Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Américas / América do Norte / México / Os 10 principais pontos turísticos da Cidade do México

Os 10 principais pontos turísticos da Cidade do México

A Cidade do México é a capital do país e o seu principal centro político, econômico e cultural. Ela é a mais antiga das capitais das Américas, com inúmeros edifícios históricos, nos estilos colonial e art-nouveau. São infinitos atrativos, e a lista dos principais pontos turísticos da Cidade do México é quase que interminável.

Além disso, ela está localizada na mesma região da antiga cidade de Teotihuacán. E por isso, em seu território e nas redondezas, existem diversos pontos de interesse relacionados a história das civilizações pré-colombianas, como sítios arqueológicos, construções históricas e ruínas.

Planeje sua viagem => Onde ficar na Cidade do México: dicas de bairros e hotéis

Vantagens de contratar um seguro de viagem + 5% de desconto »

 

Pontos turísticos da Cidade do México

Já deu para perceber que a quantidade de lugares interessantes na Cidade do México é enorme, né? Para ajudar, preparei esse artigo com os 10 locais que mais vale a pena visitar 😉

 

1) Teotihuacán

Principais pontos turísticos da Cidade do México

Visitar as Pirâmides de Teotihuacán é passeio obrigatório para qualquer turista. As ruínas da antiga cidade ficam a cerca de 40 km da capital mexicana.

Estima-se que Teotihuacán foi fundada por volta do século 2 a.C., e abandonada 9 séculos depois. Nada se sabe sobre a civilização que a criou, já que deixou poucos vestígios, mas calcula-se que em seu auge abrigou mais de 200 mil pessoas. Os Astecas já encontraram a cidade em ruínas, e foi considerada por eles um centro místico e espiritual.

Entre os principais atrativos do sitio arqueológico estão as Pirâmides do Sol, da Lua e de Quetzalcóatl, a Calçada dos Mortos, entre outras ruínas.

 

2) Basílica de Guadalupe

Pontos turísticos mais visitados da Cidade do México

A famosa Basílica de Guadalupe é o segundo santuário católico mais visitado do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O espaço é um complexo religioso composto por várias igrejas e capelas, sendo duas principais, uma com data de 1531 e outra de 1974. A mais recente é bastante moderna e tem capacidade de receber até 40 mil pessoas. Sua estrutura inclui até um tapete rolante que leva até a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, como forma de evitar que os fiéis demorem ao louvá-la. A basílica fica na parte norte da cidade.

 

3) Catedral Metropolitana

Atrações turísticas da Cidade do México

Lugares turísticos da Cidade do México

A Catedral Metropolitana da Cidade do México é o símbolo maior da colonização espanhola. Com estilo arquitetônico barroco-churriqueresco, ela é a maior catedral da América Latina. Sua construção iniciou-se em 1573 e demorou cerca de 250 anos para ser finalizada. Ela fica na Praça da Constituição e hoje é o principal templo religioso do país.

 

4) Museu Frida Kahlo e Estúdio Diego Rivera

Locais turísticos da Cidade do México

Frida Kalho e Diego Rivera são dois dos principais nomes da cultura do México. O casal, que teve uma relação intensa e atribulada, se tornou uma referência nas artes plásticas no mundo todo.

Lugares interessantes na Cidade do México
“Viva la Vida”, obra de Frida que motivou o música do Cold Play.

Para celebrar toda a importância cultural e artística do casal, cada um deles tem um museu dedicado à sua obra. O Museu Frida Kahlo foi construído na casa onde ela viveu. Conhecido como La Casa Azul, fica em uma das mais antigas ruas da Cidade do México, no bairro Coyoacán. O local narra sua história através da exposição de livros, objetos, fotografias e pinturas da artista. O espaço abriga ainda um grande número de objetos pré-hispânicos que eram colecionados por Frida e Diego Rivera.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

Melhores pontos turísticos da Cidade do México

Já o Estudio Diego Rivera fica em sua antiga casa-estúdio, localizada no bairro de San Ángel. O espaço é mantido exatamente como o artista deixou.

Dica: é possível comprar ingressos casados para visitar os dois museus. Neste caso, o turista tem transporte gratuito para se deslocar entre as duas casas.

 

5) Museu Nacional de Antropologia

Museu de Antropologia na Cidade do México

Pontos de interesse na Cidade do México

O Museu Nacional de Antropologia abriga importantes coleções sobre as civilizações pré-colombianas e as tradições culturais do México. Entre os itens mais interessantes estão objetos da comunidade que viveu em Teotihuacán, que nos permite imaginar como era o dia a dia deste povo. Além de seu acervo permanente, o espaço recebe ainda exposições temporárias ao longo do ano. A entrada para o museu custa 65 pesos mexicanos.

É incrível!

 

6) Zócalo

Lugares turísticos na Cidade do México

Cercada por belas construções, Zócalo é a principal Praça da Cidade do México. O nome oficial do espaço é Plaza de la Constituición, mas é conhecida pelo seu “apelido”. Zócalo significa “base” e a praça começou a ser chamada desta forma quando, no século XIX, começaram a construir no local um grande templo em celebração a independência do México. Entretanto, somente a base foi erguida, dando assim o nome de Zócalo para a região.

O espaço é a sede dos poderes políticos na cidade e um ponto de encontro da população para celebrações, manifestações, entre outros. O local tem ainda o título de terceira maior praça do mundo!

 

7) Palácio Nacional

Atrações turísticas na Cidade do México
Obra de Diego Rivera no Palacio Nacional.

O Palácio Nacional é a sede do poder executivo do México. O edifício está localizado na Plaza de la Constitución (Zócalo) e foi construído no início do século XVI. Com tantos anos de história, ele foi palco de importantes acontecimentos da história do México.

O local abriga diversas obras de arte e artigos museológicos. Os destaques são os painéis do artista mexicano Diego Rivera, pintados entre 1929 e 1951, que contam detalhes da história do México. Outro ponto de destaque é o pequeno museu construído em homenagem a Benito Juárez, onde mobiliários de época, objetos e documentos históricos contam um pouco sobre a história do estadista mexicano. Além disso, há galerias menores que abrigam exposições temporárias. A entrada é gratuita.

 

8) Museu do Templo Mayor

Localizado no Centro Histórico da Cidade do México, o Museu do Templo Maior fica em meio as ruínas de uma antiga cidade da civilização asteca. O passeio inclui uma caminhada pelo sítio arqueológico, incluindo ruínas dos templos e moradias do povo asteca, além da visita ao museu que reúne mais de 14 mil objetos encontrados em escavações na região.

Entre os destaques do museu, estão a Coyolxauhqui, uma pedra com mais de três metros de diâmetro e oito toneladas, que retrata a deusa da lua, e a pedra de Tlaltecuhtli, onde está representada a deusa da terra. Para quem tem interesse na histórica da América pré-colombiana é um passeio imperdível.

 

9) Xochimilco

Lugares para visitar na Cidade do México

Eleito pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade, Xochimilco é um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade do México, e um dos passeios mais tradicionais. Conhecida como a Veneza Mexicana, o local é formado por canais que são percorridos por traineiras (um tipo de embarcação) multicoloridas. A região tem muitas plantações e viveiros, além disso, próximo às áreas de embarque, há diversas barracas onde encontramos vários pratos típicos, artesanatos locais, músicos de ruas, entre outros.

Lugares imperdíveis na Cidade do México

O passeio é bastante animado e você cruzará com centenas de outras embarcações. Além de turistas, é comum encontrar embarcações com casais em clima romântico, famílias e pessoas fazendo festas e comemorações diversas, como aniversários, casamentos, noivados, entre outros. As traineiras são coletivas e têm capacidade para levar até 20 pessoas. O preço oficial que está no site é 350 pesos por barco, hoje cerca de 60 reais, mas na prática varia muito de acordo com seu poder de pechincha.

Veja o passeio de trajinera pelos canais de Xochimilco, publicado no blog Abrace o Mundo.

 

10) Museu Palácio das Belas Artes

Atrações na Cidade do México

Turismo na Cidade do México

O Palacio de Bellas Artes é um dos edifícios mais bonitos da Cidade do México. Ele foi construído em meio às celebrações do centenário da Independência do México. O espaço abriga coleções permanentes, incluindo painéis de Diego Rivera, e recebe exposições temporárias. Além disso, há um teatro no local, onde são realizados variados espetáculos de música e teatro. Mais informações e a agenda do local podem ser encontradas no site oficial.

 

Leia os últimos artigos publicados sobre o México:

Guilherme Tetamanti viajou a convite do Visit Mexico, com apoio da Copa Airlines e seguro da GTA Assist, através da agência Scritta. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Melhores atrações do Disney's Animal Kingdom

Parque Disney’s Animal Kingdom: as top 8 atrações!

Uma aventura no reino animal da Disney, essa é a intenção do parque Disney’s Animal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *