Transporte em Coimbra: como se locomover na cidade

por Pâmela Queiróz

Transporte em Coimbra: como se locomover na cidade

O transporte em Coimbra, assim como nas demais cidades de Portugal, é simples e muito eficiente. Neste destino você tem à disposição diferentes meios de locomoção. Entre eles estão o  transporte urbano, que inclui os autocarros e comboios, os táxis e aplicativos de viagem, além das caminhadas.

Essa última alternativa pode ser a escolha perfeita para quem deseja desbravar a cidade a pé ou economizar com o transporte público durante o tour por terras portuguesas, na Europa. Dito isso, em resumo, Coimbra dispõe da Linha do Norte (Comboio), que liga o centro antigo ao novo.

Diversas linhas de autocarro, que ligam além de diversos pontos da cidade, Coimbra a outros destinos, entre eles Porto, Guimarães e Lisboa.

Por falar nisso, caso você viaje para Coimbra de carro, pode usar as autoestradas A1, IP3, N1 e a N17 – Estrada da Beira e buscar parques de estacionamento para guardar o veículo.

Por outro lado, caso você estenda a sua viagem para uma estadia mais longa, pode usar também a rede de Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, a SMTUC, que oferece tanto passes mensais como bilhetes turísticos.

Quer saber mais como cada um destes meios de locomoção funciona? Fica por aqui e confere as dicas abaixo.

Planeje sua viagem => Internet em Portugal

Seguro viagem em Portugal »

 

Como é o transporte público em Coimbra?

*Vídeo oficial do Turismo Centro de Portugal.

Como você pode observar acima, existem diferentes tipos de meio de transporte para você se deslocar e conhecer os pontos turísticos em Coimbra.

Por isso, o que você irá usar durante a sua estadia na cidade dependerá muito do seu estilo de viagem.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Portugal »

 

Tipos de transporte para usar em Coimbra

Transporte urbano em Coimbra
A cidade conta com uma rede completa de transportes públicos.
  1. A pé
  2. Bicicleta
  3. Carro
  4. Táxi
  5. Carros por aplicativo
  6. Transportes urbanos
  7. Linha do Botânico
  8. Linha Azul
  9. Elevador do Mercado
  10. Comboios

Prático => Tour de Lisboa para Coimbra

 

1. A pé

Transporte urbano em Coimbra

Para você ter uma ideia, os principais pontos turísticos do Centro Histórico de Coimbra podem ser visitados a pé, desde que você tenha como ponto de partida a Estação Coimbra A. Ou seja, caso seu roteiro contemple apenas a região central, você não deverá se preocupar com os meios de transporte.

No entanto, vale destacar também que caso você viaje de carro, isto é, tenha como ponto de partida alguns dos principais parques de estacionamento ou hotéis da região central, o seu passeio deverá deixar o veículo de lado.

Isso porque caminhar pelo Centro Histórico, além de mais barato, te permite conhecer melhor o ambiente. Mas não pense que todos os trajetos a pé são fáceis.

Uma dica muito interessante é fazer este tour guiado a pé pela cidade antiga de Coimbra, que já vem com ingressos incluídos para conhecer os atrativos turísticos mais famosos: Universidade de Coimbra, Sé Velha e Mosteiro Santa Cruz.

Só para ilustrar, a ligação da Alta à Baixa da cidade tem, em algumas ruas, percursos íngremes que podem tornar difícil a subida, algo típico do país.

Mas por outro lado, os parques e jardins, localizados às margens do Rio Mondego são ótimos opções de passeios. Além disso, na área central de Coimbra, há um vasto espaço comercial reservado para pedestres e turistas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

2. Bicicleta

Tudo sobre o transporte em Coimbra

Coimbra, assim como a maior parte das regiões mais bonitas de Portugal, possui diversas ruas íngremes.

Por isso, em algumas áreas da cidade, talvez você não consiga usar bicicletas ou os famosos patines, que se tornaram uma febre em Portugal.

Em contrapartida, tanto nos parques quanto junto ao Rio Mondego é possível encontrar áreas planas para pedalar.

Outra boa notícia é que a Câmara Municipal da cidade empresta bicicletas aos finais de semana no Parque Verde do Mondego, para quem quiser pedalar junto aos espaços verdes e não ter empecilhos.

Iniciativa que é ótima para se divertir, inclusive para turistas que viajam de destinos distantes como os brasileiros e não podem levar a própria bike na viagem.

Além disso, caso você deseje fazer dois tours em um, o Basófias, barco que serve parte da cidade, oferece percursos fluviais no Mondego. É possível alugar canoas e gaivotas para um passeio pelo rio.

 

3. Carro

Como se locomover em Coimbra

Circular de carro por Coimbra é algo bem simples, e você pode conferir mais dicas no post sobre aluguel de carro em Portugal. Contudo, encontrar estacionamentos livres no centro é uma tarefa bem complicada.

Para você ter uma ideia, na região da Universidade de Coimbra é bastante difícil encontrar estacionamento. Por isso, a alternativa que resta é buscar os parques de estacionamento subterrâneo.

   

Eles ficam no centro da cidade e são uma boa alternativa para estadias curtas.

Mas se o seu veículo for ficar estacionado por mais tempo, ou seja, vários dias, esta não é uma boa alternativa.

Sendo assim, a melhor opção é procurar uma vaga nos parques de estacionamento junto ao Rio Mondego. Na margem esquerda sempre existem algumas vagas e a parte boa é que elas são gratuitas.

 

4. Táxi

Transporte em Coimbra de carro

Coimbra conta com serviço de táxi que pode ser solicitado por meio da central de rádio ou nas paragens específicas. A tarifa deste serviço consiste em um preço fixo inicial, mas pode ter um valor além. Ou seja, vai aumentando de acordo com o percurso e a distância.

 

5. Carros por aplicativo

Transporte em Coimbra particular

Coimbra, assim como as demais cidades de Portugal, também possui alguns serviços de transporte por aplicativo. Entre eles está o famoso Uber. No entanto, nas terras portuguesas, o Uber só aceita cartão de crédito, medida usada para evitar assaltos.

Sendo assim, antes de pedir o carro, analise se o valor que irá pagar é compatível com o percurso. Ou seja, se na conversão do euro para o real, além das taxas de IOF e banco, o valor da corrida ainda compensa.

Coimbra e Aveiro => Excursão Particular de 1 Dia

 

6. Transportes Urbanos em Coimbra

Aplicativo de ônibus em Coimbra
Foto: Alain GAVILLET, via Wikimedia Commons.

Coimbra também conta com uma boa rede de transportes urbanos. Eles oferecem bilhetes diários para turistas e claro, para quem passar mais de um mês na cidade, os bilhetes mensais.

Além disso, a cidade conta com o Funtastic, um autocarro panorâmico que percorre os principais pontos turísticos e que não podem passar despercebidos por quem turista pela cidade!

Caso você queira usar alguma linha específica, pode pesquisar o seu trajeto por meio da SMTUC. Nela você encontra todos os detalhes da viagem, além de horários e linhas turísticas.

 

7. Linha do Botânico

Mapa do transporte em Coimbra
Foto: Rúdisicyon, via Wikimedia Commons.

Por falar em diferentes linhas do transporte urbano, vale a pena destacar algumas. Uma delas é a Linha do Botânico. Ela liga a Alta à Baixa da cidade por meio da bela Mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Nesta linha você usa os autocarros híbridos, que são super voltados também para os turistas, já que estão equipados com áudio-guias disponíveis em 5 idiomas.

 

8. Linha Azul

Transporte rápido em Coimbra
Foto: Bobo Boom, via Wikimedia Commons.

A Linha Azul também pode ser uma ótima saída para os dias que você estiver mais cansado. Isso porque ela é constituída, basicamente, por autocarros elétricos que circulam no centro histórico da cidade.

Esta linha também faz a ligação entre a Baixa e a Alta de Coimbra, além de percorrer o núcleo medieval da cidade.

Vale ressaltar que a Linha Azul não possui pontos de paragem. Sendo assim, para descer, basta dar um simples sinal ao motorista, que por sua vez deixa o usuário no local em que este desejar.

Outro ponto legal desta linha é que ela é silencioso e por isso, uma ótima opção para conhecer o núcleo histórico da cidade.

   

 

9. Elevador do Mercado

Transporte seguro em Coimbra
Foto: Marcio, via Wikimedia Commons.

E se você pensa que os famosos elevadores de Portugal são pontos turísticos de Lisboa somente, você se engana.  Pois em Coimbra, você tem à disposição o Elevador do Mercado.

Ele liga a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, que fica junto ao Mercado Municipal D. Pedro V, à Rua Padre Antônio Vieira.

Só por curiosidade, este percurso é misto, ou seja, composto por um elevador vertical e por um elevador em plano inclinado até ao topo. Além de ser um lugar muito interessante, este elevador é um equipamento fundamental para a deslocação das pessoas entre a Baixa e a Alta de Coimbra.

Inaugurado em 2001, ele funciona de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 21 horas. Aos domingos e feriados ele abre às 10 horas e fechas às 21 horas.

Para fazer este trajeto é preciso adquirir um bilhete, o ConVida, e validar o cartão antes de embarcar. Atenção! A validação só deve ser feita na presença do ascensorista. A passagem simples custa em média 1.60 euros ou 6 euros no passe combinado.

Para saber qual opção se enquadra melhor no seu tour, basta acessar o tarifário da SMTUC.

 

10. Comboios

Transporte eficiente em coimbra
Foto: Luís Peres Marcelino, via Wikimedia Commons.

Você também pode usar os trens da Comboios de Portugal (CP) para chegar a Coimbra ou turistar de uma cidade para outra.

Só para adiantar, saiba que a estação fica no Largo da Ameias, e dispõe dos serviços Regional e InterRegional. Além  disso, existem também os Comboios Urbanos de Coimbra, que atende as linhas do Ramal da Lousã.

Os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional e Urbano funcionam todos os dias das  6h15 às 23 horas. Já os comboios de serviço Internacional operam de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 19 horas.

 

Utilize os transportes urbanos em Coimbra

Se locomover por Coimbra é tarefa fácil. A cidade conta com diversos e distintos meios de transporte e como você pode observar, a maior parte deles estão ligados a SMTUC.

Sendo assim, ao planejar visitar a cidade e descobrir como chegar em Coimbra, dê uma boa pesquisada no site da rede de Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra para você chegar neste destino sabendo todos os meios de transporte que irá usar.

Lembre-se que, caso você fique na região central da cidade, não vai precisar utilizar meio de transporte urbano. Ou seja, você poderá realizar todas as visitas a pé. Por outro lado, caso queira ir de Coimbra ao Porto, Guimarães ou até Lisboa, pode contar com os comboios ou linhas de ônibus de viagem.

Se planeje, faça um mapa com todo o trajeto que pretende realizar. Inclua nele todos os pontos de interesse e cartões postais que você quer conhecer e depois, hora de colocar os pés na estrada! Boa viagem e até a próxima!

Por fim leia o artigo com os principais atrativos turísticos de Coimbra; assim você já pode ir se planejando e escolhendo quais visitar e como se locomover entre eles.

Está pretendendo viajar para Coimbra? Tire suas dúvidas nos comentários abaixo. E comente sobre a sua experiência com transportes em Coimbra!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

ESCRITO POR

Pâmela Queiróz

Pâmela Queiróz, 30 anos, é jornalista e professora de Kundalini Yoga. Fez comunicação social em São Paulo, mora atualmente em Portugal. Pisciana, ama viagens, gatos, vegetarianismo, consumo consciente, moda minimalista, feito à mão, rock’ n’ roll, diversidade e igualdade entre gênero, raça e classe. Acredita que todos devem ter acesso a informação de qualidade para se instruir e tirar as próprias opiniões. Sonha viajar o mundo, colecionar e contar muitas histórias.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *