Início / Europa / Inglaterra / Como ir dos 5 aeroportos de Londres para o centro

Como ir dos 5 aeroportos de Londres para o centro

Londres é uma cidade enorme e tem nada menos que 5 aeroportos: Heathrow, Gatwick, Stansted, Luton e London City Airport! O principal é Aeroporto Internacional de Heathrow, ele é o 3° maior aeroporto do mundo e um dos mais movimentados, recebendo por dia cerca de 200 mil passageiros. O aeroporto de Heathrow é a principal porta de entrada dos brasileiros no Reino Unido, mas os demais aeroportos de Londres também têm sua importância. Confira nosso guia completo com todas as informações sobre infraestrutura deles e como ir dos aeroportos de Londres para o centro da cidade.

O Aeroporto de Gatwick recebe um número menor de voos originados do Brasil. Por sua vez, o Aeroporto de Luton sedia voos de companhias de baixo orçamento para viagens domésticas e dentro da Europa. Portanto, se você comprou aquela passagem baratinha para outros destinos próximos, provavelmente o avião sairá de Luton.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Londres: dicas de bairros e hotéis » 

 Conheça o Multi Trip, seguro válido por 1 ano » 

 

Aeroporto de Londres: Heathrow

Dos aeroportos de Londres ao centro
Aeroporto de Heathrow | Foto: Fingalo Christian Bickel, via Wikimedia Commons.

O Aeroporto de Heathrow tem cinco terminais e oferece uma ótima infraestrutura. Ele conta com caixas eletrônicos, casas de câmbio, correios, salas VIP, telefones públicos, estações de recarga de celular, quiosques de internet e acesso Wi-Fi gratuito, além de guarda-volumes.

Há inúmeros restaurantes, cafés e lanchonetes, assim como lojas diversas, livrarias e banca de jornais, farmácias, entre outros. Além disso, no terminal 5 há um centro de negócios com salas de reuniões.

O Aeroporto Internacional de Heathrow fica a 25 km do centro de Londres. Uma vantagem em relação aos demais aeroportos, é que, como ele fica mais próximo da área central, é bem servido pelo transporte público.

Existem várias linhas de ônibus, metrô e trem expresso que ligam o aeroporto à cidade. Confira como ir de Heathrow ao centro de Londres:

 

Trem

Como ir do aeroporto de Londres para o centro

Uma das formas mais práticas e rápidas de ir do aeroporto de Heathrow ao centro de Londres é de trem, uma linha expressa e outra convencional que fazem o trajeto. O Heathrow Express tem saída a cada 15 minutos e a duração da viagem até a Estação Paddington dura cerca de 15 minutos.

O valor da passagem é de 25 libras a ida, ou 37 libras a ida e volta. Sendo que a volta é válida por até 30 dias.

Já a linha Heathrow Connect é uma opção de transporte mais barata, porém mais lenta. A duração do trajeto até a Estação Paddington é de 30 minutos e até lá o trem faz cinco paradas. As saídas são a cada 30 minutos. O valor da passagem é de 9,10 libras a ida. Para quem comprar a ida e a volta na mesma ocasião, o valor cai para 17,80.

Após desembarcar na estação Paddington, você pode pegar um táxi ou seguir viagem em uma das quatros linhas de metrô que passam na estação, veja como usar o transporte público de Londres. Um táxi da estação até a parte mais central da cidade custa cerca de 15 libras.

 

Metrô

Do aeroporto de Heathrow até o centro de Londres
No aeroporto tem metrô | Foto: Sunil060902, via Wikimedia Commons.

O aeroporto de Heathrow abriga três estações de metrô. Uma que atende os terminais 2 e 3, e outras duas que atendem os terminais 4 e 5, respectivamente. A tarifa individual é de 5,70 libras e os bilhetes são adquiridos na própria estação. O metrô funciona das 5h30 às 0h30.

A principal linha é a Picadilly, que tem destino final o centro de Londres. O trajeto dura cerca de 50 minutos. Mas fique atento, porque vários bairros hoteleiros ficam próximos as outras estações que a linha passa, então, às vezes, a melhor opção é descer em outra estação.

As principais são: Earl’s Court, South Kensington, Leicester Square, Russel Square (Bloombsbury) e King’s Cross. O metrô é uma boa escolha para quem não tem muitas bagagens, não está com muita pressa para chegar ao hotel e também deseja economizar. Por falar nisso, descubra quais são os melhores bairros para se hospedar em Londres.

 

Ônibus

Várias linhas de ônibus passam pelo Aeroporto de Londres e uma das vantagens em relação aos demais meios de transporte é o valor das passagens.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Há também uma linha expressa, a National Express Bus. Ela é uma ótima alternativa para quem vai se hospedar próximo a estação de Victoria, que é o destino final da linha. A duração da viagem é de 1h15 à 1h50.

O valor da passagem é a partir de 6 libras e o horário de funcionamento é das 4h até às 0h. Outro detalhe importante é que bem próximo a estação Victoria há também uma estação de metrô que é atendida pelas linhas Victoria, Circle e District.

 

Táxi

O táxi é sempre uma opção de transporte para quem deseja mais conforto. As corridas de Heathrow são cobradas pelo taxímetro e o valor médio até o centro é entre 60 e 75 libras. O trajeto dura cerca de 1 hora.

 

Uber

Outra forma de atender os viajantes que buscam mais conforto e comodidade é o Uber. Assim como no Brasil, ele oferece tarifas mais baratas que o táxi.

A viagem do Heathrow para o centro de Londres custa entre 27 e 40 libras com o UberX. Uma dica é que há também a opção do UberPool, em que você pode compartilhar a viagem com outros passageiros. Ótimo para quem viaja sozinho!

 

Aeroporto de Londres: Gatwick

Como ir do Aeroporto de Gatwick para o centro de Londres
Aeroporto de Gatwick | Foto: Hassocks5489, via Wikipedia Commons.

O Gatwick é o segundo maior aeroporto de Londres e está localizado a 45km ao sul do Centro da cidade. Depois do aeroporto de Heathrow, ele é a segunda porta de entrada de brasileiros na Inglaterra.

Apesar de menor, ele também oferece uma ótima infraestrutura, com serviços de câmbio, caixa eletrônico, restaurantes, etc. Confira as principais opções de deslocamento do aeroporto até o centro de Londres.

 

Trem

O trem é a opção mais rápida para a fazer o trajeto do aeroporto de Gatwick até o centro de Londres. A linha que atende o terminal é a Gatwick Express e o percurso dura 30 minutos.

O valor do ticket é de 17,80 libras e o trem tem saídas a cada 15 minutos. O horário de funcionamento é das 4h35 da manhã à 1h35 da manhã. O mapa do percurso do trem passa próximo a muitos pontos turísticos de Londres.

Leia mais => Descubra 10 pontos turísticos para visitar em Londres

 

Pensando na viagem e não sabe por onde começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, compre por R$ 29,90 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Ônibus

Há duas linhas de ônibus que atendem o terminal. A National Express tem como destino final a estação de Victoria e os ônibus partem a cada hora. O valor da tarifa é de 5 libras e a duração da viagem é de 1h30, aproximadamente.

Já a Easy Bus é uma empresa de baixo custo. A linha também deixa o passageiro na Estação Victoria. O valor da tarifa é de 2 libras cada trecho e, comprar a passagem com antecedência, garante os preços mais baixos.  Os ônibus partem a cada 20 minutos e o percurso dura cerca de 1h45.

 

Táxi

Há ainda as opções de táxi e Uber, indicadas para quem deseja mais conforto durante o trajeto. Porém, como ele é bem distante e o preço é calculado no taxímetro, essa pode não ser a melhor opção. O preço pode chegar a 130 libras.

 

Outros aeroportos de Londres:

Aeroporto de Stansted

Como sair de Stansted
Aeroporto de Stansted | Foto: WT-shared, via Wikimedia Commons.

O Aeroporto de Stansted é o terceiro aeroporto mais movimentado de Londres e está localizado a 64km do centro da cidade. Ele recebe voos domésticos e voos internacionais de países da Europa, África e América do Norte. O transporte até o centro de Londres pode ser feito de ônibus, trem ou táxi.

O Stansted Express é a maneira mais rápida de viajar entre o Aeroporto de Stansted e o centro de Londres, e a estação ferroviária fica a 2 minutos a pé do terminal. O serviço leva menos de 50 minutos do terminal até o centro de Londres, ou apenas 36 minutos para a estação Tottenham Hale do metrô. Os trens saem a cada 15 minutos (ou 30 minutos em horários extremos) 7 dias por semana.

 

Aeroporto de Luton

Como sair do Aeroporto de Luton em Londres
Aeroporto de Luton | Foto: Felix O, via Wikimedia Commons.

O Aeroporto de Luton é o quarto maior de Londres, distante 56 km ao norte do centro da cidade e recebe voos de companhias aéreas de baixo custo, as conhecidas low cost (Ryanair, Easy Jet, Vueling, entre outras).

Se você comprou um voo baratinho para outro destino europeu, provavelmente embarcará aqui. Há ônibus, trens e táxis que atendem o terminal até o centro, veja em To and From LLA.

 

London City Airport

Como chegar no centro do aeroporto de Londres
London City Airport | foto: Calflier001, via Wikimedia Commons.

O London City Airport é o quinto maior aeroporto de Londres, sendo o mais central dos aeroportos, mas que atende em sua maioria voos executivos e fretados. Nesse caso, o transporte provavelmente estará incluso e você nem precisaria estar aqui 😉

Você viu que não faltam opções para você chegar e sair dos aeroportos Londres? Quando você pretende ir visitar a Terra da Rainha?

 

Confira outros artigos sobre a Inglaterra:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *