11 pontos turísticos  e cidades imperdíveis em Myanmar

11 pontos turísticos e cidades imperdíveis em Myanmar

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
4.3/5 - (3 votos)
COMPARTILHE

Há muita coisa para ver e conhecer em Myanmar. Uma matéria sobre tudo o que o país oferece demandaria muito espaço, além de uma longa e dificultosa viagem (por causa da infraestrutura deficiente). Por isso, neste artigo, trago os três destinos turísticos mais importantes de Myanmar, todos servidos por aeroportos, e que curiosamente, são todas cidades que em algum momento da história foram capitais na nação birmanesa: Yangon, Mandalay e Bagan.

Para maiores detalhes sobre as atrações de cada uma, também listei os 11 pontos turísticos imperdíveis em Myanmar, para você descobrir quais lugares visitar durante sua viagem!

Planeje sua viagem => Hotéis nos principais destinos de Myanmar

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

Principais pontos turísticos em Myanmar

Tentei, mas não consegui espremer as atrações de Myanmar em um “Top 3”, “Top 5” ou mesmo um “Top 10”!

Como dito no artigo de introdução sobre como planejar uma viagem para Myanmar, este é um país incrível e extremamente exótico para um ocidental. Por isso, a todo momento, em toda parte, há algo que chama muito a sua atenção – e, na maioria das vezes, te fascina.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Embora os principais pontos turísticos de Myanmar sejam templos, monastérios ou Budas, é difícil “enjoar”, porque cada um deles é bastante peculiar e impressionante à sua maneira. E, de qualquer forma, Myanmar também tem outras belas atrações, como se vê na lista abaixo (ranqueada separadamente, apenas dentro de cada cidade):

Yangon

Principais pontos turísticos em Myanmar
Uma das entradas do Shwedagon Paya, em Yangon.

Maior cidade do país, Yangon (antiga Rangum) é a porta de entrada para Myanmar. Assim como qualquer metrópole do terceiro mundo, é caótica: tem barulho, trânsito, cortiços, sujeira, etc… Tudo isso começando a dividir espaço com alguns prédios modernos que estão surgindo (o que inclui o primeiro shopping center do país, inaugurado no fim de 2015).

Cidades em Myanmar: Yangon
Moradias de Yangon.

Mas é claro que não é só isso! Yangon guarda, entre vários outros pontos turísticos incríveis, aquela que é, certamente, a maior joia de Myanmar: o inacreditável pagode Shwedagon, que te fará rever todos os seus conceitos de “construções impressionantes”!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Myanmar. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Pontos turísticos imperdíveis em Yangon

1) SHWEDAGON PAYA

Pontos de interesse em Myanmar
Shwedagon Paya à noite.

O pagode mais sagrado de Myanmar – e um dos mais sagrados do budismo – é, na verdade, um inacreditável complexo de templos cobertos de ouro, pedras preciosas e, em algumas partes, madeira ricamente entalhada à mão.

Sua estupa principal tem 100 metros de altura, ou seja, um prédio de 30 andares. Tanta beleza e imponência é justificada pelo fato do Shwedagon ter sido construído sob fios de cabelo de Siddhartha Gautama (o Buda), muitos séculos atrás.

Particularmente, considero esta a construção mais magnífica que já conheci, superando outros “pesos pesados” como a Catedral de Milão (Itália), a Pirâmide do Sol (México), a Basílica de São Pedro (Vaticano) e o Parlamento Húngaro!

2) BOTATAUNG PAYA

Atrações em Myanmar
Paredes e teto do interior da estupa do Botataung Paya.

Um dos únicos pagodes existentes em que a estupa é oca, podendo ser visitada por dentro… E que interior!! As paredes e o teto são totalmente cobertos de ouro, ricamente trabalhado, e várias relíquias preciosíssimas do budismo estão ali. Bem no meio da construção, há ainda um grande poço, cheio oferendas valiosas. Sensacional!

3) CHAUK HTAT GYI PAYA

Lugares turísticos de Myanmar
O Buda reclinado do Chauk Htat Gyi Paya.

O pagode em si não tem nada de muito especial, parecendo um galpão. Mas no seu interior, há um belíssimo e gigantesco Buda deitado, com 66 metros de comprimento e quase 20 de altura. Fantástico!

4) KARAWEIK

Locais para visitar em Myanmar
Karaweik, o Barco Real, no Lago Kandawgyi.

O Barco Real birmanês é uma obra de arte que hoje tem um restaurante chic em seu interior. Fica ancorado no Lago Kandawgyi, dentro do Parque Bagyoke, que é um oásis de tranquilidade no meio do caos de Yangon.

5) SAINT MARY’S CATHEDRAL

Dicas de atrações em Myanmar
Interior da St. Mary’s Cathedral.

Parece estranho um templo católico figurar entre as principais atrações de um lugar em que praticamente só há construções budistas, mas esta igreja, erguida quando Myanmar ainda era uma colônia britânica, é realmente muito bonita – principalmente por dentro!

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Mandalay

O que ver em Myanmar
Vista da Sagaing Hill.

Localizada bem no meio do país, Mandalay é a segunda maior cidade de Myanmar, mas sua paisagem é completamente diferente de Yangon. Há bem menos prédios, trânsito e barulho, e ao explorar a região, você se verá num meio quase rural (principalmente se for para Sagaing e Amarapura, nos arredores).

Isso somado ao fato de que Mandalay é muito menos visitada que Yangon e Bagan, torna esse destino especial, pois é lá que você se sentirá realmente distante do Ocidente – e esse “isolamento” de Mandalay também acaba sendo ótimo para você explorar as atrações da região, que são belíssimas!

Destinos turísticos de Myanmar
Monges na ponte U Bein

Particularmente, ir a Mandalay ainda teve um significado especial para mim, pois foi onde meu avô morou!

Pontos turísticos imperdíveis em Mandalay

6) MANDALAY HILL

Pontos turísticos imperdíveis em Myanmar
Trabalho em madeira do monastério Shwenandaw, em Mandalay Hill.

As duas partes da Colina de Mandalay são atraentes: a de cima, proporciona uma vista deslumbrante de toda a região (especialmente no pôr-do-sol); na de baixo, há vários monastérios e pagodes importantes. Dentre os primeiros, destaca-se o Shwenandaw. Dentre os segundos, o Kuthodaw.

7) SAGAING HILL

Pontos turísticos mais visitados em Myanmar
Sagaing Hill.

Uma versão “alternativa” de Mandalay Hill, também com vários pagodes (sendo o principal o Soon Oo Pon Nya Shin), mas com um cenário um pouco diferente: há menos gente, mais natureza e o Rio Irrawady, o maior do país, correndo ao fundo.

8) MAHA MYAT MUNI PAYA

Lugares interessantes de Myanmar
O Buda de ouro maciço e pedras preciosas do Maha Myat Muni Paya, sendo venerado com mais ouro!

O segundo pagode mais sagrado de Myanmar (atrás apenas do Shwedagon, em Yangon), guarda uma enorme imagem de Buda feita de ouro maciço e pedras preciosas.

Hoje ela é cerca de 15 centímetros mais espessa que a original, por causa das milhões de pessoas que, ao longo dos séculos, têm esfregado ouro em pó no Buda (um gesto de veneração muito comum em Myanmar)!

9) PONTE U BEIN

Lugares para visitar em Mandalay
Recriando a foto do meu avô na ponte U Bein, 50 anos depois!

Atravessando o Lago Taungthaman no meio duma linda paisagem, esta é a mais longa ponte de madeira do mundo, e um dos lugares mais frequentados pelos locais, que costumam enchê-lo principalmente para ver o pôr-do-sol.

Aqui eu consegui “reproduzir” uma foto do meu avô de 50 anos atrás, em que ele parece com duas pessoas nativas em cima da ponte (que atualmente é bem menos precária)!

10) SHWE IN BIN KYAUNG

O que ver em Mandalay
O monastério de madeira Shwe In Bin Kyaung.

A essa altura da viagem, você já terá reparado no domínio absoluto que os birmaneses têm sobre a arte de entalhar madeira à mão, já que várias construções têm partes assim.

Mas este é um monastério totalmente feito de madeira, com milhões de detalhes milimetricamente esculpidos, que vão levar seu grau de admiração a um novo patamar!

Bagan

Lugares para conhecer em Bagan
Parece miragem…

Você consegue imaginar uma paisagem rural a perder de vista, em que além da vegetação do campo, não há “nada” além de 3.000 (isso mesmo, TRÊS MIL) templos muito antigos e bem preservados, sendo que boa parte é enorme e têm arquiteturas totalmente únicas?

Parece surreal, não é? Mas esse cenário existe, e se chama Bagan!

Templos em Bagan, em Myanmar
Paisagem “Baganesa”

Os templos foram sendo construídos ao longo dos séculos, por reis que queriam demonstrar mais devoção e mais poder que os governantes anteriores. Na prática, “ganhava” quem construía mais, em número e em imponência!

Com a fama crescente desse lugar, é bem provável que você já tenha visto fotos de lá em mídias sociais e sites relacionados a viagens, quase sempre com balões complementando as imagens. Já pensou em fazer esse passeio inesquecível?!

Saiba mais detalhes na seção sobre quantos dias ficar em Myanmar.

Pontos turísticos imperdíveis em Bagan

11) TEMPLOS DE BAGAN

O que tem para visitar em Myanmar
Templo Ananda.

Além da incrível paisagem em si, com os milhares de templos, vale a pena visitar os principais deles, que se destacam por seu tamanho, arquitetura ou outras peculiaridades.

Templos em Myanmar
Templo Sulamani.

Este é um caso à parte, no qual é considerado o conjunto da obra. Seria impossível escolher apenas um ou outro templo para destacar entre os 3.000 que existem em Bagan, e que, junto com a paisagem natural, formam um cenário absolutamente surreal. Mas, para ajudar em sua exploração, aqui está uma lista dos mais importantes, com curiosidades sobre alguns deles:

  • Nathlaung Kyaung: único templo hindu de Bagan.
  • Shwe Zigon;
  • Gubyaukgyi;
  • Ananda: o templo mais sagrado de Bagan. Tem ainda um anexo chamado Ok Kyaung, no qual há murais que mostram mercadores portugueses que estiveram na região há centenas de anos!
  • Bulethi;
  • Htilominlo;
  • Dhamma Yangyi: templo inacabado, que guarda algumas histórias de assombração!
  • Bupaya;
  • Tant Kyi Taung;
  • Thatbyinnyu: o templo mais alto de Bagan, com 66 metros de altura.
  • Gawdaw Palin;
  • Mingalazedi;
  • Shwegugyi: um dos templos mais bem preservados de Bagan, bastante indicado para ver o pôr-do-sol.
  • Manuhar;
  • Dhammayazika;
  • Sulamani Pahto: era um dos mais bonitos templos de Bagan, mas infelizmente foi parcialmente destruído por um terremoto em 2016 (a foto acima é de dezembro de 2015). Tem um trabalho de alvenaria tão perfeito que nem uma agulha passa entre os tijolos encaixados!
  • Pyathadar Hpaya;
  • Myauk Guni;
  • Shwesandaw: o templo mais popular para ver o pôr-do-sol (por isso, chegue com antecedência, porque os degraus ficam cheios de pessoas que também querem apreciar a vista espetacular no fim do dia)!
O inesquecível pôr-do-sol de Bagan
O inesquecível pôr-do-sol de Bagan…

Gostou do artigo? Se você visitou alguns desses pontos turísticos em Myanmar, ou tem histórias para contar, deixe aqui nos comentários!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Myanmar

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Myanmar? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Myanmar para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Myanmar. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Myanmar, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Myanmar. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos em Myanmar, e por toda a Ásia, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios em Myanmar

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Myanmar, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Myanmar

Ter um chip de celular em Myanmar com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a O Meu Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Myanmar.

Seguro viagem em Myanmar

Contratar um seguro viagem para Myanmar é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. LUCIA SIQUEIRA
    Parabens!! Vou em setembro, quero pegar o festival das lanternas em novembro! Beijinhos pra vc com tantas coisas lindas obrigada!!
Quero Viajar Mais