Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: fotos, preços e dicas

por Thais Batista
5/5 - (2 votes)

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: fotos, preços e dicas

Compartilho neste artigo todas as melhores dicas sobre viajar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Durante as minhas férias nesse paraíso, pude desfrutar um pouco dos 155 mil hectares de dunas e lagoas cristalinas.

Foram dias maravilhosos de muitos banhos nas lagoas, caminhadas intermináveis pelas dunas, contemplação dos pores do sol mais lindos que já vi na vida e muitas fotos para eternizar os melhores momentos nesse lugar.

Visitei as principais bases: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão; e posso afirmar que não existe a melhor base, as três se completam e se possível programe sua viagem contemplando todas e não deixe de ver suas principais atrações.

Portanto, veja agora os detalhes de preços, horários e tudo sobre os passeios mais famosos, além de conferir as minhas fotos nesse lugar incrível do estado do Maranhão.

Programe sua viagem => Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Seguro viagem mais barato para destinos nacionais

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: Bioma

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: fauna e flora

A fauna do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é composta de aves migratórias como maçaricos, trinta-réis-boreal e marreca-de-asa-azul.

Em Atins existe até um passeio de observação dos guarás ou flamingos vermelhos. A contemplação ocorre a partir do Rio Preguiças durante o pôr do sol.

No Parque ainda é possível encontrar raposas, gato do mato e as tartaruga-pininga, aquelas bem pequenas.

Em relação à flora, segundo o ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que administra o Parque dos Lençóis Maranhenses, o bioma presente nessa unidade de conservação é uma transição entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, composto por área de restinga.

Dessa forma, é possível encontrar espécies desses 3 biomas. Além do mais, o ecossistema nos Lençóis é bastante variado, como manguezais e o campo de dunas que ocupa 2/3 da área total do Parque. Muito lindoooo!

CLIQUE AQUI para agendar passeios nos Lençóis Maranhenses »

Tem animais nos Lençóis Maranhenses?

Além dos citados, os animais mais comumente encontrados na área do Parque são bois, cavalos e bodes. Mas claro que não são espécies nativas dos Lençóis.

Esses animais pertencem aos moradores da região e são deixados no Parque para se alimentarem da vegetação sobretudo, nas áreas molhadas.

Como estão as lagoas dos Lençóis Maranhenses?

A natureza dos Lençóis Maranhenses é mutante! Com o passar dos anos, as dunas e lagoas vão mudando de lugar. Tudo orquestrado pela ação do vento.

Aprendi com um dos guias que, em média a cada 7 anos, é necessário alterar as rotas e direções para chegar às principais lagoas.

Em um ano a lagoa pode ser extensa, em outro a grande lagoa pode se dividir em duas ou mais. Isso mostra o quão vivo é esse bioma.

Falar de como estão as lagoas dos Lençóis Maranhenses é entender que existe um período ideal para visitá-los, sendo entre junho e agosto, os meses ideais para uma visita, pois você encontrará as lagoas cheias.

Nessas condições as cores das águas são azuladas, esverdeadas e muito transparentes. O que tornará a sua experiência nos Lençóis a mais completa possível.

Após os meses de muito sol, a partir de setembro até dezembro, as lagoas começam a secar. Existem algumas lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que são perenes, podendo ser visitadas o ano inteiro.

Mas, lagoas perenes geralmente não possuem águas transparentes, a tendência é terem águas mais turvas.

Não custa lembrar que, toda exuberância dos Lençóis Maranhenses é realçada pela combinação: dunas de areias brancas + lagoas de águas transparentes.

Lençóis Maranhenses: preços

Estive nos Lençóis Maranhenses por 7 dias fazendo os principais circuitos nas cidades de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

Tomei nota de todos os preços de transporte, passeios, hospedagem e alimentação e agora posso compartilhar com você esse valores.

A viagem aconteceu em setembro de 2021 e os valores são de acordo com esse período.

Tem que pagar para entrar nos Lençóis Maranhenses?

As taxas para entrada no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses estão inclusas nos passeios fechados pelas agências. Dessa forma, você não conseguirá visitar o Parque de maneira independente.

Somente as agências de turismo credenciadas tem autorização para entrar com os guias e veículos no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

E a multa caso você entre nas dunas sem ser acompanhado de um guia pode chegar a 10 mil reais.

Quanto custa os passeios de Barreirinhas?

Os passeios mais famosos estão em Barreirinhas. A cidade tem uma boa estrutura turística e destaca-se entre as demais.

Barreirinhas foi a primeira cidade a desbravar o turismo nos Lençóis. Após 10 anos de fundação do Parque, em junho de 1981, começou a receber pessoas que buscavam pelo campo de dunas e lagoas interdunares, composição nunca vista em outro lugar do mundo.

Foi aí que surgiram os circuitos nos Lençóis Maranhenses. Cada um, ganha o nome de sua lagoa principal, mas isso não quer dizer que durante o passeio o turista só vai conhecer a lagoa que dá nome ao passeio.

Confira os principais passeios em Barreirinhas, veja os que optei fazer e outro mais.

Circuito Lagoa Azul

qual é o melhor circuito nos lençois maranhenses
A Lagoa do S faz parte do Circuito Lagoa Azul | Foto: QVM.

O passeio começa com as agências de turismo apanhando os turistas nos seus hotéis e pousadas em veículos 4×4, estilo jardineira.

A partir daí, existe uma parada às margens do Rio Preguiça para travessia de balsa. O Parque fica do lado oposto do rio.

Cada balsa comporta 6 carros e todos os passageiros devem descer dos veículos para fazer a travessia em pé na grande embarcação. A passagem é rápida, no máximo 5 minutos.

Já do outro lado do Rio Preguiças, os veículos percorrem por um caminho de areia fofa e muita vegetação. A viagem dura em média 40 minutos.

Nesse circuito, os carros não podem andar pelo campo de dunas, por isso estacionam em lugar apropriado e os turistas seguem a pé pelas dunas até chegar nas primeiras lagoas do circuito.

O circuito da Lagoa Azul é composto pelas Lagoa da Preguiça, Lagoa do Peixe, Lagoa do S e a própria Lagoa Azul.

Quando fiz o passeio em setembro de 2021, a Lagoa Azul não estava com muita água e nem estavam límpidas, dessa maneira as agências focam nas lagoas mais cheias da época.

Mesmo assim, passamos pela Lagoa Azul apenas para tirar fotos. Visitamos também a Lagoa do S, da Preguiça e outra lagoa sem nome.

Não se apegue tanto aos títulos ou a fama das lagoas. Percebi que as mais lindas são as que nem tem nome, e consequentemente, são as menos visitadas.

As agências costumam te deixar bem livre pra conhecer as lagoas ao redor do circuito e você pode ficar bem a vontade para tomar banho, tirar fotos ou simplesmente sentar e contempla-las.

O Circuito Lagoa Azul é feito pela manhã ou tarde. Reservei o Circuito da Lagoa Bonita para o mesmo dia, por isso fiz esse passeio no período da manhã.

O final da tarde nos Lençóis Maranhenses é sempre um espetáculo à parte. Além de toda beleza cênica de dunas e lagoas, ainda somos presenteados por um pôr do sol mais lindo que o outro. Mas, guardei essa experiência para a Lagoa Bonita, que vou falar logo a seguir.

Confesso que mesmo a Lagoa Azul sendo o circuito mais famoso de todo os Lençóis Maranhenses, não foi o meu passeio preferido.

  • Preço: R$80 por pessoa em veículo compartilhado
  • Período: Manhã ou Tarde;
  • Transporte e guia turístico incluídos;
  • Duração: 4h em média;
  • Alimentação não incluída.
  • O embarque e desembarque será no seu hotel.

Circuito Lagoa Bonita

passeios nos Lençóis maranhenses
Minha chegada no Circuito Lagoa Bonita | Foto: QVM.

O circuito da Lagoa Bonita é o mais diferenciado em Barreirinhas. E você vai entender o motivo logo mais.

Como em todos os passeios saindo da cidade é feita a a travessia pelo Rio Preguiças na balsa e depois uma longa jornada de mais de 1h de carro por estradas estreitas onde a vegetação bate com toda força no teto do veículo. É preciso estar atento para não levar uma galhada no rosto rsrsrs.

Além de toda vegetação, o percurso segue passando por povoados e casas isoladas onde muitas vezes nem a energia elétrica chegou.

No caminho, uma paradinha para colher caju direto do pé. Nada mal para aliviar o clima quente de Barreirinhas.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop no Maranhão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Os carros são estacionados em um ponto apropriado e desde aí já visualizamos as dunas, que nesse trecho chegam a ter 80m de altura!

Mas calma, recentemente foi construída uma grande escada de madeira para aliviar a subida íngreme. Até bem pouco tempo, havia uma corda que ajudava na subida.

Para pessoas com dificuldade de locomoção, antes do estacionamento existe uma entrada alternativa, onde não é necessário subir as escadas.

Após a árdua subida você entende porque esse passeio é tão especial. Somente do alto é possível vislumbrar a imensidão do campo de dunas e as lagoas presentes entre elas, uma visão panorâmica de tirar o fôlego!

Confesso! Essa foi a imagem mais linda que vi dos Lençóis Maranhenses e com certeza ficará guardada na memória!

Aproveite o momento: brinque com as pegadas deixadas na areia, posicione o celular bem embaixo para capturar a linda textura formada pelo vento nas areias, faça as mais diferentes poses, só não esqueça de contemplar em volta, pois é tudo muito lindo!

Além da Lagoa Bonita, fazem parte desse circuito a Lagoa do Maçarico, Lagoa do Clone (onde foi gravada algumas cenas de novela) e tantas outras lagoas sem nome.

Pra mim, o momento mais esperado depois da visão panorâmica dos Lençóis foi o pôr do sol. Como as dunas são as mais altas, imagine como é lindo o pôr do sol de cima.

Admiramos a despedida do astro rei sentados na beiradinha de uma das dunas e foi de fato um momento ímpar.

Mas olha só, que sorte a minha: era dia de lua cheia… Logo após o pôr do sol, lá vem a dama da noite, toda bela, cheia e com um brilho muito intenso. Nossa! Não consigo nem descrever o quão foi especial!

O Circuito da Lagoa Bonita, foi o melhor passeio de Barreirinhas.

Na saída do Parque, existem palhoças vendendo artesanato e lanche. Provei uma tapioca de Nutella simplesmente sensacional.

  • Preço: R$80 por pessoa em veículo compartilhado;
  • Período: Manhã ou Tarde;
  • Transporte e guia turístico incluídos;
  • Duração: 4h em média;
  • Alimentação não incluída;
  • O embarque e desembarque será no seu hotel.

Rio Preguiças (Vassouras, Mandacaru e Caburé)

O Rio Preguiças banha a cidade de Barreirinhas e a origem do seu nome é devido suas águas serem calmas e tranquilas.

Optei por não fazer esse passeio, mas é bem conceituado entre os turistas. O deslocamento é realizado em voadeiras, embarcação muito utilizada nos rios por pescadores. O passeio começa no povoado de Vassouras (Pequenos Lençóis), onde podem ser vistos os macacos pregos, habitantes do mangue daquela região.

Depois, o passeio segue cruzando alguns povoados de pescadores até chegar em Mandacaru, onde existe um farol que do alto é possível contemplar as dunas, a foz do Rio Preguiças e a vegetação.

Do povoado de Mandacaru, a voadeira ruma para Praia de Caburé, que fica entre o mar e o rio.

É realizada uma parada para almoço, descanso e o retorno por volta da 16h.

  • Preço: R$80 por pessoa em veículo compartilhado;
  • Período: dia todo;
  • Transporte e guia turístico incluídos;
  • Alimentação não incluída;
  • O embarque e desembarque será no seu hotel.

Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses

Para os aventureiros de plantão, o sobrevoo nos Lençóis é um passeio imperdível. Como não sou dessa tribo, não fiz o passeio.

O voo panorâmico sobre os Lençóis Maranhenses permite contemplar a imensidão do campo de dunas e lagoas interdunares a bordo de uma aeronave de pequeno porte.

Algumas agências oferecem até três rotas de voo. Uma que sobrevoa apenas área dos Lençóis, outra onde é possível ver o Rio Preguiças e os povoados da região e uma terceira rota onde além de ver os povoados se contempla também o campo de dunas e lagoas. No post sobre onde ficam os Lençóis Maranhenses explico como ver os lençóis do avião sem pagar a mais por isso!

  • Preço: R$420/450;
  • Período: a combinar;
  • Duração: 25 a 30 minutos de voo;
  • O embarque e desembarque será no seu hotel.

Bate e volta para Atins

pacote para os lençóis maranhenses
Lagoa da Ilha, uma das mais lindas do Circuito Canto de Atins | Foto: QVM

Outro passeio a partir de Barreirinhas é o bate e volta no vilarejo de Atins. A distância é de 23km, que se transformam em 1h e 20 minutos de estrada.

É uma viagem puxada, pois além de longa, o carro sacoleja bastante. Mas, passada a parte ruim do passeio, é hora de desfrutar de lagoas lindas.

Durante o Circuito Canto de Atins conheci as Lagoa da Ilha e da Gorjeta pela manhã. Posso afirmar que esse circuito ganhou meu coração. Digo sem medo de errar, as lagoas de Atins foram as mais lindas da minha viagem.

 
Procurando uma agência de turismo confiável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é utlizar os serviços de empresas conhecidas para evitar dores de cabeça ao organizar sua viagem.

Por isso, faça um orçamento sem compromisso com a Koa Viagens, que oferece atendimento diferenciado e personalizado para seu perfil de viajante. Algumas vantagens de viajar com a Koa Viagens:

  • Pagamento em até 12x sem juros;
  • Grupos exclusivos a partir de 2 pessoas;
  • Atendimento 100% online;
  • Suporte total antes e durante a viagem.
 
   

Após passar a manhã toda desfrutando dessas lindas lagoas, acontece a parada para o almoço. Aqui é importante destacar que os restaurantes já são pré-definidos pelas agências.

O restaurante do Sr. Antônio e o da Dona Carminha são as paradas oficiais do Circuito de Atins. O meu guia optou por almoçarmos no da Dona Carminha.

Essa limitação de lugares para o almoço, faz com que o turista muitas vezes gaste mais, uma vez que não vai ter possibilidade de escolher outro lugar.

A média de pratos nesses restaurantes é a partir de R$90 para duas pessoas. A especialidade da casa é o camarão aberto grelhado.

No turno da tarde o passeio continua, dessa vez mudando de água doce para salgada. Saindo do campos de dunas, visualizamos a extensa orla da Praia Deserta. Que lugar lindo!!

Passando por ali, não pude deixar de comparar a paisagem daquela praia com a superfície de outro planeta, em alguns pontos muito parecidos com o Deserto do Atacama.

Mas, não custa lembrar que estamos numa praia e isso foi o que mais me encantou nesse lugar. Por isso, considera-se que os Lençóis Maranhenses são o deserto brasileiro.

Acontece uma parada na Praia Deserta para banho de mar ou apenas contemplação. Foi o que fiz. Depois de tanta água doce não estava afim de salgar o corpo.

Logo em seguida, o passeio é finalizado na Praia de Atins, a praia do kitesurf.

Sem dúvidas, o ponto alto do Circuito de Atins são suas lagoas. Acredito que estando no paraíso de águas doces, a praia torna-se coadjuvante.

  • Preço: R$120 por pessoa em veículo compartilhado;
  • Duração: o dia todo;
  • Almoço com bebida: R$95 para 2 pessoas;
  • Transporte e guia turístico incluídos;
  • O embarque e desembarque será no seu hotel.

Quanto custa hospedagem em Barreirinhas?

Quanto custa hospedagem em Barreirinhas?
Gran Lençóis Flat Residence em Barreirinhas | Foto: QVM

Me hospedei no Gran Lençóis Flat Residence e foi uma experiência muito positiva. O hotel é enorme e tem uma área de lazer excelente, com uma piscina de 720m2 com bar molhado, salão de jogos, sauna e espaço para crianças.

Situado às margens do Rio Preguiças, possui um lindo deck de onde saem passeios de lancha. Em frente, fica um dos restaurantes do hotel especializado em massas.

O Hotel fica bem afastado do centro de Barreirinhas, mas isso não chega a ser problema, pois em todos os passeios o 4×4 vai buscar. Mas se precisar sair à noite, o custo com corrida de táxi para o centro é em média de R$25 a R$30.

  • Preço da diária para casal: R$ 280 em apartamento com cozinha compacta.

Quanto custa comer em Barreirinhas?

Quanto custa comer em Barreirinhas?
Vida noturna de Barreirinhas é animada e com boas opções de restaurantes | Foto: QVM

Barreirinhas possui um bom número de restaurantes e tem uma agitada vida noturna. Os melhores restaurantes estão na orla da Beira-Rio, a principal rua da cidade.

Nomes como A Canoa, O Jacaré e O Bambu se destacam entre os restaurantes mais procurados. Mas fugi um pouco dos mais procurados e numa das noites, arrisquei uma boa e velha pizza.

Foi na Pizzaria La Terazza, a pizzaria do italiano que experimentei uma das melhores pizzas da vida! E por um precinho bastante camarada.

O restaurante trabalha com pizzas pequenas e grandes que vão de R$35 a R$49. Pedi a pequena e foi suficiente para duas pessoas.

Como me hospedei no Gran Lençóis Flat Residence e dentro dele funcionam dois restaurantes, optei por essa comodidade e fiz a maioria das refeições no hotel mesmo.

Um dos restaurantes self-service com balança tem um preço muito bom, média de R$25 em um prato bem servido.

Quanto custa os passeios em Santo Amaro?

Embora Santo Amaro tenha um grande potencial turístico, ainda caminha a passos lentos nessa área. O turismo só começou a deslanchar em Santo Amaro em 2018 quando aconteceu a pavimentação da estrada de acesso a pequena cidade.

Santo Amaro é a cidade mais próxima ao Parque e é tida como a joia dos Lençóis, pois por aqui as lagoas demoram mais a secar.

Conheça quais os circuitos de Santo Amaro e os que escolhi fazer. Vale ressaltar que os valores são de passeios compartilhados em veículos 4×4 com lotação mínima de 5 pessoas.

Fiz os passeios com a agência CLS Turismo e deu tudo certo! O guia e sócio da empresa, Lucas é muito simpático, entende muito do bioma e tenta sempre proporcionar uma experiência única para seus clientes.

Está sempre a procura das lagoas com menos aglomeração de pessoas e após o pôr do sol, ainda estende o passeio para visualizar o cair da noite e as primeiras estrelas. Por isso, recomendo a CLS para você que está indo para Santo Amaro.

Circuito Betânia

Quanto custa os passeios em Santo Amaro?
Local da travessia pelo Rio Alegre no Circuito Betânia | Foto: QVM

Betânia é uma comunidade que fica situada dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Assim como Santo Amaro também é banhada pelo Rio Alegre.

A grande vantagem dos passeios a partir de Santo Amaro é a proximidade com os Lençóis. Em menos de 20 minutos já é possível avistar as primeiras lagoas.

O Circuito Betânia inclui a visita as Lagoa da Piscina, Lagoa do Junco, Lagoa do Saco e Lagoa da Betânia.

De fato, as lagoas de Santo Amaro são diferenciadas se comparadas as de Barreirinhas. Além de termos encontrado mais cheias, a quantidade de gente é bem menor que nos circuitos Azul e Bonita, por exemplo.

A maioria das agências levam guarda-sol e cadeiras de praia para uma experiência mais confortável dos viajantes. E aí é só relaxar num paisagem maravilhosa!

Após o banho nas primeiras lagoas, é necessário pegar um barquinho para atravessar o Rio Alegre até o lugar do almoço. Esse custo do barco não está incluso no passeio, saindo por R$10 por pessoa, ida e volta.

Após pararmos nas Lagoas da Piscina e do Saco, seguimos para o almoço na comunidade Betânia. Mais uma vez, aqui o turista não escolhe onde comer. As opções de restaurantes já são pré-definidas pelo guia.

O escolhido foi o restaurante do seu Carimbó. O guia conta que o dono do restaurante cedeu parte da sua propriedade para que funcionasse uma escola na comunidade.

Almoço e povo simples. Depois da refeição é oferecida uma cocada típica da região de coco e farinha de mandioca, muito deliciosa.

Depois do almoço, partimos para a última lagoa, a da Betânia. Uma lagoa bem extensa e muito boa para banho.

A tarde vai caindo e é hora de seguir para um ponto mais alto para acompanharmos mais um pôr do sol. Esse foi o mais bonito da minha viagem!

O céu ficou com os mais lindos tons de amarelo alaranjado, que unido à textura da areia, formava uma paisagem digna de um quadro. Muito lindo de verdade!

Final de passeio e a sensação de ter feito um dos melhores circuitos dos Lençóis Maranhenses!

  • Preço do passeio: R$100;
  • Barquinho para atravessar o Rio Alegre: R$10;
  • Almoço com bebida: R$100 para 2 pessoas;
  • Duração: o dia todo;
  • Transporte e guia turístico incluídos;
  • O embarque e desembarque será no seu hotel.
  • Passeio privativo: R$ 600,00 (lotação máxima até 4 pessoas)

Circuito América

Circuito América lençóis maranhenses
Lagoa da América | Foto: QVM.

O Circuito América começa no passeio de 15 minutos de voadeira pelo Rio Alegre. América é outra comunidade situada dentro do Parque dos Lençóis Maranhenses.

Após a travessia já é possível avistar algumas carnaubeiras cravadas nas dunas, que dão um charme a mais na paisagem.

Fazem parte desse circuito a Lagoa do reflexo, Lagoa dos Namorados, Lagoa da Carnaúba e a Lagoa do Verão. Visitei apenas duas delas e tínhamos quase uma lagoa exclusiva, pois além de nós, só havia mais seis pessoas no circuito.

Nessa parte do Parque há também um restaurante que pertence a um dos moradores da comunidade.

  • Preço do passeio: R$80;
  • Período: Manhã ou Tarde;
  • Transporte e guia turístico incluídos;
  • O embarque e desembarque será no seu hotel;
  • Não encontrei opções de privativo para esse passeio.

Circuito Emendadas

como é Circuito Emendadas nos Lençóis
Lagoas Emendadas em Santo Amaro | Foto: QVM.

Esse circuito é um dos mais difíceis de executar, pois requer alguns quilômetros de caminhada nas dunas. Portanto, para pessoas com dificuldade de locomoção não é recomendado.

Isso porque os veículos 4×4 não têm acesso ao circuito todo, dessa forma ficam estacionados até certa parte e o resto do caminho é realizado pelos turistas a pé.

A agência que fiz o passeio a CLS Turismo dá opção de um circuito menos longo, sendo pouco mais de 5km para ir e vir.

Mas algumas outras agências fazem o circuito completo que são em média 14km de caminhada no total.

O nome emendadas se dá por ter um grande número de lagoas umas próximas das outras, é considerado um passeio bem completo nos Lençóis Maranhenses, exatamente pelo contato com várias lagoas ao longo do caminho.

No meu passeio paramos em algumas lagoas sem nome para tomar banho e descansar um pouco. Lembre-se de levar um lanche leve para repor as energias no circuito. É importante destacar que a caminhada tem suas áreas de areia fofa, cuja locomoção é bem pesada.

Ainda pelas dunas, tivemos oportunidade de conhecer a areia movediça dos Lençóis Maranhenses. Não é perigosa como a dos filmes, e dá mais pra se divertir afundando parte da perna nela. Uma experiência legal!

Depois seguimos para a duna mais alta para ver o pôr do sol, que nesse dia não foi generoso, haviam nuvens que o encobriram.

Mas de toda forma, valeu a pena a caminhada e a contemplação de uma natureza extraordinária.

   

No retorno, a noite já havia caído e no meio da escuridão foi possível visualizar um céu repleto de estrelas. As condições do lugar são tão favoráveis para ver estrelas, que foi possível visualizar a olho nu uma leve mancha da via láctea.

Eu simplesmente não conseguia parar de olhar pra cima, afinal não é em todo lugar e nem todo dia que é possível ver uma galáxia.

O sol decepcionou, mas a noite nos presentou com um verdadeiro espetáculo inesquecível!!

  • Preço do passeio: R$120;
  • Período: Tarde;
  • Transporte e guia turístico incluídos;
  • Alimentação não incluída.
  • O embarque e desembarque será no seu hotel;
  • Passeio privativo: R$ 700,00 (lotação máxima até 4 pessoas).

Circuito Andorinha

Esse é mais um dos passeios para conhecer lagoas e percorrer o campo de dunas. Como fiquei 3 dias em Santo Amaro e estava no modo “Slow Travel”, optei por fazer 1 circuito por dia e acabei o deixando de fora (se você já fez deixe seu comentário!!!)

O Circuito Andorinha percorre as mais belas lagoas da temporada, encontrando sempre as mais azuladas, esverdeadas para o banho.

  • Preço do passeio: R$70;
  • Período: Manha ou Tarde;
  • Transporte e guia turístico incluídos;
  • Alimentação não incluída.
  • O embarque e desembarque será no seu hotel;
  • Passeio privativo: R$ 500,00 (lotação máxima até 4 pessoas).

Circuito Ponta Verde

Ponta Verde é mais uma comunidade que vive dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Nesse circuito, a principal atração é a Lagoa do Reflexo, uma das mais profundas, grandes e uma das que ficam mais tempo com bom nível para banho.

O almoço acontece num dos restaurantes da própria comunidade e ao final do dia tem contemplação do pôr do sol.

Não fiz o Circuito Ponta Verde, pois optei fazer o Betânia que também dura o dia inteiro.

  • Preço do passeio: R$130;
  • Período: dia inteiro;
  • Transporte e guia turístico incluídos;
  • Alimentação não incluída.
  • O embarque e desembarque será no seu hotel;
  • Não encontrei opções de privativo para esse passeio.

Quanto custa hospedagem em Santo Amaro?

Vale a pena ir para  Santo Amaro nos Lençóis Maranhenses
Pousada Beira Rio em Santo Amaro. Foto: QVM

Santo Amaro ainda está se adaptando à invasão de turistas, por isso, as opções de hospedagem são poucas e dá um pouco de trabalho para encontrar uma que seja mais ou menos boa.

Me hospedei na Pousada Beira Rio. Um lugar simples, mas que me atendeu perfeitamente.

Como tudo em Santo Amaro é pertinho, fica bem próximo ao centro e é possível caminhar tranquilamente pelas principais ruas e restaurantes, inclusive à noite.

  • Preço da diária para casal: R$ 190 com café da manhã incluído.

Quanto custa comer em Santo Amaro?

Quanto custa comer em Santo Amaro?
Ambiente interno do Restaurante Sol de Amaro. Foto: QVM

Santo Amaro tem bons restaurantes. Durantes os dias da minha estadia, visitei alguns deles e não perdi a chance de experimentar os pratos típicos como o Camarão da Malásia e o arroz de cuxá.

No Restaurante Sol de Amaro a comida é boa e tem um preço justo. O PF super bem servido sai por R$25. E pratos que servem 2 pessoas como peixe frito, peixada e camarão ficam na faixa de R$90/100.

À noite, minha opção favorita foi o Restaurante Déguster que pertence à Pousada Paraíso, uma das mais fofas de Santo Amaro, em estilo colonial, muito parecida com a arquitetura dos casarões de Tiradentes.

O menu é mais requintado com opções de pratos para 2 pessoas a partir de R$70. Provamos o filé à parmegiana e estava simplesmente divino! Gostamos tanto, que repetimos o prato em uma segunda noite.

Para os mais práticos que gostam de saborear pizza, recomendo a Dona Maroca, média R$25 a R$35.

Havia também em frente à pousada o Restaurante Popular do Mugubinha que serve PF a R$25. Só funciona para almoços e encontramos um ambiente bem lotado e sem nenhum conforto. A comida era simples e boa.

Soubemos de três restaurantes mais famosos no preparo do Camarão da Malásia ou simplesmente Camarão de Santo Amaro: Restaurante do Gordo ($), Sol de Amaro ($$) e um dos mais famosos da cidade o Dunas Bistrô ($$$).

Optamos pelo Restaurante do Gordo. O preço do prato saiu por R$120 para 2 pessoas. O camarão da malásia é uma espécie de camarão gigante, bem parecido com uma lagosta. O prato vem com 4 camarões abertos, regados com temperos, acompanhado pelo arroz de cuxá.

O sabor do camarão é igual ao que conhecemos, o que muda são os temperos adicionados à receita.

Já o arroz de cuxá é temperado com a folha da vinagreira, gergelim e pequenos camarões. Eu achei uma delícia, vale muito a pena experimentar.

Ah, adicione às refeições o refrigerante mais consumido no Maranhão: o Guaraná Jesus. E os sucos típicos da região: Cupuaçu e Buriti.

Culinária maranhense super aprovada!

Lençóis Maranhenses pacotes

Confira opções de pacotes para os Lençóis Maranhenses em Santo Amaro, Atins e Barreirinhas.

Pacote 1: Passeio nos Lençóis Maranhenses/Santo Amaro – 3 dias e 2 noites

Nesse pacote são visitadas a Lagoa da Gaivota ou Lagoa da Andorinha, com parada para banho. É possível também tomar um delicioso banho no Rio Alegre com direito a passeio de canoa. O pacote inclui também a visita a comunidade de Betânia e Espigão.

Para esse pacote é recomendado fazer parada em São Luís na ida e na volta. O custo dessa hospedagem não está incluso no valor total.

O que está incluso no pacote:

  • Transporte São Luís / Sangue / Santo Amaro / São Luís
  • Passeio Lagoa da Gaivota ou Andorinha
  • Passeio à Betânia e Espigão
  • Assistência de guia local nos passeios
  • 02 diárias com café da manhã na hospedagem
  • Seguro receptivo
  • Valor: R$1.335 por pessoa*

Pacote 2: Circuito Canto dos Atins – Lagoa e Praia do Atins 4 x 4 – Saída de hotéis em Barreirinhas

O pacote te levará através de balsa pelo Rio Preguiças e mais 2h de viagem em veículo 4×4 até Atins, o vilarejo de pescadores dos Lençóis Maranhenses.

Em Atins, os viajantes vão experimentar os mais deliciosos banho nas lagoas mais lindas da região. O almoço ocorre no Restaurante do Sr. Antônio. No período da tarde é hora de conhecer a Praia Canto do Atins e no final do dia o guia te leva para as dunas mais altas para apreciação do pôr do sol.

O que está incluso no pacote:

  • Guia local em português
  • Transfer em 4×4 de hotéis na zona urbana de Barreirinhas, com profissional capacitado;
  • Valor: R$ 162 por pessoa*

Pacote 3: Pacote de Viagem para São Luís + Lençóis Maranhenses (Aéreo + Hospedagem com Café da Manhã)

Esse pacote tem opções de 4, 6 ou 8 diárias, com saídas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O que está incluso no pacote:

  • Passagem aérea de ida e volta entre a cidade de origem e São Luís;
  • Bagagem de mão com até 10 quilos;
  • Hospedagem em São Luís;
  • Hospedagem em Barreirinhas;
  • Valor: a partir de R$969 por pessoa*

* Preços de 2021, consulte na época da sua viagem.

Quanto custa viajar para Lençóis (resumo total)?

Em resumo, uma viagem de 7 dias nos Lençóis Maranhenses custa em média R$3.500 por pessoa.

  • Aéreo: R$ 750;
  • Transfer: R$ 850;
  • Hospedagem: R$115 (diária para 1 pessoa);
  • Passeios: R$590*;
  • Alimentação: R$80 (por dia e por pessoa)

*Passagem aérea saindo de Recife.

*2 transfer privativos e 1 compartilhado

*circuitos: Atins, Lagoa Azul, Lagoa Bonita, Betânia, América e Emendadas.

Lençóis Maranhenses: fotos

Lençóis Maranhenses: fotos
Balsa que leva os veículos e turistas para atravessar o Rio Preguiças | Foto: QVM
Lençóis Maranhenses imagem
Lagoa da Gorjeta em Atins, uma das mais belas | Foto: QVM
Lençóis Maranhenses fotos bonitas
Restaurante da Dona Carminha em Atins | Foto: QVM
tem praia em barreirinhas Lençóis Maranhenses
Praia Deserta de Atins | Foto: QVM
qual é a lagoa mais bonita dos lençóis maranhenses
Lagoa Azul | Foto: QVM
Ideias de fotos lençóis maranhenses
Uma das lagoas sem nome em Barreirinhas | Foto: QVM.
paisagens maranhão
Escada de acesso a Lagoa Bonita em Barreirinhas | Foto: QVM
dicas lençóis maranhenses
Lagoas do Circuito Betânia em Santo Amaro | Foto: QVM
viagem lençóis maranhenses gastos
Lagoa da América em Santo Amaro | Foto: QVM
quanto vou gastar lençóis maranhenses
Lagoa da Carnaubeira em Santo Amaro | Foto: QVM

Lençóis Maranhenses: o que fazer

Eu adorei meus dias nos Lençóis! Se fosse pra resumir a viagem em um palavra seria: INCRÍVEL!

Foram muitos banhos em lagoas maravilhosas, caminhadas, contemplação de cenários únicos, cada pôr do sol mais lindo que o outro, uma verdadeira imersão na cultura e culinária do povo maranhense.

E você o que está esperando pra programar a sua viagem? Confira mais dicas dos Lençóis Maranhenses no guia do site.

Até + !!!

ESCRITO POR

Thais Batista

ESCRITO POR

Thais Batista

Sou apaixonada por lugares do mundo! Viajar me traz uma felicidade incrível e me faz enxergar a vida com mais leveza e força.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#04
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#07
Icone
Rota das Emoções

Rota que percorre o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

#08
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#04
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#07
Icone
Rota das Emoções

Rota que percorre o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

#08
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *