10 restaurantes em Santo Domingo: comidas típicas e onde comer

por Augusto Pinheiro

10 restaurantes em Santo Domingo: comidas típicas e onde comer

Os restaurantes de Santo Domingo, República Dominicana, na América Central, oferecem uma variedade de opções para quem gosta de experimentar comidas típicas do local, e também há espaço para aqueles que adoram sair de casa, conhecer novos ares, mas desfrutar dos mesmos gostos gastronômicos.

Dá para se comer pratos tradicionais da cidade e da cultura dominicana, pratos de outras regiões do mundo que também são populares no Brasil e, inclusive, algumas combinações de alimentos que são bem conhecidas nas terras tupiniquins.

Neste post vou lhe dar uma série de opções de restaurantes em Santo Domingo, além de descrever as comidas típicas da culinária dominicana e onde comer na cidade.

Planeje-se => Hotéis em oferta em Santo Domingo

Seguro viagem para América Central e Caribe »

 

Pratos típicos em Santo Domingo

Restaurantes em Santo Domingo, na República Dominicana
Prato sancocho | Foto: Jdvillalobos, via Wikimedia Commons.
  1. Mangú
  2. Bandera dominicana
  3. Sancocho
  4. Pasteles en hoja
  5. Chimichurri
  6. Yaroa

A alimentação básica é composta por dois companheiros bem conhecidos seus: o feijão e o arroz, geralmente acompanhados por frango ou alguma carne e salada.

Frutos do mar também são bem comuns (afinal, trata-se de uma ilha, né?), especialmente aquele peixe frito delicioso de se comer na praia.

Mas há também elementos locais típicos que são acrescidos aos pratos e que, normalmente, não são muito comuns no Brasil, como banana verde e abacate.

A seguir estão algumas das iguarias típicas da culinária dominicana.

CLIQUE AQUI e agende um tranfer do aeroporto de Santo Domingo »

 

1. Mangú

A fim de que você tenha forças para perambular pelos pontos turísticos de Santo Domingo, frequentar seus museus e embrenhar-se pelos passeios disponíveis, é importante começar com um bom café da manhã. Para essa finalidade, você pode experimentar o mangú.

Conhecido pelos dominicanos de “los tres golpes”, o prato é feito com purê de banana verde, coberto com cebolas vermelhas (fervidas em molho de vinagre), queijo e salame fritos, podendo ainda acrescentar ovos fritos, uma combinação bombástica para começar o dia cheio de energia.

De Bavaro => City tour colonial Santo Domingo

 

2. Bandera dominicana

Para os dominicanos, a principal refeição do dia é o almoço, e o prato típico para essa refeição é a bandera dominicana.

O prato vem com uma porção gigantesca de arroz e feijão, acompanhado com frango (pode-se substituí-lo por carne também), salada com abacate e tostones (bananas fritas em rodelas).

O bandera dominicana pode ter algumas variações. Uma delas é o moro con guadules, ou arroz com guandu (também conhecido como feijão-guandu, encontrado em algumas regiões do Brasil).

Outra variação é o locrio. Semelhante a uma paella, o prato é composto de um arroz temperado e frango (ou algum outro tipo de carne), bem servido nos restaurantes em Santo Domingo.

Programe-se => Tour de dia inteiro na Ilha Saona, em Santo Domingo

 

3. Sancocho

Geralmente preparado para ocasiões especiais, como na véspera do Ano Novo, o sancocho é um guisado grosso de raízes e carne, frango e porco, misturado com mandioca, batatas, inhame e banana verde, sendo acompanhado de fatias de abacate e uma tigela de arroz.

 

4. Pasteles en hoja

Os pasteles em hoja também são muito usados em datas comemorativas, como no Natal, por exemplo. É como se fosse nossa conhecida pamonha, mas ao invés da massa ser preparada com milho, ela é preparada com banana.

O recheio é de carne e o quitute é servido em uma folha de bananeira (por isso o “en hoja”, ou em português, na folha).

         

5. Chimichurri

Apelidado carinhosamente como “chimi”, o chimichurri é um sanduíche contendo tomate, cebola, repolho, carne grelhada temperada, maionese e ketchup, tudo isso dentro de um pão branco torrado.

 

6. Yaroa

O yaroa é uma espécie de lasanha servida nos restaurantes em Santo Domingo. Entre suas exóticas camadas se encontram carne, frango, queijo (até aqui, nada demais), banana doce e batatas fritas, cobertos com maionese e ketchup. Uma combinação um pouco diferente de nossa lasanha habitual, mas que os dominicanos certificam que dá certo.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na República Dominicana. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Outras refeições

Restaurantes em Santo Domingo deliciosos
Cidade possui uma extensa rede de bons estabelecimentos de gastronomia.

Há outras opções conhecidas, como o pica pollo, duplo frango frito; o mofongo, prato importado de Porto Rico que, na versão dominicana, é composto de purê de banana com alho e camarão ou carne de porco.

Mais, há também o chicharrón de cerdo, ou entre os brasileiros, vulgo toucinho; as catibias, empanados de mandioca recheados com frutos do mar (como moluscos e caranguejos) ou carne; e o picalonga, que é uma espécie de uma linguiça que mistura carne de porco (e sabe-se lá o que mais de suas entranhas) e ficam penduradas em uns carrinhos.

 

Doces

Nada como uma sobremesa para adoçar a vida. Entre diversos doces produzidos nas pastelerias de Santo Domingo, é muito comum sobremesas à base de milho, coco e leite.

Alguns exemplos são o majarete, que é um doce de milho polvilhado com noz-moscada e canela, e o coconete, que é um biscoito de coco redondo e crocante.

Frutas caramelizadas também são muito comuns. Você encontrará fatias de mamão secas (e de outras frutas também) cobertas por uma calda doce.

Tipicamente dominicanas, as habichuelas con dulce são sobremesas de feijão doce (mais comuns na comemoração da Páscoa). Pode parecer um tanto estranho comer feijão doce, mas é uma experiência única na gastronomia da República Dominicana, vale a pena experimentar.

 

Onde comer em Santo Domingo?

  1. Jalao
  2. El Conde
  3. Mercado Colón
  4. Paletas Bajo Cero
  5. Patatas Fritas
  6. Malecón 7
  7. D’Luis Parrillada
  8. El Conuco
  9. El Mesón de la Cava
  10. Neptuno’s

Bom, na minha opinião, um dos grandes desafios de Santo Domingo é escolher onde comer na cidade, pois nas áreas mais turísticas (especialmente na Zona Colonial), há muitas opções de restaurantes em Santo Domingo que possa imaginar.

São cafés, bares, docerias, restaurantes de comida típica dominicana e caribenha, comida italiana, japonesa, chinesa, vegetariana, churrasco, fast-foods (tradicionais e típicos), pizzarias… São tantas opções boas, de todos os tipos e preços, que se torna difícil escolher apenas uma ou duas.

Logo, decidi registrar aqui algumas dessas opções que julguei que podem proporcionar a você uma experiência marcante na capital dominicana, além de dar a possibilidade de escolher o que desejar de diversas opções diferentes.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Conheça => Excursão de Punta Cana a Santo Domingo de avião

 

1. Jalao

Restaurantes em Santo Domingo legais
Shows ao vivo são a atração do bar.

Localizado em frente ao Parque Colón, área turística principal da Zona Colonial de Santo Domingo, O Jalao funciona como restaurante, bar e local para festas e eventos.

Inclui shows, bailes e, principalmente, boa comida tradicional da República Dominicana. Os pratos típicos levam um toque gourmet em sua preparação.

Há dois pisos e vários ambientes no local. A decoração também reflete os valores e cultura dominicanos, com mesas decoradas, elementos tropicais e quadros. Na propaganda do local diz-se que, quem entra, vai desejar ser dominicano.

Endereço: Calle El Conde #103, Ciudad Colonial
Funcionamento: segunda a quinta, das 18h às 2h; sexta a domingo, das 12h às 2h

 

2. El Conde

Bem pertinho do Jalao, a Cafeteria e Restaurante El Conde fica logo na esquina do Parque Colón, no térreo do Hotel Conde de Peñalba. Há uma área interna e também há cadeiras e mesas na calçada, com vista para o parque e para a catedral, e, de vez em quando, dá até para ver algumas apresentações musicais na praça.

No El Conde há uma boa variedade de comidas típicas e internacionais, sendo um excelente restaurante para qualquer refeição, especialmente para quem quer um poderoso café da manhã.

Endereço: Calle El Conde #111 (esquina com a Calle Arzobispo Meriño), Ciudad Colonial
Funcionamento: segunda a domingo, das 7h às 0h

 

3. Mercado Colón

Restaurantes em Santo Domingo de massas
Encontre no Mercado pratos típicos locais e também os mais tradicionais do mundo.

O Mercado Colón é um espaço gastronômico da Zona Colonial do Santo Domingo que possui diversas composições culinárias diferentes no mesmo local, tendo em vista que há três empresas distintas oferecendo refeições no mesmo ambiente: La Pintxeria, Tapas Don Quijote e Pizzetta.

Há hambúrgueres, pizzas, comida dominicana, comida caribenha e bebidas para todos os gostos em um ambiente descontraído.

Endereço: Calle Arzobispo Nouel #105, Ciudad Colonial
Funcionamento: terça a domingo, das 13h às 1h

 

4. Paletas Bajo Cero

Você certamente já viu como estão se tornando famosas as paletas mexicanas, aqueles picolés retangulares, muitas vezes com algum recheio dentro. E que tal experimentar as paletas dominicanas? Para isso, basta ir até a Paletas Bajo Cero.

As paletas (ou picolés) são 100% naturais, preparadas com frutas tropicais e sem conservantes ou outros aditivos. Há sabores como abacate ou graviola, recheadas com doce de leite, goiaba ou o famoso tamarindo, recheados com leite condensado, e morango com nutella, entre outros.

Existem também sabores com ou sem recheio, como coco, coquetel de frutas, kiwi, manga e muitos mais, além de outras sobremesas.

Endereço: Calle Isabel la Católica #165, Ciudad Colonial
Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 23h domingo, das 12h às 23h

Aproveite => Excursão turística de meio dia em Santo Domingo

 

5. Patatas Fritas

Restaurantes em Santo Domingo: onde fazer um lanche
A famosa batata frita também está presente na cidade.

Ao caminhar pela Calle El Conde, observando suas construções antigas e seu comércio, você começa a perceber pessoas passando com cones curiosos contendo batatas fritas. Eles vêm do Patatas Fritas, que é uma opção entre os restaurantes em Santo Domingo econômica e gostosa.

Você monta seu combo de batatas fritas, podendo escolher entre 50 temperos diferentes para rechear seu cone. Monte sua combinação e se delicie!

Endereço: Calle El Conde, Ciudad Colonial entre Calle 19 de Marzo e Calle Duarte
Funcionamento: segunda a domingo, das 8h às 0h

 

6. Malecón 7

Não muito longe da Zona Colonial de Santo Domingo e com uma maravilhosa vista da praia da capital da República Dominicana, o Malecón 7 (ou simplesmente M7) fica no calçadão à beira-mar e oferece um cardápio variado de comida mediterrânea, um espaço super aconchegante e uma paisagem de encantar os olhos.

Endereço: Paseo Presidente Billini #7, Malecón
Funcionamento: segunda a quinta, das 9h às 0h; sexta a domingo, das 9h às 1h

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Interessante => Ingresso para assistir a batalha de Santo Domingo em 4D

 

7. El Conuco

Restaurantes em Santo Domingo indicados
Aproveite o melhor da culinária dominicana.

Já no bairro de Gazcue, é possível se experimentar um pedaço farto da gastronomia tradicional dominicana no bem avaliado e turístico El Conuco.

O nome remete à plantação que camponeses mantinham no quintal de suas casas, sendo esse o tema da decoração do local.

Endereço: Calle Casimiro de Moya #152, Gazcue
Funcionamento: segunda a domingo, das 11h30 às 0h

 

8. D´Luis Parrillada

Próximo ao M7, também no calçadão a beira-mar, encontra-se o D’Luis Parrillada, restaurante com ares típicos de praia, especializado em carnes, caldos, frutos do mar e mofongos, uma oportunidade ótima de de comer uma comida tradicional dominicana com vista para o mar.

Endereço: Av. George Washington #25, Malecón
Funcionamento: segunda a quinta e domingo, das 8h às 1h; sexta e sábado, das 8h às 3h

Incrível => Excursão do Parque Nacional dos Três Olhos

 

9. El Mesón de la Cava

Restaurantes em Santo Domingo de peixes
Se delicie com ótimos pratos de frutos do mar.

Mais afastado da Zona Colonial, o restaurante El Mesón de la Cava funciona desde 1967 e é um marco turístico de Santo Domingo, não somente por sua comida original, mas também pela experiência em seu ambiente, pois foi construído dentro de uma caverna natural de calcário no meio da cidade.

As opção de pratos são variadas, contendo saladas, sopas e cremes, carnes de todos os tipos, frutos do mar e até comida japonesa.

O restaurante possui também uma área linda ao ar livre, com vegetação tropical, usada também para eventos.

Endereço: Av. Mirador Sur #1
Funcionamento: segunda a domingo, das 12h às 0h

 

10. Neptunos

Essa é uma dica extra: caso você esteja em Santo Domingo e queira dar um pulinho nas praias encantadoras de Boca Chica (apenas 30 minutos da capital), não deixe de ir no Neptunos.

O restaurante está localizado em um pier sobre um mar azul e areia branquinha, com mesas (e até espreguiçadeiras) ao ar livre, e um cardápio elaborado e variado, contendo comida mediterrânea, frutos do mar e alguns itens da culinária japonesa.

Endereço: Calle Duarte #12, Boca Chica
Funcionamento: segunda a quinta, das 11h às 0h; sexta a sábado, das 10h às 2h; domingo, das 10 às 0h.

Divirta-se => Excursão de ônibus e barco a Samaná

 

Curta os restaurantes em Santo Domingo

Comer em Santo Domingo é uma experiência gastronômica rica, pois seus diversos cardápios variados oferecem de tudo e para todos os gostos.

Você pode tanto desfrutar de refeições conhecidas no Brasil, internacionalmente, e também experimentar os sabores típicos da culinária dominicana. Leia também sobre como sair do aeroporto de Santo Domingo.

E, como se isso já não fosse suficiente, muitos dos restaurantes que citei são uma experiência única não só pela comida, mas pelo ambiente também, seja pela decoração, local, ou por haver música, ou ainda por propiciar um ambiente relaxante à beira-mar.

E aí, o que achou dos restaurantes em Santo Domingo? Qual deles você pretende visitar em sua viagem? Conte nos comentários!

 

ESCRITO POR

Augusto Pinheiro

ESCRITO POR

Augusto Pinheiro

Augusto Pinheiro, 34 anos, natural de Porto Alegre/RS, é bancário, graduado em Ciências Contábeis. Tem por hobbie ler sobre turismo e escrever roteiros, além de fazer trilhas. Mora há 2 anos no Rio de Janeiro/RJ, e adora contar os fatos que deram errado nas viagens e rir de si mesmo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *