Como cuidar da saúde nas férias

Como cuidar da saúde nas férias

Cuidar da saúde nas férias é super importante, pois esse é um período em que costumamos deixar os hábitos saudáveis um pouco de lado.

Por isso, trago aqui algumas dicas de ouro para cuidar da saúde e energia para aproveitar cada dia livre das férias, principalmente na hora de passear e viajar!

Durante as férias, tudo o que mais queremos é aproveitar, nos divertir e mandar embora todos os compromissos e pressões do dia-a-dia. Infelizmente, dentro desse conjunto, muitas vezes incluímos também os hábitos saudáveis, que precisam ser constantes para que o nosso corpo não reclame ou adoeça depois.

Um organismo saudável e forte é sinônimo de dias bem aproveitados. Então, neste artigo, você encontrará um montão de dicas de como deixar a saúde em dia nas férias!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta pelo mundo

Como usar internet fora do Brasil »

 

Seguro-viagem: O que é e como usar?

seguro viagem porque fazer
Seguro viagem te deixa resguardado caso precise de atendimento médico na viagem.

O seguro viagem nada mais é que uma apólices de seguro que te garante, entre outras coisas, ser atendido caso se sinta mal, principalmente em países que não possuem sistema de saúde gratuito, como os Estados Unidos.

Hoje em dia é muito simples, rápido e seguro contratar um bom seguro-viagem. Recomendo que entre no site da Seguros Promo, onde você comprara quais os preços e coberturas que as principais seguradoras do mundo oferecem, além de realizar a contratação online.

É muito importante estar protegido em caso de imprevistos de viagens, como acidentes e doenças. Confira tudo o que precisa saber sobre seguro saúde internacional.

Afinal, ninguém está imune às adversidades da vida, mas no mínimo é recomendável estar assegurado financeiramente nesses casos. Dessa forma, suas férias não ficarão marcadas pelo imprevisto/acidente e pela dívida que ele causou.

CLIQUE AQUI para contratar seguro viagem mais barato »

 

Como manter a saúde nas férias?

Se viajar, leve remédios

remedios basicos para viajar
Leve seus remédios e outros medicamentos básicos na bagagem.

Comprar remédio durante viagens pode ser um trabalho complicado, principalmente se for em outros países.

No caso dos remédios controlados ou prescritos, é indispensável que você leve o suficiente para todos os dias da viagem; até mesmo para tomá-los no dia do retorno. Confira quais são as vacinas necessárias para viajar em determinado destino.

Leve também remédios para problemas comuns como dores de cabeça, dor de barriga, diarreia e prisão de ventre. E carregue-os sempre na sua bagagem de mão!

Como é? => Saúde nos Estados Unidos

 

Proteja-se de contágios

prevencao de contagio na viagem
Álcool gel é um ótimo aliado para manter sua higiene durante a viagem.

Existem algumas doenças contagiosas bastante comuns que muitas vezes são subestimadas nos momentos de férias. Este cuidado ficou ainda mais em evidência por conta da pandemia causada pelo Coronavírus, que tornou-se uma crise de saúde global em 2020.

Este episódio evidenciou os cuidados que devemos ter com higiene pessoal; principalmente em um lugar que não se conhece.

Outro caso importante é o das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Não é porque estamos de férias e nos divertindo, que não temos que nos proteger de doenças sexuais. Principalmente essas, que são facilmente evitadas somente fazendo uso de preservativos. Então fique com a atenção e consciência sempre ligadas!

Afinal, ninguém quer um momento de diversão nas férias vire uma memória de um descuido que pode durar, em alguns casos, pelo resto da vida.

Saiba como => Tirar certificado de vacinação de febre amarela

 

Aposte em um café da manhã saudável

como se alimentar na viagem
Coma alimentos saudáveis e em boa quantidade no café da manhã.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a refeição essencial para o bem-estar nas férias, principalmente durante viagens: o café da manhã.

É nele que costumamos consumir alimentos mais saudáveis, como frutas, grãos, cereais, um pouco de carboidratos (pães, por exemplo), entre outros.

Além disso, o café da manhã costuma ser chamado de “refeição mais importante” pois é nela que, após o descanso do sono, nosso corpo recupera as energias para o bom funcionamento metabólico. Saiba como são as férias dos famosos.

Portanto, invista em comer bem pela manhã. Alimentos saudáveis no geral são os mais indicados; eles também são capazes de dar maior saciedade, o que diminui a vontade de comer besteiras durante os passeios.

Outro detalhe fundamental é a hidratação constante. Algumas viagens e passeios de férias são tão cheios de coisas legais para fazer que acabamos esquecendo de beber água. Uma garrafa de água na mochila faz toda a diferença!

Melhores => Pontos turísticos do Brasil

 

Fast-Food não é refeição

comida fast food
Evite comer em fast-food todos os dias na viagem.

Não estou aqui para regrar o seu consumo de fast-food, até porque se tem um momento oportuno para dar aquela escapulida da dieta, é quando estamos viajando de férias.

Mas se colocarmos na cabeça a ideia de que ele não é refeição, isso nos motiva a ingerir mais “comida de verdade” nessas ocasiões.

Apesar de parecerem deliciosas, as comidas do tipo fast-food são pobres em nutrientes e ricas em malefícios e gorduras. Então o ideal é que você opte por comida tradicional nas refeições básicas.

E se for comer fast-food, que faça disso um lanche. Dessa forma você não passa vontade na viagem e não substituirá os alimentos que possuem nutrientes.

Como encontrar? => Pacotes de viagem baratos

 

Evite o consumo de comidas “pesadas”

mal estar na viagem
Abusar da alimentação pode te causar um mal-estar.

Uma dica para manter o corpo sempre com energia, protegido e evitar o consumo de alimentos prejudiciais é andar sempre com lanches saudáveis.

Além de ajudar muito na economia, evitando gastos com comidinhas na rua, você estará garantindo que o seu corpo receba nutrientes para se manter saudável. Confira como viajar com pouco dinheiro.

Tem gente que enfia o pé na jaca quando viaja, sem pensar nas consequências disso para o corpo. Como resultado, às vezes pode surgir uma indigestão, azia, dores abdominais e até mesmo reações alérgicas perigosas.

Essa dica vale também para o consumo de comidas típicas que o seu organismo não tem costume de digerir. Em várias regiões do mundo, por exemplo, é muito comum o uso de temperos fortes, como a pimenta e o gengibre. Se você não é acostumado a comer essas especiarias mais “fortes”, é melhor dar uma maneirada para evitar problemas gástricos.

Conheça => Melhores restaurantes da Ásia

 

Proteja-se do sol

maleficios de tomar muito sol
Passe protetor solar e não fique muito tempo no sol quente.

É também no período das férias que as pessoas mais costumam ir à praia, piscina e passeios ao ar livre. Nesses casos, é muito importante sempre estar atento aos efeitos do sol na pele e na saúde em geral.

   
   

Evite ficar exposto(a) por muito tempo, use sempre protetor solar e beba muita água. Lembre-se que as queimaduras na pele não são o único problema causado pela exposição ao sol; também há a insolação, dores de cabeça, mal-estar e náusea.

Paradisíacas => Melhores praias do mundo

 

Use sapatos e roupas confortáveis

dicas para aproveitar uma viagem
Vista-se de forma confortável para aproveitar a viagem.

O uso de roupas e calçados que não te machucam é importante durante viagens, principalmente se você pretende passear muito e andar a pé.

Imagina só fazer calos e machucados no começo da viagem e passar o resto das férias com as feridas doendo, incomodando e com risco de infeccionar. Ninguém merece!

 

Beba álcool moderadamente

Como lidar com alcool na viagem
Aprecie os drinques e bebidas sem exagero.

Além da famosa ressaca após uma bebedeira, existem vários outros efeitos do álcool no organismo que podem estragar passeios e viagens de férias.

Entre alguns dos “efeitos colaterais” podemos citar diarreia, azia, náusea e mal-estar; principalmente se estamos falando de bebidas que você não costuma ingerir. Confira alternativas para viajar sozinho.

Por isso, se você quer evitar esses sintomas pós-álcool, consuma sempre com moderação. Afinal, ninguém quer perder um dia de férias por causa de uma ressaca desnecessária. Lembre-se: equilíbrio é o segredo!

Leia também => Seguro viagem para estudante

 

Como cuidar da saúde mental durante as férias?

Durma bem

benefícios de dormir bem
Boas noites de sono são fundamentais para aproveitar a viagem.

A mente é tão importante quanto o corpo, assim como o cérebro é um órgão que merece tanta atenção quanto qualquer outro. Por isso, quando falamos em se manter saudável durante as férias, a saúde mental também tem que ser levada em consideração.

Um dos principais segredos para manter a saúde mental em dia é dormir bem. Além de ajudar nos processos biológicos e neurais essenciais do cérebro, uma boa noite de sono evita o estresse e a ansiedade, ajuda a memória e até previne a depressão.

Recomenda-se dormir 8 horas por noite, então prepare seu roteiro de férias levando em consideração também o seu descanso. Se você costuma dormir menos do que isso, pelo menos reserve esse período para descansar.

Como aproveitar? => Conexão no aeroporto

 

Organize seus roteiros

planejamento na viagem
Organizar o roteiro irá otimizar seu tempo e evitar estresse.

Uma técnica que ajuda muito a mente a funcionar melhor é programar seus roteiros e organizar o seu tempo. Muita gente costuma fazer isso no dia-a-dia, no trabalho, mas abre mão dessa tarefa simples quando as férias chegam.

Certamente, um roteiro organizado ajuda a mente manter focada, menos ansiosa e menos suscetível ao estresse em situações de imprevisto. Confira quais os erros comuns de viajantes que você não deve cometer.

Um dos problemas das férias é que elas são limitadas, portanto muitas vezes nos pressionamos a sempre estar fazendo algo para sentir que estamos aproveitando bem o tempo. Isso não é necessário e é prejudicial para a mente.

Sim, o período das férias pode muito bem ser aproveitado para realizar várias coisas que queremos, como viagens, passeios, aulas, etc. Mas precisamos lembrar que também precisamos de descanso e que haverão coisas que não vamos conseguir fazer.

Dicas => Como tirar fotos ao viajar

 

Terapia e Meditação

meditar nas férias
Praticar yoga é uma ótima maneira de meditar e relaxar.

Os profissionais da saúde mental são os terapeutas, responsáveis por nos ajudar a lidar com pressões, sentimentos, traumas e todo tipo de questões mentais e emocionais que podem nos afetar de diversas maneiras.

Devido ao dia-a-dia corrido, muitos de nós não fazemos terapia, mas isso pode ser resolvido nas férias. Consultas com terapeutas em períodos livres da vida são importantes para o tratamento de problemas (como estresse e ansiedade, por exemplo), análise de si e definições de objetivos.

Outra dica que ajuda muito é a meditação, um segredo milenar para a manutenção da boa saúde mental. O problema é que muita gente acha que é uma técnica que se aprende do dia para a noite e, antes mesmo de obter os resultados, desistem do processo.

Mas os benefícios da meditação são comprovados cientificamente através de estudos da saúde física e psicológica. Conheça hotéis incríveis ao redor do mundo para relaxar.

Portanto, reserve alguns minutinhos do seu dia para fechar os olhos, limpar a mente e se concentrar apenas na sua respiração; uma música ambiente pode ajudar. Como resultado, o seu cérebro se encarregará de realizar processos neurais que ajudam no combate ao estresse e ansiedade.

Dicas importantes => Viajar com crianças

 

   
   

Pratique exercícios físicos regularmente

dicas de saude na viagem
Correr alguns quilômetros é uma dica fácil e barata para manter a saúde na viagem.

O sedentarismo não é recomendado nem mesmo durante viagens para descanso, pois se você optar por passar muitos dias sem fazer nenhuma atividade física e se alimentando mal, acredite: uma hora o seu corpo vai reclamar! Saiba quais os melhores lugares do mundo pra surfar.

Pensando nisso, trago umas dicas de exercícios para fazer durante viagens de férias e manter o corpo cheio de energia e saúde:

  • Caminhada pela cidade: eu sempre a indico, principalmente nos primeiros dias da viagem. Além de ser um passeio super interessante onde se descobre lugares legais, você estará se exercitando.
  • Correr em parques ou na orla: se estiver em uma região com parques, reservas ou praia, por que não dar uma corridinha por esses locais? Além de ser uma atividade saudável, você ainda pode encontrar bons lugares para fotos e descobrir lugares novos e interessantes!
  • Aulas de dança: tango, hip hop, flamenco, samba, forró e muitos outros estilos de dança são atividades turísticas legais para aprender durante viagens. Vários lugares do Brasil e do mundo têm danças e estilos de músicas próprios. Geralmente, é fácil encontrar aulas para turistas, principalmente em cidades mais movimentadas.
  • Esportes locais: se você está passeando ou viajando por um local que tem esportes locais, como atividades de neve, competições, trilhas ou maratonas, é uma boa ideia integrar essas atividades no seu roteiro! Dessa forma, além de conhecer mais do seu destino de viagem, você também estará movimentando o seu corpo e dando aquele “up” na saúde.

Melhores destinos => Esquiar na Europa

 

Destinos que fazem bem à saúde mental

Praias calmas

praias calmas para relaxar
Praias calmas são perfeitas para relaxar com a família.

Felizmente, o Brasil é riquíssimo em praias lindas, calmas, perfeitas para o descanso e bem-estar mental. Estudos já revelaram que a proximidade com o mar traz benefícios cerebrais, como a diminuição do estresse e o efeito calmante.

Eu poderia indicar muitas das praias mais bonitas do Brasil, mas vou indicar Marechal Deodoro, em Alagoas. uma cidade histórica rica em belezas naturais e atividades calmas. Os passeios pela cidade, pelo litoral e pelas reservas naturais da região revigoram a mente e promovem bastante bem-estar.

Como fazer? => Camping selvagem na praia

 

Turismo natural

cachoeiras bonito
Bonito em Mato grosso do Sul | Foto: HellenCampos, via Wikimedia Commons.

Locais onde você pode relaxar observando e absorvendo a natureza também fazem muito bem para a mente e corpo. Por isso, indico como destino Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Considerada um centro do ecoturismo no Brasil, a região é rica em atividades que envolvem visitar piscinas naturais e grutas, fazer trilhas por belas paisagens, apreciar a fauna e flora; não podemos esquecer dos famosos banhos de cachoeira.

Incrível => Pantanal no Mato Grosso do Sul

 

Cidades históricas

cidades historicas do Brasil
Ouro Preto é uma sugestão para relaxar | Foto: Cecioka, via Wikimedia Commons.

Muitas cidades históricas brasileiras são verdadeiros museus a céu aberto. São lugares ótimos para passeios a pé, apreciar arquitetura e natureza, e descansar. Recomendo então a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Apesar de ser uma cidade turística, Ouro Preto é muito tranquila, possui lindas paisagens, uma excelente gastronomia e atividades calmas de lazer. Tudo para quem quer dias tranquilos, longe do estresse e ocupando a mente com pensamentos relaxantes.

Confira => Hotéis em Ouro Preto

 

Aproveite as férias com a saúde em dia!

Nas férias, saúde e bem-estar têm que continuar sempre em primeiro lugar. Até porque ninguém gosta de ficar doente em dias livres, viagens e passeios.

As tão sonhadas férias são sempre melhor aproveitadas quando prestamos atenção na saúde. Com as nossas dicas, tenho certeza que você já sabe várias técnicas e truques para se manter saudável nesse período; seja na badalação ou no descanso, o bem-estar precisa ser prioridade!

Por isso, lembre-se que, quanto mais forte seu organismo estiver, mais emoções e prazer ele irá sentir! Dito isso, agora é só planejar seu roteiro de férias e fazer as coisas que você mais gosta!

Para finalizar, recomendo o artigo planejar uma viagem, com dicas importantes para você economizar e aproveitar suas férias com tranquilidade.

Te vejo nos próximos artigos!

E você, tem mais alguma dúvida sobre saúde nas férias? O que costuma fazer para se cuidar nas viagens? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Leo Vieira

ESCRITO POR

Leo Vieira

Leo Vieira, 25 anos, jornalista e produtor de conteúdo. Atua na área de Webjornalismo há 3 anos, com experiência também em TV, jornal impresso e revista. Adora ler, viajar, jogar videogames e ouvir música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *