Início / Europa / Rússia / Quando ir para Rússia: melhor época, clima e fuso horário

Quando ir para Rússia: melhor época, clima e fuso horário

Neste artigo, vou te contar quando ir para Rússia e a melhor época para visitar o país. Por se tratar de um território de grande extensão, você encontra algumas diferenças, principalmente de clima e fuso horário. A Rússia ocupa quase metade da Europa e um terço da Ásia, por isso, você encontra quatro climas distintos: ártico, subártico, temperado e subtropical.

Normalmente, as estações são bem definidas. Se você gosta de baixas temperaturas, pode aproveitar um inverno longo e com neve. Se preferir o calor, pode curtir o verão, que é curto e quente. Além disso, tem a primavera, que é uma estação amena, e o outono, que é um período mais chuvoso.

A definição do melhor momento para viajar ao país dependerá do que você quer aproveitar na Rússia. No geral, a melhor época do ano para conhecer suas belezas é no fim da primavera e no início do verão, período que vai de maio a setembro. Mas, no fim das contas, cabe a você analisar os fatos que vou expor neste artigo.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Moscou

Precisa de seguro viagem para a Rússia?

 

Qual é a melhor época para visitar a Rússia?

Entre os meses de maio e setembro, as temperaturas da Rússia são mais amenas, atingindo – em média – máximas de 23ºC e mínimas de 13ºC. Além disso, os dias são mais longos, ideal para explorar duas  das principais cidades russas, Moscou e São Petersburgo. É também neste período que ocorre grande parte das chuvas, ou seja, é importante preparar a capa e o guarda-chuva.

Conheça => Principais pontos turísticos de Moscou por 23 euros

 

Como é o clima da Rússia?

Quando ir para Rússia
Inverno são rigorosos e longos em boa parte da Rússia.

Por causa da sua extensa área territorial, a Rússia possui grande parte das suas terras distantes dos oceanos, fazendo com que ela sofra pouca influência do mar. Por conta disso, o seu clima pode ser classificado como continental, se transformando em um clima glacial no extremo norte.

Na região norte do país, você encontra temperaturas extremamente baixas, podendo chegar a -40ºC no inverno. Essa massa fria acaba se alastrando por todo o país e também para Europa e um bom pedaço da Ásia.

Melhor época para viajar para a Rússia
Alguns lugares registram 40 graus negativos no inverno russo.

Outro fato que influencia essa baixa temperatura é o fato de que aproximadamente 65% do território russo encontra-se sobre gelo permanente.

As cidades de Moscou e São Petersburgo possuem o clima continental húmido. Durante o inverno, os termômetros ficam entre -3ºC e -9ºC, apresentando dias frios e longos. Saiba tudo sobre os pontos turísticos de Moscou e pontos turísticos de São Petersburgo.

Quando é verão na Rússia?
No verão, temperatura fica em torno de 25ºC.

Mas, por ter grande parte do país em latitudes elevadas, a temperatura pode chegar facilmente a -30ºC. O clima só fica mais ameno na região sudoeste da Rússia, entre o Mar Negro e o Cáucaso.

Para você ter uma ideia, mesmo no verão, os termômetros não marcam altas temperaturas. A máxima fica em torno de 25ºC e durante a noite pode dar uma esfriada, mas nada insuportável, um casaco leve dá conta do recado. Para aproveitar todos esses cenários, veja como se locomover em Moscou.

Qual é a temperatura de Moscou
País tem variações significativas de temperatura ao longo do ano.

Durante a segunda quinzena de junho acontecem as “Noites Brancas”, nas quais o sol praticamente não se põe e não há noite.

Fácil => Moscou City Pass de 1 a 5 dias

 

Qual é o fuso horário da Rússia?

Qual é o fuso horário da Rússia?
Rússia tem 11 fusos horários.

Por ser um país que integra dois continentes, a Rússia possui 11 fusos horários diferentes. Para você ter uma ideia da diferença que pode existir entre eles, quando os moradores de Kamchatka estão acordando para ir ao trabalho, o povo de Kaliningrad está se preparando para jantar. A diferença entre o leste e o oeste da Rússia é de 10 horas!

Tantos fusos horários assim, acabam prejudicando os negócios do país, pois os horários de trabalho não coincidem quando um profissional está de um lado da Rússia e o outro na extremidade oposta.

Em 2010, o presidente Dmitri Medvedev mudou o fuso em algumas regiões, mas essa ideia não pegou. Essa simples alteração criou uma grande confusão e situações atípicas, como cidades vizinhas tendo diferenças de até 2 horas em seus fusos horários.

Hoje, tudo voltou ao normal, são 11 fusos horários na Rússia. Por causa disso, você precisa ter muito cuidado ao viajar pelo país, principalmente de avião.

As companhias usam a hora de partida e de chegada sempre com a hora local. Então, isso pode acabar te confundido. Ninguém gosta de perder voo! Principalmente em viagens internacionais. Falando nisso, veja algumas dicas para evitar problemas no embarque de voos.

Geralmente, os russos seguem uma regra, que é parecida com a nossa aqui, quando usamos o horário de Brasília.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Na Rússia, eles costumam informar o horário da cidade de Moscou. Mas fique atento por que eles não vão te dizer que estão se referindo ao fuso da capital. Caso informem o fuso local, eles te dirão que não é o de Moscou. Uma vez na capital não deixe de fazer um passeio guiado por Moscou de 3 horas.

Relato => Porque é tão importante contratar um seguro viagem?

 

O que levar na mala para Rússia?

Rússia é frio ou calor
No inverno, leve casacos pesados.

Se você decidiu conhecer o país no período mais quente, você precisará levar dois tipos de roupas: peças frescas para aproveitar o dia e casacos para enfrentar o frio que faz à noite.

Além disso, muitos lugares não permitem o uso de short/bermuda. Então, use uma saia longa ou calça de tecido fino para não sentir calor. Alguns desses lugares são igrejas. Por falar nisso, conheça um tour pela Catedral de São Basílio para evitar as filas.

Já o calçado deve ser o mais confortável possível! Como a maioria dos passeios são feitos a pé ou de transporte público, você vai precisar andar bastante e fazer isso com os pés doloridos não é nem um pouco divertido. O ideal mesmo é usar tênis específico para caminhadas ou até tênis de corrida.

O verão é uma ótima época para você curtir a noite da Rússia. Experimente fazer um passeio pelos pubs da capital da Rússia ou uma maratona de bares em Moscou.

Se você vai conhecer o país no outono ou na primavera, se prepare com muitos casacos mais pesados. Mesmo apresentando alguns dias mais amenos, é bom estar preparado para uma queda brusca de temperatura.

No inverno, cubra-se ao máximo que puder. O segredo é evitar o congelamento de membros e órgãos, coisa que é mais comum do que nós, brasileiros, imaginamos! Leve tudo que tiver de casaco, luvas, meias, cachecol entre outros.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Com uma temperatura assim, lembre-se de programar o seu roteiro em Moscou (ou qualquer outra cidade) em lugares mais fechados, como o  passeio privado ao histórico Teatro Bolshoi.

Incrível => Tour turístico pelo metrô de Moscou

 

Qual é o período certo para visitar a Rússia?

Período certo para visitar a Rússia
Evite ir à Rússia em feriados locais.

Só quem vai saber responder a pergunta de quando ir para Rússia é você! O que você prefere: calor ou frio? Não tem problemas com baixíssimas temperaturas? Gosta de se aventurar?

Tudo depende do tipo de viajante que você é. Por isso, não adianta muito eu indicar para você. O que posso fazer é o seguinte: dar algumas dicas e facilitar a sua escolha.

Se você for à Moscou, evite viajar entre a última semana de agosto e as primeiras de setembro. Como é aniversário da cidade, alguns pontos turísticos ficam fechados, como é o caso da Praça Vermelha.

Por se tratar de uma área “aberta”, você até consegue passar pela praça, mas por cantinhos apertados e ficará muito distante dos monumentos. Então, não vale tanto a pena esse sacrifício todo.

Além disso, a primavera, que ocorre durante os meses de abril e maio, também não é bom para visitar o país. Durante a estação, o gelo do inverno ainda está derretendo e faz muita lama pelas cidades.

Evitar também o dia 9 de maio, quando comemoram o Dia da Vitória (em memória da rendição nazista de 1945). Como é feriado nacional, tudo fica fechado, e as praças e monumentos mais importantes estão lotados para as comemorações.

Tirando essas exceções, qualquer período que você escolher para visitar a Rússia será bem aproveitado. Ele é um país imenso, cheio de cidades interessantes e muita cultura para você explorar e aprender.

Você já visitou a Rússia? Tirou suas dúvidas sobre o clima, fuso horário e a melhor época para conhecer o país? Deixe nos comentários sua impressão sobre o destino.

 

Leia os últimos posts sobre a Rússia:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Rodrigo Brisolla

Rodrigo Brisolla, 32 anos, é jornalista, especializado em conteúdo digital. Pós-graduado em Marketing e Design Digital, começou trabalhando em redação de jornal, mas, com o passar do tempo, acabou se aventurando no mundo online. Ama ler e conhecer novos lugares, mesmo que seja sem sair de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *