Início / Europa / Rússia / 14 curiosidades sobre a Rússia: cultura e costumes interessantes

14 curiosidades sobre a Rússia: cultura e costumes interessantes

Neste artigo, vou mostrar muitas curiosidades sobre a Rússia, um país considerado exótico. Para você ter uma ideia, o Brasil é enorme e nós mesmos conseguimos perceber diferenças entre uma região e outra, indo do sotaque até os costumes mais básicos, como a alimentação. Agora, imagine um país imenso como a Rússia, que tem território em dois continentes, Europa e Ásia?!

De acordo com os últimos dados, a Rússia tem uma população de 144,3 milhões! Com tanta gente diferente, muitas vezes vindo de outros países, alguns costumes incomuns podem acabar surgindo. E quando nós vemos, pensamos: “que curioso!”.

Sabendo de toda a peculiaridade da Rússia, separei as melhores curiosidades sobre o país que sediou a última Copa do Mundo. Preparado? Então, vamos nessa!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Moscou: melhores bairros e hotéis

Precisa de seguro viagem para a Rússia?

 

1) 11 fusos e 11 milhões de mulheres a mais

Curiosidades sobre a Rússia
A diferença entre o leste e o oeste da Rússia é de 10 horas.

Se você é supersticioso e gosta dessas coincidências numéricas, vai amar essa primeira curiosidade. A Rússia é um país imenso e está localizado em dois continentes: Europa e Ásia. Por esse motivo, o país possui 11 fusos-horários diferentes.

Trago mais detalhes no artigo sobre qual é a melhor época para ir a Rússia: clima e fuso horário.

Para você ter uma ideia, quando os moradores de Kamchatka estão acordando para ir ao trabalho, o povo de Kaliningrad está se preparando para jantar. A diferença entre o leste e o oeste da Rússia é de 10 horas! Além disso, a diferença numérica entre a população é de 11 milhões de mulheres a mais que homens.

Economia => Pontos turísticos de Moscou por 23 euros

 

2) Natal no dia 7 de janeiro

Natal na Rússia
Rússia utiliza o calendário juliano, que tem 13 dias de diferença

O catolicismo ortodoxo é a maior religião russa e essa crença utiliza um calendário antigo chamado de juliano, que tem 13 dias de diferença com o gregoriano, utilizado no ocidente. Essa mudança  faz com que o natal aconteça somente no dia 7 de janeiro.

Economia => Quanto custa usar internet na Europa?

 

3) Banheiro duplo

Em 2014, durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, os visitantes ficaram surpresos ao encontrarem cabines de banheiro com duas privadas cada, sem nenhum tipo de separação. Além disso, é comum por lá que os banheiros sejam divididos em dois cômodos: um somente com pia e privada e o outro com uma banheira e chuveiro.

Os banheiros duplos fizeram muito sucesso nas redes sociais e muitas fotos estão espalhadas por aí. Muitos visitantes disseram que esse tipo de banheiro é extremamente comum nos estádios de futebol do país.

Relato => Porque é tão importante contratar um seguro viagem?

 

4) Vkontakte, o Facebook russo

Rede social da Rússia
VKontakte ou VK é a rede social mais famosa da Rússia.

Em um mundo cada vez mais globalizado, é comum pensarmos que algumas redes sociais, como o Facebook, são utilizadas no mundo inteiro. Mas sabia que não! A Rússia tem a sua “própria” página: o VKontakte ou VK, como é chamado agora.

Com mais de 340 milhões de contas registradas, sendo a maioria russa, essa é a maior rede social da Europa e o segundo site mais popular no país. Ela só perde para o Yandex, o mecanismo de busca mais usado na Rússia. O VK recebe mais de 50,2 milhões de visitantes únicos por mês e também é muito popular na Bielorrússia, no Cazaquistão e na Ucrânia.

A rede social foi criada por Pavel Durov, o mesmo programador por trás da criação do mensageiro Telegram, e apresenta a função de comunidades, bem parecida com o falecido Orkut. Talvez, por esse motivo, o número de brasileiros no VK seja de mais de um milhão.

Por falar em rede social, descubra como usar WhatsApp na Europa e quais são os aplicativos que quebram um galhão em viagens.

 

5) Gatos são “guardas” de museu

Russos gostam de gatos
Gatos são tão queridos na Rússia, que existe um dia só para eles.

Desde 1745, após um decreto da imperatriz Elizabeth, o Museu Hermitage abriga muitos gatos. Diversos felinos vivem livremente pelo espaço com uma única missão: proteger as obras de arte de roedores. Esse museu é um dos principais pontos turísticos de São Petersburgo.

Eles são tão importantes que existem postais e dias dedicados a eles e até retratos nos quais aparecem com os trajes dos antigos criados dos czares. A maior parte desses animais foi entregue por pessoas que não podiam tomar conta deles. Existe também um site chamado Hermitage Cats, que convida os moradores de São Petersburgo a adotar um felino.

 

6) Focinho da sorte

Histórias do metrô de Moscou
As estações de metrô russas são verdadeiras obras de arte.

A galera supersticiosa também vai pirar nessa curiosidade sobre a Rússia! Como eu já contei no artigo como se locomover em Moscou, as estações do metrô russas são verdadeiras obras de arte e contam como ponto turístico. Existem muitos tours guiados pelos metrôs de Moscou para contar suas histórias.

Uma das mais bonitas é a de Ploshchad Revolutsii, onde existem várias estátuas de bronze muito bem conservadas. Porém, uma delas apresenta uma descoloração bem curiosa.

O focinho de um cachorro está mais gasto porque as pessoas acreditam que passar a mão nele dá boa sorte. Com milhares de dedos diariamente acariciando a estátua, o bronze se desgastou, mas a superstição se mantém forte.

Ainda sobre transporte público, leia também como ir do aeroporto de Moscou para o centro da capital russa.

Incrível =>  Tour turístico pelo metrô de Moscou

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

7) Buquê de flores com número ímpar

Costumes curiosos na Rússia
Os buquês russos precisam ter número ímpar de flores.

Os russos gostam muito de ganhar flores. Então, se você quer agradar alguém durante sua estada no país, dê um buquê. Mas muito cuidado nessa hora! O presente precisa ter número ímpar de flores. As de número par são destinadas apenas a funerais.

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa?

 

8) Russos não bebem tanto

Bebidas na Rússia
Vodca russa | Foto: Anthony Knuppel Appleton, via Wikimedia Commons.

Uma das vodcas mais famosas é a russa. Por esse motivo, é comum acharmos que os russos são bons de copo, não é mesmo? Eles até são, mas não são os campeões do mundo. No ranking feito pela Organização Mundial da Saúde, a Rússia está em quarto lugar!

Com 13,9 litros de álcool ingerido em média por pessoa, a Rússia está atrás de países como a Moldávia, Bielorrússia e Lituânia. O Brasil aparece na 49ª posição, consumindo 8,9 litros por pessoa.

Mas os turistas podem aproveitar essa fama , já que existe até um drink tour em Moscou.

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto

 

9) Vodca é água

Curiosidades do idioma russo
A palavra vodka é derivada de “voda”, que significa água.

Falando em vodca, a bebida é tão popular no país que podemos dizer que é tão fácil de encontrar quanto água. Apesar de o gosto ser diferente, pelo lado etimológico, podemos dizer que vodca é água. Isso porque a palavra é derivada de “voda”, que significa justamente água.

Prático => Roteiro incrível por São Petersburgo

 

10) Árvores de cadeado

Lugares românticos em Moscou
Árvore romântica em Moscou | Foto: A.Savin, via Wikimedia Commons.

Pontos turísticos nos quais casais penduram cadeados para simbolizar o seu amor, não faltam no mundo. Mas o que diferencia esse hábito romântico na Rússia? Elas são árvores! Tudo bem, não são árvores de verdade. São apenas estruturas de ferro no formato de árvore. Precisamos admitir que visualmente é muito mais bonito do que pendurar em pontes, por exemplo.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

11) Preço do café varia com o tempo

Hábitos curiosos na Rússia
Quanto mais tempo você fica na cafeteria, mais você vai pagar.

Existe uma rede de cafeterias que utiliza um método diferente para estipular o valor do café vendido na Rússia. Você entra e consome à vontade, na hora de sair, eles calculam o quanto você deve baseado no tempo que você ficou lá dentro.

Ou seja, quanto mais tempo você ficar lá, mais você vai pagar. Será que tem gente que entra e come tudo o mais rápido possível? Ah, sempre tem!

 

12) Lugar habitado mais frio do planeta

Quando começa o frio na Rússia
Foto: Maarten Takens, via Wikimedia Commons.

Como você já percebeu, a Rússia é um país peculiar e, por conta disso, seus recordes seguem a mesma linha. Um deles pertence à cidade de Oymyakon, conhecida como o lugar habitado mais frio do mundo.

O marco aconteceu em 1933, quando a temperatura marcou −67.7 °C!!! O normal por lá é que fique em torno de -50°C! Ah, agora tá de boa, né?!

 

13) Pessoas esquiando com roupas de banho

Eventos curiosos na Rússia
Grelka Fest | Foto: Facebook da Grelka Fest.

Continuando no tema recordes estranhos… Todos os anos, a Sibéria promove um evento para marcar o fim da temporada de esqui. Por conta disso, a Grelka Fest recebeu um título bem curioso: o maior número de pessoas esquiando em roupas de banho. Atualmente, o recorde é de 1.498 pessoas. Será que vale passar esse frio todo?!

Se você gosta de festa, experimente também um passeio para explorar a vida noturna de São Petersburgo com comida e bebida inclusos.

 

14) Lago radioativo

Dicas sobre a Rússia
Foto: Лихачева Галина Вячеславовна, via Wikimedia Commons.

O Lago Karachay foi usado por muitos anos como depósito e despejo de lixo radioativo. Por esse motivo, ele ficou tão radioativo que se você ficar uma hora ao lado de suas águas, você se contaminaria ao ponto de morrer! Tenso, hein. Parece até história de filme de terror!

Moscou => Turnê de tradições russas

 

Cultura e costumes na Rússia: aproveite!

Para nós, brasileiros, muitas dessas curiosidades podem ser exóticas e, ao mesmo tempo, inúteis. Mas elas ajudam a impulsionar o turismo da Rússia. Eventos como a Grelka Fest na Sibéria, o banheiro duplo, o focinho da sorte e os gatos do museu acabam atraindo muitos turistas justamente por suas peculiaridades.

Pense comigo… Na hora de viajar, se você tivesse que escolher entre conhecer um país de costumes bem parecidos com os nossos ou um lugar que oferece muitas atrações e costumes curiosos, qual você escolheria? Acredito que a resposta é o país diferente. Depois, tudo vira história para contar e muitos posts nas redes sociais.

O que achou desta seleção? Já visitou algum desses lugares ou participou de algum evento? Conte aqui nos comentários como foi essa experiência. Estou muito curioso para saber!

 

Leia os últimos posts sobre a Rússia:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Rodrigo Brisolla

Rodrigo Brisolla, 32 anos, é jornalista, especializado em conteúdo digital. Pós-graduado em Marketing e Design Digital, começou trabalhando em redação de jornal, mas, com o passar do tempo, acabou se aventurando no mundo online. Ama ler e conhecer novos lugares, mesmo que seja sem sair de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *