Início / Dicas / Sites, aplicativos e os benefícios da carona solidária remunerada

Sites, aplicativos e os benefícios da carona solidária remunerada

Num dos verões que passei na Europa, eu estava em Frankfurt, na Alemanha, e precisava ir até Annecy, incrível cidade nos Alpes da França onde visitaria alguns amigos brasileiros que estavam vivendo por lá. Não há voo direto, para ir de trem estava caríssimo e as rotas de ônibus também não estavam interessantes. Foi quando um amigo me perguntou: porque você não usa um site ou aplicativo de carona solidária remunerada?

Eu já conhecia alguns de nome, mas sinceramente nunca havia cogitado testa-los. Como economizar era minha prioridade naquele momento, decidi pesquisar mais a respeito. Mas já pensou em viajar de carona? Se você imaginou a cena de um hippie na beira da estrada pedindo carona, errou! As caronas ganharam a internet e atualmente existem vários aplicativos de carona solidária. E como sei que viajar de carona é um tema que gera muitas desconfianças e dúvidas, preparei este artigo com minhas principais descobertas e benefícios da carona compartilhada.

Leia também => Como fazer e contratar um seguro viagem internacional?

 

Aplicativos de carona solidária

Carona solidária remunerada

Hoje é possível pegar carona sem se arriscar na beira da estrada. Existem vários aplicativos de carona solidária, e até mesmo de carona solidária remunerada, que funcionam tanto para deslocamento dentro de uma cidade, quando entre cidades, estados ou países diferentes.

Este método de carona já existe faz muito tempo nos Estados Unidos, Canadá, Europa e chegou há alguns anos no Brasil. Com ele, pessoas que vão para um mesmo destino se conectam através de aplicativos ou sites, e dividem as despesas da viagem de carro. Os benefícios da carona compartilhada vão muito além de economizar dinheiro, afinal, através dela é possível também reduzir o consumo de combustível e diminuir o número de veículos em circulação pelas grandes metrópoles e rodovias do país.

Entre os principais aplicativos de carona paga no Brasil está o BlaBlaCar, que começou em 2006 na França e até hoje seu principal mercado é a Europa. O Brasil já é o 20º país em que o BlaBlaCar atua e o aplicativo conecta mais de 20 milhões de membros ao redor do mundo. Ele está disponível para IOS e Android, sendo a melhor opção para os viajantes.

Foi com ele que consegui uma carona de Frankfurt para Annecy, nos Alpes da França, gastando cerca de 50 Euros. Muuuuuuito mais barato do que qualquer outra opção disponível. Fora que a experiência foi segura e realmente agradável. O sistema de avaliações dos usuários, faz total diferença para garantir a tranquilidade de que oferece ou solicita caronas!

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Outro aplicativo é o BeepMe, com mais de 200 mil motoristas cadastrados, mas foco nas caronas dentro de uma cidade para ir ao trabalho ou faculdade. Os usuários compartilham custos, rotas e experiências. Para participar, você precisa da indicação de pelo menos 5 amigos. Esta é uma forma de aumentar a segurança dos usuários.

O Caronetas é um aplicativo brasileiro de caronas compartilhadas. Neste sistema, o usuário ganha milhas ao dar carona e depois pode troca-las por produtos e serviços. Entre outras vantagens, destaque para a localização em tempo real, que permite a visualização da sua carona chegando. Ele também tem a opção de convidar alguém para dividir um táxi.

 

Como funciona

Todos partem basicamente do mesmo princípio: conectar pessoas que desejam fazer uma viagem de carro. Se você vai viajar de uma cidade para outra em seu próprio veículo e tem um lugar vazio no carro, você informa seu trajeto e horário. Por sua vez, se você quer viajar de um lugar para outro e não tem carro, pode procurar a lista de ofertas disponíveis e ver se alguma se adequa a sua necessidade. Encontrando uma, você entra em contato com quem está oferecendo a carona e combina os detalhes da viagem.

Além destes, existem diversos outros sites e aplicativos de carona solidária em funcionamento hoje no Brasil, como o Carona Solidária e o Me Leva.

Existem também vários grupos no Facebook que têm como tema a carona compartilhada, ótimos exemplos da economia compartilhada no turismo. O grupo Caronas pelo Brasil, por exemplo, conta hoje com mais de 28.500 membros. Além de grupos nacionais, existem também grupos regionais e locais de estados e cidades. Pesquise e veja se existe algum na sua cidade.

Mas nem tudo são flores, pois alguns modelos de carona solidária remunerada podem ser considerados transporte clandestino de passageiros, o que é proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito. De acordo com a lei, qualquer carona em que exista ajuda de custo, divisão de despesas ou “auxílio combustível” seria ilegal, podendo gerar multas caso seja flagrada. Na prática, não é o que acontece!

Se você está com uma viagem marcada e deseja economizar de todas as formas possíveis e imagináveis, confira algumas dicas no post com dicas sobre como viajar com pouco dinheiro.

Leia também => Como aprendi a economizar com hospedagem ao redor do mundo

 

Vale a pena pegar carona compartilhada?

A carona solidária é mais uma forma de se economizar na viagem, ajudar o meio ambiente com menos poluição, diminuir o número de veículos nas estradas e ainda ter a chance de fazer novos amigos! Pegar carona é uma ótima opção, mas claro, antes de embarcar, para sua segurança, confira as avaliações e converse com o seu “caroneiro”, para certificar-se que ele é uma pessoa de confiança, se o carro está em bom estado, etc. Se estiver tudo certo, é só curtir a viagem!

Se ainda tiver dúvidas sobre algum aplicativo de carona solidária, ou se gostaria de fazer qualquer tipo de pergunta, deixe um comentário abaixo. Faço questão de responder cada mensagem individualmente, para te ajudar a escolher as melhores opções e economizar!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

2 Comentários

  1. senilson dos santos

    Estou indo de São Paulo para Gramado/RS e gostaria de saber como funciona neste caso. Como posso achar pessoas que já foram e compartilham este serviço.

    • Oi Senilson,

      Você precisa entra nos site e fazer a pesquisa, saindo de São Paulo com destino a Gramado. Caso alguém tenha cadastrado essa rota, ou trechos parecidos, o sistema listará as opções.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *