Viajar com gato de avião no Brasil: taxas, regras e documentos

por Katharyne Raylle

Viajar com gato de avião no Brasil: taxas, regras e documentos

Você sabia que pode viajar com gato de avião no Brasil? O transporte de animais desse porte pode ser feito dentro da cabine ou, se o pet exceder o peso permitido, no porão da aeronave.

O valor da passagem do felino costuma variar de acordo com a companhia aérea escolhida, mas o valor máximo chega a 250 reais na cabine. Mas afinal, como fazer para levar um gato no avião?

Antes de se preocupar com regras, avalie se há a necessidade de viajar com o bichano. Esse animal é territorialista e sofre bastante com o estresse dessa situação.

Portanto, só leve para viajar se for passar muito tempo fora ou se for por motivo de mudança e não para passar férias ou feriados.

Planeje sua viagem => Passeios guiados no Brasil

Seguro viagem Brasil »

 

Como viajar com gato de avião?

pode Viajar com gato de avião no Brasil
Para viagem com felino é necessário cumprir o regulamento da companhia aérea.

Para viagem com felino dentro do Brasil é necessário cumprir com o regulamento da companhia aérea a respeito da higiene, transporte e documentação do animal.

Ele precisa estar limpo, em uma caixa de transporte segura, com o cartão de vacina em dia, ter um atestado sanitário ou possuir o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos.

E, não esqueça de checar se um dos pontos turísticos do Brasil aceitam a visita de animais, principalmente se o destino for uma das praias do Brasil.

CLIQUE AQUI para agendar hotéis pet-friendly no Brasil »

 

Documentação para viajar com gatos

Viajar com gato de avião no Brasil documentos
Também precisa de documentação necessária.

Além de seguir as regras, quem deseja viajar com o gato precisa correr atrás para reunir toda a documentação necessária.

Confira a seguir quais são os documentos e como consegui-los em viagem para alguma das cidades mais hospitaleiras do Brasil!

 

Carteira de vacinação

Além das doses da vacina V4, os felinos também precisam tomar a vacina antirrábica. Na carteira de vacinação precisa constar o tipo de vacina aplicado, o número da ampola e o nome do laboratório responsável pela produção da vacina em questão.

Mas atenção, a vacinação deve ter sido feita há mais de 30 dias e a menos de 1 ano. Para conseguir uma carteira de vacina completa, você deve visitar o médico veterinário que acompanha o animal.

Conheça => Patrimônios da humanidade no Brasil

 

Atestado sanitário

O médico responsável por esse documento deve estar inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Ele deve atestar que o felino está com boa saúde e pode viajar sem problemas.

Top => Lugares lindos para conhecer no Brasil

 

Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos

passaporte para cães e gatos
Passaporte para cães e gatos  | Foto: Ministério da Agricultura do Brasil

Esse documento substitui tanto o atestado sanitário como a carteira de vacinação. Para tirá-lo é necessário que um médico veterinário registre as informações sanitárias em um atestado de saúde do animal.

Além disso, você precisa estar com um documento que é impresso no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Além da comprovação da aplicação de um microchip, documento oficial de identificação e comprovante de residência.

Depois, procure uma unidade do Vigiagro para legalizar o documento de forma gratuita. Esse passaporte é válido por toda a vida do pet.

Pesquise => Pacotes de viagens nacionais

 

Regras das companhias aéreas

Viajar com gato de avião no Brasil regras
Animal precisa estar limpo, cheiroso e livre de parasitas.

Para viajar com gato de avião no Brasil, o animal precisa estar limpo, cheiroso e livre de parasitas como pulgas e carrapatos.

Também é recomendado que o bichano esteja acordado, pois as cias aéreas não permitem o transporte de pets sedados.

Outra especificação é sobre a forma de transporte utilizada, sendo permitido o uso de caixas com material rígido ou bolsas flexíveis.

No entanto, ambas precisam ser confortáveis e seguras para o animal. Além, é claro, de possuírem uma base impermeável.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
dicas de viagens com pet
Gato deve estar em caixa apropriada.

Sejam caixas ou bolsas, esses repartimentos não devem ter rodas e precisam de aberturas para a circulação de ar na parte interna.

Ainda devem ter uma trava para garantir a permanência do animal no interior do transporte durante toda a viagem. Já com relação ao tamanho, cada companhia aérea possui suas próprias dimensões máximas.

Contudo, o container deve ter o tamanho ideal para caber embaixo do assento à frente de sua poltrona e, ao mesmo tempo, grande o suficiente para que o felino possa mudar de posição confortavelmente dentro dele.

Importante => Como embarcar com medicamentos

 

Viajar com gato na Gol

Viajar com gato de avião no Brasil gol
Gol.

Na Gol, o felino precisa ter no mínimo 4 meses de vida para viajar. Além disso, o peso máximo para o transporte na cabine é de 10 kg, isso contando com o peso da caixa de transporte.

Levando em consideração que um gato adulto pesa em torno de 5 kg, essa opção acaba sendo viável para quem quer viajar com gato de avião no Brasil.

O valor desse serviço é de 250 reais e cada passageiro só poderá levar apenas um animal por vez. Outro detalhe é que existe uma cota de pets por voos, no caso da Gol só são permitidos no máximo quatro em cada viagem.

Nessa companhia, as medidas para as caixas de transporte na cabine são de 22 cm de altura, 32 cm de largura e 43 cm de profundidade em material rígido.

idade minima do pet para viajar
Felino precisa ter no mínimo 4 meses de vida para viajar.

Já quando o tipo de bolsa é flexível, a única alteração é a altura, que nesse caso sobe para 24 cm. Inclusive, a própria cia aérea comercializa um tipo de bolsa para os clientes.

Chamada de Kennel, essa mochila de transporte já tem as dimensões aceitas pela empresa e cumpre com todas as exigências de conforto e segurança. Portanto, é uma excelente opção para quem quer viajar com gato de avião no Brasil.

Também é importante saber que viajar com gato de avião no Brasil não lhe permite fazer check-in online. Dessa forma, você precisa chegar duas horas antes do voo para apresentar os documentos e realizar o check-in no balcão.

Nesse momento, você deve entregar o Formulário de Solicitação para Transporte de Animais preenchido. Essa documentação é exigida especificamente pela Gol e está disponível no site e no balcão de atendimento do aeroporto.

Natureza => Ecoturismo do Brasil

 

Viajar com gato na Latam

Viajar com gato de avião no Brasil latam
Regras da Latam.

No Brasil, gatos podem viajar pela Latam dentro da cabine por um valor de 200 reais. Então, se o felino e a caixa de transporte pesarem até 7kg, ele poderá viajar ao seu lado durante todo percurso.

Agora se o gatinho é, na verdade, um gatão, o custo e o assento da viagem mudam. Para animais que pesam mais de 7kg, o valor cobrado é de 500 reais e o transporte é feito no porão da aeronave.

Dependendo da área ocupada pelo animal, as dimensões do container também mudam. Na cabine, as dimensões máximas são de 19 cm a altura, 36 cm o comprimento e 33 cm a largura, caso seja uma caixa rígida.

Já se for uma flexível, a altura aumenta para 23 cm. No bagageiro do avião, a caixa de transporte deve ter até 115 cm de altura e 300 cm lineares, referente à soma da altura, largura e comprimento.

Como se trata de gatos, essa opção pode ser menos comum, mas como existem felinos com sobrepeso, ela não deve ser descartada. Assim como na Gol, a Latam também tem restrições de idade do gato, que deve ter pelo menos 8 semanas de vida.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Outros pets => Viajar com cachorro de avião no Brasil

 

Viajar com gato na Azul

Viajar com gato de avião no Brasil azul
Azul só transporta animais na cabine.

Nessa companhia aérea Azul, o animal só pode viajar na cabine, mas para que isso ocorra ele precisa ter no máximo 5 kg, incluindo o peso do container. Também é necessário que o bichano tenha pelo menos 4 meses de vida.

O transporte de animais na Azul custa 250 por trecho reais. As caixas de transporte, por sua vez, podem ser rígidas ou flexíveis, mas as dimensões são iguais nas duas situações: 43 cm de comprimento, 31,5 cm de largura e 20 cm de altura.

Imperdíveis => Lugares históricos do Brasil

 

Viagem do felino a lugares de preservação

animais em fernando de noronha
Fernando de Noronha exige autorização para entrada de felinos.

Dois destinos brasileiros exigem autorização prévia para receber turistas felinos. Um deles é Fernando de Noronha que só permite a chegada de gatos mediante a apresentação da Autorização de Entrada de Animais na Ilha.

Esse documento, por sua vez, é expedido pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do local. A Floresta Nacional de Carajás, no Pará, também exige mais documentos para permitir a entrada dos bichanos.

Trata-se de uma reserva florestal de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Para ter a permissão desse destino, é necessário enviar um e-mail solicitando a autorização ao ICMBio.

Nesse pedido, você deve colocar seus dados como nome, CPF e endereço. Também é necessário incluir as informações sobre o gato –  nome, raça e um atestado de saúde assinado por um veterinário registrado no CRMV.

Por fim, adicione a data e a origem do voo. Vale salientar que quem não cumprir essas recomendações pode ficar proibido de viajar com gato de avião no Brasil para essas localidades. Além disso, pode ser cobrado uma multa.

Descubra => Lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu

 

Vale a pena viajar com gato de avião?

Como foi mencionado, os felinos são territorialistas e a mudança de rotina pode ser um problema na vida desses animais. Situações não-convencionais, como viajar com gato de avião no Brasil, pode causar estresse e desconforto no bichano.

Dessa maneira, é importante levar em consideração as condições nas quais o pet será transportado e o porquê ele está passando por essa viagem. Portanto, capriche no container para que ele faça o percurso seguro e confortável.

Além disso, só leve o animal para viajar com você em duas situações: se a viagem for de longa duração e você não tem como deixá-lo com alguém ou se estiver se mudando para outro lugar.

Nesses casos, vale a pena viajar com gato de avião no Brasil.

Agora que você já sabe de todas essas dicas e informações, que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares? Assim você ajuda mais tutores passando por esse mesmo dilema!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Katharyne Raylle

ESCRITO POR

Katharyne Raylle

Katharyne Bezerra tem 25 anos, é jornalista e fotógrafa. Apaixonada pelos animais e pela natureza, é vegetariana e protetora animal. Gosta de viajar, fazer teatro e de se aventurar pela vida.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *