Worldpackers: como conseguir vagas na Europa, RJ e mais

Worldpackers: como conseguir vagas na Europa, RJ e mais

O intercâmbio de trabalho da Worldpackers é um dos mais utilizados do mundo. Essa é uma possibilidade para viajar trocando trabalho por hospedagem, assim como eu fiz e recomendo!

Inclusive, encontrar trabalho remunerado no Worldpackers é possível também. A plataforma online liga você a um anfitrião, por isso Worldpackers é tão procurado na Europa e Rio de Janeiro, por exemplo.

Muitas pessoas também perguntam qual o melhor: Worldpackers ou Workaway? Pela minha experiência, ambos são muito iguais e provavelmente você verá poucas diferença entre eles.

Viajar oferecendo as suas habilidades em troca de hospedagem é praticamente uma imersão em outra cultura. Além disso, você também pode aprender novas línguas, fazer amigos e economizar para conhecer lugares incríveis.

Foi dessa forma que passei 5 meses na França e vou compartilhar com você algumas dicas neste artigo sobre como fazer isso através do Worldpackers!

Planeje sua viagem => Seguro viagem

 Melhores tours guiados do mundo »

 

O que é Worldpackers?

worldpackers vagas
Worldpackers é um site colaborativo que conecta anfitriões a viajantes.

O Worldpackers é um site colaborativo que conecta anfitriões a viajantes trocando trabalho por hospedagem.

É como se fosse uma permuta que envolve trabalho e hospedagem. Essa permuta é também uma forma de turismo colaborativo.

Estão listados desde oportunidades em hostels e ONGs até projetos ecológicos, au pair e casas de família. Ao todo, o site reúne trabalhos em mais de 170 países. Descubra também sobre o Workaway.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Como criar uma conta no Worldpackers?

worldpackers europa
Primeiro passo para fazer parte do Worldpackers é registrando-se no site.

O primeiro passo para fazer parte do Worldpackers é registrando-se no site. Além de fornecer as suas informações pessoais para o cadastro, em seguida você deverá preencher o seu perfil.

Esse perfil é o que ficará disponível para outras pessoas do site que acessem ele. Portanto, você deve ser bem criativo e se apresentar de uma forma atrativa.

Ser bem claro e sincero é o ponto principal, pois se você não sabe fazer jardinagem, não diga isso! Aproveite para listar os países que já visitou ou aquilo com que trabalha em geral.

Como os anfitriões normalmente gostam dessa troca cultural, tudo isso é levado em conta!

Dica => Como empreender na internet

 

Qual é o preço?

worldpackers anfitrião
Para ser um membro verificado deverá pagar uma taxa anual de 49 dólares.

Você lembra que citei que o Worldpackers é uma plataforma colaborativa? Isso não deixa de ser verdade e você pode criar a sua conta gratuita. Entretanto, para ser um membro verificado deverá pagar uma taxa anual de 49 dólares.

Quem desejar viajar como casal ou em dupla, por exemplo, pode optar pelo plano de 59 dólares. Já o pagamento pode ser via Paypal, cartão de crédito ou boleto.

Após pagar essa taxa, não se preocupe: você poderá usar a plataforma sem limite de viagens. Mas tenha atenção, pois isso não cobre nenhum custo da sua viagem, apenas a intermediação entre você e o anfitrião por meio da plataforma.

Contudo, o ponto positivo é que há um seguro Worldpackers disponível durante a viagem. Esse seguro paga três noites de hospedagem no local mais próximo possível caso você tenha problemas com o seu host. Para isso, basta acionar o suporte do site e explicar o que está acontecendo.

Ser um membro verificado também aumenta as chances de você ser escolhido, pois significa que é mais confiável para os outros membros. Portanto, dificilmente você conseguirá boas oportunidades sem assinar o plano do site.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

Como conseguir as melhores oportunidades?

worldpackers remunerado
Procure sempre com antecedência, pois os melhores lugares são concorridos.

Essa é a grande dúvida de quem busca viajar através do Worldpackers. Sim, de fato o site é bem concorrido e são milhares de usuários que diariamente buscam hosts no mundo todo para recebê-los.

Porém, isso não significa que você também não possa conseguir! Em primeiro lugar, é claro que você deve ter a conta de um membro verificado que citei acima.

Além de dar mais confiança ao seu perfil, permite que você envie mensagens ilimitadas para negociar a sua ida. Procure sempre com antecedência, pois os melhores lugares são concorridos e se organizam muitas vezes meses antes.

Então, iniciar a conversa com algum host mais procurado cerca de três meses antes não é exagero. Aliás, foi exatamente como eu consegui ir para um lugar que já recebeu mais de 200 pessoas na França.

Regras => Visto para Europa

 

Dicas baseadas na minha experiência

Diferencie o seu perfil

worldpackers ou workaway
No Worldpackers as suas experiências de vida importam e muito.

Você já viu quantas pessoas estão no Worldpackers? Muitas, é claro! Isso significa que você terá que se diferenciar para ser o escolhido pelos hosts.

Lembre-se de que no Worldpackers as suas experiências de vida importam e muito. Não é apenas sobre as habilidades profissionais, mas sobre o que você pode oferecer culturalmente.

Todos os meus hosts pediram para que eu fizesse algum prato da culinária brasileira para eles, pois essa troca é a essência desse tipo de viagem.

Mostre que você é uma pessoa aberta a novos lugares e que pode se adaptar a diferentes contextos. A questão da boa convivência também é fundamental!

E não se esqueça de incluir fotos suas no perfil, principalmente de viagens, mostrando que você gosta de novas vivências.

Tudo sobre => Chip internacional

 

Filtre as suas escolhas

worldpackers rio de janeiro
Primeiro, saiba que tipo de trabalho deseja: impacto social, remunerado, ensino ou outros.

O ponto principal antes de partir para uma viagem de troca de trabalho por hospedagem é se conhecer bem. Saber o que você faria ou não faria é fundamental e auxilia inclusive na hora de procurar oportunidades.

Primeiro, saiba que tipo de trabalho deseja: impacto social, remunerado, ensino ou outros. Dessa forma você já poderá usar isso no filtro da sua pesquisa.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Defina também em qual região deseja ir. Se escolhe um país, saiba que é mais fácil procurar uma região específica dele do que no país todo. Depois, selecione entre aqueles de sua preferência em cada uma delas.

Dicas => Tipos de intercâmbio para estudar e trabalhar fora do país

 

Participe da Comunidade Worldpackers

Comunidade Worldpackers
Você também pode ver opiniões e dicas de viajantes considerados experts.

No site da Worldpackers você encontrará uma comunidade onde todos os viajantes podem trocar experiências. Ali é o lugar para você esclarecer várias dúvidas e encontrar dicas inclusive sobre os gastos na viagem.

Os temas são divididos em vários tópicos como dúvidas sobre a primeira viagem ao exterior, ano sabático, nomadismo digital, entre outros.

Você também pode ver opiniões e dicas de viajantes considerados experts, que possuem mais experiência com o Worldpackers e podem auxiliar.

Podemos dizer que essa é a fonte mais confiável para você saber ainda mais sobre o planejamento da sua viagem. E caso tenha problemas enquanto viaja, também é uma forma de buscar ajuda de quem pode ter passado por uma situação semelhante.

Conheça => App de carona compartilhada

 

Observe a “Taxa de resposta”

dicas para trocar trabalho por hospedagem
Veja o tempo de resposta do anfitrião.

No perfil de cada anfitrião você poderá observar a “Taxa de resposta” dele. Esse é o tempo em média que ele demora para responder as mensagens enviadas. E por que isso é importante para você?

Anfitriões que demorem muito para responder já podem ser descartados caso você esteja precisando de um lugar mais rapidamente. Para esses o ideal é enviar mensagens com uma boa antecedência.

Descubra => Como ganhar dinheiro viajando pelo mundo

 

plataforma de troca de trabalho por hospedagem
Não tenha medo de conversar e chegar a um acordo.

Se algo não estiver indo como pensou que seria em um novo host, não se esqueça do diálogo! Isso pode acontecer por falha na comunicação ou falta de experiência, mas é importante que seja conversado.

Em geral, pessoas que abrem os seus negócios e casas para receber outras são mais flexíveis. Por isso, não tenha medo de conversar e chegar a um acordo.

Se o problema persistir, lembre-se sempre do seguro Worldpackers disponibilizado pela plataforma.

Leia também => Como economizar com hospedagem

 

Combine tudo previamente

regras do worldpackers
Combine regras e tarefas antecipadamente.

Ao chegar em um lugar novo você precisa antes tudo saber o que está incluído. A maioria dos lugares oferece de duas a três refeições por dia junto à hospedagem, mas isso não é regra.

Portanto, se você estiver em um local mais isolado e não houver refeição, precisa se planejar. Converse também sobre os horários de trabalho e quais serão os seus dias de folga.

Outra dica interessante é perguntar se você irá dividir o quarto com mais alguém, por exemplo. Aliás, nem sempre você ficará em quartos, pois pode ser na sala ou até mesmo em barracas.

Então, se isso é um problema no seu caso, pergunte antes!

E mais =Como economizar na compra de passagens aéreas

 

Faça amizades!

host no Worldpackers
Faça amizades para expandir os seus conhecimentos e trocar ideias.

Talvez você não seja o único viajante no lugar que irá ficar e isso não é algo ruim! Essa é a melhor experiência para fazer amizades do mundo todo, expandir os seus conhecimentos e trocar ideias.

E isso não vale apenas para outros viajantes, pois até mesmo o seu host no Worldpackers pode se tornar um grande amigo.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Uma das famílias que me recebeu na França se tornou uma ótima relação de amizade e sei que posso retornar sempre!

Como usar => Internet fora do Brasil

 

Confira os feedbacks

feedbacks para troca de trabalho por hospedagem
Confira os feedbacks antes de se candidatar a alguma oportunidade.

Sempre confira os feedbacks antes de se candidatar a alguma oportunidade. Se for um lugar novo, a dica é conversar por mais tempo até você ter realmente certeza de que vale a pena.

Os feedbacks contam não apenas sobre os hosts, mas a experiência em si. Você pode encontrar dicas sobre o local e o trabalho que são muito importantes.

Um ponto interessante é que para mim, como mulher, é fundamental encontrar feedbacks de outras mulheres. Isso me deixa mais segura em saber que o lugar é receptivo para viajantes mulheres, especialmente sozinhas.

Descubra => Erros comuns que fazem viajantes perder tempo e dinheiro

 

Confira a localização

destinos para trabalhar em troca de hospedagem
Fator decisivo no Worldpackers é a localização do lugar.

Além dos feedbacks, outro fator decisivo no Worldpackers é a localização do lugar. E acredite: há para todos os gostos!

Se você pensa em ir para um lugar afastado e estar mais em contato com a natureza, há uma série de possibilidades. Já se você pretende usar o tempo livre para visitar outras cidades em volta, cuidado!

Nesse segundo caso a dica é para questionar sempre o host se há pontos de ônibus próximos. Caso contrário você pode se encontrar um pouco isolado e acabar perdendo a chance de aproveitar mais.

Descubra => Como viajar com pouco dinheiro

 

Seja desapegado!

Worldpackers vale a pena
Seja desapegado: leve pouca coisa e aprenda a se despedir.

Essa é uma dica que você aprende principalmente enquanto está viajando, mas saber dela antes já ajuda muito. Eu viajei com uma mala de mão e uma mochila por cinco meses, e mesmo assim ainda foi muito!

Durante o Worldpackers você precisa ser o mais prático possível. Por isso, praticar o desapego nunca terá sido tão real na sua vida! De certa forma, isso vai valer inclusive para as novas conexões que fizer durante a viagem.

Você aprenderá a se despedir de pessoas incríveis, mas agradecendo por ter tido um tempo tão bom com elas. Sem dúvida, o desapego é a palavra-chave nesse tipo de viagem!

Dúvida => Passaporte perdido

 

O Worldpackers vale a pena?

Com certeza, sim! Pelo menos o que posso contar pela minha experiência é que foi incrível viver essa imersão em outra cultura. Mas você nem precisa ir longe, se não quiser: há ótimas oportunidades inclusive no Brasil.

O Worldpackers exige que você faça uma boa pesquisa, é claro, mas isso é normal nesse tipo de viagem.

Pessoalmente falando, foram muitas vantagens: aprender uma nova língua, fazer amizades e economizar para conhecer lugares incríveis!

Então, a minha dica é uma só: aventure-se para descobrir mais do mundo pelo Worldpackers!

Você já utilizou o Worldpackers para troca de trabalho por hospedagem em viagem? Conte como foi a experiência! Nos vemos nos próximos artigos!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Camila Costa

ESCRITO POR

Camila Costa

Camila Costa, 27 anos, é jornalista e freelancer. Atualmente faz mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, onde mora há cerca de 1 ano e 7 meses. Adora viajar, escrever e compartilhar um pouco disso tudo com o mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *