração e basicamente sobrevoa a vila.

Mas há percursos de 25 minutos e 1 hora. Enquanto o primeiro sobrevoa Joanópolis, o segundo vai até Campos do Jordão e passa ainda pela Pedra do Baú. O Aeroporto fica na Rua do Aeroporto, 740.

Cervejas, Cachaças e Licores

Quem lê meus artigos sabe que adoro passeios que incluem gastronomia, então segue abaixo algumas opções para você aproveitar o melhor de Monte Verde. A primeira sugestão é degustar cervejas e cachaças artesanais.

Assim, você pode conhecer a Arsenal da Cerveja, na Galeria Suíça. Esse é considerado um local de visitação obrigatória, claro, para quem gosta de cervejas.

Nele existem mais de 200 rótulos, entre cervejas nacionais e importadas. Mas para seguir uma tradição local, antes de provar rótulos de outros países, prove as produções regionais.

Outra sugestão é conhecer a Cachaçaria das Gerais. Ela está localizada no Shopping Center Celeiro. Nesse espaço você pode degustar cachaças e licores e claro, se gostar de algum, levar o litro pra casa!

Ficou com vontade? Então não deixe de provar as cachaças de banana, de melão, de maracujá, de gengibre, de milho, de danoninho e quentão! Mas atenção, se você beber, não dirija!

Você também pode visitar a Cervejaria Fritz (www.fritzcervejariaartesanal.com.br/fritz-tour). Nesse espaço é possível ficar por dentro de todo o processo de fabricação de cervejas artesanais e claro, provar diferentes rótulos!

   

Nesse tour, de cerca de 35 minutos, você conhece o local de produção e tem acesso a todas as etapas do fabrico. Geralmente a visitação acontece as quartas-feiras e aos domingos. Ao final do passeio, você ainda ganha uma garrafa de cerveja artesanal para beber e claro, guardar de recordação!

A Cervejaria Fritz é considerada a mais antiga cervejaria artesanal alemã instalada no Brasil. Ela fica na Rua Rolinha, 10. Para mais informações, acesse fritzcervejariaartesanal.com.br.

Geleias Edelweiss

Pontos turísticos de Monte Verde de gastronomia
Há opções de geleias disponíveis em vários sabores.

Por falar em produtos típicos, aproveite para degustar e levar para casa uma das famosas Geleias Edelweiss (www.geleiasedelweiss.com.br), consideradas uma das melhores do Brasil. Claro que eu comprei uma, e posso afirmar, ela é deliciosa!

Segundo a lenda, o segredo das Geleias Edelweiss é usar pelo menos 30% a menos de açúcar em comparação com as demais geleias do mercado. Brincadeiras à parte, de fato as Geleias Edelweiss são muito saborosas e acompanham pedações de frutas, o que faz toda a diferença.

Além disso, eles levam ingredientes naturais e tem sabores para agradar a todos paladares. Entre eles morango, physallis e blueberry.

Para provar as Geleias Edelweiss, passe na Galeria Suíça. Mas se você não aguentar esperar chegar em Monte Verde, saiba que você pode comprar alguns potes com essas receitas deliciosas pela internet!

Promoção => Cupom de desconto da Seguros Promo

Fábrica Gressoney

Pontos turísticos de Monte Verde diferentes
No local, além de provar você pode também conferir a produção dos chocolates.

O que não falta em Monte Verde é chocolate e que tal visitar uma fábrica? A Gressoney foi fundada no distrito em 1978 e é considerada a mais antiga da vila.

Ela está localizada na entrada de Monte Verde e conta com diversas delícias, entre elas a Prímulaum, um doce primo do pão de mel, isso porque eles são muito parecidos!

A parte boa, é possível conhecer o processo de produção dos chocolates e claro, provar alguns e levar outros para casa.

Dito isso, saiba que a Sabor Chocolate, a 2ª fábrica da cidade, fundada em 2011, também recebe visitação, então aproveite!  A fábrica Gressoney fica na Avenida Monte Verde, 636 e a Sabor Chocolate na Avenida Monte Verde, 2174.

Pedra Redonda

pedra redonda monte verde - como chegar
Local é ótimo para trilhas | Foto: Rafael Vianna Croffi, via Wikimedia Commons.

O passeio até a Pedra Redonda é um daqueles que você pode fazer sozinho sem guias. Isso porque a trilha que leva até esse cartão postal é bem fácil, tanto para quem já é acostumado a fazer trilha quanto para quem nunca fez.

Contudo, mesmo assim, não é indicado levar crianças, idosos ou pessoas sedentárias nesse percurso, já que é preciso ter um pouco de preparo físico e atenção ao caminho para não escorregar.

Dito isso, não se esqueça, ao realizar uma trilha esteja equipado, passe um repelente, use tênis, roupas leves e confortáveis.

Feito o alerta, saiba que de cima da Pedra Redonda é possível visualizar o distrito de Monte Verde e ter uma visão única e incrível da região.

Para ficar também atento, saiba que são cerca de 20 minutos de subida, ou seja, 20 minutos também de descida. Mas a visão que você tem de cima da pedra, vale muito a pena!

De qualquer forma, caso você seja como eu, que não costuma fazer trilhas, essa pode ser uma boa pedida, já que é mais tranquila e não oferece tantas aventuras!

Chapéu do Bispo

Se chegar ao Chapéu do Bispo é tarefa fácil, subir na pedra é algo que pede preparo físico e algum equipamento.

Mas se o seu objetivo não for única e exclusivamente subir no Chapéu, então adianto que esse pode ser um ótimo passeio em Monte Verde.

Além disso, você pode subir na pedra do Platô. Ao todo são 40 minutos de caminhada. Em alguns trechos é possível ter vistas incríveis da região, mas no trajeto inteiro, muito contato com o verde e a natureza.

Eu sei que quem está acostumado com trilhas já sabe, mas vale a pena reforçar! Ao fazer caminhadas esteja preparado, com roupas adequadas, como citei acima e com uma garrafa de água! Ah, e não jogue lixo na natureza!

Curta os pontos turísticos de Monte Verde

Se você chegou ao final desse artigo, pode perceber que Monte Verde conta com passeios para todos os gostos e estilos de viajantes. E o melhor, a maior parte deles possui entrada gratuita e você pode turistar muito, além disso, investir em passeios gastronômicos.

Seja em passeios que pedem trilhas e caminhadas, seja em rolês de aventura, como os de quadriciclo ou mountain bike, nesse destino você tem diversão ou tranquilidade, garantida!

Então já sabe, se visitar Monte Verde, não deixe de caminhar pela região central da cidade, visitar as lojas e fábricas, fazer trilhas e quem sabe até um voo panorâmico ou uma tirolesa! Agora é hora de colocar os pés na estrada, então boa viagem e até a próxima!

Aproveite e leia depois tudo sobre o que fazer em Monte Verde com crianças; e não menos importante, informações sobre quanto custa viajar para Monte Verde. Boa viagem!

Gostou das dicas sobre os pontos turísticos de Monte Verde? Compartilhe este artigo com seus companheiros de viagem e escolham juntos qual deles visitar.

Até + !!!

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#06
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#07
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#08
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#09
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#06
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#07
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#08
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#09
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *