Habitantes de mais de 80 nacionalidades escolheram Foz do IguaƧu, no estado do ParanĆ”, para viver. Em um universo de 260 mil moradores, Ć© como se cada grupo de trĆŖs mil pessoas fosse de uma regiĆ£o diferente do mundo! DĆ” para acreditar? E tantas culturas assim em um Ćŗnico lugar só poderia dar nisso: um destino turĆstico no Brasil incrĆvel! Por isso, alĆ©m das visitas tradicionais vocĆŖ deve fazer um city tour em Foz do IguaƧu para conhecer mais de perto tudo isso.
JĆ” nĆ£o bastasse toda a localização privilegiada, o municĆpio oferece, alĆ©m das atraƧƵes naturais, alguns cantinhos especiais. Dois destinos na minha opiniĆ£o merecem ficar no seu topo na lista de prioridades: o primeiro Ć© o Parque das Aves. E o segundo, Ć© claro, o Parque Nacional das Cataratas. PorĆ©m, nesse artigo mostrarei como Ć© fazer um city tour em Foz do IguaƧu. Confira!
Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Foz do IguaƧu
Precisa de seguro viagem para Foz do Iguaçu »
O que ver na cidade de Foz do IguaƧu
Ainda impressionada com as belezas naturais de Foz do Iguaçu, fui descobrir o que o ambiente urbano tem a oferecer por meio do city tour. A primeira coisa que você deve ter em mente é que Foz do Iguaçu é uma cidade limpa e bem organizada. Infelizmente, tive pouco contato com os moradores, mas pude perceber, através da equipe do Hotel TarobÔ e dos receptivos, que eles são bem acolhedores e hospitaleiros.
A segunda informação que vocĆŖ precisa saber Ć© que os principais pontos turĆsticos da cidade ficam bem afastados uns dos outros. Por isso, Ć© fundamental que vocĆŖ contrate uma agĆŖncia especializada, compre tickets do Ć“nibus sightseeing ou mesmo organize um roteiro de transporte pĆŗblico.
Alugue carro na Rentcars em atƩ 10x s/ juros e zero IOF!
Encontre o melhor preƧo para aluguel de carro no Brasil e no exterior, e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
No meu city tour, passei por trĆŖs atraƧƵes turĆsticas em Foz do IguaƧu: o Templo Budista, a Mesquita IslĆ¢mica e o Marco das TrĆŖs Fronteiras. Confira cada uma das experiĆŖncias!
1) Como visitar o Templo Budista em Foz do IguaƧu?
Esse espaço fica localizado na Ôrea mais alta de Foz do Iguaçu. A ideia é justamente essa: oferecer uma vista privilegiada, longe do barulho e da agitação do centro da cidade.
Com pouco mais de 10 anos de existência, o local tem entrada gratuita e fica aberto de terça à domingo, das 9h30 às 16h30. Em um espaço de 50 hectares, ele é considerado um dos maiores destinados à contemplação budista no nosso continente.
Logo na entrada, vocĆŖ encontrarĆ” um fotógrafo que tira uma foto sua āsem compromissoā, na saĆda ele vai tentar lhe vender a foto, claro! Depois, vocĆŖ terĆ” acesso Ć ampla Ć”rea gramada e muitas estĆ”tuas de buda. Uma de sete metros de altura com o buda sentado sorrindo dĆ” as boas-vindas aos visitantes, em seguida, sĆ£o outras 120 douradas. Todas elas parecem iguais, entretanto, tĆŖm significados diferentes, pois cada uma representa a reencarnação de buda em lugares diferentes da terra.
ImperdĆvel => Jantar no The Argentine Experience
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendo de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Foz do Iguaçu. Tenho certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdĆveis para todas as idades e interesses;
- Os preƧos mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranƧas ocultas;
- FaƧa a prƩ-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atraƧƵes com o inventƔrio exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexĆvel com cancelamento fĆ”cil atĆ© 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde vocĆŖ estiver;
- Atendimento ao cliente amigĆ”vel e experiente, disponĆvel 24/7 no seu idioma.
No finalzinho desse pÔtio, tem outra estÔtua maior de 10 metros. Ela tem a cor escura e é a mais protegida de todas, pois tem umas espécies de leões de concreto nas laterais e fitas de isolamento, com aviso para os turistas não se aproximarem.
PrÔtico => Excursão privada saindo de Foz do Iguaçu
O santuĆ”rio Ksitigarbha fica bem ao lado. Ć um prĆ©dio, cuja arquitetura Ć© tĆpica do Oriente, tipo aqueles pagodes, com muitas beiradas voltadas para cima. VocĆŖ pode fotografa-lo do lado de fora, mas nĆ£o por dentro. Por isso, a experiĆŖncia de entrar no templo, Ć© Ćŗnica. Internamente, mais esculturas de vĆ”rios budas e mensagens de inspiração escritas por pessoas de todas as idades.
Do outro lado do templo, tem uma imagem do buda deitado em posição do nirvana. Ao redor da Ôrea central, eu vi quatro estÔtuas grandes de seres iluminados, segundo a filosofia budista. Para completar, hÔ uma loja com lembrancinhas e artigos temÔticos.
O templo budista de Foz do Iguaçu vale a pena ser visitado, porém tenho uma consideração a fazer: não existe informação alguma sobre o espaço in loco. Para o turista que quer muito mais do que tirar belas fotos, o lugar não oferece qualquer tipo de esclarecimento ou explicação sobre as estÔtuas ou filosofia budista. Esse para mim foi o lado menos positivo do city tour, pois apesar de bonito, calmo, não recebe bem os visitantes.
Divertido => Bar do Gelo em Foz do IguaƧu
2) O que ver na Mesquita Islâmica em Foz do Iguaçu?
Bem diferente é a Mesquita Islâmica, com visita guiada grÔtis em horÔrios marcados, é uma imersão cultural que vale muito a pena fazer. Além do templo ser uma obra de arte, tive uma boa oportunidade de rever os meus conceitos a respeito de outra religião.
ConstruĆda em uma Ć”rea de mais de 1.200m², em um bairro de maioria libanesa, a Omar Ibn Al-Khatab estĆ” aberta para os visitantes em geral. A primeira regra Ć© que as mulheres devem colocar um vĆ©u, que Ć© oferecido gratuitamente logo na entrada. As pernas de ambos os sexos tambĆ©m devem estar cobertas.
Depois disso, uma muçulmana fez uma explicação rÔpida sobre o espaço, cuja arquitetura foi inspirada no segundo maior centro sagrado do Islamismo, a mesquita Al Akssa, em Jerusalém. Cheia de arabescos e figuras geométricas em tons de azuis, a parte interna arredondada dela é simplesmente maravilhosa.
Uma televisão fixada no alto faz a transmissão ao vivo do ritual muçulmano que acontece 24h por dia em Meca, a cidade sagrada.
A parte central da mesquita nĆ£o pode ser acessada, mas Ć© possĆvel conferir tudo a uma distĆ¢ncia pequena, a exemplo dos tapetes que demarcam o lugar de oblação e tambĆ©m uma espĆ©cie de altar, onde fica o lĆder local.
Diferente => Tour da cultura Ɣrabe por Foz do IguaƧu
Do lado fora, duas torres compõem a arquitetura do lugar e, historicamente, fazem alusão ao hÔbito de convocar os fiéis por meio de sinos para realizar as cinco orações diÔrias.
A senhora que deu a explicação era muito simpĆ”tica e acessĆvel, depois que o grupo maior saiu, ainda ficou batendo um papo mais informal conosco sobre a sua religiĆ£o. Um privilĆ©gio.
O horÔrio de funcionamento do templo é de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30, aos sÔbados é das 9h às 11h30. Fique atento, porque aos domingos e feriados, o espaço não é aberto.
No artigo sobre a gastronomia em Foz do Iguaçu, também falo sobre uma doceria que fica bem ao lado da mesquita e agregou bastante valor para mim nessa imersão cultural Ôrabe.
3) Marco das TrĆŖs Fronteiras
Oito quilÓmetros à frente, a van me deixou no Marco das Três Fronteiras. O nome jÔ diz tudo: é o encontro do Brasil, Paraguai e Argentina. Mais do que isso, é também a união do afluente Iguaçu que desÔgua no rio ParanÔ. Diferente dos outros dois passeios do city tour, esse é pago. A entrada custa R$ 18,00 inteira, ou meia para quem tem direito.
Agende => Passeio para o Marco das TrĆŖs Fronteiras
A cenografia do parque refaz a arquitetura dos povoados indĆgenas, criados por jesuĆtas. Tudo em tons de barro. Os pontos altos da visita sĆ£o: o farol nas cores da bandeira do Brasil, que fica no meio de uma fonte com cortina de Ć”gua; e o mirante de onde Ć© possĆvel ver os outros dois faróis das naƧƵes vizinhas.
Nessa Ôrea, hÔ uma placa indicativa sobre a direção da Argentina, do Paraguai e do Brasil. O espaço tem ainda uma pequena praça de alimentação, com lanchonetes, restaurante e playground para a criançada.
Infelizmente, nĆ£o fiquei para ver o pĆ“r do sol, que dizem ser muito bonito, mas deu tempo de conhecer o Memorial Cabeza de Vaca, cujas projeƧƵes contam a história da TrĆplice Fronteira.
Dicas para o city tour em Foz do IguaƧu
- Antes de visitar o Templo Budista, leia sobre o espaço para poder entender o significado da filosofia. No local, não hÔ indicações de nada;
- Arrume um tempinho para sentar na grama e observar de cima a cidade de Foz e um pedacinho do Paraguai;
- Consulte a temperatura da cidade, pois no dia que fui estava bem quente. Visite o Templo Budista primeiro, pois lÔ não vende Ôgua ou lanche;
- Faça da Mesquita sua segunda parada. Consulta na portaria qual é o horÔrio mais próximo da visita guiada e não perca por nada!
- Lembre-se das roupas mais compostas e não se preocupe com a cabeça, pois eles oferecem gratuitamente um véu;
- Na saĆda, passe na loja de doces Ć”rabes que fica bem em frente Ć mesquita. NĆ£o tenha medo de experimentar! SĆ£o ótimos!
- Aproveite para deixar o Marco das Três Fronteiras para o final da tarde. LÔ tem praça de alimentação e restaurante.
E você, jÔ fez um city tour por Foz do Iguaçu? Conte sua experiência aqui nos comentÔrios!
AtƩ + !!!
Pollyana Batista viajou a convite da Combo Iguassu, com apoio do Hotel TarobÔ Foz. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.
O seu endereço de e-mail não serÔ publicado. Campos obrigatórios são marcados com *