Stop Over: o que é, como funciona, empresas e como pesquisar

Stop Over: o que é, como funciona, empresas e como pesquisar

Se você tem interesse em viagens, provavelmente já ouviu falar do termo Stop Over, muito utilizado no meio. Se esse ainda é desconhecido para você, não se preocupe, pois aqui você descobre tudo que precisa sobre ele.

Em uma tradução literal, seu significado seria algo como “parada”, ou uma “pausa” no trajeto. Assim, entende-se por uma maneira de aproveitar as conexões de um voo para conhecer mais cidades.

Na realidade, essa é uma das formas mais interessantes de se viajar de avião, tanto para voos domésticos quanto internacionais. Isso se dá por conta das vantagens que consegue ao utilizar esse conceito. A principal, e que atrai mais pessoas, é também a mais óbvia: conhecer mais de um destino sem pagar a mais por isso!

Ok, sei que parece impossível, mas a prática é bastante comum, existindo diversos programas para isso. Grandes companhias, como Latam, Azul, American Airlines e TAP oferecem a possibilidade.

Sabendo disso, é importante começar a procurar pela opção de Stop Over quanto for viajar, no Brasil ou para fora. Para te ajudar nessa tarefa, abaixo você encontrará todas as informações importantes a respeito do tema. Do que é a como aproveitar; das empresas que oferecem ao custo. Prepare-se para aprender muito!

Planeje sua viagem => Encontre passagens mais baratas

Como viajar de graça »

 

O que é Stop Over?

De maneira simplificada e resumida: Stop Over é a possibilidade de você voar para dois ou mais destinos pagando apenas uma passagem só. Isso significa que você pode pegar um voo com conexão, descer na cidade da conexão, passar alguns dias nela, e só depois pegar outro voo para ir para o seu destino final, aquele pelo qual você realmente pagou a passagem. Tudo isso sem custear duas passagens.

Para entender melhor, confira o vídeo abaixo, da companhia aérea TAP.

 

CLIQUE AQUI para encontrar passagens aéreas mais baratas »

 

O que significa Stop Over?

Para quem não está acostumado com todo o processo de uma viagem, pode ser complicado entender esse conceito. Dessa forma, se faz necessário tentar ser o mais didático possível.

Mesmo que seja entendido desse mundo, porém, ainda se mostra confuso falar sobre Stop Over. A realidade, entretanto, é que o conceito pode ser mais simples do que parece.

Como explicado acima, o significado da palavra é de “pausa” ou “parada”, o que, no contexto de viagem, pode representar muita coisa. Nesse caso em específico, estou falando do processo dentro do deslocamento aéreo entre sua casa e o destino.

Dessa forma, pode-se dizer que essa é uma maneira de conhecer mais de uma cidade com apenas uma passagem. Aliás, dependendo do esquema que conseguir, pode até visitar mais lugares. É possível, por exemplo, fazer uma parada na ida e outra na volta, transformando uma viagem de um destino em uma de três (pelo mesmo valor!!!!).

Curiosidade => Como usar WhatsApp no exterior

 

Como funciona o Stop Over?

o que é stop over

Acredito que, em diversas situações, é muito mais simples entender algo por meio de exemplos ao invés de explicações. Por isso, contarei aqui uma experiência bem interessante, vivenciada por mim no último ano durante as férias.

Em uma viagem pela Europa, estava em Hamburgo, na Alemanha e tinha um voo marcado para Roma, na Itália. A passagem era pela companhia KLM, de origem holandesa, e possuía uma conexão em Amsterdam.

Já que seu hub é na capital dos países baixos, era possível fazer o Stop Over no destino. Assim, desci em Amsterdam — que considero a mais incrível do mundo — e passei dois dias aproveitando. Após esse período, voltei ao aeroporto e peguei o “restante” do voo para Roma, exatamente como se eu nem tivesse descido na Holanda.

É importante ressaltar, porém, que só foi possível tal ação por conta da companhia e da conexão. Em geral, o Stop Over somente é feito no hub da companhia, que dei sorte de ser bem entre a cidade que eu estava e meu destino.

Ou seja, dificilmente você poderá escolher entre diversos lugares onde descer. É um processo que a cia aérea determina onde vai parar. Essa parada ocorre por necessidade de abastecimento, troca de passageiros ou por ser uma sede dela.

Descontos => Pague menos em seus bilhetes aéreos

 

Como pesquisar voos com Stop Over?

pesquisar por voos

O processo de comprar uma passagem com opção de Stop Over não é complicado, estando acessível a qualquer um. O principal ponto aqui é ter um bom planejamento de sua viagem e ter todas as informações necessárias.

Para começar, você deve buscar pelo seu ponto de partida, especialmente se sua cidade possui mais de um aeroporto. Analise as companhias que operam nele e se a cidade que quer visitar está entre os destinos disponíveis.

Agora entra a parte mais complexa do processo: analisar o hub das companhias. Se for uma empresa brasileira, provavelmente o hub será em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife ou Brasília.

No caso de companhias estrangeiras, analise a descendência da empresa. Na maioria dos casos, os hubs se encontram nas principais cidades do país de origem da companhia. Dessa forma, o da TAP é em Lisboa e Porto, da AirFrance em Paris e American Airlines em Nova York e Dallas. Assim, são esses os pontos que você poderá fazer seu Stop Over.

Resumindo: você tem maiores chances de fazer Stop Over nas cias aéreas estrangeiras mas cujo destino final não são nos seus países. Exemplo: uma cia aérea espanhola voando para a Suíça. Existem grandes chances de antes de deixar os passageiros na Suíça, ela dê uma paradinha na sua “casa” na Espanha.

É a oportunidade perfeita para você descer, passar alguns dias na Espanha, e depois pegar o “restante” do voo para o seu destino final.

Passo a Passo => Primeira viagem de avião

 

Quais as empresas fazem Stop Over?

stop over latam

Se sua preocupação a respeito do Stop Over é sobre quais as companhias oferecem a opção, não com o que se preocupar. Praticamente todas elas possuem essa alternativa, o que ajuda bastante nas viagens.

Outra boa notícia é que não são somente as brasileiras que te possibilitam essa chance. Grande parte das companhias aéreas estrangeiras também trabalham com essa estratégia. Logo, é possível realizar essa parada nas principais cidades do mundo.

Mas o que quero chamar atenção é: nem sempre essa opção é explícita pela cia. Como assim? Às vezes, você tem que fazer várias simulações no site da empresa para descobrir as paradinhas que ela faz ao longo do trajeto e optar por “fatiar” esse percurso.

Inclusive, gostaria de dizer que apesar de a maioria não cobrar por isso, em algumas simulações é possível perceber que o pagamento final fica um pouco mais acima do inicial.

O que acontece é que existem as taxas de aeroporto. Logo, se você vai usar mais de um, essa taxa pode ser incluída nos bilhetes 2x, mas é um pequeno acréscimo que ainda vale muito a pena.

Para facilitar no processo de procurar essa possibilidade, abaixo você encontra as principais empresas do ramo e seus hubs (sedes). Daí em diante, basta pesquisar sua próxima viagem e encaixar os pontos em seu planejamento.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
  • Domésticos
    • Azul: São Paulo (Guarulhos e Congonhas) e Campinas
    • Latam: São Paulo (Guarulhos e Congonhas) e Campinas
    • Gol: São Paulo (Guarulhos e Congonhas) e Campinas
  • Internacionais
    • AirFrance: Paris
    • KLM: Amsterdam
    • TAP: Lisboa e Porto
    • British Airways: Londres
    • Turkish Airlines: Istambul
    • Emirates: Dubai
    • Qatar Airways: Doha
    • American Airlines: Miami, Nova York, Dallas e Los Angeles
    • United: Nova York, Washington, Chicago e Houston
    • Delta: Detroit e Nova York
    • Air Canada: Toronto
    • Copa Airlines: Cidade do Panamá
    • Avianca: Bogotá
    • Aeromexico: Cidade do México
    • Aerolíneas Argentinas: Buenos Aires
    • Latam: Santiago, Assunção, Montevidéu, Rosário, Córdoba, Buenos Aires, Bogotá e Lima

Economia => Encontre as passagens mais baratas

 

Programas de parcerias

parcerias de companhias aereas

Como você pôde perceber acima, diversas são as companhias aéreas que oferecem a possibilidade de Stop Over em seus voos. O que você ainda não sabe, porém, é que essa não é a única vantagem que elas disponibilizam.

Muitas delas possuem programas completos para essa finalidade, te auxiliando muito mais do que apenas na passagem. Na verdade, são oferecidos pacotes completos com alguns de seus parceiros.

Dessa forma, você pode alugar seu hotel, passeios, deslocamento e até restaurantes com grandes descontos. No vídeo da TAP no início deste artigo, por exemplo, é informado que até taça de vinho grátis você recebe em restaurantes parceiros.

Assim, todo o conceito de Stop Over acaba compensando muito mais do que apenas na compra das passagens. Obviamente que esse é um grande benefício, mas não o único. Por isso, quando fechar seu voo, procure também pelos parceiros das companhias para conseguir ainda mais vantagens em seu período na cidade.

Como se preparar? => Viagem longa

 

Quem pode aproveitar?

stop over tradução

Um ponto interessante sobre o Stop Over é que essa não um benefício exclusivo para alguns passageiros. Qualquer pessoa pode solicitar a opção, aproveitando assim um pouco mais o período da viagem.

Para realizar a transação, você deve se atentar às alternativas disponíveis em cada uma das companhias. Em algumas, você precisa selecionar a opção “múltiplos destinos” para conseguir. Em outras, porém, basta comprar cada trecho separado, sem a necessidade de sinalizar o Stop Over.

Outro ponto interessante a se analisar é o período de estadia na conexão. Isso porque algumas empresas limitam a 1, 3 ou 5 dias. Outras, por outro lado, não colocam limite algum, sendo necessário apenas ficar atento ao período permitido por seu visto de estadia.

Por fim, é preciso relembrar que não são todos os destinos que oferecem a possibilidade. Assim, se tiver alguma dúvida, verifique novamente as companhias aéreas citadas acima e suas opções de conexão com Stop Over.

Promoção de bilhetes => Viaje mais por menos

 

Qual o custo do Stop Over?

custo de passagens

Cheguei agora a um ponto bastante controverso em toda a história do Stop Over, visto que não há uma regra. Dessa forma, é possível encontrar companhias que ofereçam a opção gratuitamente, enquanto outras podem cobrar uma taxa para descer na conexão.

Mesmo no caso de haver cobrança, os valores costumam compensar, ficando mais barato que comprar os dois trechos. Ainda assim, vale a pena conferir qual a situação na empresa que escolher e quais os custos envolvidos.

Outro ponto a se atentar diz respeito a promoções com a possibilidade de Stop Over. Em geral, são feitas em destinos internacionais e tendem a compensar bastante, especialmente para nós brasileiros.

Contudo, confirme todos os dados antes de fechar sua passagem, já que pode haver detalhes que impliquem na viagem. Se tudo estiver certo, aproveite essa oportunidade de conhecer até três destinos pagando apenas por uma viagem de ida e volta!

Transporte => Alugue um carro para qualquer destino

 

Vantagens do Stop Over

Com tudo o que foi dito acima, muito provavelmente você já percebeu que há inúmeros benefícios em aproveitar o Stop Over. Ainda assim, acho válido apresentar um pouco de cada um dos principais. De fato, são tantas vantagens que as vezes até esquecemos, então fique acompanhe para entender mais:

 

1. Economizar

stopover american airlines

Obviamente, a primeira grande vantagem é a financeira, já que o custo com passagens fica bem menor. Isso se dá porque, na lógica, você está fazendo dois trechos e pagando apenas um. Quase como aquelas promoções de supermercado: Leve 2 Pague 1.

O que ocorre é que você está fazendo, na realidade, uma viagem só, porém dividida em dois trechos. Se aproveitar do Stop Over tanto na ida quanto na volta, pode conhecer três locais pagando duas passagens.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Para voos domésticos a diferença pode até não ser tão significativa, mas em internacionais sim. Imagina por exemplo, quanto gastaria para visitar Lisboa, Paris e Madri comprando cada trecho separado. Com o Stop Over você pode apenas comprar os voos Brasil > Paris > Brasil.

Passagens e pacotes para economizar »

 

2. Conhecer novos lugares

Ainda citando o ponto levantado acima, é inegável que, quando viajamos queremos conhecer diversos locais. Muitas vezes, entretanto, o custo torna inviável passar por todos esses destinos.

Se utilizar do Stop Over é, portanto, uma ótima alternativa para conhecer o principal de cidades fora de seu roteiro. Ok, talvez você não consiga visitar todos os pontos turísticos, mas pelo menos terá uma visão de como é o local.

Com isso, essa é uma excelente estratégia para viagens com diversas paradas ou voos muitos longos. Exemplos disso são os famosos mochilões pela Europa ou Estados Unidos. Outro ponto legal é aproveitar viagens para Ásia e Oceania e fazer um Stop Over em Dubai ou África do Sul.

 

3. Aproveitar mais as férias

economizar nas férias

Outra vantagem que pode ser citada aqui é a facilidade de aproveitar melhor todo o seu período de férias. Ainda que seja bastante difícil conseguir os tão sonhados 30 dias de folga, o ideal é aproveitar ao máximo os que conseguir.

Dessa forma, você pode usufruir seus dias com mais liberdade ao se utilizar do Stop Over. Somente nós sabemos o que passamos para conseguir essas férias, e nada mais justo do que aproveitá-las da melhor maneira possível, não é?

Na lógica, no mesmo período e com praticamente o mesmo investimento, você pode visitar um ou três países. Não sei vocês, mas eu considero visitar três nações diferentes muito mais proveitoso que apenas uma!

 

4. Aumentar o período de viagem

Eu sou da opinião de que, já está fazendo, precisa fazer certo. Não adianta nada sair do Brasil, se deslocar para outro continente, gastar muito dinheiro e tempo, e voltar com a sensação de que faltou algo. Acredito que uma viagem deve te tornar mais feliz, e não mais triste.

Por isso, se posso aproveitar meus dias de férias, tendo passar o maior tempo possível longe de casa. É o momento ideal para descansar o corpo e a mente, além de expandir seus horizontes e conhecer novas culturas. Mas, o que normalmente impede isso é o custo desse passeio.

Com o Stop Over, você consegue passar mais tempo em viagem, gastando o mesmo ou pouca coisa a mais do que a ideia original. Assim, pode colocar mais três dias em uma cidade, mais dois em outra, e assim conhecer o mundo.

Como encontrar => Passagens aéreas em promoção relâmpago

 

Dicas de como fazer Stop Over

stopover no brasil

Basicamente, todas as informações que você precisava saber sobre o Stop Over estão descritas nos parágrafos acima. Mesmo assim, acho que pode ser interessante relembrar algumas delas. Além de fixar na memória, pode ser útil se você acabou perdendo alguma. Assim, fique atento às dicas:

  • Antes de definir os pontos de sua viagem, confira onde pode ocorrer um Stop Over;
  • Confira as companhias disponíveis para o voo e quais oferecem essa possibilidade;
  • Fique de olho no período que você pode passar na conexão sem ser cobrado a mais;
  • Falando em cobrança, atente-se às possíveis taxas que precise pagar para descer (simule com ou sem parada para descobrir);
  • Busque sobre os documentos necessários para descer na conexão, como visto, passaporte e vacinas;
  • Não se esqueça também de conhecer as regras e normas do país;
  • Confira a moeda local, como está o câmbio frente ao Real. Se possível, leve um pouco em dinheiro vivo com você;
  • Embora esteja fazendo um voo com conexão, é preciso pegar sua mala no desembarque. Senão ela vai parar em seu destino.

Passo a passo => Celular em viagem internacional

 

Aproveite os benefícios do Stop Over

Quando o assunto é viagem, são inúmeras as formas de economizar e aproveitar mais o passeio. Normalmente, você acaba nem sabendo de todos eles, e assim gasta mais dinheiro e curte menos o período.

Assim, conhecer sobre o Stop Over é uma maneira excelente de tornar sua viagem e suas férias muito mais proveitosas. Além de gastar menos dinheiro, você conhecerá novos lugares e vai desfrutar muito mais dessa pausa.

Ficou com alguma dúvida sobre o Stop Over ou tem algo a mais para acrescentar ao assunto? Deixe seu comentário abaixo!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Will Junqueira

ESCRITO POR

Will Junqueira

Will Junqueira, 25 anos, é publicitário e redator. Formado em Publicidade e Propaganda e com pós-graduação em Marketing Digital, já morou tanto em San Diego, nos Estados Unidos, quanto na Cidade do México, além de conhecer outros 12 países. Hoje, escreve principalmente sobre suas viagens, negócios e carreira, empreendedorismo e marketing.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *