Transporte em Quito: como se locomover na capital do Equador

Transporte em Quito: como se locomover na capital do Equador

Imagem do Autor por Carolina Brusarosco
Curtiu o artigo?
Atualizado em:
COMPARTILHE

Transporte em Quito: como se locomover na capital do Equador

Para que você possa aproveitar bem a capital do Equador, que é grande e tem diversos pontos turísticos distantes entre si, é muito importante saber como usar o transporte em Quito, sobretudo utilizando o público.

Essa informação é muito útil na hora de organizar seu roteiro de viagem para que você não perca tempo em descobrir os melhores meios de transporte depois de chegar à cidade e assim concentre em passear pela capital equatoriana.

Em Quito, você pode se locomover utilizando o transporte público (ônibus, trólebus e metrô – este último a ser inaugurado no final de 2019) e também o particular (táxi, carros por aplicativo ou carro alugado).

Mesmo se você estiver hospedado longe do Centro Histórico, não há necessidade de alugar um carro, uma vez que o transporte público funciona bem e é barato. A não ser que Quito seja apenas um dos pontos de parada da sua viagem e você prefira ter a independência de dirigir por aí.

Para saber mais sobre os meios de transporte de Quito e como utilizá-los durante sua viagem ao Equador, vem comigo neste artigo.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Quito

Seguro viagem para a América do Sul »

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?
Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.
 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Equador. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

 

Transporte em Quito

Para entender como Quito “funciona” e assim planejar melhor seu roteiro pela cidade, conheça os lugares mais lindos de Quito. Já para fazer passeios em Quito, você tem as seguintes opções de transporte:

  • Ônibus
  • Trólebus
  • Metrô (em construção)
  • Táxi/Uber
  • Outros meios de transporte

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Quito »

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?
Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

 

Como se locomover em Quito

Ônibus

Como se locomover em Quito
Ônibus em Quito | Foto: Carolina Brusarosco.

Os ônibus são uma forma muito fácil de se locomover em Quito, uma vez que eles percorrem toda a cidade e também a região metropolitana, possuem diversas estações e terminais e ainda contam com uma tarifa bem em conta.

A passagem de ônibus custa U$,025 (isso mesmo, 25 centavos de dólar).

Por outro lado, também são o meio de transporte mais utilizado pelos quitenhos, o que faz com que os ônibus, sobretudo no horário de pico fiquem lotados.

E essa lotação pode levar a situações inconvenientes, inclusive casos de furtos de carteira e celular, queixas de alguns viajantes.

Mas, isso não é nada diferente do que você está acostumado em grandes capitais brasileiras. Assim, se você pretende aproveitar as baixas tarifas e andar de ônibus por Quito, siga aquelas recomendações habituais de grandes cidades, como manter seus pertences sob supervisão.

E tente evitar os horários de pico, sobretudo as sextas à noite quando além do ônibus lotados, você enfrentará grandes congestionamentos em toda a cidade.

Informações sobre as rotas de ônibus podem ser obtidas na Secretaria de Mobilidade de Quito.

Do aeroporto você também pode ir de ônibus ao Centro de Quito. A empresa Consórcio Sotranor faz a linha Aeroporto – Terminal da Avenida Rio Coca (região Norte) das 05h30 às 22 horas.

Já a empresa Cosibo faz a linha Aeroporto – Terminal Interprovincial de Quitumbe (região Sul) das 05h30 às 19 horas. A passagem custa U$2 de ponta a ponta.

Diferente => Como chegar ao aeroporto de Quito

 

Trólebus

Transporte público no Equador
Trólebus | Foto: Mariordo, via Wikimedia Commons.

Outra opção de transporte público para você se locomover em Quito durante a viagem são os trólebus, também chamados no país de metrobus.

Os trólebus são ônibus elétricos, muitos deles articulados, que circulam somente nos corredores de ônibus que circulam o Centro Histórico e cruzam a cidade de Norte a Sul.

Assim como os ônibus regulares, a passagem custa U$0,25, mas caso você vá fazer um percurso mais longo, que necessite de baldeação entre ônibus e trólebus, a passagem custará U$ 0,75. As passagens são sempre pagas ao motorista do ônibus.

No caso dos trólebus, caso você não esteja em um terminal o estação, poderá pegar o metrobus em algum ponto nas ruas.

Geralmente, eles são tubulares e cobertos, semelhantes aos pontos de ônibus famosos de Curitiba. Para saber qual linha de trólebus pegar, você pode entrar no site da empresa que gerencia o Trólebus e fazer sua rota.

 

Metrô (em construção)

Metrô no Equador
Mapa do Metrô de Quito.

Embora seja uma opção que ainda não está disponível para se locomover em Quito, o metrô já está em construção e deve ser uma realidade para quitenhos e viajantes a partir de dezembro de 2019.

Segundo o site da Prefeitura de Quito, em junho de 2019, a obra da primeira linha de metrô da capital equatoriana está em 85% do total.

A Linha 1 do Metrô de Quito terá 22 quilômetros e ligará os terminais Quitumbe (que fica na região Sul da cidade e onde há um terminal de ônibus) e El Labrador (na região Norte).

Serão 15 estações nesse percurso, que deve ser feito em aproximadamente 34 minutos.

A expectativa do governo de Quito é atender diariamente 400 mil pessoas somente nesta linha. A previsão inicial é que a passagem de metrô custe U$1.

Para acompanhar a obra e ter certeza de que a obra estará finalizada na época da sua viagem, dê uma olhada no site do Metrô de Quito.

 

Táxi/Uber

Uber no Equador
Táxi é uma ótima opção para se locomover em Quito.

Se você é daqueles que não tem interesse em utilizar o transporte público, uma vez que é preciso pesquisar para descobrir em qual ponto subir e descer, preferindo um pouco mais de conforto a melhor opção é utilizar o táxi ou os carros por aplicativos (Uber).

O Uber funciona super bem na cidade e se você não tiver com internet, pode aproveitar o wifi do aeroporto ou dos restaurantes e lojas que estiver para conferir o preço e chamar o carro.

Já os táxis podem ser encontrados em todo canto da cidade, com pontos nas praças do Centro Histórico.

A bandeira do táxi custa U$6 e a cada quilômetro é acrescido cerca de U$1,50. A viagem do Aeroporto de Quito até o Centro dura uns 45 minutos e a média de preço da corrida é US$ 25.

O valor deve ser contado no taxímetro e não acordado com o motorista, como era comum há alguns anos.

Divertido => Ciclotour em Quito

 

Outros meios de transporte

Aluguel de carro em Quito
Uma opção menos recomendada, mas viável é o aluguel de carro.

Quem gosta de sair por aí sem rumo ou ter mais independência na hora de se locomover em Quito há duas opções de transporte: carro alugado e a bicicleta.

Como a capital do Equador fica a mais de 2.800 metros de altitude, tendo muitas ladeiras e ruas estreitas, nenhuma das duas opções é a mais recomendada.

Isso porque, dirigir pelas ruas de Quito não é fácil. Há muitos carros, ônibus, pessoas e ainda as obras do metrô e nos horários de pico, sobretudo às sextas à noite, quando fica tudo congestionado na região do Centro Histórico e cruzar a cidade demora mais que o dobro do tempo.

Entre as opções de lojas para aluguel de veículo por lá estão a Avis, a Hertz, Localiza, além da Budget e da Thrifty.

Os preços variam de acordo com o tipo de carro que você irá escolher. E se quiser ainda mais economia, compare os preços na RentCars, antes mesmo de sair de casa.

De acordo com o site da Embaixada de Quito no Brasil, a Lei Orgânica de Transporte Terrestre do Equador permite que os viajantes do Brasil que tenham Carteira Nacional de Habilitação brasileira possam dirigir no país, durante o período de estadia sem a necessidade de visto, que é de 90 dias.

Já para circular de bicicleta, é preciso ter muito fôlego por conta da altitude da cidade e também das ladeiras, que citei acima.

Não se arrisque em alugar uma bike se não tiver preparado, uma vez que o cansaço da altitude pode acabar transformando o passeio em uma tortura e você ainda passar mal.

 

Dicas para se locomover em Quito

Se locomover em Quito é bem simples e fácil, embora a princípio você pode ficar em dúvida de qual linha de ônibus ou trólebus utilizar. Os mapas são claros e você pode pedir indicações ao motorista ou mesmo aos policiais que ficam na região central da cidade.

No geral, a melhor opção são os táxis e Ubers uma vez que os preços são baixos e é fácil se locomover, mas a escolha depende muito do seu perfil de viajante ou do valor que você separou no orçamento para utilizar com o transporte na viagem.

Se você é daqueles que curte uma caminhada, saiba que é possível conhecer o Centro Histórico a pé, mas se você não tiver hospedado por lá precisará de um meio de transporte para chegar na região central.

E lembre-se que a altitude nos deixa mais cansado, por isso, não abuse, se hidrate e use sempre protetor solar nas caminhadas.

E para finalizar, dá uma olhada nesse vídeo lindo pelo site oficial de turismo do Equador sobre todo o potencial turístico do país:

Carolina Brusarosco viajou a convite da Gol. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

Gostou das dicas? Já utilizou algum desses meios de transporte em Quito? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Dicas Importantes
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *