O que fazer em Quito: 7 atrações na capital do Equador

O que fazer em Quito: 7 atrações na capital do Equador

A capital do Equador é cheia de pontos turísticos, sobretudo aqueles ligados às paisagens naturais dos vários vulcões que cercam a cidade. Por isso, você pode ficar em dúvida sobre o que fazer em Quito durante sua viagem pelo país.

Vale lembrar que as distâncias entre os pontos turísticos de Quito são grandes. Por isso, é preciso planejar bem seu roteiro de viagem para que os deslocamentos não atrapalhem na hora de aproveitar os atrativos da capital do Equador.

Para te ajudar, separei algumas atividades imperdíveis em Quito e arredores que não podem ficar de fora do seu roteiro no país. Espero que eles possam ajudar e te inspirar na hora de montar o roteiro de viagem.

Planeje sua viagem => Dicas de bairros e hotéis em Quito

Cotação de seguro viagem para América do Sul »

 

O que fazer em Quito

  • Caminhar no Centro Histórico
  • Subir no Teleférico
  • Tirar foto nos dois lados da Linha do Equador
  • Visitar o lago do vulcão Quilotoa
  • Visitar o parque do vulcão Cotopaxi
  • Conhecer os parques de Quito
  • Experimentar as comidas típicas do Equador

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Quito »

 

Passeios imperdíveis em Quito

Caminhar no Centro Histórico

O que fazer em Quito
Centro Histórico merece um dia de caminhada no seu roteiro | Foto: Carolina Brusarosco.

O Centro Histórico de Quito é considerado o mais antigo e maior das Américas, além de um dos mais bem conservados e entre os mais bonitos do mundo. Inclusive, o Centro Histórico de Quito foi o primeiro local a ser declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1978. Esse título é motivo de muito orgulho para o seu povo, inclusive é possível fazer um guia privado em Quito com morador local.

Há ruelas de pedras, mais de 40 igrejas, 19 mosteiros e muitas construções históricas.

Entre os pontos turísticos de Quito estão a Plaza Grande, onde fica a  Catedral Metropolitana de Quito e o Palácio Presidencial; as plazas São Domingos e São Francisco; a  Igreja da Companhia de Jesus; muitos comércios, hotéis.

Além da Calle La Ronda, uma viela charmosa onde há lojas de artesanato, sorvetes, bares e restaurantes. Marcando a divisa do Centro Histórico está a Basílica do Voto Nacional de Quitoa maior igreja do Equador.

Do Centro Histórico você acessa o El Panecillo, uma colina localizada na parte sul de Quito com 300 metros de altura, mas como fica numa parte alta da cidade seu pico está a mais de 3 mil metros de altitude.

No alto do Panecillo, há um mirante 360° de onde se pode ser toda a cidade e também a estátua da Virgem de Quito, a nossa senhora alada, que é a escultura de alumínio mais alta do mundo.

Com exceção do Panecillo, que precisa de um meio de transporte em Quito para chegar, de resto dá para conhecer caminhando. Inclusive é a melhor opção para conhecer o Centro Histórico, caminhando e observando as belezas do local.

 

Subir no teleférico de Quito

Teleférico de Quito
TelefériQo de Quito | Foto: Carolina Brusarosco.

O teleférico de Quito, ou melhor Telefériqo de Quito (é assim mesmo: troca-se o c da palavra teleférico pelo q da palavra Quito) é um dos mais bacanas passeios na cidade.

É que o local fica no alto de um dos muito morros da cidade, resultado de vulcões que “explodiram” e ficam extintos, a mais de 4 mil metros de altura.

O resultado é uma vista maravilhosa de Quito e dos vários vulcões (ativos e inativos) que cercam a capital equatoriana. Inaugurado em 2005, hoje em dia, é uma das atrações mais procuradas da cidade, cheia e com grandes filas nos fins de semana.

O Teleférico fica no alto da Cruz Loma e a subida de mais de 2.000 metros até o topo dura de 15 a 20 minutos. A cada metro que a cabine sobre, a paisagem muda.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Equador. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Em dias claros, dá para ver até 18 vulcões lá de cima. Um deles, o Antisana, que costuma ficar no meio de nuvens úmidas da Floresta Amazônica e, dizem, que é visto apenas 12 vezes ao ano.

Os mais aventureiros sobem o Cruz Loma com o teleférico, mas descem a montanha fazendo trekking ou com bike.

Para as duas opções é preciso ter preparo físico, uma vez que são mais de 2.000 metros de descida em altitude, e equipamentos adequados. Os bondes tem suporte para levar as bikes até o topo.

 

Tirar fotos dos dois lados da Linha do Equador

Passeios na linha do Equador
Pose clássica de todo viajante na Linha do Equador | Foto: Carolina Brusarosco.

Um dos passeios mais curiosos e interessantes de Quito é a a Ciudad Mitad del Mundo, um parque que marca o local onde passa da Linha do Equador, que divide o planeta nos hemisférios Norte e Sul.

Assim como o Brasil, o Equador é cortado pela Linha do Equador, o que significa que é possível estar nos dois hemisférios ao mesmo tempo.

E, claro, tirar uma clássica e divertida foto com um pé de cada lado da Linha do Equador. É irresistível!!! O parque fica na província de Pichincha, em Quito, a cerca de 40 minutos do centro da capital equatoriana.

A Ciudad Mitad del Mundo foi construída em 1982 e lá fica o Monumento Mitad del Mundo com mais de 30 metros de altura.

Lá há uma linha do tempo contando a história da expedição que calculou a Linha do Tempo, exposições educativas, planetário e muito mais.

Além disso, neste passeio você pode conhecer o Museu Intiñan que mostra de forma didática como é calculada a divisão do mundo e como a Linha do Equador influencia no equilíbrio, na forma como a água escorre, entre outros.

Tour => Ônibus turístico em Quito

   

 

Visitar a Laguna do Vulcão Quilotoa

Passeios imperdíveis em Quito
Vista da Laguna del Quilotoa do mirante no topo do vulcão.

O Equador possui diversos vulcões e Quito tem, aproximadamente, 18 no entorno da cidade. Um dos passeios imperdíveis na cidade – inclusive o que mais gostei no Equador – é a visita ao Quilotoa, um vulcão inativo localizado a aproximadamente 180 quilômetros de Quito.

Para chegar lá saindo de Quito são 3 a 4 horas em uma estrada “tipo caracol”, é uma viagem bem puxada. O topo do vulcão fica a mais de 3.900 metros de altitude e no fundo há uma lagoa, a Laguna del Quilotoa, cujas águas mudam de cor entre azul e verde de acordo com a claridade do dia.

A lagoa tem 3 quilômetros de diâmetro e 250 metros de profundidade. No topo, há diversos mirantes de onde se pode ver toda a lagoa. É uma vista maravilhosa!!!

Os visitantes mais aventureiros – e com o fôlego em dia – podem fazer outros passeios como a volta completa no topo do vulcão, um percurso de cerca de 13 quilômetros que demora – aproximadamente 5 horas.

O outro é a descida por uma trilha de 3,6 quilômetros até a Laguna del Quilotoa e lá embaixo curtir outra perspectiva do vulcão e até fazer um passeio de caiaque.

A descida demora de 30 a 40 minutos e o retorno por volta de 1h30. Uma opção, já que a subida é puxada por conta da altitude, é alugar uma mula por U$10.

 

Visitar o parque do Vulcão Cotopaxi

Vulcão em Quito
Vista do Vulcão Cotopaxi | Foto: Carolina Brusarosco.

Uma das “figuras” mais presentes em Quito é o vulcão Cotopaxi. De onde você olha, consegue ver ao longe o vulcão com seu pico nevado. É lindo de ver.

O vulcão fica dentro do Parque Nacional do Cotopaxi que tem uma área de mais de 33 mil hectares e abrange as províncias de Pichincha, Cotopaxi e Napo, cerca de 60 quilômetros da capital equatoriana.

Foi o primeiro parque nacional a ser criado no território continental do Equador e além do vulcão abriga vales, rios e lagoas.

O vulcão Cotopaxi tem quase 6 mil metros de altura, o que explica o pico sempre nevado, e ainda é considerado ativo, embora a última grande erupção tenha sido na década de 1940 e o último registro de atividade – apenas fumaça – em 2015.

Dentro do parque você pode ver a Laguna Limpiopungo (3830 metros de altitude) e os lagos de Los Patos e Santo Domingo, fazer trilhas caminhando ou de mountain bike, observação da fauna e da flora local e até escalada.

Além de preparo físico, a escalada depende das condições de temperatura, que é gelada por conta da neve, e de atividades do vulcão.

 

Conhecer os parques de Quito

Dicas de Quito
Centro Cultural do Parque Itchimbia | Foto: Paulo JC Nogueira, via Wikimedia Commons.

Quito é uma cidade cheia de áreas verdes e muitos parques. Por isso, se tiver tempo inclua no seu roteiro conhecer algum ou alguns dos parques de Quito.

O maior parque de Quito é o Metropolitano, localizado a quase 2900 metros de altitude numa área de 552 hectares. No parque você pode observar pássaros, praticar esportes, fazer ciclismo na montanha ou apenas relaxar observando a cidade nos mirantes.

Outra opção é o parque Bicentenário, segundo maior da cidade, construído na área do antigo aeroporto desativado por falta de segurança, já que ficava no meio da cidade. Falando em aeroporto, veja como ir do aeroporto de Quito para o centro.

No bairro El Mariscal, você pode conhecer o parque La Carolina, o terceiro maior da cidade e um dos mais bonitos e frequentado pelos moradores da cidade. Ele possui muitas quadras, áreas para prática de esportes e centro de exposições.

Próximo ao Centro Histórico está o Parque Itchimbia. Além das áreas para caminhada, prática de esportes e lazer, o parque tem centro de exposições e abriga festivais de música.

   

Outro parque famoso em Quito é o El Ejido, famoso por abrigar uma grande feira de artesanato todo domingo. Lá há cerca de 1500 espécies de plantas nativas e diversas áreas para prática esportiva.

 

Experimentar as comidas típicas do Equador

O que comer em Quito
Equador tem muitas comidas típicas deliciosas | Foto: Carolina Brusarosco.

Conhecer as pessoas, as histórias e os pontos turísticos são muito importantes para aproveitar a viagem e ainda entender um pouco mais da cultura daquele lugar. Mas, além disso, experimentar as comidas típicas são uma forma de conhecer o povo e sua história.

Por isso, quando estiver viajando pelo Equador, “se jogue” na culinária local. E se você já tiver conhecimento de outras culinárias andinas, como a peruana, a chilena ou mesmo a boliviana não terá nenhuma barreira de sabor para conhecer. Inclusive, há um artigo sobre as comidas típicas e onde comer em Quito.

Entre os pratos mais famosos e deliciosos do Equador, recomendo comer o ceviche, o locro de batata e o encocado. No geral, as comidas levam muitos peixes e frutos do mar, um prato cheio para quem gosta desse tipo de comida. Se você curtir pratos mais exóticos, pode experimentar o cuy, porquinho-da-índia assado.

Em relação às sobremesas, experimente o helado (sorvete) de paila. É um sorvete de fruta feito de forma artesanal em uma paila (panela de cobre), extremamente cremoso e saboroso.

Os chocolates equatorianos também são famosos, assim como algumas marcas de cervejas artesanais, onde você pode conhecê-las através de uma excursão por Quito e Cerveja Artesanal. Experimente tudo que puder.

 

Dicas sobre o que fazer em Quito

Quito é uma cidade muito bonita e interessante de se conhecer. Seja pela história dos seus monumentos e igrejas localizadas no Centro Histórico, seja pela beleza dos diversos vulcões, cada um de um tamanho e estilo.

Há muito o que se fazer em Quito, não importa quantos dias você ficará na capital do país.

Por isso, leia os nossos artigos, conheça mais de Quito e escolha aqueles passeios em Quito que mais te interessam e que tenham a ver com seu estilo de viajante. Assim, você montará um roteiro personalizado e que irá deixar a viagem ainda mais interessante.

E para finalizar, dá uma olhada nesse vídeo lindo pelo site oficial de turismo do Equador sobre a prática do surf no país, outra atividade incrível para fazer no Equador:

Gostou das dicas? Quais são os passeios que mais te agradam em Quito? Deixe sua opinião nos comentários.

 

 

Carolina Brusarosco viajou a convite da Gol. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *