Neste artigo você descobre tudo o que fazer em Paraty, RJ, para montar o melhor roteiro de turismo e aproveitar as principais praias e pontos turísticos.
Trata-se de uma cidade do Litoral Sul Fluminense, localizada a 246 km do Rio de Janeiro. Para conhecê-la. vale a pena planejar antecipadamente todas as suas atividades, custos, pesquisar a melhor hospedagem e saber até quando ir na Costa Verde, como também é chamada.
Para quem não sabe, as praias de Paraty não são as únicas atrações dessa Estância Turística, que também conta com cachoeiras, ecoturismo, museus, alambiques, aldeia indígena, restaurantes especializados e sem contar nas inúmeras coisas legais que tem para fazer à noite em Paraty.
A cidade é conhecida nacionalmente por conta do seu Centro Histórico, onde as casas não são numeradas e sim reconhecidas apenas pelas cores das portas e janelas.
Vale ressaltar que arquitetura das residências mantém até hoje as características do século XVII, podendo ver, pela estrutura das casas, quais era as famílias mais abastadas, os donos de engenho de cana-de-açúcar e até mesmo a dos mais próximos da Coroa Portuguesa.
A ideia de se manter intactos os casarões da era do Brasil Império e todas as suas características é um dos principais atrativos turísticos da cidade. E esse roteiro pode ser feito a pé em Paraty com muita facilidade.
O destino é tão interessante que não recomendo apenas 1 dia, mas pelo menos 3 dias. Saiba tudo agora para planejar a sua viagem a Paraty seja em casal, sozinho ou com familiares e amigos.
Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paraty
Reservar carro mais barato no RJ pela internet »
Neste artigo você vai ver:
- O que se faz em Paraty: 7 principais pontos turísticos
- O que fazer em Paraty em 1 dia
- O que fazer em Paraty em 2 dias
- O que fazer em Paraty em 3 dias
- Quanto custam os passeios em Paraty?
- Onde e como comprar entradas sem pegar fila?
- O que fazer durante o dia em Paraty
- O que fazer em Paraty de graça
- O que fazer em Paraty à noite
- O que fazer em Paraty e arredores
- O que fazer em Paraty pela primeira vez
- O que fazer em Paraty pela segunda vez
- O que fazer em Paraty em casal
- O que fazer em Paraty sozinho
- O que fazer em Paraty no verão
- O que fazer em Paraty com chuva
- Festivais em Paraty
- Dicas finais sobre o que fazer em Paraty
- Dúvidas frequentes
O que se faz em Paraty: 7 principais pontos turísticos
Há tantas coisas legais para fazer em Paraty, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo.
Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez na Costa Verde, te ajudando a organizar tudo o que fazer em Paraty:
- Centro Histórico
- Praia do Sono
- Ilha do Pelado
- Museu Forte Defensor Perpétuo
- Parque Nacional Serra da Bocaina
- Saco do Mamanguá
- Trindade
Centro Histórico
Paraty é considerada por muitas pessoas, de maneira equivocada, como uma cidade que se pode conhecer em apenas 1 dia, julgando apenas o Centro Histórico como principal atração local.
Com isso, os viajantes desavisados pensam que seus atrativos são limitados à arquitetura colonial preservada, que é sem sombra de dúvidas um dos grandes encantos da Costa Verde, mas nem de longe a cidade se restringe a poucas ruas e igrejas centenárias.
Nenhuma residência do Centro Histórico de Paraty tem a cor de suas portas e janelas repetidas. Isso porque antigamente as casas não tinham números.
Os principais pontos turísticos para uma caminhada guiada pelo Centro Historico são: Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Museu de Arte Sacra de Paraty e a Rua da Ferraria, onde ficam as casas coloniais.
Ainda sobre o que fazer no Centro Histórico, vale a pena fazer um tour cultural em Paraty, com visitas à Casa da Cultura da Cidade, ao Museu Forte Defensor Perpétuo e ainda ao Teatro-Espaço, este que frequentemente tem programações e oficinas voltadas para os pequenos.
Alugue carro na Rentcars em até 10x s/ juros e zero IOF!
Encontre o melhor preço para aluguel de carro no Brasil e no exterior, e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
Passeios e tours para o Centro Histórico
Praia do Sono
Como trata-se de uma cidade litorânea, logo nos faz pensar em sol e praia! Uma das grandes referências da região, se não for a maior delas, é a Praia do Sono.
Você terá duas maneiras de ir até a praia do Sono: a primeira delas é de barco e a outra é por entre uma trilha de aproximadamente 1h de caminhada.
O residencial Laranjeiras é um condomínio de altíssimo padrão, repleto de mansões. O condomínio possui marina própria para os moradores (ou os que não tem a própria área de embarque e desembarque).
Além disso, o estacionamento é apenas para condôminos. Sendo assim, o único disponível para turistas nesta região fica na Vila dos Pescadores, a mais ou menos 300 metros de distância.
Passeios e tours para a Praia do Sono
Ilha do Pelado
A Ilha do Pelado é perfeita praticar aulas de mergulho, já que o mar é tranquilo e límpido. É possível ver os peixes e, ainda, tartarugas nadando no local. Marque a sua aula de mergulho pelos recifes de corais mais belos de Paraty.
Para chegar nesse pedaço do paraíso, basta seguir cerca de 30 quilômetros a partir do Centro Histórico de Paraty com sentido a cidades próximas, como Angra dos Reis e Ilha Grande.
Ela é dividida em três praias (separadas por pedras) e conta com quiosques com bebidas e porções generosas. Você pode parar aqui também durante um tradicional passeio em escuna pelas ilhas de Paraty.
Passeios e tours para a Ilha do Pelado
- Aula de mergulho pelos recifes de corais mais belos de Paraty
- Tradicional passeio em escuna pelas ilhas de Paraty
Museu Forte Defensor Perpétuo
O Forte Defensor Perpétuo é um dos pontos turísticos de Paraty mais históricos, já que foi erguido em 1822. Tinha como objetivo, proteger a Baía de Paraty durante o processo de Independência do Brasil.
Esse local é conhecido pela parte histórica e também pela vista panorâmica para a cidade, já que foi ali o “marco zero” do município. Ele pode fazer parte de uma visita guiada por Paraty.
Localizado no bairro Morro do Vila Velha, o Museu é composto por três prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN: a Casa do Comandante, a ala do Quartel da Tropa e o Quartel dos Inferiores.
Passeios e tours para o Museu Forte Defensor Perpétuo
Parque Nacional Serra da Bocaina
O Parque Nacional da Serra da Bocaina fica localizadona Serra do Mar, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo (267 km de Paraty).
Dentre as principais atrações do parque está o Mirante do Príncipe com vista panorâmica para um “mar de morros” a partir de seu cume; além dele, faça a Trilha do Ouro, um percurso que faz parte da rota do antigo caminho colonial do século XVII.
Desfrute da Cachoeira Santo Izidro, perto da entrada do parque, que tem duas quedas, sendo uma delas com 50 metros de altura, formando poços e verdadeiras piscinas naturais.
Por fim nesse tour pela Serra da Bocaina aprecie a Cachoeira dos Veados e a Pedra da Macela, com 1.840 metros de altitude, que proporciona uma visão 360º da Ilha Grande e das baías de Angra dos Reis e Paraty.
Passeios e tours para o Parque Nacional Serra da Bocaina
- Tour de jeep pela Serra da Bocaina
- Nascer do sol na Pedra da Macela
- Excursão de jipe em cachoeiras
Saco do Mamanguá
O Saco do Mamanguá é um dos pontos turísticos de Paraty mais famosos. Especialmente por ser o único Fiorde do Brasil. Ou seja, é uma formação geográfica em que um braço do mar atravessa por entre as montanhas.
Programe-se e faça um passeio de lancha saindo de Paraty até o Saco do Mamanguá e aproveite os 6 km de extensão e 2 km de largura do local
Seus arredores reúnem uma vila caiçara bom boa infraestrutura, uma floresta intacta e belas praias para você conhecer.
Passeios e tours para o Saco do Mamanguá
- Passeio de lancha saindo de Paraty até o Saco do Mamanguá
- Expedição para explorar o Saco do Mamanguá
Trindade
A Vila Trindade, localizada a 24 km do centro de Paraty, também é famosa por conta das praias e cachoeiras paradisíacas, muitas até já serviram de locação para gravações de filmes de Hollywood, como “Crepúsculo”, por exemplo. Marque seu passeio de um dia até Trindade saindo de Paraty.
Conheça a Praia de Fora, a primeira a ser vista quando se chega no bairro, sendo continuada pela Praia dos Ranchos, que vai até o encontro com as montanhas.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendo de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Paraty. Tenho certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
A Praia do Meio é outra atração nos arredores de Paraty, famosa por conta das formações rochosas que dividem o mar ao meio, literalmente.
Já a Praia e Piscina Natural do Cachadaço é a maior de todas da Vila de Trindade. Ela tem areia branquinha e mar com águas com diferentes tons de azul, perfeitas para tirar fotos.
Um dos mais belos lugares em Paraty para fotos está localizado às margens da rodovia Rio-Santos.Trata-se da Praia da Pitanga, que tem trilha com infraestrutura para receber famílias.
Passeios e tours para Trindade
Quantos dias ficar em Paraty
Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando o que fazer em Paraty. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.
Em uma viagem pela Costa Verde do Rio de Janeiro visitar Paraty é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar é primordial para montar o melhor roteiro possível.
Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar o que fazer em pelo menos 5 dias em Paraty só para você começar a se apaixonar pela cidade.
Há muito o que conhecer, ver e explorar, principalmente o Centro Histórico, o Saco do Mamanguá e o Paruqe Nacional da Serra da Bocaína.
Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de coisas legais para fazer em Paraty:
- 1° dia: Centro Histórico
- 2° dia: Praias de Paraty e Trindade, Saco do Mamanguá, Vila de Pescadores, Praia do Cachadaço, Cachoeira do Iriri.
- 3° dia: Arredores – Ubatuba e Cunha.
O que fazer em Paraty em 1 dia
Para o primeo dia de roteiro em Paraty, recomendo que você aproveite para entender porque a cidade tem tanta importantância histórica e ver de perto como trata-se de um local muito bem preservado.
Uma dica muito interessante para esta atividade é contratar uma caminhada guiada pelo Centro Histórico, pois, acredite, conhecer Paraty ao lado de um guia local fará toda a diferença.
Nela pode conhecer vários lugares legais e que valem a pena, como a Casa da Cultura Paraty, o Museu Forte Defensor Perpétuo e o Teatro-Espaço, onde você pode ficar sabendo de todos os espetáculos e apresentações gratuitas da cidade.
Quando a fome bater, você pode escolher entre os muitos restaurantes de Paraty, cuja maior parte mantém as características do estilo colonial.
Aproveite a tarde para conhecer as lojas e os principáis alambiques, como Cachaça Coqueiro, Cachaça Corisco, Cachaça Maria Izabel, Cachaça Pedra Branca e Cachaça Engenho D’Ouro.
Você pode ainda, aproveitar a via sacra pelos bares de Paraty. Inclusive, não deixe de conhecer o bar Paraty 33, visto que é o mais conhecido da região e que investe muito na diversidade musical.
Sugestões de passeios para o 1° dia
- Free tour pelo Centro Histórico de Paraty
- Visita guiada por Paraty
- City Tour Privativo – Centro Histórico de Paraty
- Caminhada guiada pelo Centro Histórico
O que fazer em Paraty em 2 dias
Para desfrutar do segundo dia em Paraty, vale a pena conhecer todas as praias locais e também em Trindade.
No Porto da Costa Verde, você encontrará vários barcos e lanchas para fazer uma excursão de barco para as ilhas de Paraty.
Existem muitos lugares lindos ao redor da baía, mas os passeios mais tradicionais vão pelas praias Vermelha e da Lula, que são as mais próximas da cidade. Fazer uma trilha à praia do Sono é uma das melhores opções de roteiro pelas praias de Paraty,
Outro passeio obrigatório é excursão para o Saco do Mamanguá, o único fiorde brasileiro e que é um lugar que representa toda a beleza natural da cidade.
Em Trindade, você pode conhecer ainda a Vila de Pescadores, começando pela Praia do Cepilho, é logo a primeira Vila de Trindade, o que a torna muitas vezes a mais agitada e com maior aglomeração de pessoas.
Já a Praia do Meio é ideal para quem não sabe nadar ou está com crianças pequenas, já que suas águas, além de cristalinas, são calmas e não possuem ondas.
A Praia do Fora é a mais procurada por surfistas, não que tenha grandes ondas, mas pela força delas.Outra sugestão é a Praia do Cachadaço, uma das mais famosas de toda a região e é a continuação da Praia do Meio, e geralmente o mar é bem calmo e a maré é baixa.
Se o seu lance são as cachoeiras, acredito que a mais famosa seja a Cachoeira do Iriri, que fica em um território indígena.
Sugestões de passeios para o 2° dia
- Excursão às ilhas de Paraty
- Paraty: Excursão guiada pelas praias paradisíacas de Trindade
- Excursão ao Saco do Mamanguá
- Trilha à praia do Sono
O que fazer em Paraty em 3 dias
Para o terceiro dia no seu roteiro em Paraty, recomendo passeios para os arredores da cidade, como por exemplo conhecer algumas das belas praias em Ubatuba, que fica a 72 km de Paraty.
Ao chegar na cidade paulista, faça um passeio de lancha pelas ilhas de Ubatuba. Assim, você conhece bastante paradas legais.
Já Cunha, além de ser a opção mais próxima da Paraty (46 km), recebeu o título de Estância Climática; ou seja, garante milhares de viajantes na temporada de inverno, por conta das baixas temperaturas e no verão por conta dos enormes campos de lavanda.
Além ainda das cervejarias e grandes Festivais que só quem conhece ou é do interior sabe do que eu estou falando. Essas celebrações e festivais, além de alavancarem o turismo entre as cidades, mostra para os viajantes como é o estilo de vida da região.
Todas essas praias, fiordes tropicais, cachoeiras e museus devem constar na sua programação de atividades turísticas em Paraty, mas eu sei que às vezes fazer esse roteiro não é uma tarefa fácil, principalmente nos pontos turísticos que ficam fora da Costa Verde.
É uma ótima opção para quem vai com a família, pois são passeios por Paraty e seus arredores com guias especializados para atender qualquer tipo de necessidade ou imprevisto.
Sugestões de passeios para o 3° dia
- Trilha pelas praias de Ubatuba
- Passeio em Ubatuba de escuna pela ilha Anchieta e praia das Sete Fontes
- Passeio de 4h ou 8h de Lancha pelas ilhas de Ubatuba
Quanto custam os passeios em Paraty?
O custo para fazer passeios em Paraty depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais de Paraty do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar Paraty de uma perspectiva diferente.
Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.
Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.
Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.
Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em Paraty, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.
Onde e como comprar entradas sem pegar fila?
O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.
Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Paraty, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.
Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.
Agências para planejar o que fazer em Paraty
O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas.
O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.
Outra recomendação é o site Viator, uma empresa do TripAdvisor com mais de 300 mil experiências de passeios ao redor do mundo.
Guias locais que sabem tudo o que conhecer em Paraty
A melhor maneira de aprender sobre o Paraty é fazer uma visita com um guia que mora no lugar.
No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.
As excursões são conduzidas por profissionais que vivem no Paraty há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Paraty.
O que fazer durante o dia em Paraty
Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.
Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um city tour a pé em Paraty é uma excelente forma de conhecer a cidade a partir de um olhar local.
Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para as melhores caminhadas em Paraty:
- Tour privado por Paraty
- Tour a pé – O melhor do centro da cidade de Paraty
- Tour de bicicleta por Paraty
- Aluguel de bicicleta em Paraty
- Caiaque pelas praias e mangues de Paraty
- Excursão com escuna até as ilhas de Paraty
O que fazer em Paraty de graça
Talvez os melhores passeios em Paraty sejam gratuitos, já que somente andar pela linda cidade e descobrir seus encantos é maravilhoso.
Além disso, a Civitatis promove uma série de passeios sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor de Paraty com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira o melhor opção:
O que fazer em Paraty à noite
Paraty tem ótimos restaurantes e bares para quem curte uma vida noturna. Para você começar a descobrir o que fazer à noite em Paraty, veja essas duas opções:
O que fazer em Paraty e arredores
Você não precisa passar todo o seu tempo em Paraty. Há muitas coisas incríveis para se ver nos arredores da cidade, e posso te ajudar a planejar passeios bate-volta para explorar melhor a região.
É uma oportunidade incrível de ver partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas, e é perfeita se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.
Veja essas dicas de passeios perto de Paraty:
O que fazer em Paraty pela primeira vez
Na sua primeira viagem a Paraty não podem faltar as principais atrações. E para programar bem os passeios que são imperdíveis e que não devem ficar de fora de um roteiro super completo em Paraty, confira o que reservar antecipadamente:
- Free tour pelo Centro Histórico de Paraty
- Excursão às ilhas de Paraty
- Passeio de caiaque do pôr do sol
- Coleta na Floresta – Caminhada gastronômica selvagem
O que fazer em Paraty pela segunda vez
Se é a sua segunda vez em Paraty ou você já veio várias vezes, o melhor é programar passeios diferentes e se aprofundar na cultura local. Tem muitos lugares escondidos e fora dos roteiros turísticos que você pode visitar, como:
- Excursão Guiada pela Aldeia Itaxim Guarani M’Biá Paraty Mirim
- Paraty Art Experience – 3 horas de aula de pintura
- Oficina de Capoeira: A Arte da Resistência
- Paraty: Tour a Ponta Negra visitando uma comunidade tradicional caiçara
O que fazer em Paraty em casal
A cada ano, milhares de casais de todo o mundo visitam Paraty para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um casal? E como escolher o que fazer?
Se você está procurando uma maneira romântica de passar uma tarde em Paraty, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.
Aqui está uma lista dos principais passeios românticos em Paraty para você curtir durante lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:
O que fazer em Paraty sozinho
Se você gosta de passeios de aventura ou experiências radicais, Paraty oferece algumas atrações cheias de adrenalina. Conheça e reserve a sua!
- Tour de jeep pela Serra da Bocaina
- Passeio a cavalo pela Serra da Bocaina
- Trilha pelo Pico do Pão de Açúcar
- Batismo de mergulho em Paraty
O que fazer em Paraty no verão
Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer em Paraty no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.
Confira as melhores dicas de passeios:
- Almoço ou jantar em Paraty
- Coleta na Floresta – Caminhada gastronômica selvagem
- Nascer do sol na Pedra da Macela
O que fazer em Paraty com chuva
Para dias chuvosos em Paraty o melhor a fazer é procurar lugares fechados que ofereçam abrigo da água, vento ou frio. Por isso, sugiro lugares para visitar super interessantes mesmo com chuva em Paraty.
Festivais em Paraty
É sempre comum o viajante buscar o máximo de informações e as dicas valiosas de quem conhece bem o destino da próxima viagem a que pretende fazer; portanto uma das perguntas mais frequentes é: quanto custa uma viagem para Paraty.
Por isso, consulte informações relevantes sobre alguns custos essenciais como alimentação, hospedagem, locomoção, entrada em museus e até mesmo valores aproximados de passeios de lancha por toda a Orla de Paraty.
Atente-se também sobre o Calendário Cultural da cidade, para que você possa planejar a sua ida em uma das datas comemorativas e ver todos os encantos da região.
Mas digo de cara que as principais celebrações são: a Festa Literária Internacional de Paraty, FLIP, e o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, que reúnem turistas de todos os cantos do país, para provar e ver mais de perto a fabricação da bebida que, por sinal, é um dos pontos altos de Paraty e fonte de grandes riquezas na era dos engenhos de cana-de-açúcar.
Existem várias outras festas relacionadas com comida e também com religião, como a Festa do Divino Espírito Santo, e todas valem a pena ser incluídas na sua programação.
Dicas finais sobre o que fazer em Paraty
Se você está planejando sua viagem pelo Litoral Sul do Rio de Janeiro, com certeza saber para onde ir e as principais atrações não deve ficar de fora das suas prioridades.
Por experiência própria, recomendo que, se não puder ir com seu veículo próprio, alugue um carro para essa viagem partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, pois assim chegará de forma mais prática e confortável.
Como a maior parte das cidades da região, esta cidade é vista como muito eclética, tendo as histórias e curiosidades do Centro Histórico, os contos sobre as igrejas centenárias e o acervo de arte sacra que possui.
A Costa Verde reúne grandes restaurantes, com bares de cerveja artesanal, uma imensa lista de praias; além de atividades voltadas para o ecoturismo, como trilhas pelo Caminho do Ouro, usada antigamente pelos tropeiros que vinham com o metal e pedras preciosas de cidades mineiras como Ouro Preto e Diamantina a fim de leva-las à Coroa Portuguesa.
É bom planejar e ter em mente qual o roteiro em Paraty, para que você possa desfrutar, mesmo que em poucos dias, dos principais pontos turísticos cidade e também dos seus arredores.
Por isso, é recomendado que você reserve online e antecipadamente seus passeios nos sites da Civitatis e Viator. Com a companhia de um guia, você poderá aproveitar muito mais a experiência e aprender sobre uma das principais cidades históricas do Brasil.
Espero que goste e que todas essas dicas te ajudem a saber o que fazer na cidade e nos seus arredores, para que assim você viaje com roteiro em mente, um valor certo aproximado de dinheiro para gastar na cidade.
E você, já definiu o que fazer em Paraty? Esteve na região e tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!
Dúvidas frequentes
São tantas coisas para fazer em Paraty que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
– Excursão de jipe em cachoeiras
– Batismo de mergulho em Paraty
Se você está procurando garantir que sua viagem a Paraty não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
– Tradicional passeio em escuna pelas ilhas de Paraty
– Trilha em Floresta Tropical e Excursão para Praia Isolada em Paraty
Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Paraty. Confira algumas dicas:
– Passeio a cavalo pela Serra da Bocaina
– Excursão a pé do Caminho do Ouro
Existem tours para todos os bolsos em Paraty. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
– Visita guiada por Paraty
– Caminhada guiada pelo Centro Historico
Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer em Paraty.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *