Tudo sobre o que fazer em Paraty, no Rio de Janeiro

Tudo sobre o que fazer em Paraty, no Rio de Janeiro

Neste artigo você vai saber tudo o que fazer em Paraty, cidade do Litoral Sul Fluminense, localizada a 246 km do Rio de Janeiro, podendo planejar antecipadamente todas as suas atividades, custos, pesquisar a melhor hospedagem e saber até quando ir na Costa Verde, como também é chamada.

Para quem não sabe, as praias de Paraty não são as únicas atrações dessa Estância Turística, que também conta com cachoeiras, ecoturismo, museus, alambiques, aldeia indígena, restaurantes especializados e sem contar a vida noturna em Paraty, que também vale muito a pena conhecer.

A cidade é conhecida nacionalmente por conta do seu Centro Histórico, onde as casas não são numeradas e sim reconhecidas apenas pelas cores das portas e janelas.

Vale ressaltar que arquitetura das residências mantém até hoje as características do século XVII, podendo ver, pela estrutura das casas, quais era as famílias mais abastadas, os donos de engenho de cana-de-açúcar e até mesmo a dos mais próximos da Coroa Portuguesa.

A ideia de se manter intactos os casarões da era do Brasil Império e todas as características é uma das principais chamas turísticas da cidade, por ser o roteiro que se pode fazer por Paraty a pé e com muita facilidade, além de aprender curiosidades e vários capítulos da história do nosso país. Saiba tudo agora.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Paraty

Reservar carro pela internet »

 

Principais pontos turísticos de Paraty

o que fazer em paraty com chuva
Em Paraty, muitas das casas seguem com portas coloridas até os dias atuais.

Paraty é considerada por muitas pessoas, de maneira equivocada, como uma cidade que se pode conhecer em apenas um dia, julgando apenas o Centro Histórico como principal atração local.

Com isso, os viajantes desavisados pensam que seus atrativos são limitados à arquitetura colonial preservada, que é sem sombra de dúvidas um dos grandes encantos da Costa Verde, mas nem de longe a cidade se restringe a poucas ruas e igrejas centenárias.

O que fazer em Paraty é o que 99,99% das pessoas quer saber para programar melhor a sua viagem, principalmente se for um roteiro em Paraty de poucos dias e até dependendo do gosto de cada viajante.

O que se sabe é que o Centro Histórico de Paraty é por si só uma capítulo a parte entre os cartões postais da cidade, já que reúne casas da era colonial e tudo, literalmente tudo, tem ligação com o período da escravidão: isso vai desde a construção de uma das igrejas centenárias, as tenhas que cobrem os casarões e até mesmo as calçadas de pedra.

No artigo sobre os principais pontos turísticos de Paraty, selecionei várias opções, com estilos e preços para você visitar; além de uma verdadeira aula de como se localizar no Centro Histórico e boa parte das curiosidades que norteiam a região.

O que fazer em paraty a pé
Praia do Meio é um dos lugares paradisíacos em Trindade.

Fora o quesito cultural, Paraty e a Vila Trindade também são muito conhecidas no Vale do Paraíba por conta das praias e cachoeiras paradisíacas, muitas até já serviram de locação para gravações de filmes de Hollywood, como “Crepúsculo”, por exemplo.

As opções de locais são muitas e estão descritas no post sobre os Arredores de Paraty, em que falo melhor sobre não só os locais mais visitados de Paraty, mas também os da Estância Climática de Cunha, uma cidade bem próxima à Costa Verde e que encanta quem lá vai por conta do charme das casas e os grandes campos de lavanda; tem até sorvete de lavanda e digo já que é muito bom.

Além ainda das cervejarias e grandes Festivais que só quem conhece ou é do interior sabe do que eu estou falando. Essas celebrações e festivais, além de alavancarem o turismo entre as cidades, mostra para os viajantes como é o estilo de vida da região.

Todas essas praias, fiordes tropicais, cachoeiras e museus devem constar na sua programação de atividades turísticas em Paraty, mas eu sei que às vezes fazer esse roteiro não é uma tarefa fácil, principalmente nos pontos turísticos que ficam fora da Costa Verde.

Para isso, recomendo o artigo sobre passeios em Paraty, que pode te ajudar a organizar melhor seu roteiro e garantir que você não pegue filas ou até mesmo se preocupe com locomoção ou segurança.

É uma ótima opção para quem vai com a família, pois são passeios por Paraty e seus arredores com guias especializados para atender qualquer tipo de necessidade ou imprevisto.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paraty »

 

Onde ficar em Paraty

 paraty praias
Pousada Apple House Paraty | Foto: Booking.

Outro quesito muito importante ao programar uma viagem para Paraty é saber exatamente onde ficar e quais são os melhores locais para quem vai especificamente conhecer as praias e cachoeiras da região.

Essa definição do enfoque da sua trip é muito importante para você escolher, dentre tantas opções, qual é a melhor para o seu estilo.

No artigo sobre onde ficar em Paraty falo sobre as principais regiões da cidade, além de dar opções de hospedagem barata, com melhor custo-benefício e as mais bem avaliadas.

Se você não abre mão de um hotel ou pousada em Paraty ou Trindade que tenham toda a infraestrutura possível, digna de grandes cidades, tem ainda o artigo com as 14 melhores pousadas e hotéis em Paraty, em que elenco uma pequena lista com os estabelecimentos mais bem avaliados da região, que contam com bar, restaurante próprio, academia, jacuzzi, piscinas, salão de jogos, quadras poliesportivas, spa e várias outras comodidades para você.

Conheça => Caminhada guiada em Paraty

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Como chegar em Paraty

o que fazer em paraty no inverno
Viajar de ônibus é uma das formas de chegar em Paraty.

Além das festividades já citadas aqui, o Carnaval de Paraty é outra atração que deixa os hotéis superlotados e as ruas do Centro Histórico ficam pequenas perto de tantas pessoas querendo aproveitar o melhor do carnaval de rua.

Além disso, várias outras peculiaridades atraem os olhares de pessoas não só do Brasil, mas do mundo todo que se perguntam “como chegar em Paraty?” e quais são as melhores opções de rotas e transportes, além de precisar saber o que fazer em Paraty a pé ou em dias chuvosos.

No post sobre como chegar em Paraty e se locomover na cidade, falo sobre todas as opções tendo como ponto de partida os Terminais Rodoviários de São Paulo e também do Rio de Janeiro, citando o nome das empresas que fazem este trajeto até a Costa Verde, os horários durante a semana e também aos sábados e domingos; além de valores aproximados das passagens e tempo de percurso.

No artigo falo também quais são as principais opções de rotas e dicas para os cariocas e também para quem vem da capital paulista de carro, com informações do número de pedágios em cada trajeto e os valores aproximados de cada um.

Aproveite => Passeio de barco em Paraty

 

Onde comer em Paraty

Tudo sobre o que fazer em Paraty
Frutos do mar são uma tradição local | Foto: Marcelo Träsel, via Wikimedia Commons.

Meus posts preferidos sempre são sobre comidas típicas e dicas de restaurantes, até porque não é só de ruas de pedras e cachoeiras que vive o turista que vai até Paraty.

O polo gastronômico da cidade conta com restaurantes que vão desde os grandes casarões com decoração rústica e estilo colonial, até os mais sofisticados e especializados na culinária de diversos países do mundo.

Se você é como eu e ama frutos do mar, digo de cara que não vai desejar outra vida, até porque o principal prato típico não só de Paraty, mas de toda a comunidade caiçara é o camarão casadinho, que é um camarão enorme recheado com molho de camarões sete barbas de tamanho bem menor.

Quer mais que isso? No textos sobre restaurantes em Paraty, cito desde os estabelecimentos mais famosos até os mais estilosos ou excêntricos, mas todos com um menu já estabelecido e que segue um padrão, seja de comida brasileira, caiçara, culinária italiana, mexicana e até mesmo francesa. São várias opções de pratos e também de custos, que também são citados no artigo.

Se você quer planejar bem seu roteiro de 1, 2 ou até 3 dias em Paraty, não pode deixar de ler o post sobre o que fazer à noite em Paraty e tirar da sua cabeça que a Costa Verde não passa de uma cidade pacata e que não tem nada para fazer depois que o sol se vai, sendo que na verdade, é neste exato momento em que as coisas começam a acontecer.

Tenha você viajado com a sua família, crianças pequenas, ou amigos que querem grandes noitadas, ou até mesmo sozinho e quer conhecer pessoas: Paraty é seu lugar, acredite! Além dos vários barzinhos com esplanada, tem as casas noturnas em que a música só acaba quando o sol nasce.

Incrível => Jeep Tour nas cachoeiras de Paraty

 

Dicas sobre Paraty

o que fazer em Paraty de dia
Praia do Sono em Paraty | Foto: Liana Amin Lima, via Wikimedia Commons.

É sempre comum o viajante buscar o máximo de informações e as dicas valiosas de quem conhece bem o destino da próxima viagem a que pretende fazer; portanto uma das perguntas mais frequentes é: quanto custa viajar para Paraty.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Por isso, consulte informações relevantes sobre alguns custos essenciais como alimentação, hospedagem, locomoção, entrada em museus e até mesmo valores aproximados de passeios de lancha por toda a Orla de Paraty.

Atente-se também sobre o Calendário Cultural da cidade, para que você possa planejar a sua ida em uma das datas comemorativas e ver todos os encantos da região.

Mas digo de cara que as principais celebrações são: a Festa Literária Internacional de Paraty, FLIP, e o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, que reúne turistas de todos os cantos do país, para provar e ver mais de perto a fabricação da bebida que, por sinal, é um dos pontos altos de Paraty e fonte de grandes riquezas na era dos engenhos de cana-de-açúcar.

o que fazer em Paraty de interessante
Forte Defensor Perpétuo | Foto: Mike Peel, via Wikimedia Commons.

Existem várias outras festas relacionadas com comida e também com religião, como a Festa do Divino Espírito Santo, e todas valem a pena ser incluídas na sua programação.

Nesse texto você vai encontrar várias sugestões de programações e dicas de passeios guiados pelo Centro Histórico, tais como: o Free Walking; e visitas à Casa da Cultura da Cidade, ao Museu Forte Defensor Perpétuo e ainda ao Teatro-Espaço, este que frequentemente tem programações e oficinas voltadas para os pequenos.

Além de tudo isso, você encontrará várias sugestões de alambiques não só na Costa Verde, mas também de uns muito bons e famosos localizados na Estrada Paraty-Cunha.

Desfrute => Passeio de escuna em Paraty

 

Aproveite o que fazer em Paraty

Se você está planejando sua viagem pelo Litoral Sul do Rio de Janeiro, com certeza saber para onde ir e as principais atrações não deve ficar de fora das suas prioridades.

Como a maior parte das cidades da região, esta cidade é vista como muito eclética, tendo as histórias e curiosidades do Centro Histórico, os contos sobre as igrejas centenárias e o acervo de arte sacra que possui.

A Costa Verde reúne grandes restaurantes, com bares de cerveja artesanal, uma imensa lista de praias; além de atividades voltadas para o ecoturismo, como trilhas pelo Caminho do Ouro, usada antigamente pelos tropeiros que vinham com o metal e pedras preciosas de cidades mineiras como Ouro Preto e Diamantina a fim de leva-las à Coroa Portuguesa.

Todas essas informações e muitas outras curiosidades você pode encontrar na seleção de artigos sobre Paraty aqui no blog, elaborados por quem vive na região para te auxiliar e otimizar sua experiência de viagem pela Costa Verde e Trindade.

Espero que goste e que todos estes artigos te ajudem a saber o que fazer na cidade e nos seus arredores, para que assim você viaje com roteiro em mente, um valor certo aproximado de dinheiro para gastar na cidade.

Para finalizar, recomendo o artigo Vale do Paraíba, que fala tudo sobre as cidades turísticas do interior de de São Paulo que ficam próximas de Paraty.

E você, já definiu o que fazer em Paraty? Esteve na região e tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *