Início / Myanmar

Myanmar

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalViajar para turismo em Myanmar, país que fica no sul da Ásia, não é a primeira ideia de muitos viajantes, mesmo aqueles que sonham em conhecer a Ásia. É que o país, além de ter trocado de nome em 1989 (antes era Birmânia e agora é República da União de Myanmar), era comandado por uma ditadura comunista e só foi aberto ao turismo em 2012.

Dessa forma, se manteve “escondido” da grande massa de turistas do mundo. Mas isso vem mudando. E, aos poucos, os viajantes têm descoberto esse cantinho da Ásia, o que é muito merecido já que Myanmar é um país lindíssimo, com paisagens naturais fantásticas e ainda uma cultura riquíssima.

Sempre que me perguntam qual país conhecer na Ásia indico sempre Myanmar para o roteiro. E, para despertar sua curiosidade e te deixar com muita vontade de conhecer o país, este artigo te dará uma visão geral do país: destinos turísticos, pontos turísticos mais bacanas, curiosidades, visto, onde se hospedar e muito mais.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Myanmar

Melhor seguro viagem para a Ásia e Sudeste asiático? »

 

Turismo em Myanmar

Viajar para Mynmar

Myanmar é um mundo à parte, onde tudo é diferente e fantástico aos olhos de um ocidental. Parte disso se deve ao fato de que até recentemente, esse era um dos países mais fechados e isolados do planeta, por causa das ditaduras comunistas que estiveram no governo por cerca de 50 anos.

Consequências diretas disso foram o empobrecimento do povo birmanês a níveis quase africanos e o “congelamento” da infraestrutura local, que causam ao visitante a sensação de se ter voltado no tempo. Apesar da estrutura turística ainda não ideal em alguns aspectos, para quem gosta de lugares exóticos, Myanmar é um prato MUITO cheio.

Na hora de montar seu roteiro, antes mesmo de pesquisa sobre o país leia mais sobre as monções asiáticas e veja qual é a melhor época para viajar pela região. Aproveite também e leia o post sobre a turismo em Myanmar, com informações gerais para você planejar sua viagem, como visto, clima e mais.

Programe-se => Melhores passeios guiados em Myanmar

 

O que fazer em Myanmar

Lugares para visitar em Myanmar

Há várias cidades de Myanmar com pontos turísticos que valem muito a pena conhecer. Neste tópico, listo três destinos maravilhosos e com um pouco mais de estrutura para você explorar: Yangon, Mandalay e Bagan.

Para detalhes das cidades e dos pontos turísticos de Myanmar leia este artigo. Veja também onde se hospedar em Myanmar e algumas dicas e curiosidades do país e dicas de onde comer e dicas de compras.

 

Yangon

Turismo em Myanmar
Templo Shwedagon Paya.

Yangon (antiga Rangum) é a maior cidade do país e porta de entrada para Myanmar. Assim como qualquer metrópole da Ásia, tem barulho, trânsito, sujeira, gente para lá e para cá.

Além de muitos prédios modernos que estão surgindo (o que inclui o primeiro shopping center do país, inaugurado no fim de 2015) misturados com construções antigas e templos. Confira tudo isso em um city tour em Yangon.

Um dos pontos turísticos mais famosos estão é Shwedagon Paya, o pagode mais sagrado de Myanmar – e um dos mais sagrados do budismo. É um inacreditável complexo de templos cobertos de ouro, pedras preciosas e, em algumas partes, madeira entalhada à mão.

Diz a lenda que tanta beleza e imponência é justificada pelo fato do Shwedagon ter sido construído sob fios de cabelo de Siddhartha Gautama (o Buda), muitos séculos atrás.

Outros pontos turísticos da cidade que valem a visita são o Botataung Paya, um dos únicos pagodes existentes em que a estufa é oca, podendo ser visitada por dentro, onde as paredes e o teto são totalmente cobertos de ouro.

Outro lugar turístico é o Chauk Htat Gyi Paya, um pagode onde há no seu interior um belíssimo e gigantesco Buda deitado, com 66 metros de comprimento e quase 20 de altura.

E o Karaweik, o Barco Real birmanês que fica ancorado no Lago Kandawgyi, dentro do Parque Bagyoke, que é um oásis de tranquilidade no meio do caos de Yangon.

Também é bacana conhecer a Golden Rock, uma pedra dourada imensa que fica na ponta de um penhasco. Ela está lá há mais de 2 mil anos. A pedra fica há umas 5 horas de distância (de ônibus) de Yangon.

Descubra => Hotéis em oferta em Yangon

 

Mandalay

Turismo em Myanmar
Mandalay.

Localizada bem no meio do país, Mandalay é a segunda maior cidade de Myanmar, mas sua paisagem é completamente diferente de Yangon. Há bem menos prédios, trânsito e barulho, é quase uma paisagem rural.

Além de que é muito menos visitada que Yangon e Bagan, torna esse destino especial, pois é onde você se sentirá realmente distante do Ocidente. Por isso, ideal para você fazer um passeio de bicicleta em Mandalay.

Entre os pontos turísticos estão a Mandalay Hill, que são colinas divididas em duas partes: a de cima, proporciona uma vista deslumbrante de toda a região; e a de baixo, há vários monastérios e pagodes importantes.

Já a Sagaing Hill é uma versão “alternativa” de Mandalay Hill, também com vários pagodes (sendo o principal o Soon Oo Pon Nya Shin), mas com um cenário um pouco diferente: há menos gente, mais natureza e o Rio Irrawady, o maior do país, correndo ao fundo.

Também recomendo a visita à Maha Myat Muni Paya, o segundo pagode mais sagrado de Myanmar (atrás apenas do Shwedagon, em Yangon), que guarda uma enorme imagem de Buda feita de ouro maciço e pedras preciosas.

E a Ponte U Bein que é a mais longa ponte de madeira do mundo, e um dos lugares mais frequentados pelos locais, que costumam enchê-lo principalmente para ver o pôr-do-sol.

Conheça => Hotéis em oferta em Mandalay

 

Bagan

Tudo sobre o turismo em Myanmar
Bagan.

Bagan é uma cidade surreal. É que no meio da paisagem rural a perder de vista, além da vegetação do campo, há aproximadamente 3 mil templos muito antigos e bem preservados, sendo que boa parte é enorme e têm arquiteturas totalmente únicas.

Os templos foram sendo construídos ao longo dos séculos, por reis que queriam demonstrar mais devoção e mais poder que os governantes anteriores. Na prática, “ganhava” quem construía mais, em número e em imponência!

Dessa forma, os pontos turísticos mais bacanas estão ligados aos templos e você pode fazer um incrível voo de balão em Bagan.

Entre os vários templos, recomendo Nathlaung Kyaung: único templo hindu de Bagan; Ananda: o templo mais sagrado de Bagan, que tem um anexo chamado Ok Kyaung, no qual há murais que mostram mercadores portugueses que estiveram na região há centenas de anos.

Também vale a pena visitar o Dhamma Yangyi: templo inacabado, que guarda algumas histórias de assombração; Thatbyinnyu: o templo mais alto de Bagan, com 66 metros de altura; Shwegugyi: um dos templos mais bem preservados de Bagan, bastante indicado para ver o pôr-do-sol.

Além de Sulamani Pahto que era um dos mais bonitos templos de Bagan, mas infelizmente foi parcialmente destruído por um terremoto em 2016; Shwesandaw: o templo mais popular para ver o pôr-do-sol (por isso, chegue com antecedência, porque os degraus ficam cheios de pessoas que também querem apreciar a vista espetacular no fim do dia)! Entre muitos outros.

Economia => Hotéis com melhores preços em Bagan

 

Outros destinos em Myanmar

Turismo em Myanmar.
Lago Inle, em Burma.

Além das cidades citadas acima, há outros destinos para conhecer em Myanmar. Um deles é o Inle Lake, ou Lago Inle, em Burma. É onde acontece uma espécie de espetáculo feito pelos pescadores durante o trabalho que mais parece uma dança. Veja uma excursão para o Lago Inle.

Como o lago é raso e para ter as mãos livres durante a pesca eles se equilibram na ponta dos pés de lá para cá no barco. Me encantei tanto que o espetáculo está no artigo com as experiências que você precisa viver no Sudeste Asiático.

Em Mingun, cidade próxima a Mandalay, há um belo templo às margens do rio Irrawaddy: o Myatheindan Pagoda. O templo é circular e todo na cor branca, representando as sete montanhas do Monte Meru, que para budistas é o centro do universo. Por isso, é interessante um passeio guiado para Mingun.

Outro local interessante é a cidade de Pindaya, onde há cavernas que guardam pelo menos 6 mil imagens de Buda de diferentes tamanhos. Não só de templos e construções históricas vive o turismo em Myanmar, outros destino imperdível é Ngapali beach com sua areia branquinha e água bem clara.

Interessante, mas ainda sem muitos atrativos está a cidade de Naypyidaw, capital do país desde 2005. Ela foi construída para ser capital a partir de 2002, com áreas hoteleiras, outras para compras, mas ainda falta estrutura. Entre os pontos turísticos estão o parlamento, o templo Uppatasanti, que é uma “cópia” do localizado em Yangon.

Leia mais => Quanto custa viajar pela Ásia

 

Dicas de turismo em Myanmar

Espero ter despertado em você uma vontade de conhecer Myanmar. O país é lindo e cheio de atrativos exóticos e bem diferentes do que estamos acostumados no ocidente. Vale super a pena, tenha certeza. Para te ajudar, neste artigo tem uma sugestão de roteiro de 6 dias em Myanmar.

Para mais dicas sobre o que fazer em Myanmar, veja a lista de blogs que já falaram sobre o país no índice da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV).

Gostou das dicas ou já conhece Myanmar? Qual foi o seu destino que despertou mais sua vontade para viajar para o país? Deixe nos comentários 🙂

Até + !!!

 

Leia os últimos artigos sobre Myanmar:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!