O melhor e o pior de Cartagena das Índias em poucas dicas

por Aline Schons
3.7/5 - (6 votes)

O melhor e o pior de Cartagena das Índias em poucas dicas

Nem só de coisas boas se faz uma viagem. É natural que os destinos acabem revelando surpresas agradáveis e outras nem tanto. Por isso, trago o melhor de Cartagena neste post, sem deixar de mencionar alguns fatos desagradáveis desse destino cada vez mais procurado por brasileiros que visitam a Colômbia.

Para mim o melhor da cidade se sobressai, afinal o clima romântico criado por fatores que vão além de suas construções histórias, transformam a cidade da América do Sul em um destino perfeito para casais.

Já o pior de Cartagena, que incomoda mas é perfeitamente suportável, pode acontecer em qualquer lugar que recebe muitos turistas. Confira!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Cartagena

Seguro viagem para a Colômbia »

 

O melhor de Cartagena

1) A proximidade de inúmeras ilhas

O melhor de Cartagena
Passagem por uma das ilhas | Foto: Aline Schons.

Para quem gosta de tomar banho de mar e de sol apreciando uma bela paisagem, não tem como não achar incrível a possibilidade de visitar e até mesmo pernoitar em algumas das 27 ilhas do Arquipélago do Rosário enquanto se está em Cartagena.

Os tours para visitar as ilhas perto de Cartagena são relativamente baratos e valem muito a pena.

Praticamente todos incluem almoço nesse valor, além do transporte em lanchas rápidas e infraestrutura na praia.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Cartagena »

 

2) O clima romântico

O melhor de Cartagena das Índias
Charretes em frente ao Hotel Charleston | Foto: Aline Schons.

“Se vêm a Cartagena em dois, voltam em três”, lembro de ter ouvido mais ou menos essa frase de uma das pessoas que nos atenderam (meu namorado e eu).

No meu caso, a profecia não se concretizou, mas eu realmente acho que o local possui um clima favorável ao romantismo. Isso é sem dúvidas, o melhor da cidade.

O charme das construções antigas em pedra, das cores, das varandas, dos passeios de charrete dão o clima. Veja também como montar um roteiro em Cartagena.

É uma viagem perfeita para casais, inclusive em lua de mel. Enquanto estava lá, presenciei também um casamento no cais.

 

3) O café saboroso

O melhor café de Cartagena
Foto: Juan Valdez Cafe.

Não sou amante da bebida, mas o café colombiano realmente me conquistou, sendo uma de minhas dicas para fazer compras em Cartagena.

Existem diversos pontos de uma cafeteria chamada Juan Baldez, acho que parei todos os dias em uma delas para tomar um café – gelado, é claro.

Além de diversos tipos de café, eles também servem um rolinho de massa folhada com queijo no meio, conhecido como deditos de queso, maravilhoso. E o melhor, os preços são bem razoáveis. Sugiro a leitura do post sobre as comidas típicas e restaurantes em Cartagena.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Cartagena. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Há ainda um montão de vendedores ambulantes de café. Sim, eles andam com várias garrafas, e assim fica fácil provar o autêntico café colombiano entre um passeio e outro, mais um ponto do melhor de Cartagena.

 

4) O resgate histórico

Melhor de Cartagena, na Colômbia
Porta da Catedral de Santa Catalina de Alejandría  | Foto: Aline Schons.

Caminhar pelas ruas da Cidade Velha é também fazer um resgate histórico. Há muitas estruturas preservadas, não é a toa que a cidade é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

É fácil se pegar imaginando em como foi viver naquele lugar em séculos passados, e é prazeroso poder ter contato com aquilo que também faz parte da nossa história, a história da América Latina. Aproveite para conhecer melhor os principais atrativos turísticos de Cartagena.

 

5) A arquitetura

Dicas sobre o melhor de Cartagena
Arquitetura pelas ruas de Cartagena | Foto: Aline Schons.

Devido à grande preservação das construções do local, a arquitetura logicamente chama a atenção. São estruturas que estão em pé há séculos: antigos conventos, igrejas, comércios, residências, o castelo, sem falar na riqueza de texturas e cores.

O contraste entre a Cidade Velha e a Cidade Moderna, com seus altos prédios e redes de hotéis e boutiques conhecidas mundialmente, torna tudo ainda mais interessante.

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

O pior de Cartagena

1) O assédio de alguns vendedores

Com certeza o assédio dos vendedores é disparado o pior de Cartagena, aliás uma das poucas coisas que realmente me incomodou na cidade colombiana.

Antes da minha viagem, eu busquei informações na internet e já sabia que isso ocorreria, mas mesmo assim a situação conseguiu abalar o meu primeiro dia de praia na cidade. Por falar nisso, para ficar conectado durante toda a sua viagem, veja como ter internet na Colômbia.

Cheguei em um fim de tarde em Cartagena e, como amo praia e sol, no outro dia cedinho fui correndo para a orla de Bocagrande, já que estava hospedada naquela região.Acompanhada do meu namorado, alugamos duas cadeirinhas e nos acomodamos.

Delícia => Melhor comida de rua com chef local em Cartagena

 

Gringos ou brasileiros?

Cartagena: melhor e pior
Futebol em Cartagena | Foto: Aline Schons.

Em pouco tempo, acredito que menos de 5 minutos, começamos a ser abordados por inúmeros vendedores: pessoas vendendo artesanato, caranguejo, mulheres oferecendo massagem.

Se não bastasse a quantidade de gente interrompendo o que era para ser um momento de lazer e descanso pós-viagem, a abordagem era realmente agressiva e inconveniente.

Lembro de ter assistido um quadro do Fantástico há alguns anos mostrando a forma como os gringos eram abordados nas praias do Rio de Janeiro – vendedores insistindo e praticamente obrigando as pessoas a consumirem seus produtos ou aceitarem seus serviços e cobrando preços exorbitantes. Foi assim que eu me senti.

Acredito que inicialmente esses ambulantes tenham achado que nós éramos gringos também, mas é claro que isso não justifica o que aconteceu.

 

Não dê abertura aos ambulantes

Acho que ficamos pouco mais de meia hora e decidimos ir embora. Ganhamos massagens que não pedimos, comemos o que não queríamos e tivemos que pagar, e caro.

Realmente ficamos com medo do que poderia acontecer porque havia muitos vendedores, por isso achamos melhor pagar para não nos aborrecermos mais.

Nem preciso dizer que foi a única vez que fui tomar sol na praia de Bocagrande, voltei apenas para caminhar, e aí sim foi ótimo.

Como resultado, nos outros dias acabei indo para ilhas privadas, em que há vendedores também, mas com outro tipo de abordagem (educados, sem muita insistência); e fui também para a Cidade Amuralhada.

 

Evite ficar vulnerável

Meu conselho: a praia de Cartagena definitivamente não é grande coisa, a água não se compara com a das ilhas.

Se você quiser muito tomar sol enquanto estiver na cidade, procure uma área com menos concentração de vendedores e não dê a menor abertura a eles.

Quando se está sentado em uma cadeira ou deitado na areia, coloca-se em uma posição de vulnerabilidade.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Por isso, o ideal seria aproveitar a orla apenas para caminhadas ou para curtir o pôr do sol, quando já há poucos ambulantes na praia.

   

Não perca => Passeio a pé pela cidade murada de Cartagena

 

Por favor, não desanime!

Minha intenção não é desanimar você que está indo ou que está pensando em ir para Cartagena. Quero justamente lhe aconselhar para que sua viagem seja 100%.

Alerto ainda que esse foi o único momento e local em que essa situação ocorreu e que de alguma forma eu me senti insegura.

 

2) O clima abafado

O pior de Cartagena das Índias
Foto: Aline Schons.

As temperaturas da cidade colombiana são bastante estáveis, o calor é constante. Minha viagem foi em julho, uma época em que a umidade é mais alta, e eu realmente passei muito calor, de uma forma que pouquíssimas vezes passei aqui no Brasil. Não deixe de ler sobre qual é a melhor época para ir a Cartagena.

Me hospedei em um apartamento de frente para o mar, e mesmo à noite, com a brisa, a temperatura não era nada amena: até mesmo a brisa do mar era quente. O jeito foi recorrer ao ar condicionado sempre que possível.

Não posso dizer que isso chegou a atrapalhar a minha viagem, passei parte do meu tempo aproveitando as ilhas. É claro, não é a coisa mais agradável do mundo sair do chuveiro e já sentir que está suando.

 

Pontos positivos e negativos de Cartagena

Considerando o melhor e o pior de Cartagena, o saldo final é massivamente positivo. É um lugar que eu considero voltar um dia.

Espero que minhas dicas sobre o melhor e o pior de Cartagena das Índias, lhe sejam útil. Aproveite e leia sobre o mapa das regiões turísticas da Colômbia, para descobrir novos destinos para incluir no roteiro.

Veja mais sobre as belezas neste vídeo publicado pelo site oficial de turismo da Colômbia:

Se tiver outras sugestões, comenta aqui embaixo! Sua experiência pode ser útil para outros viajantes 🙂

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Lúcia Cristina Silva Valente

    Cartagena , Bogotá e San Andres são deliciosos lugares , cada qual com sua peculiaridade.So em San Andres me entristeci muito ao ver a enorme quantidade de cães abandonados nas ruas doentes e famintos. Em todos os lugares. Se as autoridades não cuidarem castrando daqui algum terão grandes problemas.Realmente para os amantes de animais como eu fiquei chocada!!!

  2. Polly Batista

    Oi, Lúcia Cristina. Tudo bem? Que triste... um lugar tão bonito. Isso precisa mudar!

  3. Jair

    Estive em maio. Playa Blanca esqueça, ficam o tempo todo tentando vender algo. É irritante e por ser publica pode imaginar. Café Havana, imperdível. Vale cada centavo. Chegue por volta de 0930 o show de musica caribenha começa 11.15 e fica lotado. Passeio a candelaria alto morro vá de taxi e combine ida e volta. A vista vale a pena mas o mosteiro nao tem nada pra ver. Praia de Isla Bela é show. Assim que chegar contrate o snorkel e va mergulhar, imperdivel. Tem um avião do Pablo Escobar no fundo do mar e voce nada de snorkel em cima dele

  4. Polly Batista

    Oi, Jair. Tudo bem?! Muito obrigada por compartilhar sua experiência!

  5. Scheila Fabiani

    Então...estivemo em Bogotá e Cartagena das Indias em Setembro/2018. Neste período o valor de nosso Real equivalia a 65% do valor do peso colombiano, ou seja, com R$1,00 vc comprava apenas 650.000 pesos colombianos. É como se R$ 100,00 valesse apenas R$65,00. Adoramos Bogotá...mas Cartagena das Indias é simplesmente um lugar fantástico. Aquelas ruazinhas da cidade amuralhada são extremamente lindas... Realmente o calor é intenso...mas vale a pena. Ao anoitecer o clima fia mais agradável...existem muitos bares...a vida noturna é agitada e ao mesmo tempo romântica. Vale a pena visitar cada pedacinho da cidade. Fomos para a Praia Blanca...mas não na muvuca onde tem muitos vendedores...optamos por pagar um pouco mais pelo passeio e nos levaram para uma parte separada da praia que eles chamam de praia tranquila...que tem menos pessoas e vc consegue passar um dia maravilhoso e sossegado. Pra resumir...já estou com saudades da Colombia! Voltaria lá muitas vezes. Abraço.

  6. Polly Batista

    Oi, Scheila Fabiani. Tudo bem?! Super dica essa da "praia tranquila". Muito obrigada pelo seu relato! Colômbia é mesmo fantástica!!!

  7. Jose odiar de lima

    então as suas dica foram de grande valia .o real e aceito em Cartagena ou melhor a moeda local

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi José, O ideal é levar dólares e trocar por pesos colombianos. Você encontrará as melhores cotações nas casas de câmbio de Bogotá. Se não passar por lá, faça a troca nas casas de câmbio no centro de Cartagena. Abraços

  9. Suely

    Muito obrigada!! Vou no princípio de maio.

  10. Suely

    Qual a ilha que comprou o colar de pérolas?

  11. Aline Schons

    Oi, Suely! Foi na Ilha Grande, na parte de San Pedro de Majagua, mas você deve encontrar em outras também. Abraços

  12. Carla Melo

    Aline, amei o post... Estou pretendendo ir à Cartagena sozinha! Tenho um certo medo, pois será minha primeira viagem internacional e sozinha! rs... Estas informações já vão me direcionar para os locais onde eu me sinta mais segura. Valeu!