O que fazer em Quito: 7 atrações na capital do Equador

O que fazer em Quito: 7 atrações na capital do Equador

Imagem do Autor por Carolina Brusarosco
5/5 - (5 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

A capital do Equador é cheia de pontos turísticos, sobretudo aqueles ligados às paisagens naturais dos vários vulcões que cercam a cidade. Por isso, você pode ficar em dúvida sobre o que fazer em Quito durante sua viagem pelo país.

Vale lembrar que as distâncias entre os pontos turísticos de Quito são grandes. Por isso, é preciso planejar bem seu roteiro de viagem para que os deslocamentos não atrapalhem na hora de aproveitar os atrativos da capital do Equador.

Para te ajudar, separei algumas atividades imperdíveis em Quito e arredores que não podem ficar de fora do seu roteiro no país. Espero que eles possam ajudar e te inspirar na hora de montar o roteiro de viagem.

Planeje sua viagem => Dicas de bairros e hotéis em Quito

Cotação de seguro viagem para o Equador »

O que visitar em Quito: 10 principais pontos turísticos

Há tantas coisas legais para fazer em Quito, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Quito, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Quito:

  • Centro Histórico
  • Igreja da Companhia de Jesus
  • Plaza Grande/Catedral de Quito
  • Plaza de San Francisco
  • El Panecillo
  • Basílica de Quito
  • Telefériqo de Quito
  • Ciudad Mitad del Mundo
  • Laguna del Quilotoa
  • Parque Nacional do Cotopaxi

Centro Histórico

Dicas de viagem em Quito
Plaza Mayor é a principal do Centro Histórico de Quito | Foto: Carolina Brusarosco.

Embora alguns dos pontos turísticos dessa lista com dicas do que fazer em Quito façam parte do Centro Histórico de Quito, a região por si só já merece destaque tanto pela beleza quanto pela sua história. Há ruelas de pedras, mais de 40 igrejas, 19 mosteiros e muitas construções históricas. A maioria desses atrativos é atendida pelo ônibus turístico em Quito.

Como Quito foi uma das primeiras cidades fundadas após o descobrimento da América – a data oficial de fundação de Quito é 6 de dezembro de 1534 – pelo espanhol Sebastián de Benalcázar, seu Centro Histórico (Casco Antiguo) é considerado o mais antigo das Américas.

O Centro Histórico de Quito também é o maior de todas as Américas, com cerca de 3,7 km², um dos mais bem conservados e entre os mais bonitos do mundo.

Para “comprovar” a importância do local os quitenhos falam orgulhosos que seu Centro Histórico foi o primeiro local a ser declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1978.

Na área delimitada do Centro Histórico dá para fazer um tour completo pelas praças importantes como a Plaza Grande, onde fica a Catedral Metropolitana de Quito e o Palácio Presidencial; as plazas São Domingos e São Francisco; a Igreja Companhia de Jesus; muitos comércios, hotéis.

Além da Calle La Ronda, uma viela charmosa onde há lojas de artesanato, sorvetes, bares e alguns dos bons restaurantes em Quito. O movimento de pessoas é intenso de dia, mas diminui bastante à noite.

Passeios e tours para o Centro Histórico

Igreja da Companhia de Jesus

Turismo religioso em Quito
Fachada da igreja demorou 100 anos para ficar pronta | Foto: Carolina Brusarosco.

Uma das construções mais impressionantes de Quito é a Igreja da Companhia de Jesus, localizada no Centro Histórico.

A igreja demorou 160 anos para ser construída e sua fachada em estilo barroco é esculpida em pedra vulcânica. A construção, que figura entre os pontos turísticos de Quito mais famosos, esconde uma beleza ainda maior no seu interior, um altar coberto com folhas de ouro.

Logo acima da porta há um órgão com cerca de 1.200 tubos (atualmente em restauração) e nas laterais da igreja há vitrais, pinturas, colunas decoradas com cruzes incas, motivos indígenas, árabes, persas, além de estilo rococó. Até os bancos da igreja são esculpidos. Dentro há um museu também.

No fundo da igreja está o altar, com móveis e altares esculpidos e pinturas religiosas. Tudo isso decorado com folhas de ouro. A visão do altar da igreja, com aquele forte brilho do ouro é encantadora.

Inclusive, no altar-mor há um grande espelho para que o visitante possa observar a decoração do teto da cúpula principal.

Turismo no Ecuador
Internamente a igreja é toda decorada com folhas de ouro | Foto: Carolina Brusarosco.

Antigamente, havia 7 toneladas de ouro na igreja, mas na reconstrução após um incêndio em 1996, diminuiu para aproximadamente 32 quilos. Foram 9 anos de obras para reconstruir a parte queimada.

No dia que visitei a igreja, a Orquestra Sinfônica Nacional ensaiava no local. O que fez com que a entrada na igreja fosse ainda mais impactante.

Para não perder esse destaque importante de Quito marque uma excursão a pé privada, um passeio gastronômico ou um tour noturno de patinete elétrico.

Passeios e tours para a Igreja da Companhia de Jesus

Plaza Grande/Catedral de Quito

Dicas de turismo em Quito
Catedral de Quito | Foto: Quito magnífico, via Wikimedia Commons.

A Plaza Grande (ou Mayor), como é conhecida a Plaza de La Independência, é a principal praça de Quito e fica localizada no Centro Histórico. Ela está inclusa em uma combo de atividades que inclui: City Tour+Mitad del Mundo+Teleférico de Quito.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No meio da praça há uma coluna com estátuas, o Monumento da Independência, também conhecido como Monumento aos Heróis de 1809, que homenageia a luta pela independência do país.

Como é tradição em locais colonizados pelo espanhóis, na praça central fica a principal igreja e uma unidade do governo, no caso da capital do Equador a Catedral Metropolitana de Quito e o Palácio Presidencial Carondelet, respectivamente. Além da sede da igreja católica no país. Às segundas, há a troca de guarda no palácio presidencial.

A Catedral de Quito, construída entre 1535 e 1567, é a mais antiga catedral da América do Sul. A construção mistura diversos estilos, com arcos góticos, teto árabe, naves barrocas e obras de arte de estilo neogótico. Há muitas folhas de ouro na decoração, mas não tanto quanto a Igreja da Companhia de Jesus.

Roteiro de viagem para o Ecuador
Vista da Plaza Mayor do alto da catedral | Foto: Carolina Brusarosco.

Dentro da catedral está o mausoléu onde foi enterrado o Marechal Antônio José de Sucre, um venezuelano que,  junto a Símon Bolívar, contribuiu para a independência do Equador. O visitante pode conhecer o telhado da catedral.

O caminho não é fácil, é um túnel escuro, estreito e cheio de obstáculos. Quem encara a aventura é recompensado pela vista linda da Plaza Grande e da cidade. Para isso, marque um tour pelas igrejas de Quito com subida às cúpulas.

Passeios e tours para a Catedral de Quito

Plaza de San Francisco

Roteiro de viagem em Quito, no Ecuador
Praça e igreja foram construídas sobre um antigo quartel general inca | Foto: Carolina Brusarosco.

Na parte mais alta do Centro Histórico de Quito, na Plaza de San Francisco, está a igreja mais antiga da cidade, a Igreja de São Francisco, construída a partir de 1550. Ela faz parte do tour pelas igrejas de Quito com subida às cúpulas.

O espaço é onde fica um complexo que compreende a igreja, um convento e um museu de arte sacra. A praça em frente era um mercado e, ainda hoje conta com algumas barracas.

Embora a igreja também seja uma construção bem bonita, tanto por fora quanto por dentro onde há muitas esculturas e pinturas, ela é mais simples quando comparada a Catedral de Quito e a Igreja da Companhia de Jesus, decoradas com muito ouro.

Mas a Igreja de São Francisco vale a visita, ainda mais com as histórias que envolvem sua construção. Há uma lenda local sobre um índio escolhido para construir o piso da igreja. Ele teria feito um pacto com o diabo para conseguir cumprir o prazo da obra e, em troca, daria sua alma.

Apesar de cumprir o prazo, o índio teria tirado uma pedra e quando o diabo foi buscá-lo argumentou que não estava pronta e quebrou o pacto.

Independente se a lenda te fundo de verdade ou não, os fatos históricos contam que a igreja foi construída sobre o quartel general dos incas, que teriam sido eliminados e enterrados no próprio quartel, antes dele ser destruído.

Vestígios do antigo quartel general, assim como cerâmicas fabricadas por indígenas anteriores aos incas, foram encontrados em escavações. Se você gosta de mistérios, confere esse passeio pelas lendas urbanas de Quito.

Passeios e tours para a Plaza de San Francisco

El Panecillo

Roteiro de 5 dias em Quito
Estátua da Virgem de Asas no topo da colina | Foto: Carolina Brusarosco.

O El Panecillo é colina localizada na parte sul de Quito, com acesso pelo Centro Histórico da cidade, uma das paradas do ônibus turístico em Quito.

A colina tem aproximadamente 300 metros, mas como fica numa parte alta da cidade seu pico está a mais de 3 mil metros de altitude. O nome panecillo quer dizer pãozinho, porque segundo os locais, o formato da colina lembra o de um pão.

No alto do Panecillo, há um mirante 360° de onde se pode ser toda a cidade e também a estátua da Virgem de Quito, a nossa senhora alada, que é a escultura de alumínio mais alta do mundo. São cerca de 7 mil peças de alumínio para formar a virgem e suas asas, construída em 1976.

Os quitenhos gostam muito de comparar a estátua da Virgem com a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, já que ela é um pouco maior. Um bom lugar para um tour fotográfico por Quito.

A virgem tem 30 metros de altura, somados aos 11 metros da base, totalizando 41 metros de altura, enquanto o Cristo tem 38 metros.

Além de ver toda a cidade do alto do El Panecillo, você tem a oportunidade de subir na base da estátua onde há um outro mirante.

Dentro há um pequeno museu que conta a importância da virgem para os equatorianos. No alto da colina há também diversas lojinhas com souvenires temáticos do Equador.

Passeios e tours para El Panecillo

Basílica de Quito

Roteiro de 7 dias em Quito
Basílica do Voto Nacional | Foto: H3kt0r, via Wikimedia Commons.

Em um tour completo de Quito inclua a Basílica de Quito, ou Basílica do Voto Nacional de Quito, marca a divisa entre o Centro Histórico e a parte mais nova da cidade. É a maior igreja do Equador, tendo sido construída no século XX e abençoada pelo papa João Paulo II em 1985. De quase toda a cidade, sobretudo da região do Centro Histórico é possível ver ao longo as torres da basílica.

Com estilo neogótico, que para muitos lembra a Catedral de Notre Dame de Paris, a basílica possui torres com cerca de 117 metros de altura.

Inclusive, por uma escada íngreme, estreita e com muitos degraus dá para subir na torre e ter uma vista maravilhosa da cidade.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Equador. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A basílica chama a atenção de quem passa pela rua. Seguindo o estilo neogótico a construção possui torres altas, vitrais e muitas gárgulas.

Mas, diferente de igrejas com esse mesmo estilo, como a de Notre Dame, as gárgulas não são “monstros” e sim animais da fauna equatoriana, sobretudo os encontrados em Galápagos como tartarugas, golfinhos, tatus, entre outros.

Por dentro, ela também não deixa a desejar. Logo na entrada há uma grande pintura com uma moldura de ouro, a nave central tem cerca de 140 metros de comprimento e está cercada por grandes estátuas de bronze, representando os 11 apóstolos da igreja católica. Atrás da basílica há um pequeno cemitério.

Passeios e tours para a Basílica de Quito

Teleférico de Quito

Roteiro de 3 dias em Quito
Subida ao topo de teleférico demora cerca de 20 minutos | Foto: Carolina Brusarosco.

Para quem gosta de mirantes, Quito é um lugar perfeito. Como a cidade está cercada por vulcões, inclusive tendo sido construída na cratera de vulcão, há muitas colinas e montanhas.

Assim, há vários mirantes para observar a cidade e os outros vulcões. Para chegar a um desses locais de observação, a 4050 metros acima do mar, você deve usar o Telefériqo de Quito (é assim mesmo: troca-se o c da palavra teleférico pelo q da palavra Quito).

Inaugurado em 2005, hoje em dia, é uma das atrações mais procuradas da cidade, cheia e com grandes filas nos fins de semana. Compre aqui o seu passeio de teleférico e city tour privado.

O Teleférico fica no alto da Cruz Loma e a subida de mais de 2.000 metros até o topo dura de 15 a 20 minutos. A cada metro que a cabine sobre, a paisagem muda. É muito bacana e vale muitas fotos.

Embora esteja aberto o ano todo, a melhor época para aproveitar o Teleférico é entre maio e agosto, quando o clima está mais seco e com menos nuvens. Agende sua excursão a Cruz Loma + Teleférico.

Em dias claros, dá para ver até 18 vulcões lá de cima. Um deles, o Antisana, costuma ficar no meio de nuvens com umidade da Floresta Amazônica e, dizem, que é visto apenas 12 vezes ao ano.

Os mais aventureiros sobem o Cruz Loma com o teleférico, mas descem a montanha fazendo trekking ou com bike.

Para as duas opções é preciso ter preparo físico, uma vez que são mais de 2.000 metros de descida em altitude, e equipamentos adequados. Os bondes tem suporte para levar as bikes até o topo.

Passeios e tours para Teleférico de Quito

Ciudad Mitad del Mundo

Passeios em Quito
Monumento Mitad del Mundo, que marca a Linha do Equador | Foto: Carolina Brusarosco.

Um dos pontos turísticos de Quito mais visitados é a Ciudad Mitad del Mundo, um parque que marca o local onde passa da Linha do Equador, que divide o planeta nos hemisférios Norte e Sul.

O parque fica na província de Pichincha, em Quito, a cerca de 40 minutos do centro da capital equatoriana e você o conhece durante um passeio pela Cidade Histórica de Quito e o Meio do Mundo.

Essa marcação da Linha do Equador foi feita por pesquisadores franceses por volta de 1736. Hoje em dia, novos cálculos determinaram que a latitude 0°0´0, na verdade, não está exatamente ali.

De qualquer forma, a linha tem 5 quilômetros de largura e 40 mil quilômetros passando por 13 países, inclusive no Brasil (ela corta Macapá).

A Ciudad Mitad del Mundo foi construída em 1982 e é onde fica o Monumento Mitad del Mundo com mais de 30 metros de altura. Lá há uma linha do tempo contando a história da expedição que calculou a Linha do Tempo, exposições educativas, planetário e muito mais.

Quem visita a Ciudad Mitad del Mundo não pode deixar de tirar a famosa foto com um pé de cada lado da linha, como se estivesse nos dois hemisférios ao mesmo tempo.

Essas fotos também são bastante tiradas no Museu Intiñan que mostra de forma didática como é calculada a divisão do mundo e como a Linha do Equador influencia no equilíbrio, na forma como a água escorre, entre outros. É bem divertido!

Passeios e tours para Ciudad Mitad del Mundo

Laguna del Quilotoa

Tour em Quito, no Ecuador
Vista da Laguna del Quilotoa do mirante no topo do vulcão | Foto: Carolina Brusarosco.

Com tantos vulcões cercando a capital equatoriana era de se esperar que algum fizesse parte da lista de atrações turísticas de Quito.

O primeiro é o Quilotoa é um vulcão inativo localizado a aproximadamente 180 quilômetros de Quito. Para chegar lá saindo de Quito são 3 a 4 horas em uma estrada “tipo caracol”, é uma viagem bem puxada.

O local é lindíssimo e foi o passeio que mais gostei no Equador. O topo do vulcão fica a mais de 3.900 metros de altitude e no fundo do vulcão há uma lagoa, a Laguna del Quilotoa, cujas águas mudam de cor entre azul e verde de acordo com a claridade do dia. A lagoa tem 3 quilômetros de diâmetro e 250 metros de profundidade.

Quem chega de ônibus, transfer ou mesmo táxi desce numa vila, onde há lojas e restaurantes, há cerca de 700 metros do vulcão. Lá em cima venta muito, por isso, óculos de sol e blusa são importantes em qualquer época do ano.

Falando em época do ano, descubra quando é melhor viajar pela América do Sul.

Turismo de aventura em Quito
Visitante retornando à cavalo da trilha para a laguna | Foto: Carolina Brusarosco.

No topo, há diversos mirantes de onde se pode ver toda a lagoa. É uma vista maravilhosa e, mesmo com tanta gente visitando, dá para ficar muito tempo aqui só olhando para a lagoa. Os visitantes mais aventureiros – e com o fôlego em dia – podem fazer outros passeios em Quito.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Um deles é a volta completa no topo do vulcão, um percurso de cerca de 13 quilômetros que demora – aproximadamente 5 horas.

O outro é a descida por uma trilha de 3,6 quilômetros até a Laguna del Quilotoa e embaixo curtir outra perspectiva do vulcão e até fazer um passeio de caiaque.

Mas, fique atento, não se pode nadar e nem colocar as mãos na água da lagoa, que tem muito chumbo. A descida demora de 30 a 40 minutos e o retorno por volta de 1h30.

Para explorar os arredores, contrate uma excursão às comunidades andinas de Quilotoa.

Passeios e tours para a Laguna del Quilotoa

Parque Nacional do Cotopaxi

Turismo ecológico em Quito
Vulcão Cotopaxi tem 5897 metros de altura  | Foto: Carolina Brusarosco.

Outro vulcão do Equador que vale a visita é o Cotopaxi, que fica dentro do Parque Nacional do Cotopaxi a cerca de 60 quilômetros da capital equatoriana. Da Capital, sai uma excursão de dia inteiro ao Parque Nacional Cotopaxi com caminhada.

O parque, criado em 1975, tem 33 mil hectares e corta as cidades de Pichincha, Cotopaxi e Napo e se chega a ele pela Avenida dos Vulcões, que corta a Cordilheira dos Andes.

Diferente do Quilotoa que está inativo, o Cotopaxi é um vulcão ativo, sendo que a última grande erupção foi em 1904 e o último registro de atividade – apenas fumaça – em 2015.

Com 5897 metros de altura, o mais alto do mundo, o Cotopaxi é um vulcão bem presente em Quito, uma vez que em dias claro dá para vê-lo de diversos pontos com o pico coberto de neve.

É um visão bem bonita, sobretudo de lugares mais altos como o Telefériqo de Quito. Dentro do parque você pode ver a Laguna Limpiopungo (3830 metros de altitude) e os lagos de Los Patos e Santo Domingo, fazer trilhas caminhando ou de mountain bike, observação da fauna e da flora local e até escalada.

Além de preparo físico, a escalada depende das condições de temperatura, que é gelada por conta da neve, e de atividades do vulcão. Há também um museu sobre a história do vulcão e do parque, onde você pode carimbar seu passaporte. Marque agora a sua Trilha pelo vulcão Cotopaxi.

Passeios e tours para o Parque Nacional do Cotopaxi

Quantos dias ficar em Quito

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Quito. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pelo Equador, visitar Quito é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Quito é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias em Quito só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente no Centro Histórico da cidade e nos vulcões que circundam Quito, como o Quilotoa e o Cotopaxi.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Quito:

  • 1° dia: Centro Histórico, Teleférico de Quito, parques
  • 2° dia: Ciudad Mitad del Mundo, Museu Intiñan
  • 3° dia: Vulcão Quilotoa
  • 4° dia: Vulcão Cotopaxi

O que fazer em Quito em 1 dia

O teleférico de Quito é um dos mais bacanas passeios na cidade. Por isso, se você tem um dia na cidade, comece conhecendo a capital do Equador do alto. Compre aqui o seu Passeio de Teleférico e City Tour Privado.

É que o local fica no alto de um dos muito morros da cidade, resultado de vulcões que “explodiram” e ficam extintos, a mais de 4 mil metros de altura.

O resultado é uma vista maravilhosa de Quito e dos vários vulcões (ativos e inativos) que cercam a capital equatoriana. Inaugurado em 2005, hoje em dia, é uma das atrações mais procuradas da cidade.

O Teleférico fica no alto da Cruz Loma e a subida de mais de 2.000 metros até o topo dura de 15 a 20 minutos. A cada metro que a cabine sobre, a paisagem muda. Em dias claros, dá para ver até 18 vulcões lá de cima.

Um deles, o Antisana, que costuma ficar no meio de nuvens úmidas da Floresta Amazônica e, dizem, que é visto apenas 12 vezes ao ano. Os mais aventureiros sobem o Cruz Loma com o teleférico, mas descem a montanha fazendo trekking ou com bike.

O Centro Histórico de Quito é considerado o mais antigo e maior das Américas, além de um dos mais bem conservados e entre os mais bonitos do mundo. Inclusive, o Centro Histórico de Quito foi o primeiro local a ser declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1978.

Dicas de Quito
Centro Cultural do Parque Itchimbia | Foto: Paulo JC Nogueira, via Wikimedia Commons.

Por isso, minha sugestão Esse título é motivo de muito orgulho para o seu povo, inclusive é possível fazer um guia privado em Quito com morador local. Há ruelas de pedras, mais de 40 igrejas, 19 mosteiros e muitas construções históricas.

Entre os pontos turísticos de Quito estão a Plaza Grande, onde fica a  Catedral Metropolitana de Quito e o Palácio Presidencial; as plazas São Domingos e São Francisco; a  Igreja da Companhia de Jesus; muitos comércios, hotéis.

Além da Calle La Ronda, uma viela charmosa onde há lojas de artesanato, sorvetes, bares e restaurantes. Marcando a divisa do Centro Histórico está a Basílica do Voto Nacional de Quitoa maior igreja do Equador.

Do Centro Histórico você acessa o El Panecillo, uma colina localizada na parte sul de Quito com 300 metros de altura, mas como fica numa parte alta da cidade seu pico está a mais de 3 mil metros de altitude. Há um mirante 360° de onde se pode ser toda a cidade e a estátua da Virgem de Quito, a nossa senhora alada, que é a escultura de alumínio mais alta do mundo.

Quito é uma cidade cheia de áreas verdes e muitos parques, alguns fazem parte do roteiro do ônibus turístico. Por isso, se tiver tempo inclua no seu roteiro conhecer algum ou alguns dos parques de Quito. O maior parque de Quito é o Metropolitano, localizado a quase 2900 metros de altitude numa área de 552 hectares.

Outra opção é o parque Bicentenário, segundo maior da cidade, construído na área do antigo aeroporto desativado por falta de segurança, já que ficava no meio da cidade. No bairro El Mariscal, você pode conhecer o parque La Carolina, e próximo ao Centro Histórico está o Parque Itchimbia. Além das áreas para caminhada, prática de esportes e lazer, tem centro de exposições e abriga festivais de música.

Sugestões de passeios para o 1° dia

O que fazer em Quito em 2 dias

Passeios na linha do Equador
Pose clássica de todo viajante na Linha do Equador | Foto: Carolina Brusarosco.

Um dos passeios mais curiosos e interessantes de Quito é a Ciudad Mitad del Mundo, um parque que marca o local onde passa da Linha do Equador, que divide o planeta nos hemisférios Norte e Sul. Separe seu segundo dia para conhecê-lo.

Assim como o Brasil, o Equador é cortado pela Linha do Equador, o que significa que é possível estar nos dois hemisférios ao mesmo tempo. E, claro, tirar uma clássica e divertida foto com um pé de cada lado da Linha do Equador. É irresistível!!!

O parque fica na província de Pichincha, em Quito, a cerca de 40 minutos do centro da capital equatoriana. Embora não seja distante e dependendo do tempo que você ficar no parque o passeio não tome todo seu dia, tente não marcar o Passeio na Ciudad Mitad del Mundo com horário rígido, já que o trânsito de Quito é bem congestionado.

A Ciudad Mitad del Mundo foi construída em 1982 e lá fica o Monumento Mitad del Mundo com mais de 30 metros de altura. Lá há uma linha do tempo contando a história da expedição que calculou a Linha do Tempo, exposições educativas, planetário e muito mais.

Além disso, neste passeio você pode conhecer o Museu Intiñan que mostra de forma didática como é calculada a divisão do mundo e como a Linha do Equador influencia no equilíbrio, na forma como a água escorre, entre outros.

Sugestões de passeios para o 2° dia

O que fazer em Quito em 3 dias

O que fazer em Quito em 3 dias
Laguna del Quilotoa.

O Equador possui diversos vulcões e Quito tem, aproximadamente, 18 no entorno da cidade. Um dos passeios imperdíveis na cidade – inclusive o que mais gostei no Equador – é a visita ao Quilotoa, um vulcão inativo localizado a aproximadamente 180 quilômetros de Quito. Deixe seu 3° dia para o passeio.

Para chegar saindo de Quito são 3 a 4 horas em uma estrada “tipo caracol”, é uma viagem bem puxada. Por isso, sugiro uma excursão privada ao lago Quilotoa com traslado e almoço. O topo do vulcão fica a mais de 3.900 metros de altitude e no fundo há uma lagoa, a Laguna del Quilotoa, cujas águas mudam de cor entre azul e verde de acordo com a claridade do dia.

A lagoa tem 3 quilômetros de diâmetro e 250 metros de profundidade. No topo, há diversos mirantes de onde se pode ver toda a lagoa. É uma vista maravilhosa!!!

Os visitantes mais aventureiros – e com o fôlego em dia – podem fazer outros passeios como a volta completa no topo do vulcão, um percurso de cerca de 13 quilômetros que demora – aproximadamente 5 horas.

O outro é a descida por uma trilha de 3,6 quilômetros até a Laguna del Quilotoa e embaixo curtir outra perspectiva do vulcão e até fazer um passeio de caiaque.

A descida demora de 30 a 40 minutos e o retorno por volta de 1h30. Uma opção, já que a subida é puxada por conta da altitude, é alugar uma mula por U$10. chegando no fim da tarde, aproveite para experimentar as comidas típicas de Quito.

Entre os pratos mais famosos e deliciosos do Equador, recomendo comer o ceviche, o locro de batata e o encocado. No geral, as comidas levam muitos peixes e frutos do mar, um prato cheio para quem gosta desse tipo de comida. Se você curtir pratos mais exóticos, pode experimentar o cuy, porquinho-da-índia assado.

Sugestões de passeios para o 3° dia

O que fazer em Quito em 4 dias

Vista do Vulcão Cotopaxi
Vista do Vulcão Cotopaxi | Foto: Carolina Brusarosco.

Uma das “figuras” mais presentes em Quito é o vulcão Cotopaxi. De onde você olha, consegue ver ao longe o vulcão com seu pico nevado. É lindo de ver. E há muitos passeios para conhecê-lo.

O vulcão fica dentro do Parque Nacional do Cotopaxi que tem uma área de mais de 33 mil hectares e abrange as províncias de Pichincha, Cotopaxi e Napo, cerca de 60 quilômetros da capital equatoriana.

Foi o primeiro parque nacional a ser criado no território continental do Equador e além do vulcão abriga vales, rios e lagoas.

O vulcão Cotopaxi tem quase 6 mil metros de altura, o que explica o pico sempre nevado, e ainda é considerado ativo, embora a última grande erupção tenha sido na década de 1940 e o último registro de atividade – apenas fumaça – em 2015.

Dentro do parque você pode ver a Laguna Limpiopungo (3830 metros de altitude) e os lagos de Los Patos e Santo Domingo, fazer trilhas caminhando ou de mountain bike, observação da fauna e da flora local e até escalada.

Além de preparo físico, a escalada depende das condições de temperatura, que é gelada por conta da neve, e de atividades do vulcão. Para algo mais leve recomendo uma trilha pelo vulcão Cotopaxi.

Sugestões de passeios para o 4° dia

Quanto custam os ingressos em Quito?

O custo para fazer passeios em Quito depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais de Quito do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar Quito de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em Quito, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Quito, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências de passeios em Quito

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Guias brasileiros que fazem passeios em Quito

A melhor maneira de aprender sobre Quito é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem em Quito há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Quito.

Mas também há um passeio no Civitatis em Português em Quito:

O que fazer em Quito com crianças

Visitar Quito com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças em Quito.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer em Quito à noite

Saber o que fazer em Quito à noite é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos meus passeios noturnos favoritos:

O que fazer em Quito e arredores

Você não precisa passar todo o seu tempo em Quito. Há muitas coisas incríveis para se ver nos arredores da cidade, e posso te ajudar a planejar passeios bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas, e é perfeita se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de passeios perto de Quito:

O que fazer em Quito no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Quito no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

O que fazer em Quito com chuva

Para dias chuvosos em Quito o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva em Quito.

O que fazer em Quito com pouco dinheiro

Saber o que fazer em Quito com pouco dinheiro não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções em Quito para você economizar.

Dicas finais sobre o que conhecer em Quito

Quito é uma cidade muito bonita e interessante de se conhecer. Seja pela história dos seus monumentos e igrejas localizadas no Centro Histórico, seja pela beleza dos diversos vulcões, cada um de um tamanho e estilo.

Há muito o que se fazer em Quito, não importa quantos dias você ficará na capital do país. Por isso, leia os nossos artigos, conheça mais da cidade e veja os passeios mais famosos em Quito que mais te interessam e que tenham a ver com seu estilo de viajante.

Assim, você montará um roteiro personalizado e que irá deixar a viagem ainda mais interessante. Não se esqueça de reservar antecipadamente seus tours e ingressos garantindo o melhor preço e ainda outras vantagens, como atendimento em português.

Para maior comodidade, experimente alugar um carro em Quito para conhecer sobretudo os seus arredores. É uma forma prática, barata e confortável de circular pela região.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de Quito?

São tantas coisas para fazer em Quito que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Plaza de la Independencia
Igreja da Companhia de Jesus
Cidade Metade do Mundo
Basílica do Voto Nacional
Palácio de Carondelet

Quais são os melhores passeios em Quito?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Quito não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Excursão de 1 Dia Parque Nacional Cotopaxi e Quilotoa
Cidade Histórica de Quito e o Meio do Mundo
Excursão Metade do Mundo com Ingressos
Excursão de 1 Dia p/ Otavalo, Cotacachi e Cuicocha
Excursão de 1 dia Parque Nacional Cotopaxi saindo de Quito

O que fazer em Quito ao ar livre?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Quito. Confira algumas dicas:
Excursão de 1 Dia Parque Nacional Cotopaxi e Quilotoa
Excursão Metade do Mundo com Ingressos
Excursão de 1 dia Parque Nacional Cotopaxi saindo de Quito
Lagoa Quilotoa: Excursão de 1 Dia saindo de Quito
Excursão diurna à Floresta Nublada de Mindo saindo de Quito

O que fazer em Quito nos dias chuvosos?

O que fazer com chuva em Quito é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios em Quito para os dias chuvosos são:
Cidade Histórica de Quito e o Meio do Mundo
Excursão de 1 Dia Ciudad Mitad del Mundo
Street Food Essentials
Cidade Velha de Quito: Excursão a pé privada

Quais são os passeios mais baratos para fazer em Quito?

Existem tours para todos os bolsos em Quito. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Excursão Metade do Mundo com Ingressos
Lendas Urbanas de Quito à Noite

Quais são os museus e exposições mais populares em Quito?

Seja para comprar somente os ingressos ou fazer uma visita guiada, vale muito a pena visitar alguns dos museus em Quito. Confira quais são os mais populares.
Cidade Histórica de Quito e o Meio do Mundo
Excursão de 1 dia Parque Nacional Cotopaxi saindo de Quito
Excursão de 1 Dia Ciudad Mitad del Mundo
Excursão privada de 2 dias em Mindo com hospedagem

Vale a pena comprar passeios em Quito antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Quito.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Quito

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Quito? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Quito para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Quito. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Quito, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Quito. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos em Quito, e por toda a América do Sul, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios em Quito

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Quito, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Quito

Ter um chip de celular em Quito com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Quito.

Seguro viagem em Quito

Contratar um seguro viagem para Quito é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais