Como se locomover em Quebec City de transporte público

Como se locomover em Quebec City de transporte público

Nesse artigo, explico como se locomover em Quebec City. Não é apenas fácil chegar à cidade de avião, trem ou ônibus, mas também é fácil circular dentro dela com os meios de transporte público.

A RTC (Réseau de Transport de la Capitale) é a empresa responsável pelo transporte público e oferece uma infraestrutura excelente, com custo baixo, e que te leva aos principais pontos turísticos e a regiões menos conhecidas também.

Apesar de a língua oficial do Quebec ser o francês, as informações costumam ser escritas em inglês também, e normalmente os funcionários são bilíngues. Alem disso, usar o transporte público no Canadá é bastante intuitivo e, não necessariamente, você vai precisar falar francês para entender.

Quebec City é uma das mais antigas da América do Norte, conhecida pelos seus bairros históricos (Old Quebec, Petit-Champlain, Place-Royale, Vieux-Port), onde é possível encontrar diversos cafés, bistrôs, parques e restaurantes.

Embora a tendência seja passar uma grande parte do tempo nessa região, outros bairros também valem a pena a visita, e a rede de transporte fornece uma cobertura excelente. Por isso, leia o artigo e entenda como se locomover em Quebec City.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Quebec City

Seguro viagem com cobertura para o Quebec »

 

Como se locomover em Quebec City

O transporte público em Quebec City é bastante desenvolvido e oferece diversos percursos que cobrem a maior parte do território urbano. Por isso, é muito fácil e prático se locomover em Quebec City.

Os ônibus costumam passar em intervalos de tempo curtos e os pontos também não são distantes. Dessa forma, os passeios se dão de forma simples e sem mais complicações.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Quebec City »

 

Transporte público em Quebec City

Ônibus em Quebec City

Dicas Quebec
Ônibus de Quebec City | Foto: Wilfredor, via Wikimedia Commons.

Quebec City não tem metrô, então, uma das alternativas de transporte público são os ônibus. A maioria dos veículos é bem conservada, com ar-condicionado durante o verão e aquecedor no inverno, sendo uma ótima opção para se locomover em Quebec City.

O serviço é excelente: os ônibus são frequentes e pontuais, o que evita um transporte público sobrecarregado, apesar do grande volume de pessoas que fazem uso do serviço. A RTC oferece diferentes serviços, com diversos perfis, para atender a todas as demandas:

  • Os Métrobus são ônibus maiores com linhas regulares até o Centro e que passam a cada 15 minutos. Esse serviço conta com seis rotas que passam por toda a parte histórica da cidade, com paradas próximas às principais atrações turísticas
  • O LeBus é uma excelente opção caso você vá explorar a cidade fora das antigas muralhas. Essa modalidade opera 60 linhas em toda a área metropolitana. Alguns ônibus só estão disponíveis em dias de semana nos horários de pico.
  • Os eXpress fazem parte de uma modalidade mais direcionada para os moradores da cidade. Esses ônibus conectam as áreas residenciais ao Centro, zonas escolares, zonas industriais, etc. Só passam durante os horários de pico.
  • Por fim, os Ecolobus são mini ônibus elétricos, que fazem algumas rotas para a prefeitura, a cidade histórica e as docas.

Algumas linhas têm a opção Couche-tard, um serviço especial oferecido nas noites de sexta e sábado. Mais detalhes sobre as linhas e horários especiais você pode consultar no site da RTC.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Também é muito interessante ressaltar a acessibilidade que a cidade disponibiliza para seus moradores e turistas.

Os STAC (Service de Transport Adaptè de la Capitale) é um serviço direcionado para pessoas que tem algum tipo de deficiência e por alguma razão não conseguem utilizar o serviço de transporte público regular.

RTC Quebec
Ônibus da RCT | Foto: Tony Webster, via Wikimedia Commons.

Em relação aos preços, a tarifa pode ser paga em dinheiro dentro dos ônibus mesmo, ela custa CAD$ 3,50 e você deve ter o dinheiro trocado.

No entanto, existem diversas outras opções para ajudar você a economizar, as vendas dos passes se iniciam no dia 20 de cada mês e valem para viagens ilimitadas dentro do período selecionado.

  • Passe mensal (válido para todos os momentos): CAD$88,50
  • Noites e finais de semana ilimitados (válido em dias de semana a partir das 17h30 e durante todo o dia nos sábados e domingos): CAD$27,25
  • Metropolitain (válido para as linhas metropolitanas, a qualquer momento): CAD$ 137,90
  • 10 viagens, fora do horário de pico (Válido durante os dias de semana, das 9 as 15:30, e após as 17:30): CAD$20
  • 5 dias consecutivos (válido no dia que foi ativado e nos próximos quatro dias): CAD$29,50
  • Fim de semana ilimitado (válido durante todo o final de semana a partir das 17h30 da sexta feira): CAD$15,75
  • Passe de um dia (válido durante todo o dia que o ticket foi ativado): CAD$8,60

No site da RTC é possível responder a um questionário e identificar qual a opção com melhor ­custo-benefício para o seu passeio. Os valores citados correspondem ao preço integral para adultos.

Crianças de até 5 anos não pagam quando acompanhadas de um adulto durante toda a semana e entre 6 e 11 anos tem isenção aos finais de semana.

Também há valores diferenciados para residentes idosos ou estudantes de instituições de estudo credenciadas pelo governo canadense (intercâmbios para cursos de línguas não fornecem esse benefício).

   
Transporte em Quebec
Descubra qual é a melhor opção para você | Foto: Tony Webster, via Wikimedia Commons.

Para adquirir esses passes, você precisa recarregar um cartão disponíveis em máquinas automáticas ou estações de venda, com cartão ou dinheiro (as máquinas também não dão troco).

Como tudo no Quebec City, existe mais de uma opção, para atender toda e qualquer demanda.

  • OPUS Card (CAD$6): Opção mais viável para viagens mais longas ou intercâmbios. Ele é recarregável e reutilizável. Seus passes são transferíveis e podem ser utilizados em diversos meios de transportes. Para comprar o seu cartão sem foto é só se dirigir a qualquer ponto de vendas RTC. O cartão com fotos é para estudante ou trabalhadores, e pode ser adquirido nos pontos de vendas com as documentações necessárias.
  • Occasional Card (gratuito): Ideal para viagens mais curtas, a passeio. Não recarregável e utilizável para passes de 5 dias, final de semana ilimitado e passe de 1 dia. Você pode comprar em qualquer ponto de venda RTC.

Na hora de planejar sua viagem, você pode utilizar o Google Maps, as linhas da RTC são integradas ao aplicativo e você consegue ter todas as informações de horários e trajetos.

Outra opção, caso você não tenha internet móvel em seu aparelho, é baixar o aplicativo da RTC, que também funciona offline e está disponível para Android e iOS.

Por fim, o site da RTC tem um guia detalhado para turistas com dicas úteis para aproveitar ao máximo o transporte público da cidade.

Caminhada => Excursão pela Cidade Velha de Quebec

 

Táxi em Quebec City

Táxi em Quebec City
Táxi em Quebec | Foto: Bull-Doser, via Wikimedia Commons.

Existem várias companhias de táxi para se locomover em Quebec City, você pode entrar em contato por telefone ou procurar algum ponto de táxi.

A maioria das empresas também tem seus próprios aplicativos, onde você pode solicitar a corrida. O pagamento pode ser realizado em dinheiro ou cartão.

O preço da corrida é estipulado pelo taxímetro, mas alguns trajetos específicos (como do aeroporto ao Centro da cidade) o preço é fixo e pré-estabelecido.

Não é uma opção muito barata em comparação ao ônibus, a bandeirada é de cerca de CAD$4  e o custo por km é de CAD$2.

  • Taxi Coop Québec: +1 418 525 5191
  • Taxi Coop Sainte-Foy-Sillery: +1 418 653 7777
  • Taxi Laurier: +1 418 651 2727

Natureza => Excursão para as cataratas de Montmorency

 

Uber em Quebec City

Uber Quebec City
Vantagem do Uber é saber o preço final da corrida.

O Uber funciona de maneira semelhante ao Brasil, sendo uma opção para se locomover em Quebec City. Você baixa o aplicativo, seleciona a forma de pagamento, destino e ponto de partida.

No entanto, os preços não são muito diferentes dos preços dos táxis, então, não existem muitas vantagens em optar por esse serviço.

   

Experiência => Imersão em realidade virtual em Quebec

 

Táxi-barco em Quebec City

Táxi-barco em Quebec City
Rio St.Lawrence em Quebec | Foto: Adam Bishop, via Wikimedia Commons

Quebec City fica às margens do rio St.Lawrence e você pode escolher ir do ponto A ao ponto B por sua águas. É uma forma diferente e divertida de se locomover em Quebec City.

O valor do passeio fica cerca de CAD$30 por pessoa e tem que ser agendado com antecedência.

Agende => Cruzeiro em Trois-Rivières

 

Bicicletas em Quebec City

Bike em Quebec City
Bicicletas em Quebec | Foto: JasonVogel, via Wikimedia Commons.

Quebec City é bastante ecológica e incentiva o uso de bicicletas como forma de locomoção. A cidade tem grandes corredores de ciclovia por todo o perímetro urbano e você pode alugar bicicletas a um preço bem baixo.

Prático => Aluguel de bike em Ile d’Orleans

 

Como se locomover em Quebec City: dicas

Quebec City é excelente para ser explorada a pé, principalmente seu Centro Histórico. Mas, caso você esteja ficando em algum lugar um pouco mais afastado do Centro ou esteja visitando a cidade em período com temperatura mais baixas, o transporte público vai ser seu aliado.

Assim que chegar em Quebec City, você vai ter uma enorme quantidade de coisas a fazer e várias maneiras de sair e experimentar os atrativos de Quebec City.

Saber como se locomover em Quebec City vai ser útil para que você possa aproveitar a viagem sem estresse, com economia e tempo para conhecer todos os lugares que você desejar.

Já sabe como se locomover em Quebec City? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

ESCRITO POR

Letícia Laborê

ESCRITO POR

Letícia Laborê

Letícia, 20 anos. Estudante de Relações Internacionais. Mineira com o coração quebecois. Apaixonada pela culinária e estilo de vida de La Belle Province.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *