Workaway: plataforma de troca de trabalho nos EUA e mais países

por Camila Costa

Workaway: plataforma de troca de trabalho nos EUA e mais países

Uma das formas de viajar gastando menos e conhecendo melhor a cultura local é através do Workaway. Mas você pode se perguntar: será que o site é seguro?

Essa foi exatamente a plataforma que usei para viajar trocando trabalho por hospedagem e posso falar um pouco mais.

É claro que, assim como todas outras plataformas, tudo depende do que você escolherá. O que ela faz é reunir as oportunidades da melhor forma, mas você é quem decide para onde irá.

Aliás, o Workaway não é gratuito: deve-se ter uma conta paga para poder buscar oportunidades ilimitadas. Além disso, você deve ter atenção às informações no Workaway, tanto suas quanto das outras pessoas.

Escrever um bom perfil, analisar bem o lugar para onde você irá: tudo isso conta. Você pode ter a sorte de aproveitar um cupom de desconto do Workaway, por exemplo, e pode ser uma ótima maneira de começar!

Neste artigo vou compartilhar as minhas experiências com a plataforma e dicas para você viajar trocando trabalho por hospedagem!

Planeje sua viagem => Seguro viagem

 Melhores tours guiados do mundo »

 

O que é Workaway?

workaway usa
É uma das plataformas mais conhecidas de troca de trabalho por hospedagem.

O Workaway é considerada uma das plataformas mais conhecidas de troca de trabalho por hospedagem no mundo todo.

É como se fosse uma permuta que envolve trabalho e hospedagem. Essa permuta é também uma forma de turismo colaborativo.

Através dele você se conecta a outras pessoas que possam recebê-lo para algum tipo de trabalho. Ele permite criar um perfil, trocar mensagens e filtrar as suas buscas de acordo com aquilo que pretende.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Como criar uma conta no Workaway?

workaway gratuito
Site é em inglês e as funções são pagas, mas criar uma conta é gratuito.

Não é difícil criar uma conta no site. Em primeiro lugar você deve acessá-lo e clicar em “Join Now”. Aliás, saiba que ele é todo em inglês e apenas para maiores de 18 anos.

Embora ele tenha funções que são pagas, para criar uma conta é gratuito. Então, ao criar a conta com o seu e-mail e outros dados, precisará preencher também um perfil.

Nele há diversas informações que você precisa preencher e estarão visíveis aos demais usuários da plataforma. Você pode criar a sua conta como um “host”, ou seja, alguém que está disponível para receber outras pessoas.

Já se você está procurando lugares para trabalhar e se hospedar, deve se inscrever como “Workawayer”. O seu acesso será sempre com o e-mail que se cadastrou e nele você receberá as informações para utilizar a plataforma.

Se desejar enviar mensagens para negociar a sua ida para algum lugar, então deverá pagar o plano do serviço.

Regras => Visto para Europa

 

Qual é o preço?

workaway informações
Há duas opções de pacotes – viajante sozinho ou casal.

Há duas opções de pagamento. O valor para um viajante sozinho é de 44 dólares, enquanto que para um casal é de 56 dólares.

Esse pagamento inclui que você possa tentar quantos trabalhos desejar e pode ser feito por PayPal ou cartão de crédito internacional.

Se você desejar viajar com uma ou mais pessoas – não sendo casal -, é necessário que cada um tenha o seu próprio perfil e a conta paga.

Mas atenção: pagar pelo Workaway não significa que o site será responsável pelos trâmites legais da sua ida para outro país.

Portanto, ele não providencia vistos e nem seguro viagem. Lembre-se de que se trata de uma plataforma para conectar pessoas.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

Como conseguir as melhores oportunidades?

trabalhos na workaway
Hostels, bares e escolas de línguas são os locais mais procurados.

Em todos países há lugares que são mais concorridos do que outros. Aqueles com perfil mais “profissional”, por exemplo, sempre são mais procurados. Isso inclui escolas de línguas, hostels, bares, entre outros.

Mas como disputar essas oportunidades? Em geral, o que busquei fazer para conquistar oportunidades assim foi iniciar a conversa com bastante antecedência. Normalmente esses lugares fazem escalas, por isso se organizam bem antes.

Além disso, é claro que ter recomendações em seu perfil faz diferença, mas você pode conseguir mesmo assim.

Aposte em explicar bem tudo aquilo que saber fazer e como pode contribuir culturalmente para quem vai recebê-lo, pois isso importa muito no Workaway.

Tudo sobre => Chip internacional

 

Dicas baseadas na minha experiência

Crie um perfil atrativo

perfil no workaway
Crie um perfil atrativo, mas seja sempre sincero.

Uma das coisas que aprendi no Workaway é que muitas pessoas amam receber viajantes em suas casas apenas para trocar experiências. Então, se você é realmente aberto a isso, explore esse ponto no seu perfil.

Além disso, não deixe de citar as línguas que fala, pois é um dos pontos mais úteis na hora de conseguir oportunidades. Outra dica é compartilhar várias fotos suas pois isso torna o seu perfil mais confiável.

No meu caso, como ainda não tinha nenhuma referência, o que fiz foi justamente apostar nesses diferenciais. E, é claro, fui sincera desde sempre: é uma péssima ideia você incluir habilidades que não pode executar de verdade.

Opções => Tipos de visto para os Estados Unidos

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Confira a seção Last minute

Last Minute Workaway
Seção “Last minute” mostra as oportunidades recém postadas.

Essa dica vai principalmente para quem precisa de um lugar o mais rápido possível! O Workaway disponibiliza a seção “Last minute”, que são aquelas oportunidades recém postadas e que precisam de alguém com urgência.

Mas por que você terá mais chance nela? Se enviar uma mensagem logo em seguida, sairá na frente dos outros. Além disso, evita que você perca tempo enviando mensagens para perfis que não estão sendo acessados recentemente.

Dicas => Tipos de intercâmbio para estudar e trabalhar fora do país

 

Leia os feedbacks

plataforma de troca de trabalho por hospedagem
Leia sempre os feedbacks.

Essa é a parte mais importante! Isso significa que você não irá para um lugar que não possui feedback? Não é bem assim, pois eu mesma fui e a experiência foi incrível, mas tudo é relativo!

Ler os feedbacks dá uma noção melhor do que você realmente irá fazer no local. Ali você encontra informações adicionais sobre como é a rotina e o funcionamento do trabalho.

Muitos workawayers deixam inclusive dicas sobre o que visitar em volta, entre outras. Muitas vezes eu adorava a descrição de um lugar, mas lendo os comentários percebia que não era para mim.

Por outro lado, infelizmente os feedbacks nem sempre contam tudo. Então, você pode ir para um lugar com 5 estrelas que na verdade não era o que parecia.

Conheça => App de carona compartilhada

 

Não tenha medo de fazer perguntas!

duvidas de trabalho
Não fique com dúvida! Perguntas são fundamentais.

Se tem algo que aprendi, é que as perguntas são fundamentais. Será que vão fornecer comida? Onde vou dormir? Preciso compartilhar o espaço?

Tudo isso são dúvidas comuns quando você pesquisa por qualquer oportunidade no Workaway. Nem sempre elas vão estar claras no perfil de quem postou, por isso você deve, sim, questionar.

Entenda que os hosts que já estão acostumados a usar o Workaway não se importam com essas perguntas. Elas são a melhor forma de manter uma boa convivência onde você estiver.

Descubra => Como ganhar dinheiro viajando pelo mundo

 

Seja flexível!

regras da workaway
Mais importante quando se troca trabalho por hospedagem é ser flexível.

Antes de tudo, você precisa aprender a ser flexível para fazer algo como o Workaway. Ou seja, você precisa ter a mente aberta, saber que tudo pode mudar de uma hora para a outra e se adaptar.

Essa é quase uma dica de sobrevivência. Pode acontecer de cancelarem a sua ida de última hora? Sim, mas também pode acontecer de você não gostar do lugar que foi.

Para tudo isso é importante se manter flexível na hora de avaliar as suas possibilidades. E não é apenas isso: essa flexibilidade ajuda também na hora de conviver.

Apesar de estar trabalhando, você viverá no espaço de outras pessoas, então saiba respeitar isso. Talvez tenha que abrir mãos de hábitos que gosta, por exemplo, e isso faz parte da experiência.

Leia também => Como economizar com hospedagem

 

Seja proativo

dicas para se dar bem no trabalho no exterior
Seja proativo, nem sempre vão lhe entregar uma lista com todas as suas tarefas.

Uma das coisas que você vai aprender no Workaway é que nem sempre vão lhe entregar uma lista com todas as suas tarefas.

Então o que fazer? Essa é a hora em que a proatividade entre em cena. Isso é mais comum quando você vai para casas de família, por exemplo.

Eles provavelmente vão esperar que você pergunte se tem algo que possa ajudar no dia. Mantenha-se atento e sempre mostre interesse em ajudar – dentro do seu horário estipulado, é claro.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

E mais =Como economizar na compra de passagens aéreas

 

Solicite o endereço antes

Destinos para troca de trabalho por hospedagem
Avalie se a localização do trabalho te interessa.

Na maioria dos lugares mais afastados dos grandes centros é possível que o host se disponibilize para pegar você em algum ponto de encontro.

Mesmo que ele ofereça, não se esqueça de que é importante você ter o endereço exato de onde estará. Deixo essa dica aqui pois o endereço do local não é obrigatório aparecer no perfil do host na plataforma.

A maioria deles detalha a localidade e coloca algumas cidades de referência, mas nem sempre lembram de passar a você o endereço completo.

Além de ser uma medida de segurança, a dica também previne caso seja muito isolado e você não esteja procurando por isso. É também uma boa maneira de planejar os seus passeios nos horários livres e saber o que pode explorar em volta.

Como usar => Internet fora do Brasil

 

Aproveite os dias de folga!

tudo sobre workaway
Aproveite os dias de folga e passeie no destino.

Independente do lugar onde você estiver, saiba que a lógica do Workaway é de que você tenha sempre dias de folga. E a minha dica é simples: aproveite!

Enquanto estava no interior da França, pude visitar cidades como Toulouse e Lyon, que eram próximas de onde passei.

Como você está economizando na hospedagem, então aproveite o dinheiro para essas visitas em volta! E, se quer ir para a França, como eu, veja os tipos de visto para França e ainda algumas dicas para trabalhar na França.

Saiba mais => Como estudar na França

 

Tenha uma reserva para imprevistos

trabalho por hospedagem como funciona
Tenha uma reserva para imprevistos.

Em um dos lugares que fiquei havia previsto quatro semanas. Porém, acabei precisando sair uma semana antes e ainda não podia ir para o próximo lugar.

Nesses casos como o que passei é fundamental que você tenha alguma reserva financeira. O que fiz foi reservar um lugar para ficar nesses dias, e funcionou muito apenas porque eu havia me planejado para imprevistos.

Assim como em qualquer estilo de viagem, imprevistos também podem ocorrer durante a sua experiência de Workaway. Portanto, mesmo se você viajar com pouco dinheiro, tenha sempre uma reserva guardada!

Descubra => Erros comuns que fazem viajantes perder tempo e dinheiro

 

O Workaway vale a pena?

Sem dúvida a resposta é positiva! Seja para aprender uma nova língua, vivenciar outras culturas ou aproveitar para economizar enquanto viaja, o Workaway é uma oportunidade única.

Muito mais do que uma plataforma para trabalhar, é também uma forma de expandir os seus conhecimentos e mudar a sua forma de ver o mundo. Conheça também o Worldpackers que oferece os mesmos serviços.

É claro que é importante saber usar bem o site, mas seguir as dicas acima já é uma ótima forma de começar!

Você já utilizou o Workaway para troca de trabalho por hospedagem em viagem? Conte como foi a experiência! Nos vemos nos próximos artigos!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Camila Costa

ESCRITO POR

Camila Costa

Camila Costa, 27 anos, é jornalista e freelancer. Atualmente faz mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, onde mora há cerca de 1 ano e 7 meses. Adora viajar, escrever e compartilhar um pouco disso tudo com o mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *