Início / Dicas / 10 dicas matadoras para viajar mais barato e economizar

10 dicas matadoras para viajar mais barato e economizar

Durante uma viagem de turismo sempre estamos dispostos a gastar mais do que o necessário, afinal foi um ano duro de trabalho para conseguir suados 20 a 30 dias de férias. Claro que isso é merecido e eu mesmo muitas vezes exagero nos gastos, mas adoro conseguir dicas para viajar mais barato.

Contudo, sempre há quem goste de poupar para a próxima viagem ou para um carro novo. Neste artigo, irei compartilhar as melhores dicas de viagem para evitar o desperdício de dinheiro e ajudá-lo em suas viagens, desde uma semana em Fortaleza, até uma Volta ao Mundo em 365 dias.

Vai viajar? => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

Viajando fui aprendendo a reconhecer o que realmente faz diferença e irá deixar boas lembranças e histórias para o futuro. Descobri na prática a diferença entre não ter dinheiro para um passeio e poder ficar em um resort em Gili Trawangan, na Indonésia. Tudo é questão de pesquisa e planejamento para conseguir fazer o que deseja.

 

10 dicas para viajar mais barato

viajar-mais-barato-brasil

 

1) Planejamento financeiro: saiba exatamente quanto poderá gastar por dia. Tenha uma planilha em excel com todos os gastos com passagens aéreas, hotéis e alimentação. O restante são despesas com diversão. Acredite, não ter um orçamento definido é o primeiro passo para estourar o limite do cartão de crédito ou ter que voltar para casa antes do previsto;

 

2) Saber como gastar: tão importante quanto planejar os gastos é saber como geri-los. Para uma viagem mais longa é impossível levar tudo em dinheiro vivo e, saber utilizar os cartões, pode economizar bastante. Para fazer saques, prefira o cartão de débito e saque o maior montante possível. As taxas são cobradas por saque e quanto menos vezes sacar, mais diluirá as tarifas. Para gastos com reservas de hotéis e passagens aéreas utilize a função crédito, pois além de acumular milhas, geralmente as taxas são menores;

 

3) Viajar na baixa temporada: a melhor dica é agendar sua viagem para datas antes ou depois dos períodos de alta temporada. Nessas épocas, os pontos turísticos não estão lotados, o clima é mais agradável e poderá realmente viajar mais barato. Claro, é difícil mas evite feriados, carnaval e reveillon;

 

4) Viajar de avião: se pretende viajar para a Europa, Sudeste Asiático e Austrália, certamente as passagens aéreas irão pesar menos no orçamento do que qualquer outro meio de transporte. Graças as companhias de baixo custo como Easy Jet, Ryanair, Air Asia e Jet Star é possível conseguir tarifas muitos baratas;

 

5) Escolher trechos para viajar a noite: não importa o meio de transporte que utilizar, se a viagem durar mais de 6 horas, procure dormir durante todo o período, pois economizará uma diária de hotel;

 

6) Gastar menos com hospedagem: essa é uma das maiores despesas de viagem. Dormir e ter uma cama confortável é o que muitos nunca irão dispensar. Existem alguns serviços que nos auxiliam a ter hospedagens gratuitas, como o couchsurfing, e outros que disponibilizam melhores instalações com ótimos preços, como o Airbnb. Veja também as dicas para conseguir benefícios em hotéis;

 

7) Não ter pressa para viajar: acredito que esta é a dica mais difícil e ao mesmo tempo mais importante. Geralmente as pessoas querem conhecer muitos países e ter vários carimbos no passaporte. Com essa pressa acabam deixando para traz tantos outros benefícios. Ficar mais tempo em uma cidade é bom, pois conseguimos descontos nos hotéis e gastamos menos com transporte, que são as principais contas da viagem. Além disso, criamos mais vínculos com os locais para abrir uma porta para futuras visitas;

 

8) Escolher destinos mais baratos: saber quais países escolher em uma viagem é decisivo para o orçamento de viagem. Países do primeiro mundo como Japão, Austrália e Estados Unidos são certamente mais caros que muitos do Sudeste Asiático e América do Sul. Se a grana estiver curta, não deixe de viajar e priorize gastar pouco. Certamente irá se surpreender;

 

9) Dividir as despesas: ter um acompanhante de viagem, certamente irá diminuir os custos com quartos de hotel, alimentação e aluguel de carros. Além de dividir também as histórias que irão contar no final da viagem. Porém, viajar sozinho é libertador…vejas as vantagens e desvantagens de viajar sozinho;

 

10) Cozinhar e evitar o álcool: deixei essa dica de viagem por último, pois é provavelmente o que acaba com o orçamento de grande parte dos viajantes. Sempre conseguirá encontrar bons mercados locais para comprar comidas e bebidas. Para isso, procure hospedar-se em locais onde consiga cozinhar e economizará com restaurantes. Beber com moderação é outra dica valiosa. Claro que não devemos nos privar de pequenos prazeres, mas evitar o consumo excessivo de álcool irá salvar sua reserva de dinheiro e sua saúde.

Antes de viajar, pesquise em sites e blogs de viagem para ter uma previsão de gastos em seus destinos de viagem. Aqui no blog, sempre haverá dicas sobre o assunto, basta procurar na página de cada destino. O Numbeo, é um site em inglês que disponibiliza o custo de vida em diversos países do mundo. Vale a pena conferir para planejar sua viagem.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Particularmente, não gosto de seguir a risca as recomendações de guias de viagem, mas é sempre bom ter algumas dicas. Prefiro analisar alguns roteiro prontos, para conhecer as principais atrações e planejar o roteiro com as minhas preferências.

Durante uma viagem, sempre nos deparamos com aproveitadores tentando passar a perna em turistas. Tenha cuidado e evite prolongar conversas quando perceber se a pessoa pretende receber uma comissão. O último conselho é ser cara-de-pau e pedir descontos sempre que possível. Pechinchar é uma prática que funciona em qualquer canto do planeta.

 

Possui outras dicas para economizar?

Sempre que viajamos encontramos gente com diferentes ideias para economizar. Seja com alimentação, hospedagem, transporte ou diversão, sempre existe uma maneira diferente.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 299º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:

Procurando dicas para viajar mais barato? Ainda tem dúvidas? Gostaria de contar suas experiências?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

2 Comentários

  1. Erika Dias da Silva

    Guilherme, vou para California e farei San Francisco a San Diego de carro. tenho pouco tempo em San Francisco e escolhi me hospedar no Super 8 da Lombard Street. Gostaria de ir jantar no Fisherman's Wharf e passear em Chinatown. Consigo ir usando o cable car? a gente usa como onibus, subindo e descendo onde quizer?
    Seu blog foi um achado, obrigada

    • Oi Erika,

      Também fiz essa viagem de carro na Califórnia, vale muito a pena.

      Sério que vai ficar na Lombard? Nossa, é uma das ruas mais lindas do mundo…acordar naqueles jardins deve ser demais.

      É bem fácil sim usar o bondinho, desce e sobe onde quiser. O problema são os horários de pico, que demora pacas pra conseguir um…mas isso faz parte de uma grande cidade.

      Obrigado pela visita! Até + !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *