Transporte público na Cidade do México: use metrô e Metrobús

por Guilherme Tetamanti

Transporte público na Cidade do México: use metrô e Metrobús

A Cidade do México é a metrópole mais populosa da América do Norte, e também do mundo. Possui quase 9 milhões de habitantes de acordo com dados da última pesquisa demográfica do país, realizada em 2012.

Com tanta gente, o trânsito na Cidade do México não é nada fácil, sendo considerado um dos piores do planeta. Mas não desanime, pois existem várias formas de se locomover na cidade. O metrô da Cidade do México é bastante eficiente e o centro histórico pode ser percorrido a pé!

Para ajudar neste planejamento, preparei um guia com os principais meios de transporte público na capital mexicana. Se organize e descubra a melhor opção para chegar nos principais pontos turísticos da Cidade do México.

Mas uma dica! Antes de sair do hotel, é sempre bom pesquisar o melhor itinerário e qual o meio de transporte mais eficiente para chegar ao seu destino naquele momento. Como a cidade é muito grande, esta organização é essencial para quem deseja aproveitar bem o tempo.

Planeje sua viagem => Seguro para viajar no México

Bairros para se hospedar na Cidade do México »

 

Metrô da Cidade do México

Metrô da Cidade do México

O metrô é o principal meio de transporte público na Cidade do México, e uma das melhores formas de fugir dos engarrafamentos (e também para ir do aeroporto até o centro).

Sua rede ferroviária é uma das maiores do mundo. Com doze linhas, cerca de 200 estações e uma extensão de 170 quilômetros de trilhos, transporta diariamente cerca de 4,4 milhões de pessoas.

Funciona bem, com trens com frequência média de 2 minutos. O ponto negativo do metrô é que nos horários de pico fica bastante cheio e pode assustar quem não está acostumado. Desta forma, é bom os visitantes evitarem o metrô nos horários de maior movimento.

O horário de funcionamento do metrô da Cidade do México é:

  • Segunda à sexta: das 5 horas à meia-noite;
  • Sábado: das 6 horas à meia-noite;
  • Domingos: das 7 horas à meia-noite.

A tarifa do metrô da Cidade do México custa 5 pesos, o que hoje dá cerca de 0,25 centavos de dólar. Nas estações e no interior dos trens, há mapas do metrô indicando o trajeto das linhas e as estações que ele percorre. Confira mais informações sobre horário, linhas e tarifas no site oficial do metrô da Cidade do México (www.metro.cdmx.gob.mx).

Dica: você escolhendo usar o sistema de transporte público ou não, baixe o mapa da Cidade do México em aplicativos como o Google Mapas, para que você consiga planejar suas rotas mesmo quando estiver offline.

CLIQUE AQUI para agendar transporte na Cidade do México »

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no México. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Metrobús da Cidade do México

metrobus cidade do mexico
Foto: Ralf Roletschek, via Wikimedia Commons.

Outro importante meio de transporte público da Cidade do México é o Metrobús, um tipo de ônibus articulado que circula em faixas ou pistas exclusivas. Há seis linhas de Metrobús que atendem toda a Cidade do México, e sua principal vantagem é a rapidez da faixa que evita o trânsito.

O valor da tarifa é de 6 pesos mexicanos, o que equivale a cerca de 0,35 doláres. Um benefício é que durante o período de duas horas após embarcar pela primeira vez, o passageiro pode trocar de linha de ônibus quantas vezes quiser, desde que pegue o Metrobús sempre na mesma direção.

O usuário pode embarcar em pequenas estações e os tickets são vendidos na entrada de cada uma delas. Para saber mais informações, acesso o site oficial do Metrobús da Cidade do México (www.metrobus.cdmx.gob.mx).

 

Ônibus

Ônibus na Cidade do México

Andar de ônibus na Cidade do México

Os ônibus comuns são destinados a fazer trajetos menores e dentro dos bairros, e algumas rotas oferecem veículos beeeem antigos. Existem diversas linhas diferentes e para um turista pode parecer complicado.

Por isso é necessário se informar sobre qual linha é mais indicada para o seu trajeto, caso seja necessário pegar um.

Mas sem problemas, pois raramente será necessário usar este tipo de transporte público, já que o Metrobús e o metrô atendem as áreas mais turísticas da cidade.

   

 

Ônibus Panorâmico

Ônibus panorâmico na Cidade do México

Os visitantes contam ainda com os tradicionais ônibus panorâmicos, aqueles bem turísticos mesmo. Eles fazem três rotas diferentes, que circulam pelas atrações mais visitadas da Cidade do México. O visitante pode descer para conhecer com mais calma o atrativo e depois pegar o próximo ônibus.

Porém, quem deseja conhecer tudo em um mesmo dia, não é aconselhável fazer paradas longas, pois senão não terá tempo suficiente para circular por tudo. O ideal é um dia para cada rota, pois assim é possível ver de perto e com calma todos os locais.

Ônibus turístico na Cidade do México

O horário de circulação do Turibús é das 9 às 21 horas. O valor da tarifa varia entre 140 e 165 pesos mexicanos, com direito a embarque e desembarque ilimitados. É uma forma muito cômoda de conhecer as atrações da cidade.

 

Bicicleta

Tráfico de bicicletas na Cidade do México

A cidade oferece um serviço de bicicletas compartilhadas que se chama EcoBici. Ele tem o funcionamento bem semelhante com o modelo brasileiro. O turista pode utilizar as bikes compartilhadas, mas é necessário fazer um cadastro prévio, que pode ser feito no site do sistema ou através do aplicativo de celular.

Por isso, não deixe de pesquisar sobre o melhor chip de Internet para usar no México.

Bicicleta na Cidade do México
Ponto do BiciGrátis em Coyoacán.

As tarifas variam de acordo com o período contratado, por exemplo, para utilizar o sistema por um dia é de 90 pesos mexicanos, por três dias 180 pesos mexicanos e por uma semana 300 pesos.

Cada viagem deve durar no máximo 45 minutos, e caso ultrapassem esse limite é cobrado um valor adicional de 10 pesos. Há diversas estações espalhadas pela cidade, o que facilita pegar e devolver a bike.

Quando estava caminhando pelo bairro Coyoacán, onde está o Museu Frida Carlo, encontrei um ponto do BiciGrátis, um serviço de empréstimo de bicicletas. Não tem site, mas vi que existem vários outros pontos na cidade.

Sugiro que faça uma busca no Google Mapas (“bicigratis + nome do bairro) para encontrar os pontos disponíveis.

Pesquisei bastante para encontrar mais informações, e me parece que o BiciGrátis está sendo substituído gradativamente pelo EcoBici. De qualquer forma, é bom saber que ainda existe o serviço!

 

Táxi na Cidade do México vale a pena?

Táxi e Uber na Cidade do México vale a pena?

   

Os táxis na Cidade do México não são caros e compensa pegar, sobretudo para deslocamentos curtos e fora do horário de pico. A dica é ficar de olho se o motorista ligou o taxímetro e se ele estava zerado, pois como em todo lugar do mundo há aqueles taxistas que dão golpes em turistas.

Também é aconselhável evitar pegar carros velhos e em mau estado de conservação, existem muitos assim que circulam pela cidade.

Para cotar os preços e até mesmo reservar viagens, veja o site da Yellow Cab (www.taxisyellowcab.com).

 

Uber

A Cidade do México possui Uber, que funciona como no Brasil. O carro é solicitado através do aplicativo do smartphone. Este modelo de transporte é muito utilizado na Cidade do México, há muitos motoristas cadastrados e ótimos preços. Ganhe desconto em suas primeiras corridas, cadastrando-se através desse link => Desconto Uber.

 

Aluguel de carro na Cidade do México

Trânsito na Cidade do México

Há diversas agências de locação de carro na Cidade do México. Entretanto, essa não é a melhor forma de um turista se deslocar na cidade. Isto porque, como já foi dito, a cidade é bem grande e tem um trânsito caótico, principalmente nos horários de pico.

Mas se você quer descobrir mais sobre o assunto, leia o post sobre como alugar carro no México.

Assim, além de você gastar muito tempo nos deslocamentos, é arriscado você se perder dentro da cidade e ficar estressado com os engarrafamentos (e ninguém quer ficar estressado em viagens, né?). Caso queria se locomover de carro em algum trajeto, vale mais a pena pegar um táxi ou Uber.

Conhece o México? Conte para a gente como foi sua experiência sobre como se locomover na Cidade do México, ou mesmo ao redor do país!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *