8 pontos turísticos de Santo Domingo, na República Dominicana

por Augusto Pinheiro

8 pontos turísticos de Santo Domingo, na República Dominicana

Os pontos turísticos de Santo Domingo, nos remetem à história, cultura, arquitetura, fé, natureza, entre diversas outras possibilidades de experiências.

Explorei essa metrópole caribenha e descobri que isso é mais do que explorar uma cidade grande, e é mais do que visitar a capital de um país, pois ela é a origem da colonização européia no continente americano.

Em Santo Domingo há história, mas não só a história de uma cidade: é a história do início da colonização nas Américas. Mas não é um lugar apenas para conhecer história.

Há muito o que fazer em Santo Domingo, suficiente para agradar todos os gostos. É possível dizer que há Santo Domingo de história, Santo Domingo de natureza, Santo Domingo de praias, Santo Domingo de compras, Santo Domingo de restaurantes e Santo Domingo de diversão.

Santo Domingo é a capital da República Dominicana, na América Central, distando 194 km da famosa de Punta Cana. O idioma oficial é o espanhol. O país fica localizado no que era conhecida como “Ilha de São Domingos” ou “Hispaniola”, banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar do Caribe, e que divide o território com o Haiti.

A descoberta do Novo Mundo se deu em 1492 e, oficialmente, a cidade de Santo Domingo foi fundada em 1496 por Cristóvão Colombo e seu irmão, Bartolomeu.

Algumas das primeiras construções das Américas encontram-se aqui, como a primeira rua pavimentada, o primeiro prédio militar, a primeira catedral entre outras. Em 1990, a cidade foi designada como Patrimônio Mundial da Unesco.

Logo, se você (assim como eu), gosta de visitar o marco zero de uma cidade importante, vou lhe dar umas dicas para que você conheça os pontos turísticos de Santo Domingo, capital da República Dominicana e marco zero da colonização nas Américas.

Planeje-se => Onde ficar em Santo Domingo (em breve)

Seguro viagem para América Central e Caribe »

 

Como chegar em Santo Domingo

santo domingo praias
Chegada à cidade ocorre principalmente pelo aeroporto.

O principal acesso a Santo Domingo é pelo Aeroporto Internacional Las Américas (SQD), que está a 30 minutos da capital.

Para quem foi conhecer as praias paradisíacas de Punta Cana e ingressou no país por elas, há pacotes oferecidos nos hotéis e outras empresas para se conhecer os pontos turísticos de Santo Domingo durante um ou dois dias.

É possível também alugar um carro e fazer a viagem, que dura pouco mais que duas horas. A rodovia, de pista dupla, é excelente, e quem já dirigiu em alguma das capitais brasileiras não encontrará grandes desafios no trânsito da capital da República Dominicana.

Mesmo que seja meio óbvio, vale lembrar: para ingressar no país, é necessário ter passaporte válido.

E aproveite para ler sobre como ir do Aeroporto de Santo Domingo para o centro e se locomover ou agende um transfer prático a partir do aeroporto de Santo Domingo.

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Santo Domingo »

 

O que fazer em Santo Domingo

Criar um roteiro dos mais importantes pontos turísticos de Santo Domingo não é algo difícil, pois grande parte desses locais se encontram na zona colonial e são percorridos a pé.

É possível chegar de carro, transporte público, táxi, Uber e por aí vai. Veja o que você pode conhecer em Santo Domingo:

  1. Puerta del Conde e Calle El Conde
  2. Catedral Primada de America e Parque Colón
  3. Fortaleza Ozama
  4. Panteón Nacional
  5. Museo de Las Casas Reales
  6. Alcazar de Colón
  7. Parque Nacional Los Tres Ojos
  8. Boca Chica

Programe-se => City tour colonial Santo Domingo

 

Pontos turísticos de Santo Domingo

Para quem deseja conhecer tudo que Santo Domingo tem de mais especial, vale a pena a experiência de entrar, percorrer e contemplar (mesmo que você tenha feito o City Tour) cada um dos pontos turísticos listados a seguir, muitos deles na Zona Colonial. Confira:

 

Puerta del Conde e Calle El Conde

santo domingo punta cana
Puerta del Conde | Foto: Mariordo (Mario Roberto Durán Ortiz), via Wikimedia Commons.

Comece sua peregrinação pela história das Américas no Parque Independência, onde se encontra o Portão do Conde, porta de entrada do parque e entrada da antiga muralha da Cidade Colonial.

Nesse portão também se deu o primeiro ato referente à proclamação de independência da República Dominicana, em 27 de fevereiro de 1844, por Francisco del Rosario Sánchez, e o local foi escolhido para hastear a bandeira do país pela primeira vez.

O portão recebeu esse nome em homenagem ao Conde de Peñalba, ex-capitão geral de Santo Domingo, que defendeu a cidade de uma invasão britânica em 1655.

Nele também se encontra o mausoléu de mármore branco no qual estão os restos mortais dos fundadores da nação.

Após cruzar a porta de entrada da primeira cidade das Américas, siga caminhando pela Calle El Conde, primeira rua comercial do Novo Mundo.

A rua, de paralelepípedos, se estende por 10 quadras, contendo lojas de souvenires, cafeterias, restaurantes, expositores de arte e outros lugares comerciais.

  • Funcionamento: parque e rua públicos, todos os dias. Acesso gratuito.

Aproveite => Excursão turística de meio dia em Santo Domingo

 

Catedral Primada de America e Parque Colón

santo domingo compras
Fachada da Catedral Primada de America.

A Catedral de Santo Domingo (ou Catedral Primada de America) foi a primeira catedral erigida no continente e é parada obrigatória para quem está conhecendo a cidade.

Construída entre 1510 e 1540, este edifício de 500 anos permanece como o local mais importantes para cerimônias oficiais e religiosas.

Não se deixe enganar pela aparência relativamente simples da catedral por fora.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na República Dominicana. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Em seu interior, as colunas e arcos ornamentados no estilo gótico são lindos, e há obras de arte por todo o lugar. Nela foram encontrados os restos mortais de Cristóvão Colombo.

E por falar no descobridor, logo à frente da catedral mais antiga das Américas se encontra a praça que leva seu nome: Parque Colón.

Ali se encontra a estátua imponente do explorador, apontando para a ilha, e também a estátua de Anacaona, rainha da tribo taino.

Nos arredores da praça há diversos restaurantes e muitos músicos tocam no local.

Catedral Primada de America: de segunda a sábado, das 9h às 16h30. Acesso gratuito.
Parque Colón: parque público, todos os dias. Acesso gratuito.

Diferente => Motorista particular em Santo Domingo

 

Fortaleza Ozama

Pontos turísticos de Santo Domingo
Local proporciona uma vista maravilhosa de Santo Domingo.

Situada na orla onde as águas do Rio Ozama se encontram com o com o Mar do Caribe se encontra a Fortaleza Ozama, primeira edificação militar permanente das Américas.

Construída entre 1502 e 1508, a fortaleza tem a aparência semelhante a um castelo medieval.

Você poderá ver os canhões originais, voltados para a entrada do rio, colocados dessa forma para a cidade contra o ataque de nações invasoras e de piratas.

Há uma construção central na qual encontramos túneis, escadarias, e calabouços onde eram mantidos os prisioneiros, incluindo até Cristóvão Colombo.

Não deixe de subir na torre de 19 metros de altura para ter uma vista maravilhosa do Rio Ozama e dos navios e cruzeiros que param por ali.

Acredite, vale a pena incluir esse programa em seu roteiro em Santo Domingo (em breve).

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Saindo da fortaleza, tour guiado a pé ou uma caminhada pela Calle Las Damas, primeira rua pavimentada do continente americano, fazendo uma visita ao Panteón Nacional, ao Museo de las Casas Reales, e indo até a Plaza de Espanã, onde se encontra o palácio Alcázar de Colón.

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h. Acesso gratuito.
Dica: há guias pagos na entrada do forte, mas não é obrigatório contratá-los.

Agende => Tour de dia inteiro na Ilha Saona, em Santo Domingo

 

Panteón Nacional

Pontos turísticos de Santo Domingo recomendados
Fachada do Palácio | Foto: Jean-Marc Astesana, via Wikimedia Commons.

Construído no final do século XVIII, o Panteón Nacional ou Panteón de la Patria era uma antiga igreja jesuíta, mas também já foi teatro, armazém de tabaco e sede de escritórios públicos.

O prédio foi restaurado em 1956 e tornou-se o mausoléu nacional, onde se encontram restos mortais de importantes personalidades da história dominicana.

O prédio é belíssimo, sendo em formato de cruz e com capelas nas laterais. Se preferir, reserve uma excursão colonial de bike em Santo Domingo, que passa no Panteón Nacional.

Não deixe de observar o trabalho esmerado da construção, o piso, a pintura na cúpula, as colunas, o lustre de bronze e os jazigos.

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h. Acesso gratuito.

Interessante => Ingresso para assistir a batalha de Santo Domingo em 4D

 

Museo de las Casas Reales

Pontos turísticos de Santo Domingo históricos
Local possui mais de 20 exposições | Foto: Soman, via Wikimedia Commons.

O edifício onde hoje funciona o Museu das Casas Reais já teve diversas funções na história da República Dominicana.

Em 1511, por ordem do Rei Fernando, o católico, estabeleceu-se aqui o primeiro Tribunal de Justiça do Novo Mundo, mas também veio a ser residência de governadores e líderes militares e sede do Tesouro.

O museu oferece uma visão da história da ilha, desde sua colonização, em 1492, até o ano de independência da Espanha, em 1821.

Entre as exposições, podemos ver mapas das viagens de Colombo, réplicas de seus navios, coleções sobre o descobrimento, conquista, evangelização, pirataria entre outras. Há também as salas da família, de armas, dos governadores e outras mais.

Reserve de uma a duas horas para fazer o tour completo, pois o museu possui mais de 20 exposições.

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Preço: 50 pesos, adultos; 5 pesos, crianças.

Imperdível => De Punta Cana: Excursão a Santo Domingo e Museu Ron Barceló

 

Alcázar de Colón

Pontos turísticos de Santo Domingo famosos
Este palácio, de estilo gótico e renascentista, foi construído por volta de 1512.

Ao chegar em Santo Domingo, Diego Colombo, filho de Cristóvão Colombo, mandou construir sua nova residência, onde morou com sua esposa, María de Toledo, sobrinha do Rei Fernando, da Espanha.

Esse palácio, de estilo gótico e renascentista, foi construído por volta de 1512, vindo a ser a mais antiga residência de governador nas Américas e também o primeiro palácio fortificado.

De um lado, se tem a vista do Rio Ozama; do outro, se vê a Plaza de España. O museu salas decoradas e mobiliário de vários períodos.

Há ainda um salão de recepção monumental, iluminado por candelabros de cristal, onde ocorreram importantes reuniões de conquistadores espanhóis e eventos da aristocracia.

Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h.
Preço: 100 pesos.

Legal => De Punta Cana: passeio para Santo Domingo c/ tudo incluso

 

Parque Nacional Los Tres Ojos

Pontos turísticos de Santo Domingo para visitar
Paisagem do local é incrível.

Por favor, não perca por nada de visitar esse lugar, especialmente se você é uma admirador da natureza, como eu.

A distância de 8 km de Santo Domingo se encontra o Parque Nacional dos Três Olhos.

Trata-se de uma caverna contendo um grande lago de água doce que se dividiu há milhares de anos, formando lagoas azuis que o tainos (índios naturais da ilha) costumavam chamar de “olhos” devido às suas formas ovais. Acredita-se que o local era utilizado como refúgio ou para rituais.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Desfrute da bela visão das lagoas azuladas, das rochas, da vegetação, e não deixe de ver o petroglifos. Apesar do nome de “três olhos”, são quatro lagoas (uma acessível apenas de barco).

Funcionamento: de terça a domingo, das 8h30 às 17h30.
Preço: 50 pesoss, adultos; 30 pesos, crianças.

Incrível => Excursão do Parque Nacional dos Três Olhos

 

Boca Chica

Pontos turísticos de Santo Domingo gratuitos
Local é excelente, entre outras coisa, para prática de mergulhos.

Conhecida como a praia da cidade de Santo Domingo, Boca Chica fica a 30 km de distância da capital e é um paraíso de águas calmas, cristalinas e areia branca fininha.

Restaurantes estão disponíveis na orla, e tudo pode ser desfrutado ao som de merengue e bachata. É um lugar muito comum para as famílias.

Há uma série de ambulantes vendendo lanches, massagem e penteados de cabelo. Se não quiser o serviço, seja firme, ou vai ficar o dia ouvindo ofertas o dia inteiro. Leia também sobre as praias do Caribe.

Como a baía de Boca Chica é protegida por um recife de corais, as águas que chegam na praia são bem tranquilas.

O local também se tornou uma área perfeita para mergulhos com excelente visibilidade das espécies marinhas.

Divirta-se => Excursão de ônibus e barco a Samaná

 

Jeito rápido de conhecer Santo Domingo

santo domingo idioma
Vista de Santo Domingo.

Para quem deseja conhecer o máximo da cidade em curto espaço de tempo, ou para quem gosta de ver por si mesmo todos os pontos de interesse para depois escolher visitar com calma aqueles que mais gostou, uma boa ideia é fazer um city tour.

O transporte busca e deixa você no hotel (apenas se estiver hospedado em Santo Domingo) e passa por mais de 20 pontos turísticos da cidade durante o período de 4 horas.

É oferecido áudio em português e guia, permitindo descer em alguns locais para fotos e entrando no Jardim Botânico Nacional e no Parque Nacional Los Tres Ojos.

Outra forma de conhecer pelo menos a Zona Colonial com agilidade é através do trem Chu Chu Colonial, que percorre toda a Zona Colonial. São 500 anos de história em 45 minutos! O passeio possui áudio em português.

Santo Domingo Sightseeing Tour
Funcionamento: terça a domingo, 9h
Preço: 50 dólares, adultos; e 5 dólares, crianças.

Chu Chu Colonial, Santo Domingo
Funcionamento
: segunda a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 10h às 18h.
Preço: 12 pesos dominicanos, adultos; 7 pesos dominicanos, crianças.

Conheça => Excursão de dia inteiro para Santo Domingo saindo de Punta

 

Outros pontos turísticos de Santo Domingo

A capital da República Dominicana tem um vasto cenário turístico, especialmente histórico e cultural.

Essas foram alguns dos principais pontos para conhecermos as origens da colonização em nosso continente, além de se conhecer um pouco da história e cultura local, além de suas belezas naturais.

Contudo, dependendo de seu tempo e disposição, há uma série de outros pontos turísticos em Santo Domingo que podem ser inseridos no roteiro.

Na zona colonial, pode-se visitar a Iglesia de las Mercedes, construção que passou por terremotos e invasões piratas e que  contém em sua estrutura abóbadas góticas e altares com peças barrocas; o Convento de los Dominicos, lar de 15 frades que fundaram a primeira universidade no continente (logo ao lado).

Já o Monasterio de San Francisco, ruínas do primeiro mosteiro franciscano do Novo Mundo, palco de concertos de merengue todos os domingos; o Museo del Mundo Ámbar, com uma exibição desta pedra em diversos tons e tamanhos; e, ali pertinho, dá até para visitar uma da duas “Chinatowns” presentes no Caribe.

Mais distante da Zona Colonial, pode-se fazer uma caminhada no Malecón de Santo Domingo, calçadão à beira-mar com paisagem linda, áreas de lazer e bares.

Também pode-se visitar o Jardín Botánico Nacional e o Acuario Nacional. Ah, e aproveite para ler sobre bons lugares perto de Santo Domingo para conhecer (em breve).

E aí, já conhece Santo Domingo? Deu vontade de visitar quais pontos turísticos? Conte nos comentários!

 

ESCRITO POR

Augusto Pinheiro

ESCRITO POR

Augusto Pinheiro

Augusto Pinheiro, 34 anos, natural de Porto Alegre/RS, é bancário, graduado em Ciências Contábeis. Tem por hobbie ler sobre turismo e escrever roteiros, além de fazer trilhas. Mora há 2 anos no Rio de Janeiro/RJ, e adora contar os fatos que deram errado nas viagens e rir de si mesmo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *