Ilhas brasileiras: 15 para visitar, 5 para morar e 5 proibidas

por Miguel Paco

Ilhas brasileiras: 15 para visitar, 5 para morar e 5 proibidas

As principais ilhas brasileiras, sem dúvida, são destinos incríveis para se conhecer, pois contam com cenários paradisíacos e uma atmosfera deliciosa de estar em um lugar lindo e isolado, somente apreciando a natureza.

Espalhadas do Norte ao Sul do país, as ilhas no Brasil para viajar são verdadeiros refúgios de férias, que recebem casais, famílias e também grupos de amigos, que desejam relaxar e aproveitar viagens inesquecíveis.

Como amante por belos destinos que sou, sempre sonhei em conhecer lugares como Fernando de Noronha, Ilha de Marajó, Ilha do Mel, Ilha de Itaparica, Ilha de Itamaracá e muitas outras, que certamente valem a pena estar nos seus planos de férias também.

Porém, se a ideia é passar mais tempo, também existem ilhas brasileiras pra morar. Afinal existem cidades importantes e bem estruturadas que se enquadram nessa classificação geográfica; é o caso de São Luís e Florianópolis, por exemplo. Imagina o quão fascinante é viver em uma delas?

Isso sem contar as aquelas proibidas para turistas, que ficam no meio do Oceano Atlântico e que nem recebem visitantes para sua preservação.

Para te ajudar a conhecer as principais ilhas do Brasil, trago neste artigo as 15 mais bonitas para você escolher e planejar sua viagem, com dicas e hotéis, passeios e, claro, de como chegar em cada uma delas.

Aproveite as dicas, os destinos deslumbrantes e boa viagem!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em todo o Brasil

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Quantas ilhas existem no Brasil?

*Vídeo oficial do Ministério do Turismo.

Ao todo, o Brasil aproximadamente 700 ilhas, incluindo arquipélagos, ilhas, costeiras, oceânicas, fluviais e até mesmo ilhotas. O Estado do Rio de Janeiro é o que mais possuí ilhas (189), seguido por Pará (140) e Minas Gerais (82).

As mais famosas entre elas ficam em Fernando de Noronha, mas existem muitas outras que possuem excelente infraestrutura turística, como hotéis, pousadas, restaurantes e tudo mais o que é preciso para se aproveitar uma viagem com conforto e segurança.

 

Tipos de ilhas brasileiras

  • Ilhas continentais: se formam na extensão do continente, por conta da erosão de terras, que fazem alguns pontos ficarem cobertas pelas mares e estes lugares se tornarem isolados.
  • Ilhas oceânicas: são completamente isoladas do continente, situadas em meio a um oceano. Geralmente são picos de cordilheiras que ficam acima do nível do mar.
  • Ilhas fluviais: é formada quando dois ou mais canais ou então dois ou mais rios cercam uma determinada área.
  • Ilhas lacustres: são formadas por meio dos grandes lagos, que possuem áreas que não foram cobertas por suas águas.
  • Atóis: são pequenas ilhas oceânicas em formato de anel.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Brasil »

 

Qual é a maior ilha do Brasil?

maior ilha do brasil
Imagem via satélite da Ilha Upaon-Açu, onde fica São Luis | Foto: NASA, via Wikimedia Commons.

Em termos de área territorial, a maior ilha do Brasil é a de Upaon-Açu, no Maranhão, com 1.410 km². Ela faz parte do golfo maranhense, abrigando a capital São Luís e mais 6 cidades nos arredores.

Em sequência, a maiores ilhas do Brasil são: Ilha de Santa Catarina, Ilha de São Francisco do Sul (Santa Catarina, Ilha de São Sebastião (São Paulo) e Ilha de Tinharé (Bahia).

 

Ilhas brasileiras: mapa

    1. Fernando de Noronha – Pernambuco
    2. Delta do Parnaíba – Piauí
    3. Ilha de Boipeba – Bahia
    4. Ilha Grande – Rio de Janeiro
    5. Ilha do Mel – Paraná
    6. Ilha de Marajó  – Pará
    7. Ilhabela – São Paulo
    8. Morro de São Paulo – Bahia
    9. Ilha de Itamaracá – Pernambuco
    10. Ilha do Guajiru – Ceará
    11. Ilha do Bananal – Tocantins
    12. São Francisco do Sul – Santa Catarina
    13. Ilha de Santo Amaro – São Paulo
    14. Alter do Chão – Pará
    15. Ilha de Itaparica – Bahia

 

 

Ilhas no Brasil para viajar

1. Fernando de Noronha – Pernambuco

praia do sancho
Bela praia do Sancho é um dos atrativos do arquipélago | Foto: Adelano Lázaro, via Wikimedia Commons.

É claro que uma lista das principais ilhas brasileiras para turismo merece ter Fernando de Noronha, em Pernambuco, como primeira sugestão. Afinal de contas este paraíso encantador na região Nordeste é destino certo para artistas famosos e pessoas que adoram investir para conhecer destinos deslumbrantes.

O principal atrativo de Fernando de Noronha é a paradisíaca Praia do Sancho, que já foi eleita quatro vezes a mais bonita do mundo. Conheça também o Forte da Praia de Atalaia, o Forte Nossa Senhora dos Remédios

Além de apreciar o visual, a principal atração é o mergulho no fundo do mar. Uma dica é fazer este passeio de barco em Fernando de Noronha, que te permite mergulhar com os golfinhos com equipamento e acompanhamento profissional.

Para entrar na ilha, é preciso pagar uma taxa de preservação ambiental de 68,74 reais por dia.

  • Como chegar: Fernando de Noronha só possui acesso via barco ou avião; a maneira mais prática é fazer um voo até Recife ou Natal com conexão para a ilha. Ao chegar, recomendo que contrate este traslado do aeroporto de Fernando de Noronha, assim você é deixado confortavelmente em sua pousada.

Dicas de hotéis em Fernando de Noronha:

 

2. Delta do Parnaíba – Piauí

ilhas brasileiras piauí
Delta do Parnaíba no Piauí | Foto: Gabriel P Silva, via Wikimedia Commons.

Integrante da Rota das Emoções junto dos Lenções Maranhenses e Jericoacoara, Delta do Parnaíba é um dos maiores delta (rios de vários canais) do mundo, tendo cenários paradisíacos para se conhecer.

Além da simbiose entre areia e as águas que o rodeiam, Delta do Parnaíba conta com diversas ruínas, a Praia da Pedra do Sal, a Ilha do Caju e o Porto das Barcas, onde são encontradas excelentes opções de bares e restaurantes.

  • Como chegar: como o aeroporto local recebe poucos voos, você pode desembarcar na capital e alugar um carro em Teresina e dirigir por 332 km (quase 5 horas de estrada). Se estiver em Jericoacoara, a distância é de 213 km.

Dicas de hotéis perto do Delta do Parnaíba:

 

3. Ilha de Boipeba – Bahia

boipeba bahia
Ilha de boipeba na Bahia é um dos paraísos do Nordeste brasileiro.

Umas das ilhas brasileiras mais bonitas presentes no Nordeste é a Ilha de Boipeba, que fica no Arquipélago de Tinharé, na Bahia, se tornando uma Reserva da Biosfera pela Unesco, por contar uma extensa floresta

Nessa ilha também é possível mergulhar pelos recifes de corais e nadas com peixes coloridos. Além disso, em meio à ilha você irá encontrar diversas espécies da fauna brasileira, especialmente os variados tipos de pássaros.

Como trata-se de um destino muito turístico, a ilha aceita cartões de crédito e possuí internet.

  • Como chegar: Você pode fazer este trajeto de avião, carro e lancha e somente de barco. Para fazer esse caminho com maior conforto e praticidade, recomendo o traslado de ida ou volta entre Salvador e Boipeba, que pode te levar do aeroporto ou hotel até a ilha por meio de travessias de barco.

Dicas de hotéis na Ilha de boipeba:

 

4. Ilha Grande – Rio de Janeiro

ilhas do Rio de Janeiro
Ilha Grande Rio de Janeiro é um excelente destino para quem gosta de belas paisagens.

Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, a Ilha Grande é uma das ilhas mais belas e visitadas do país, sendo um ótimo destino para todos os tipos de turistas: famílias, casais, amigos e pessoas que desejam praticar esportes radicais.

Em relação a o que fazer em Ilha Grande, desfrute das águas cristalinas da pequena Praia dos Meros, relaxe nas piscinas naturais da Praia de Parnaioca, mergulhe na Lagoa Azul e observe o visual deslumbrante da Praia do Aventureiro.

  • Como chegar: você pode embarcar para Ilha Grande estando em Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty ou Conceição de Jacareí. Basta pegar um traslado náutico dessas cidades (fast-boat ou balsa). Uma dica interessante é fazer este passeio de barco com paradas de mergulho de Angra dos Reis.

Dicas de hotéis em Ilha Grande:

 

5. Ilha do Mel – Paraná

Ilhas brasileiras sul
Gruta das Encantadas é um destino muito procurado por quem visita a ilha | Foto: Turismo da Ilha do Mel.

Dentre as ilhas brasileiras mais visitadas, uma das mais charmosas fica no litoral do Paraná. Trata-se da Ilha do Mel (em breve), um destino onde não é permitida a circulação de carros ou qualquer veículo de tração motor por terra; ou seja, a natureza é preservada, a poluição quase zero e os sons da natureza predominam.

Os principais pontos turísticos da Ilha do Mel são gratuitos para se conhecer, como por exemplo a Gruta das Encantadas, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas.

Além disso, a água nas praias é morna, para algumas pessoas até quente, proporcionando uma experiência fantástica.

  • Como chegar: para ir até a Ilha do Mel, basta alugar um carro em Curitiba e dirigir por 1 hora e 50 minutos até Pontal do Sul; nesta praia, você irá pegar uma lancha até a ilha, que dura poucos minutos e custa 35 reais para turistas.

Dicas de hotéis na Ilha do Mel:

 

6. Ilha de Marajó  – Pará

Ilha de Marajó Pará
Ilha de Marajó no Pará | Foto: phogel, via Wikimedia Commons.

No estado do Pará está localizada uma das mais importantes e incríveis ilhas brasileiras. Trata-se da Ilha de Marajó, que é simplesmente a maior ilha flúviomarítma do planeta. Ela pertence a Área de Proteção Ambiental do Arquipélago de Marajó.

Além das belas praias, a ilha também se destaca pela Rota do Queijo Marajó, afinal possui o maior rebanho de búfalos do Brasil, produzindo uma quantidade gigantesca da iguaria.

  • Como chegar: pegue um barco ou catamarã em Belém, ou então viaje de carro e utilize a balsa de Icoaraci. Outra dica importante é fazer esta viagem para a Ilha de Marajó saindo de Belém, que te permite conhecer uma fazenda de Búfalos e visitar toda a ilha de forma confortável.

Dicas de hotéis perto da Ilha de Marajó:

 

7. Ilhabela – São Paulo

ilhas brasileiras ilhabela
Ilhabela fica no Litoral Norte de São Paulo | Foto: Prefeitura de Ilhabela.

Com 40 praias, dezenas de cachoeiras e uma infraestrutura turística fantástica, Ilhabela está sem dúvidas entres as mais importantes ilhas brasileiras. É muito comum ver viagens em casal para esse destino, pois é um lugar muito agradável para um roteiro a dois.

Conheça as Praias do Bonete, da Feiticeira e Castelhanos, além da cachoeira do Gato e, claro, a Ilha das Cabras, que fica de frente para a Praia das Pedras Miúdas e é ótima para mergulhar.

Uma dica interessante é fazer esse passeio de Jipe em Castelhanos, que te permite conhecer a Mata Atlântica que rodeia a praia.

  • Como chegar: de São Paulo, o trajeto de carro dura e 3 horas e 50 minutos. Para chegar em Ilhabela, é preciso pegar a balsa de São Sebastião, que parte de meia em meia hora e custa 19 reais (meio de semana) e 28,50 reais (finais de semana).

Dicas de hotéis em Ilhabela:

 

8. Morro de São Paulo – Bahia

ilhas brasileiras no nordeste
Aproveite os cenários de um dos lugares mais bonitos do Brasil | Foto: Morro de São Paulo.

Morro de São Paulo é uma ilha brasileira completamente separada do continente no Estado da Bahia, sendo um lugar fascinante, tanto que é o terceiro destino turístico mais visitado da Bahia.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Em relação a o que fazer em Morro de São Paulo, faça uma caminhada até o forte e ao farol, mergulhe com snorkel, comprar os artesanatos locais e curtir o pôr do sol na praia do Morcego.

  • Como chegar: a forma mais comum de ir de Salvador para Morro de São Paulo é via travessia de catamarã, que dura 2 horas e meia e custa 95 reais. Outra opção é contratar esta excursão de Salvador para Morro de São Paulo, que inclui um guia local que conhece a região.

Dicas de hotéis em Morro de São Paulo:

 

9. Ilha de Itamaracá – Pernambuco

ilhas do brasil
Ilha de Itamaracá é um destino incrível de Pernambuco | Foto: Prefeitura de Itamaracá.

Localizada ao norte de Recife e integrante da zona metropolitana, a Ilha de Itamaracá encanta turistas por conta da sua proximidade da capital e por conta do seu maior atrativo a ilhota da Coroa do Avião, que se forma quando a maré está baixa.

Para conhecê-la, você parte de barco da Praia do Forte, cujo nome já diz tudo: existe um forte à beira-mar. Inclusive, essa praia é um marco da ocupação holandesa no estado.

  • Como chegar: como ela fica a 42 km da capital pernambucana, você pode alugar um carro em Recife e dirigir por cerca de 1 hora até a Ilha de Itamaracá.

Dicas de hotéis na Ilha de Itamaracá:

 

10. Ilha do Guajiru – Ceará

ilhas do ceará
Ilha do Guajiru é propícia para a prática de esportes náuticos | Foto: Fabiobarros, Wikimedia Commons.

Situada no município de Itarema, a 92 km de Jericoacoara a Ilha de Guajiru é um dos principais destinos para kitesurf do Brasil; isso se deve à calmaria do mar e a condição climática dessa área, pois trata-se de um esporte que depende dos ventos.

A Praia da Ilha do Guajiru é a mais famosa, tanto que é a que possui melhor infraestrutura turística.

  • Como chegar: a Ilha de Guajiru pode ser acessada por terra, portanto basta alugar um carro em Fortaleza e dirigir por 216 km (2 horas e 50 minutos).

Dicas de hotéis em Itarema:

 

11. Ilha do Bananal – Tocantins

ilhas fluviais do brasil
Ilha do Bananal é um destinos mais turísticos de Tocantins | Foto: TripAdvisor.

A maior ilha fluvial do mundo fica no estado do Tocantins e é lugar fascinante de conhecer, tanto que recomendo que a inclua no seu roteiro caso procure o que fazer em Palmas, capital tocantinense.

Ela apresenta um bioma muito interessante, pois fica entre o cerrado e a Floresta Amazônica, sendo que você pode, entre outras atividades, passear de barco e visitar o Parque Estadual do Cantão, que possui trilhas incríveis.

  • Como chegar: O acesso pode ser feito de carro, em viagem que de Palmas dá 3 horas e 30 minutos. Uma forma muito tranquila de visitá-la é fazer um tour de 5 dias para a Ilha do Bananal, com alojamento e refeições incluídas.

 

12. São Francisco do Sul – Santa Catarina

ilhas de santa catarina
Conheça este destino paradisíaco em Santa Catarina | Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul.

Uma das ilhas brasileiras mais belas fica em Santa Catarina, a 193 km ao norte de Florianópolis. São Francisco do Sul é a cidade mais antiga do estado, pois ela foi colonizada pelos portugueses e conta com 400 imóveis tombados como patrimônio histórico.

Além das belas praias do Molhe, da Saudade, Itaguaçu e Ubatuba, em São Francisco do Sul fica o maior porto de Santa Catarina e um cinema com capacidade para 445 pessoas.

Dicas de hotéis em São Francisco do Sul:

 

13. Ilha de Santo Amaro – São Paulo

santo amaro guarujá
Conhecer a Ilha de Santo Amaro é um passeio muito interessante no litoral paulista | Foto: Prefeitura do Guarujá.

Basicamente, a Ilha de Santo Amaro é onde se situam-se as tão turísticas praias do Guarujá. Trata-se de uma das cidade mais turísticas do litoral de São Paulo, pois recebe muitos turistas em todos os feriados e, claro, na alta temporada.

Aproveite as praias da Enseada e Pitangueiras, além de conhecer o Mirante do Morro do Maluf e a Fortaleza da Barra Grande de Santo Amaro.

  • Como chegar: Além do tradicional caminho de carro ou ônibus para o Guarujá, você também pode fazer esta excursão para a Ilha de Santo Amaro, que sai da capital São Paulo e te permite mergulhar e conhecer a ilha. É possível também pegar uma balsa de Santos, que custa 3,10 para pedestres e 12 reais para automóveis.

Dicas de hotéis no Guarujá:

 

14. Alter do Chão – Pará

alter do chão pará
Alter do Chão | Foto: Laís Castro, via Wikimedia Commons.

No estado do Pará está uma das ilhas brasileiras mais fenomenais, afinal de contar Alter do Chão é uma cidade amazônica que fica praticamente submersa nas épocas de maré alta, sendo que nesse caso é possível se locomover apenas de barco.

Ao fazer um roteiro em Alter do Chão, conheça a Ilha do Amor, a Serra da Piraoca, o Lago Verde, a Ponta de Pedras e a Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Dicas de hotéis em Alter do Chão:

 

15. Ilha de Itaparica – Bahia

ilhas brasileiras românticas
Ilha de Itaparica é um dos lugares mais românticos do Brasil.

Bem próxima de Salvador fica a fantástica Ilha de Itaparica, que apresenta alguns do cenários mais belos da Bahia, com faixas de areia branquinhas e águas que são um deslumbre e formam um mar cristalino de cinema.

Conhecida como o “Caribe Baiano”, trata-se de destino muito interessante para lua de mel ou simplesmente para viagens em casal. Além das praias, conheça também o charmoso boulevard.

Dicas de hotéis na Ilha de Itaparica:

 

Ilhas brasileiras para morar

    1. Florianópolis – Santa Catarina
    2. São Luís – Maranhão
    3. Vitória – Espírito Santo
    4. Ilha do Governador – Rio de Janeiro
    5. Ilha Comprida – São Paulo

 

Florianópolis – Santa Catarina

Florianópolis é uma ilha
Florianópolis é conhecida como a “Ilha da Magia”.

A capital de Santa Catarina possui parte do seu território em uma ilha, onde ficam as principais praias de Florianópolis e também toda a infraestrutura da cidade para turismo e também para morar.

Existem vestígios que comprovam que nem sempre foi assim e Florianópolis já teve o seu território todo continental, mas a ilha se formou por conta do avanço do nível do mar. Confira as melhores passeios em Florianópolis.

   

 

São Luís – Maranhão

 São Luis é uma ilha
São Luís do Maranhão possui excelente qualidade de vida e vem atraindo novos migrantes.

São Luis do Maranhão é outra capital nacional que fica em uma das ilhas brasileiras. A rodovia que liga a cidade ao continente e ao restante do estado é a BR-135, não sendo necessário um transporte marítimo para acessá-la.

Ao fazer um roteiro de viagem em São Luis, você percebe que, por conta de sua geografia, a cidade tem com um clima muito quente e úmido. Porém, é um lugar estruturado para moradia e um destino bastante romântico para passar férias, tanto que é conhecida como a “Ilha do Amor”.

 

Vitória – Espírito Santo

Vitória é uma ilha
Vitória fica localizada em uma ilha e possui 43 km² de área.

Os moradores da capital capixaba também podem dizer que moram em uma ilha, pois Vitória também conta com essa especificidade geográfica de ter o mar a separando de cidade grandes do espírito Santo, como Vila Velha e Cariacica.

A Ilha de Vitória é ligada pelo continente a partir de diversas pontes, o que facilita muito a locomoção pelo estado. Somente os bairros Jardim Camburi, Jardim da Penha, Mata da Praia, Morada de Camburi e República que ficam situados no continente.

E dá para você fazer um city tour incrível por Vitória e Vila Velha para entender mais sobre essa ilha.

 

Ilha do Governador – Rio de Janeiro

Ilha do Governador RJ
Ilha do Governador é uma das regiões mais encantadoras do Rio de Janeiro | Foto: TripAdvisor.

De todas as ilhas brasileiras no Rio de Janeiro, certamente a Ilha do Governador é a que dispõe de maior facilidade e estrutura para se morar.

É nela que fica o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o que a faz ter uma circulação gigantesca de pessoas; porém é um lugar encantador, com praia, shopping e um clima incrível.

Se você não sabe como se locomover no Rio de Janeiro, tenha em mente que para chegar na Ilha do Governador é preciso enfrentar o trânsito da Estrada do Galeão ou então fazer a travessia via ferry.

 

Ilha Comprida – São Paulo

Ilha Comprida SP
Ilha Comprida fica na região de Cananéia | Foto: Kleber Luz, via Wikimedia Commons.

Localizada, no Litoral Sul, a 207 km da capital São Paulo, a cidade de Ilha Comprida é uma das mais cobiçadas pelos habitantes do estado para surfar, pescar, desfrutar de um dia de sol nos feriados e também para morar.

Uma das melhores praias de São Paulo, seu nome é autoexplicativo pela sua formação geográfica. Para acessá-la, você pode utilizar a Ponte do Iguape de carro ou pegar uma balsa.

Conheça também a Ilha do Cardoso, área preservada fantástica que fica na mesma região.

 

Ilhas brasileiras proibidas para turismo

  1. Ilha da Trindade – Espírito Santo
  2. Ilha de Alcatrazes – São Paulo
  3. Ilha de Queimada Grande – São Paulo
  4. Arquipélago de São Pedro e São Paulo – Pernambuco
  5. Atol das Rocas – Rio Grande do Norte

 

Ilha da Trindade – Espírito Santo

ilhas oceanicas brasileiras
Ilha da Trindade é a mais distante do território brasileiro | Foto: Vitogustavo, Wikimedia Commons.

Conhecida como Ilha da Trindade, esse arquipélago é bem afastado do Brasil, ficando a 1.200 km de Vitória e a 2.400 km do continente africano, em meio ao Oceano Atlântico. Como trata-se de uma área preservada, esse é principal local de reprodução de tartarugas do Brasil, sendo fundamental para a preservação da nossa vida marinha.

Ao seu lado fica Ilha vizinha de Martin Vaz, ambas protegidas e cuidadas pela Marinha do Brasil, que possui uma base na Ilha de Trindade.

 

Ilha de Alcatrazes – São Paulo

ilhas em sao paulo
Ilha de Alcatrazes é preservada e conta com um afauna muito rica | Foto: Zejulio, via Wikimedia Commons.

Esse arquipélago fica a 35 km de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo; muito por isso muitos barcos costumam rodear as 13 ilhotas que o pertencem. A Ilha de Alcatrazes é o principal berçário de aves marinhas do Sudeste do Brasil.

Ao todo, estima-se que cerca de 10 mil aves habitam o local, que possui este formato há, ao menos, 2,5 milhões de anos.

 

Ilha de Queimada Grande – São Paulo

ilha das cobras
Ilha de Queimada Grande fica situada nos arredores da cidade de Itanhaém | Foto: Instituto Chico Mendes.

Conhecida por ter a maior concentração de cobras venenosas do Brasil, a Ilha de Queimada Grande é visitada somente por cientistas, pesquisadores ambientais e mergulhadores autorizados.

Um fato interessante é que, no mês de julho, o nível da água fica mais baixo, fazendo a ilha chegar aos 20 metros de altura e ser melhor fotografada de imagens aéreas.

 

Arquipélago de São Pedro e São Paulo – Pernambuco

ilha brasileira perto da áfrica
Arquipélago de São Pedro e São Paulo corre risco de desaparecer | Foto: Canindé Soares, via Wikimedia Commons.

Localizado no meio do caminho entre o Brasil e a África, a 600 km de Fernando de Noronha, Arquipélago de São Pedro e São Paulo também é uma das ilhas brasileiras, possui um tamanho menor do que 2 campos de futebol e pode deixar de existir em breve por conta dos constantes tremores que ela recebe.

Esse lugar, que é habitado, foi visitado por ninguém menos que Charles Darwin em suas navegações, em 1832.

 

Atol das Rocas – Rio Grande do Norte

atol das rocas natal
Atol das Rocas é um paraíso ecológico brasileiro | Rodrigo Pereira Barbosa, via Wikimedia Commons.

Unidade de conservação da Marinha Brasileira, o Atol das Rocas possui somente 41 anos e fica acima de arrecifes de corais fabulosos, que são visitados somente por mergulhadores autorizados.

O Atol é um Patrimônio da Unesco e neles existem algas, que se formam nas areia coralíneas.

 

Principais ilhas do brasil

Como você notou, as ilhas brasileiras são lugares fascinantes, proporcionando momentos incríveis, estando entre os melhores lugares para viajar no Brasil, que podem tranquilamente estar nos seus planos de viagem.

Uma dica importante é fazer sua reserva com antecedência de hospedagem, passagens e passeios guiados; assim você não corre o risco de o lugar já estar com hotéis esgotados, especialmente no verão.

Para finalizar, recomendo que leia o viajar com amigos no Brasil, com dicas de destinos incríveis para conhecer o país em uma viagem em grupo.

E você, quais destas ilhas brasileiras gostaria de conhecer? Tem mais alguma dúvida sobre como conhecer cada um desses destinos paradisíacos do Brasil? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Miguel Paco

ESCRITO POR

Miguel Paco

Miguel Fortunato, 31 anos, é jornalista formado. Trabalhou como assessor de Imprensa em importantes instituições como E.C Santo André e Team Nogueira, além de executar diversas funções em canais de televisão. Atualmente escreve sobre turismo, uma de suas maiores paixões.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Lua de Mel

Todas as dicas para você planejar a lua de mel dos sonhos

#07
Icone
Ecoturismo

Explore os principais destinos para fazer ecoturismo

#08
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#09
Icone
Lugares Baratos

Confira a lista de destinos econômicos para viajar no Brasil

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Hotéis Fazenda

Veja as melhores opções de hotéis fazenda no Brasil

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Lua de Mel

Todas as dicas para você planejar a lua de mel dos sonhos

#07
Icone
Ecoturismo

Explore os principais destinos para fazer ecoturismo

#08
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#09
Icone
Lugares Baratos

Confira a lista de destinos econômicos para viajar no Brasil

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *