Transporte em Quito: como se locomover na capital do Equador

por Carolina Brusarosco

Transporte em Quito: como se locomover na capital do Equador

Para que você possa aproveitar bem a capital do Equador, que é grande e tem diversos pontos turísticos distantes entre si, é muito importante saber como usar o transporte em Quito, sobretudo utilizando o público.

Essa informação é muito útil na hora de organizar seu roteiro de viagem para que você não perca tempo em descobrir os melhores meios de transporte depois de chegar à cidade e assim concentre em passear pela capital equatoriana.

Em Quito, você pode se locomover utilizando o transporte público (ônibus, trólebus e metrô – este último a ser inaugurado no final de 2019) e também o particular (táxi, carros por aplicativo ou carro alugado).

Mesmo se você estiver hospedado longe do Centro Histórico, não há necessidade de alugar um carro, uma vez que o transporte público funciona bem e é barato. A não ser que Quito seja apenas um dos pontos de parada da sua viagem e você prefira ter a independência de dirigir por aí.

Para saber mais sobre os meios de transporte de Quito e como utilizá-los durante sua viagem ao Equador, vem comigo neste artigo.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Quito

Seguro viagem para a América do Sul »

 

Transporte em Quito

Para entender como Quito “funciona” e assim planejar melhor seu roteiro pela cidade, conheça os lugares mais lindos de Quito. Já para fazer passeios em Quito, você tem as seguintes opções de transporte:

  • Ônibus
  • Trólebus
  • Metrô (em construção)
  • Táxi/Uber
  • Outros meios de transporte

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Quito »

 

Como se locomover em Quito

Ônibus

Como se locomover em Quito
Ônibus em Quito | Foto: Carolina Brusarosco.

Os ônibus são uma forma muito fácil de se locomover em Quito, uma vez que eles percorrem toda a cidade e também a região metropolitana, possuem diversas estações e terminais e ainda contam com uma tarifa bem em conta.

A passagem de ônibus custa U$,025 (isso mesmo, 25 centavos de dólar).

Por outro lado, também são o meio de transporte mais utilizado pelos quitenhos, o que faz com que os ônibus, sobretudo no horário de pico fiquem lotados.

E essa lotação pode levar a situações inconvenientes, inclusive casos de furtos de carteira e celular, queixas de alguns viajantes.

Mas, isso não é nada diferente do que você está acostumado em grandes capitais brasileiras. Assim, se você pretende aproveitar as baixas tarifas e andar de ônibus por Quito, siga aquelas recomendações habituais de grandes cidades, como manter seus pertences sob supervisão.

E tente evitar os horários de pico, sobretudo as sextas à noite quando além do ônibus lotados, você enfrentará grandes congestionamentos em toda a cidade.

Informações sobre as rotas de ônibus podem ser obtidas na Secretaria de Mobilidade de Quito.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Equador. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Do aeroporto você também pode ir de ônibus ao Centro de Quito. A empresa Consórcio Sotranor faz a linha Aeroporto – Terminal da Avenida Rio Coca (região Norte) das 05h30 às 22 horas.

Já a empresa Cosibo faz a linha Aeroporto – Terminal Interprovincial de Quitumbe (região Sul) das 05h30 às 19 horas. A passagem custa U$2 de ponta a ponta.

Diferente => Como chegar ao aeroporto de Quito

 

Trólebus

Transporte público no Equador
Trólebus | Foto: Mariordo, via Wikimedia Commons.

Outra opção de transporte público para você se locomover em Quito durante a viagem são os trólebus, também chamados no país de metrobus.

Os trólebus são ônibus elétricos, muitos deles articulados, que circulam somente nos corredores de ônibus que circulam o Centro Histórico e cruzam a cidade de Norte a Sul.

Assim como os ônibus regulares, a passagem custa U$0,25, mas caso você vá fazer um percurso mais longo, que necessite de baldeação entre ônibus e trólebus, a passagem custará U$ 0,75. As passagens são sempre pagas ao motorista do ônibus.

No caso dos trólebus, caso você não esteja em um terminal o estação, poderá pegar o metrobus em algum ponto nas ruas.

Geralmente, eles são tubulares e cobertos, semelhantes aos pontos de ônibus famosos de Curitiba. Para saber qual linha de trólebus pegar, você pode entrar no site da empresa que gerencia o Trólebus e fazer sua rota.

   

 

Metrô (em construção)

Metrô no Equador
Mapa do Metrô de Quito.

Embora seja uma opção que ainda não está disponível para se locomover em Quito, o metrô já está em construção e deve ser uma realidade para quitenhos e viajantes a partir de dezembro de 2019.

Segundo o site da Prefeitura de Quito, em junho de 2019, a obra da primeira linha de metrô da capital equatoriana está em 85% do total.

A Linha 1 do Metrô de Quito terá 22 quilômetros e ligará os terminais Quitumbe (que fica na região Sul da cidade e onde há um terminal de ônibus) e El Labrador (na região Norte).

Serão 15 estações nesse percurso, que deve ser feito em aproximadamente 34 minutos.

A expectativa do governo de Quito é atender diariamente 400 mil pessoas somente nesta linha. A previsão inicial é que a passagem de metrô custe U$1.

Para acompanhar a obra e ter certeza de que a obra estará finalizada na época da sua viagem, dê uma olhada no site do Metrô de Quito.

 

Táxi/Uber

Uber no Equador
Táxi é uma ótima opção para se locomover em Quito.

Se você é daqueles que não tem interesse em utilizar o transporte público, uma vez que é preciso pesquisar para descobrir em qual ponto subir e descer, preferindo um pouco mais de conforto a melhor opção é utilizar o táxi ou os carros por aplicativos (Uber).

O Uber funciona super bem na cidade e se você não tiver com internet, pode aproveitar o wifi do aeroporto ou dos restaurantes e lojas que estiver para conferir o preço e chamar o carro.

Já os táxis podem ser encontrados em todo canto da cidade, com pontos nas praças do Centro Histórico.

A bandeira do táxi custa U$6 e a cada quilômetro é acrescido cerca de U$1,50. A viagem do Aeroporto de Quito até o Centro dura uns 45 minutos e a média de preço da corrida é US$ 25.

O valor deve ser contado no taxímetro e não acordado com o motorista, como era comum há alguns anos.

Divertido => Ciclotour em Quito

 

Outros meios de transporte

Aluguel de carro em Quito
Uma opção menos recomendada, mas viável é o aluguel de carro.

Quem gosta de sair por aí sem rumo ou ter mais independência na hora de se locomover em Quito há duas opções de transporte: carro alugado e a bicicleta.

Como a capital do Equador fica a mais de 2.800 metros de altitude, tendo muitas ladeiras e ruas estreitas, nenhuma das duas opções é a mais recomendada.

Isso porque, dirigir pelas ruas de Quito não é fácil. Há muitos carros, ônibus, pessoas e ainda as obras do metrô e nos horários de pico, sobretudo às sextas à noite, quando fica tudo congestionado na região do Centro Histórico e cruzar a cidade demora mais que o dobro do tempo.

Entre as opções de lojas para aluguel de veículo por lá estão a Avis, a Hertz, Localiza, além da Budget e da Thrifty.

   

Os preços variam de acordo com o tipo de carro que você irá escolher. E se quiser ainda mais economia, compare os preços na RentCars, antes mesmo de sair de casa.

De acordo com o site da Embaixada de Quito no Brasil, a Lei Orgânica de Transporte Terrestre do Equador permite que os viajantes do Brasil que tenham Carteira Nacional de Habilitação brasileira possam dirigir no país, durante o período de estadia sem a necessidade de visto, que é de 90 dias.

Já para circular de bicicleta, é preciso ter muito fôlego por conta da altitude da cidade e também das ladeiras, que citei acima.

Não se arrisque em alugar uma bike se não tiver preparado, uma vez que o cansaço da altitude pode acabar transformando o passeio em uma tortura e você ainda passar mal.

 

Dicas para se locomover em Quito

Se locomover em Quito é bem simples e fácil, embora a princípio você pode ficar em dúvida de qual linha de ônibus ou trólebus utilizar. Os mapas são claros e você pode pedir indicações ao motorista ou mesmo aos policiais que ficam na região central da cidade.

No geral, a melhor opção são os táxis e Ubers uma vez que os preços são baixos e é fácil se locomover, mas a escolha depende muito do seu perfil de viajante ou do valor que você separou no orçamento para utilizar com o transporte na viagem.

Se você é daqueles que curte uma caminhada, saiba que é possível conhecer o Centro Histórico a pé, mas se você não tiver hospedado por lá precisará de um meio de transporte para chegar na região central.

E lembre-se que a altitude nos deixa mais cansado, por isso, não abuse, se hidrate e use sempre protetor solar nas caminhadas.

E para finalizar, dá uma olhada nesse vídeo lindo pelo site oficial de turismo do Equador sobre todo o potencial turístico do país:

Carolina Brusarosco viajou a convite da Gol. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

Gostou das dicas? Já utilizou algum desses meios de transporte em Quito? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *