7 restaurantes em Quito, Equador: onde comer comidas típicas

7 restaurantes em Quito, Equador: onde comer comidas típicas

Um dos itens importantes quando estamos organizando roteiro de viagem e que deve ser analisado no Equador, são os restaurantes em Quito. Nada mais complicado que chegar em um país com culinária diferente e não ter indicações do que e onde comer.

Mesmo que você seja um viajante ousado que se arrisca em experimentar pratos diferentes em um restaurante desconhecido (conforme seus próprios critérios de avaliação visual), não custa ter uma listinha com opções testadas e avaliadas por outros viajantes.

Para chegar a esta lista, inclui locais que visitei na capital equatoriana, mas a base principal foram as boas avaliações dos viajantes pelo site TripAdvisor. Por isso, antes de escolher dê uma olhada nas avaliações e veja se o lugar te agrada.

Mas, independente de qual restaurante em Quito você escolher experimentar, fica aqui a dica para que saboreie as comidas típicas do Equador. É sempre bacana conhecer pratos novos e entender um pouco mais da cultura local quando se viaja por meio dos pratos tradicionais. Vamos lá?

Planeje sua viagem => Dicas de bairro e hotéis em Quito

Seguro viagem mais barato para América do Sul »

 

Comidas típicas do Equador

  1. Ceviche
  2. Locro de batata
  3. Empanada
  4. Encocado
  5. Fritada
  6. Cuy
  7. Seco de Chivo
  8. Helado de paila
  9. Espumilla

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Quito »

 

O que comer em Quito

Gastronomia do Equador
Locro de Batata | Foto: Carolina Brusarosco.

Muitos pratos típicos do Equador têm origem dos povos andinos (aqueles povos que moram ao longo da Cordilheira dos Andes). Por isso, é comum encontrarmos pratos semelhantes em países como Peru, Chile, entre outros.

Em cada lugar, eles podem ter variações de ingredientes típicos, mas no geral são parecidos, é o caso do ceviche. Veja mais das comidas típicas do Equador:

Ceviche: Um dos pratos mais famosos do Peru, também é típico do Equador e facilmente encontrado nos restaurantes de Quito. Inclusive, é comum ter ceviche disponível para o café da manhã dos hotéis. A preparação é da mesma maneira um peixe ou fruto do mar (como camarão) marinado no limão e servido com cebola e diversos temperos.

Locro de batata: Mais um prato encontrado em quase todos os restaurantes da cidade. O locro de batata é uma espécie de sopa, servida como entrada, antes do prato principal. Além da batata, o locro pode ser algum outro legume como abóbora, e é servido com diversas porções como milho frito, pedaços de abacate (salgado) ou mesmo feijão.

Comidas típicas do Equador
Cuy | Foto: Carolina Brusarosco.

Empanada: Outro prato bem conhecido dos viajantes que já conhecem países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Chile, é a empanada, uma espécie de pastel. No Equador eles são sempre fritos, não há opção assada como nas empanadas argentinas, e contam com diversos recheios, sendo a maioria de carne.

Encocado: Durante minha estadia em Quito, assim como o locro de batata, o encocado era uma opção constante dos menus dos restaurantes. É um prato delicioso, também encontrado em outros países da América do Sul. Ele lembra um pouco nossa moqueca, uma vez que há um creme feito com leite de coco, há peixe e camarões e você mistura no arroz.

Fritada: Embora haja muitos pratos com peixes e frutos do mar no Equador, há diversas opções de comidas típicas com carnes diversas, como a fritada. Neste caso, a mais comum é feita com carne de porco que é cortada em pedaços pequenos, temperada com diversos temperos e cozida na gordura da própria carne.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Equador. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Cuy: Para quem gosta de comida típica exótica, pelo menos na minha visão, pode experimentar o cuy, que é o porquinho da índia, comum como pet aqui no Brasil. Ele pode ser assado no forno ou na churrasqueiras e até frito para que se forme pururuca. Além de restaurantes, é comum vermos barraquinhas de rua preparando o cuy. Quem experimenta diz que a carne é bem saborosa.

Sobremesas típicas do Equador
Sorvete de paila | Foto: Carolina Brusarosco.

Seco de chivo: O seco de chivo é como uma carne de panela ou guisado, como é chamado em algumas regiões brasileiras. Ele pode ser feito com carne de cabra/cabrito (chivo), frango (pollo) ou carne bovina (carne de res) e é servido com arroz e salada. O prato é saboroso e bem molhadinho.

Helado de paila: Agora entrando no ramo da sobremesa, uma das mais famosas do Equador é o Helado (sorvete) de paila. O sorvete de frutas é muito cremoso devido ao seu curioso modo de preparo artesanal. É assim: o suco de fruta e o açúcar são colocados em uma panela de cobre (paila) que está sobre blocos de gelo. Esse suco é misturado com rapidez e por conta da ação do gelo na panela de cobre ele congela e fica super cremoso.

Espumilla: Já a espumilla é uma sobremesa mais visual do que gostosa. É uma espécie de merengue, servida com frutas. Mas, diferente do que estamos acostumados no Brasil, o merengue não está gelado e sim em temperatura ambiente, ganhando uma textura mais cremosa. O doce é encontrando em todo canto, sendo vendido em tabuleiros na rua.

 

Restaurantes em Quito: onde comer

Entre os muitos restaurantes de culinária internacional e equatoriana em Quito, separei alguns com boas avaliações, mas ele são uma parcela mínima dentro do universo total de lugares para comer na capital do Equador.

  1. Quitu Identidad Culinária
  2. Hasta la vuelta, señor
  3. Achiote
  4. Urko
  5. Casa Gangotena
  6. Nubori by Noe
  7. Zazu

Diferente => Tour da cerveja em Quito

 

   

Onde comer em Quito

Restaurantes de Quito
Hasta la vuelta, señor | Foto: Divulgação.

A lista de restaurantes do site TripAdvisor conta com quase 1.680 unidades somente na capital do Equador, Quito. São opções de culinária equatoriana e também internacional, inclusive comida japonesa, desde os mais sofisticados até aqueles restaurantes populares. Veja os mais bem avaliados:

 

1. Quitu Identidad Culinária

O Quitu é especializado em culinária equatoriana, mas inclui no menu opções de pratos vegetarianos, veganos e também sem glúten. Para ressaltar a culinária local, só utiliza ingredientes produzidos e típicos no país. Tem nota 4,5 dos usuários do Trip Advisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2018 e 2019.

  • Preço: $$$$
  • Endereço: Alberto Mena Caamano E 13-54

 

2. Hasta la Vuelta, Señor

O Hasta la Vuelta está localizado na Plaza de La Independência, no Centro Histórico de Quito. É especializado em comida equatoriana, latina e conta ainda com opções vegetarianas e veganas.

Segundo as avaliações, a localização e o ambiente são o grande atrativo do local. Tem nota 4 dos usuários do TripAdvisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2016 e 2017.

  • Preço: $$$
  • Endereço: Calle Chile OE 422

 

3. Achiote

O restaurante Achiote Ecuador é especializado em comida equatoriana, latina e fusion, além de ser um bar e pub. Ele é um dos restaurantes onde você pode encontrar no menu o cuy, iguaria típica do país.

No menu ainda possui diversos drinks e coquetéis exclusivos. Tem nota 4,5 dos usuários do Trip Advisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2015 e 2019.

  • Preço: $$$
  • Endereço: Juan Rodriguez 282

 

4. Urko

Restaurantes bem avaliados em Quito
Urko | Foto: Divulgação.

O restaurante Urko Cocina local traz um menu voltado para a culinária equatoriana, latina e sul-americana, além de opções veganas e vegetarianas.

Segundo as avaliações, o ambiente e o atendimento também merecem destaque. Tem nota 4,5 dos usuários do Trip Advisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2016 e 2019.

  • Preço: $$$
  • Endereço: Isabel la Catolica N24-862

 

5. Casa Gangotena

Localizado no hotel de mesmo nome, o restaurante Casa Gangotena serve pratos de gastronomia equatoriana, sul-americana e ainda tem opções veganas e vegetarianas.

Indico o locro de batata do restaurante que é delicioso. Tem nota 4,5 dos usuários do Trip Advisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2015 e 2019.

  • Preço: $$$$
  • Endereço: Bolivar Oe 6-41

 

6. Nubori by Noe

Fugindo um pouco da culinária equatoriana, o Nubori by Noe é especializado em comida japonesa e asiática, com destaque para os pratos de sushi. Está em 7º lugar entre os restaurantes de Quito.

   

É considerado sofisticado, tanto na decoração quanto na montagem dos pratos, e um pouco caro. Tem nota 4,5 dos usuários do Trip Advisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2016 e 2019.

  • Preço: $$$$
  • Endereço: Edificio Bristol Parc, Catalina de Aldaz y Portugal

 

7. Zazu

Restaurantes de comida equatoriana em Quito
Zazu | Foto: Divulgação.

O Zazu é o restaurante número 1 entre os avaliados no Trip Advisor. Especializado em comida internacional e latina e pratos com frutos do mar, o restaurante tem opções vegetarianas e veganas.

Segundo os viajantes, tem atendimento, decoração e pratos excelentes. Tem nota 4,5 dos usuários do Trip Advisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2015 e 2019.

  • Preço: $$$$
  • Endereço: Mariano Aguilera 331

Aproveite => Excursão de comida de rua e bebidas em Quito

 

Dicas de restaurantes em Quito

A lista de restaurantes em Quito é extensa e tem opções para todos os gostos e bolsos. Por isso, na hora de escolher onde comer durante sua viagem pelo Equador você deve levar em conta seu estilo, suas preferências alimentares, além do seu orçamento.

Mas, pode ficar tranquilo: seja qual for a sua escolha, com certeza terá a oportunidade de experimentar algum entre os deliciosos pratos de comida equatoriana e também sul-americana.

E, mesmo sendo bem diferentes da culinária brasileira, tenho certeza que você irá adorar as opções equatorianas. Experimente, vale muito a pena.

E para finalizar, dá uma olhada nesse vídeo lindo pelo  site oficial de turismo do Equador sobre o chocolate, uma das delícias do Equador!

Gostou das opções? Tem alguma sugestão de hotel? Deixe nos comentários.

 

Carolina Brusarosco viajou a convite da Gol. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.
ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *