Remédio para estresse: 10 motivos porque viajar é a melhor opção

por Guilherme Tetamanti

Remédio para estresse: 10 motivos porque viajar é a melhor opção

Viajar é um excelente remédio para estresse. Isso você já deve saber. Todo mundo já quis ou já tirou um tempinho para viajar, relaxar e esquecer todos os problemas. E se você ainda não fez isso, vou te mostrar aqui um montão de motivos para que você arrume as malas o mais rápido possível.

E se você pensa que só as grandes viagens (caras e demoradas) fazem bem para o corpo e mente, isso é um grande engano! Mesmo uma rápida viagem de fim de semana pode ser a chave para se livrar do estresse e renovar todas as energias.

Portanto, chega de introdução e enrolação! Você deve ter vindo aqui buscar razões para ver as viagens como uma alternativa para melhorar seu bem-estar físico, mental e emocional. É isso que vou provar para você. Confira.

Livro => Passo a passo para organizar uma viagem incrível

 

Estresse é um problema de todos

Remédio para estresse dicas
Remédio para estresse

Embora tratado no dia a dia como algo comum, o estresse está virando um problema de saúde coletivo. E não são poucas as pessoas que sofrem desse mal. Se engana quem pensa que o estresse só atinge uma parcela das pessoas que têm sobrecarga de trabalho ou problemas financeiros.

É o que mostra uma pesquisa feita pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress, liderado por Marilda Lipp, pós-doutora pelo National Institutes of Health, dos Estados Unidos, autora de mais de 20 livros e diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS).

A violência, o trânsito ou o trabalho são coadjuvantes nesse histórico de estresse entre as 2.195 pessoas entrevistadas para a pesquisa. Os fatores que mais tiram do sério dos brasileiros são os relacionamentos familiares e amorosos (18%). Por isso, o estresse é tão comum! Afinal, quem não se relaciona?

Os demais problemas que atormentam os brasileiros já são mais esperados, como financeiros (17%), sobrecarga de trabalho (16%), execução do trabalho (13%) e os próprios pensamentos (8%).

 

Viajar é remédio para estresse?

Não preciso dizer que viajar faz um bem danado para a saúde mental! Certamente alguma pesquisa científica deve ter a explicação perfeita para isso…

Mas posso afirmar que tirar uns dias longe de casa ajudam a sair da rotina, melhora a capacidade social, estimula o aprendizado, relaxa a mente/corpo e ainda pode proporcionar momentos únicos na nossa história de vida!

Passar um tempo em um local diferente ou novo (mesmo que por pouco tempo) pode fazer a diferença quando o assunto é mandar embora o estresse e preocupações. Pensando nisso, separei alguns dos principais motivos que fazem da viagem um remédio eficaz contra o estresse.

E quero salientar que se você tem problemas sérios de estresse deve procurar, sim, ajuda profissional e seguir à risca o que seu médico e terapeuta recomendarem.

Porém, aproveite também para pegar estrada. Tenho certeza que vai ajudar bastante na sua recuperação e bem-estar. Veja abaixo 10 motivos irrefutáveis para você fazer as malas hoje.

1) Fazer algo novo pela primeira vez

Livro sobre viagens baratas
Página do meu livro: “quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?”

“Mesmo depois de tantos viagens (41 países!), confesso que ainda fico ansioso antes de embarcar para um próximo destino, e espero que continue assim”. Esse é um dos trechos do meu livro, onde ensino um passo a passo para organizar uma viagem, seja de férias ou de volta ao mundo.

E é isso mesmo que acredito: sempre que parto para um novo destino é um sensação desafiadora, de algo novo, de novos desafios.

As viagens são a oportunidade perfeita para ver, experimentar, conhecer e sentir coisas pela primeira vez. Por isso, mesmo uma viagem curta para um lugar novo vai trazer experiências novas e inesquecíveis. E você nem vai lembrar do estresse e correria do dia a dia.

 

2) Sair da rotina

Fugir da rotina
Remédio para estresse

A rotina não é uma coisa ruim em geral, mas em alguns momentos da vida ela pode irritar, desgastar e até mesmo sufocar. Repetir o mesmo dia e finais de semana pode acabar deixando a vida arrastada e sem brilho. Quem nunca se sentiu assim?

Então, nada melhor do que arrumar as malas e sair em uma aventura para algum lugar novo! Que tal aprender a fazer algo super diferente em uma praia distante? Ou provar a culinária de outra região do país? Ou ainda se virar em um lugar com um idioma diferente?

Aposto que, se você se propor a sair da rotina e viajar, nunca vai esquecer esse momento. São muitas as possibilidades de incluir uma nova aventura através de uma viagem. E nem lembrar da rotina que deixou para trás.

Sugestão => Roteiros pela Europa de 7 a 30 dias

 

3) Se conhecer mais

Livro sobre viagem
No trem durante minhas jornadas de autoconhecimento.

É muito importante tirar um tempo para descansar e refletir sobre a vida que vivemos e escolhas que tomamos. E convenhamos, quando viajamos, a experiência de estar longe de casa já nos incentiva a viver novas experiências e olhar mais para coisas em nós que não prestamos tanta atenção no dia a dia.

Nada impede de que você possa olhar para si e se conhecer mais e melhor sem viajar, entretanto, durante uma viagem isso fica muito mais fácil! Principalmente se estamos falando de locais mais tranquilos e com atrativos naturais, como praias, florestas, campo ou montanhas.

A natureza tem um poder muito forte sobre o nosso bem-estar. Quando estamos rodeados de prédios e barulho de carros, não fazemos noção do quanto importante pode ser ouvir o som das ondas de uma praia ou o balanço das árvores.

Experimente pelo menos uma vez e verá que faz toda a diferença em como pensamos, agimos e lidamos com as situações. E não é segredo para ninguém o quanto sou adepto das viagens junto à natureza: um mar azul é sempre meu destino preferido!

 

4) Descansar

Viajar para relaxar
Remédio para estresse

Uma viagem é a oportunidade incrível para descansar o corpo e a mente. Tem gente que viaja a trabalho, mas este não é o caso. Se você planeja uma viagem para um lugar novo, tudo o que você menos quer é lembrar do trabalho.

Além do mais, há viagens em que há tanta coisa para ver e fazer, que você pode descansar a mente do estresse mesmo estando sempre ativo. Outras viagens, por sua vez, são excelentes apenas para sentar, deitar e curtir um lugar legal, bonito e confortável. Eu curto as duas formas e estou sempre em busca de recarregar minha energia.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

 

5) Realizar sonhos

Dicas para viajar mais

Conhecer algum lugar, cidade ou país é o sonho de muita gente. Contudo, há também aquelas pessoas que podem realizar sonhos durante viagens. Na verdade, que momento é melhor para isso senão durante uma trip?

Viagens são períodos da nossa vida em que nos dedicamos somente a nós mesmos e as nossas experiências. Desse modo, por que não usar essa oportunidade para realizar um dos seus sonhos?

Pode ser pular de bungee jumping ou mesmo aprender a cozinhar alguma comida deliciosa. Seja o que for, viajar e realizar um sonho, às vezes, não é tão difícil quanto se pensa. Já perdi as contas de quantas vezes realizei meus sonhos simplesmente pelo fato de dar o primeiro passo e dizer não aos modos de vida pré-estabelecidos pela sociedade.

 

6) Ficar um tempo só ou com as pessoas que mais ama

Como ter mais tempo com a família

Viajar sozinho pode ser uma experiência muito rica para o nosso aprendizado, conhecimento e reflexão sobre si. Se permitir viajar só é uma opção muito válida para aprendermos a amar nossa própria companhia e, claro, se amar mais!

As viagens também são ótimos momentos para reafirmar nossos sentimentos por outras pessoas e ficar algum tempo com elas. É uma excelente maneira de comemorar momentos importantes da vida das pessoas que amamos.

É também uma chance de reafirmar votos como o casamento ou data da primeira vez em que viu a pessoa amada.

As viagens podem, ainda, ser usadas como uma chance de reaproximar relacionamentos que estão ficando desgastados ou que caíram na rotina ou ainda aproveitar mais pessoas da sua família que vivem em uma rotina extenuante, sem tempo para conversar.

E os amigos? Claro que uma trip entre eles tem fortes chances de ser tornar o ponto alto das suas férias!

 

7) Conhecer novas pessoas

Como fazer amigos
Remédio para estresse

Turistar e passar algum tempo em um lugar novo é ótimo para conhecer pessoas diferentes e fazer novas amizades. Essa é a premissa de muitos mochileiros pelo mundo: conhecer o máximo de pessoas e lugares possíveis.

Quem pratica essa filosofia sabe que é uma experiência muito rica. Conhecer sotaques, viver paixões, fazer amizades rápidas ou mesmo que duram para sempre. Vale a pena se aventurar socialmente também!

Vale ressaltar, também, que muitas vezes a causa do nosso estresse e indisposição não vem da rotina em si, mas das pessoas que fazem parte dela. Tirar um tempo longe e investir um pouco de tempo em pessoas diferentes pode ser o segredo para reconquistar seu bem-estar.

Às vezes paro para pensar em tanta gente legal que conheci ao redor do mundo! Bate uma saudade e uma dúvida se as verei novamente. Contudo, são vivências que trago comigo e que jamais vou esquecer.

 

8) Tirar os problemas no centro de tudo

Dicas para aliviar os problemas

Na correria do dia a dia, nós temos o péssimo hábito de colocar os problemas no centro de tudo. Trabalhamos para resolver problemas, nos exercitamos para resolver problemas e até mesmo passamos o tempo livre preocupados com os problemas.

Se você vive assim, sabe que isso não traz coisas boas para a mente e nem para o corpo. A saída pode ser planejar uma boa viagem, cheia de atividades prazerosas e interessantes. Desse modo, sua mente se ocupa com coisas proveitosas e os problemas deixam de ser os protagonistas.

 

   

9) Renovar a bateria para voltar às atividades

Aliviar o estresse do trabalho

Como você usa as suas férias? Muita gente abre mão de experiências novas durante as férias para apenas ficar descansando.

Cada um escolhe o que acha melhor, mas eu vou te dar um motivo para aproveitar as férias viajando e renovando suas baterias para mais um ano de trabalho.

Por mais que você descanse muito em casa, quando as suas férias acabarem e você voltar ao trabalho, você pode sentir como se não tivesse aproveitado esse tempo. Ainda mais quando você vê outras pessoas aproveitando as férias em viagens, cursos e experiências diferentes.

Por isso, seja em férias, folgas ou feriados, usar esse tempo viajando nunca é um desperdício. Então, por que não viajar?

 

10) Tomar decisões importantes na vidaDicas para tomar uma decisão

“Viajar a descanso não tem nada a ver com a vida profissional”. Esse é um pensamento muito errado sobre viagens. O que acontece, na verdade, é que viajar pode ser a oportunidade para avaliar a si mesmo(a) e tomar decisões sobre a vida e o trabalho.

Talvez nossa rotina seja tão corrida e estressante que não podemos parar e avaliar como estamos vivendo e o que queremos da vida. Por isso, as viagens muitas vezes são o momento decisivo onde pensamos “é isso que eu quero?” ou “eu estou fazendo o melhor que posso?”.

Pode parecer superficial, mas a verdade é que muitas decisões e ideias que podem mudar a vida surgem em viagens. Veja por exemplo o caso da escritora J. K. Rowling. Toda a ideia para escrever o primeiro livro da saga Harry Potter surgiu durante uma viagem de trem entre Manchester e Londres.

Harry Potter, atualmente, é a franquia de livros mais vendida no mundo e J. K. Rowling é tida pela Revista Forbes como a escritora viva mais bem-sucedida na literatura infanto-juvenil e adulta! Uma prova real que viajar inspira e pode, sim, melhorar a sua vida profissional.

 

Viajar e sua contribuição para o bem-estar

Passo a passo para organizar uma viagem de férias

Uma boa viagem é o mesmo que uma terapia para a mente! Conhecer novos lugares e pessoas pode ser o remédio ideal para a saúde mental e emocional. É como um presente que damos a nós mesmo que resulta em nada mais que bem-estar e memórias inesquecíveis.

Por isso, se você se sente indisposto ou infeliz, experimente viajar, nem que seja para um local próximo. No novo local, saia para passear, procure as melhores comidas e lugares para se divertir ou mesmo relaxar.

Tenho certeza que isso pode trazer muitas vantagens para a condição da sua mente e corpo. Uma vez que viajar um remédio muito eficiente contra o estresse e cansaço mental.

Você acredita nisso? Já precisou viajar para amenizar o estresse?  Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *