O que fazer em Dublin: melhores atrações na capital da Irlanda

O que fazer em Dublin: melhores atrações na capital da Irlanda

Procurando o que fazer em Dublin? Então, vem comigo que neste artigo te contarei quais as melhores atrações da capital da Irlanda para você aproveitar a cidade seja em 1, 2 ou 3 dias, seja durante o dia ou à noite. Além de passeios guiados para conhecer a Irlanda e também a Irlanda do Norte.

Por ser a capital e maior cidade da Irlanda, que no início do século XII tornou-se sede do poder inglês, é uma fantástica mistura de culturas devido a grande presença de estrangeiros, principalmente descendentes dos vikings noruegueses. E, tanta mistura trouxe muita vida à cidade, que oferece muito ao turista.

Tive uma rápida passagem pela cidade e fiz um tour para conhecer os principais bairros de Dublin. Fica como sugestão, mas existem passeios para todos os gostos, inclusive opções para ir com crianças como parques a até os famosos pub crows, que são aquelas excursões para conhecer os principais bares da cidade.

Por isso, neste artigo te indicarei os passeios que fiz e outras atrações imperdíveis na cidade, assim quando souber tudo o que fazer em Dublin ficará bem mais fácil decidir seu roteiro pela capital da Irlanda – lembrando que é importante acompanhar a previsão do tempo, porque chove bastante no país. Vamos lá?

Leia também => Melhores hotéis de Dublin

Seguro viagem para Europa »

 

O que fazer em Dublin: atrações na capital da Irlanda

o que fazer em dublin
Dublin é uma cidade cheia de atrativos para todas as idades.

Escolher o que fazer em Dublin, capital da Irlanda, depende muito do seu gosto como viajante, além do tempo, uma vez que o país tem muitos dias chuvosos e isso por atrapalhar alguns passeios. A cidade fica na costa leste do país e é o principal centro histórico, cultural, econômico, industrial e educacional da Irlanda.

Dublin é cortada pelo Rio Liffey, que tem aproximadamente 125 quilômetros de extensão. Para conectar as duas partes da cidade, há 12 lindas pontes – que rendem fotos maravilhosas sobretudo com as cores do nascer e pôr do sol. Há também muitas construções históricas, museus, parques, além de mais de mil pubs espalhados pela capital.

Desde 2005, o idioma oficial do país é o irlandês gaélico, mas o inglês também é língua oficial – com bastante sotaque irlandês. Em toda a Irlanda, a moeda oficial é o Euro. O clima de Dublin é temperado marítimo, com muitos ventos fortes vindos do oceano. Tem invernos frios e verões suaves.

E, apesar da fama da Irlanda de que a chuva não dá folga (marca presença em 275 dias durante o ano), em Dublin não é bem assim. Chove bastante na capital, não se engane, mas não tudo isso. De qualquer forma, vá no verão e aproveite os passeios a pé porque apesar de grande, tem clima de cidade pequena.

Para te ajudar a saber o que fazer em Dublin vou citar neste artigo alguns dos principais pontos turísticos de Dublin, os passeios em Dublin considerados imperdíveis, além do que fazer nas cidades próximas a Dublin. Recomendo ainda os artigos sobre o aeroporto de Dublin como como usar o Transporte Público em Dublin.

  • O que conhecer em Dublin: meu roteiro na cidade
  • O que conhecer em Dublin: mais atrações
  • Dicas do que fazer em Dublin em 1, 2,3 e até 5 dias

Antes de darmos continuidade nas dicas deste artigo, dê uma olhada no vídeo a seguir, produzido pelo site oficial de turismo de Dublin que mostra as belezas da cidade.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Dublin »

 

O que conhecer em Dublin

  • Museu da cervejaria Guinness
  • Vida noturna no Temple Bar
  • Viking Area
  • Old Jameson Destillery
  • St Patrick’s Cathedral
  • St Stephen’s Green
  • Castelo de Dublin
  • Trinity College

Essas são somente algumas das atrações principais da cidade e que acredito que você não deve deixar de fora do seu roteiro em Dublin, mas claro que você deve adaptá-la a seu gosto e a idade dos viajantes do grupo. Não gosta de cerveja e/ou está com criança e não faz sentido visitar a cervejaria ou mesmo a destilaria?

Risque do seu roteiro sem dó, afinal, não é porque estamos conhecendo uma cidade nova que precisamos fazer todos os passeios e visitar todas as atrações, independente do nosso gosto e estilo de viajante. Faça o que tem vontade e visite o que deseja conhecer. Esse é o roteiro ideal, na minha opinião.

Conheça => Mapa da Irlanda

 

O que fazer em Dublin: meu roteiro na cidade

Museu da cervejaria Guinness

museu-guinness-dublin
Museu conta a história da cervejaria mais famosa do país.

Quando decidi viajar para Dublin, uma das primeiras coisas que me vieram a cabeça foi o museu para conhecer a história da cervejaria Guinness. Sou fã da marca e nunca havia visitado uma fábrica antes. A experiência é sensacional, uma das melhores opções de turismo em Dublin.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Irlanda. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Vários amigos já haviam indicado o passeio na Irlanda e apesar de não incluir o acesso à fábrica, que provavelmente nem seja mais nesse local, o Guinness Storehouse é uma incrível maneira para conhecer a história de umas das marcas de cerveja mais conhecidas e vendidas do planeta.

E depois de conhecer a história e estrutura local, o termina com uma degustação no bar com vista 360° de Dublin, bem no topo do prédio onde está o museu. Aproveite e já reserve antecipadamente o seu ingresso para o Guinness Experience, garantindo sua vaga e fugindo das filas na entrada do local.

Evite filas => Tour com guia especializado na Guinness Storehouse

 

Vida noturna em Temple Bar

temple-bar-dublin
Temple Bar é uma área em Dublin 2 com dezenas de pubs.

O bairro mais agitado da noite de Dublin, concentra os melhores pubs e restaurantes da cidade. Temple Bar é uma área em Dublin 2 com vários quarteirões onde se concentram dezenas de pubs.

O mais famoso deles leva o nome de The Temple Bar Pub. Certamente o melhor lugar para terminar o dia, após um longo dia de caminhadas explorando os pontos turísticos de Dublin.

Porém, não indico consumir no local, já que é um dos principais pontos turísticos de Dublin mais caros, e opções de pubs na região não faltam. Inclusive, veja a lista de melhores pubs em Dublin que fiz.

Opção => Excursão para Cork saindo de Dublin

 

Viking Area

o-que-fazer-em-dublin-viking-area
Área medieval de Dublin é uma verdadeira aula de história.

Com construções do século X, um passeio pela área medieval de Dublin é uma verdadeira aula de história. Os museus, igrejas e o muro da cidade antiga, mostram um pouco da cultura, história e costumes da civilização viking. Confira as principais atrações turísticas nesta região:

  • Christ Church Cathedral: 7 euros;
  • Dublinia Museum: 6,5 euros;
  • Dublin Castle: 4 euros;
  • Além de igrejas e museus com entrada grátis.

Planejando alugar um carro na Irlanda?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

   

 

Old Jameson Destillery

fabrica-jameson-whisky
Old Jameson Destillery é uma fábrica de uísque bem famosa no país.

Um dos passeios mais tradicionais na cidade é visitar a Old Jameson Destillery, fábrica de um dos whiskies mais famosos do país. É uma ótima maneira para os apreciadores da bebida entenderem a diferença entre os processos de fabricação dos whiskies americano e irlandês, no lugar exato onde tudo começou, bem no Centro.

Dica => Trilha de uísque de luxo em Dublin

 

O que fazer em Dublin: mais atrações

St Patrick’s Cathedral

O que fazer em Dublin em janeiro?
St Patrick’s Cathedral | Foto: David Iliff – Licença: CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

St Patrick’s Cathedral é aquele local que você deve conhecer em suas primeiras horas em Dublin. Trata-se de uma igreja medieval exuberante, aos moldes das encontradas por toda a Irlanda. É a maior do país e foi erguida entre os anos de 1254 e 1270.

Embora você já deve associar a famosa festa, lembro que Saint Patrick é o padroeiro da Irlanda. A igreja possui um belo jardim onde as pessoas costumam ficar sentadas nos bancos, admirando a paisagem local. Ela está localizada em Dublin 8, a 10 minutos de caminhada do Centro.

Para conhecê-la com tranquilidade, reserve com antecedência uma excursão a Catedral de São Patrício sem fila em Dublin.

Maravilhosas => Fotos da Irlanda

 

St Stephen’s Green

O que fazer no inverno em Dublin?
Parque St Stephen’s Green | Foto: Dronepicr, via Wikimedia Commons.

Para quem curte atrações ao ar livre e/ou está viajando com crianças para Irlanda, uma boa opção é o St Stephen’s Green, o parque mais aconchegante da cidade que está localizado em Dublin 2, próximo a Grafton Street.

Essa rua (calçadão), com lojas famosas e artistas de rua, também é um ponto turístico de Dublin onde você irá transitar bastante. O parque já serviu de cenário para filmes. Costuma estar cheio no verão, e suas paisagens no outono são de tirar o fôlego.

Um parque bem no Centro de uma cidade cosmopolita faz com que as pessoas o usem como caminho, apenas para sentir o prazer de estar em meio a natureza. Um jeito prático de conhecê-lo é fazendo o tour de ônibus turístico em Dublin, uma vez que o local é uma das paradas no passeio.

Lista => Castelos medievais da Irlanda

 

Castelo de Dublin

O que precisa para ir para Dublin?
Castelo de Dublin.

Sei que já citei o Castelo de Dublin como um dos atrativos da Área Viking da cidade, mas reforço aqui que a visita ao local é imperdível. O Castelo de Dublin, fundado em 1204, esconde muitas histórias passadas da realeza. Sua torre normanda chama a atenção, assim como o enorme pátio superior e o jardim na parte posterior do edifício, todos abertos ao público.

Ele está situado na Dame Street, no coração da cidade, em Dublin 2. Algumas dependências internas podem ser visitadas gratuitamente. Mas você pode ter acesso prioritário, sem filas reservando um tour no Castelo de Dublin.

Gastronomia => Comida irlandesa

 

Trinity College

o que fazer em dublin sozinha
Trinity College.

Outra opção de o que fazer em Dublin é conhecer a Trinity College a instituição educacional de maior prestígio da Irlanda e que foi fundada em 1592. Seu campos ocupa 190 mil m², atraindo os turistas pelos seus edifícios históricos.

Sua biblioteca é um ponto turístico espetacular. Ela possui 200 mil volumes, incluindo o manuscrito mais valioso da Idade Média, o Book of Kells, feito pelos monges celtas por volta do ano 800.

O local fica em Dublin 2, próximo ao Bank of Ireland, banco que também possui um edifício histórico dos mais belos da cidade. Você pode chegar até essa atração, comprando um passe para explorar Dublin de Barco.

Importante => Dicas da Irlanda

   

 

Dicas do que fazer em Dublin em 1, 2, 3 ou até 5 dias

o que fazer em dublin em 5 dias
Dublin possui atrações para você aproveitar por vários dias.

No artigo com uma sugestão de roteiro em Dublin separamos diversas opções para você fazer seja em 1 dia na cidade, 2, 3, 4  ou 5 dias. Por isso, após este artigo e aquele com os principais pontos turísticos da cidade, sugiro que sua próxima leitura seja o texto com o roteiro.

É que aí você já saberá mais sobre Dublin e já terá selecionado os locais que deseja conhecer, ficando mais fácil adaptar minha sugestão de roteiro para seu perfil de viajante. Quem tem menos tempo deve visitar a O’Connell Street, rua mais famosa da cidade, e nos arredores visitar o Castelo de Dublin, a Trinity College e a região Temple Bar.

Com mais um dia, por exemplo três, aproveite para explorar bastante a Área Viking onde ficam as construções medievais, museus temáticos e outros castelos, além da bela Catedral de Saint Patrick´s. Se seu roteiro incluir mais dias, você pode se dedicar alguma área da cidade que curtiu bastante e começar a explorar os arredores da capital irlandesa, que também possuem belas atrações.

Divertido => Passe para explorar Dublin de barco

 

O que fazer em Dublin: passeios guiados

o que fazer em dublin no inverno
Igreja de St. Ann faz parte do passeio mal assombrado | Foto: Sheila1988, via Wikimedia Commons.

E sempre que tiver tempo no seu roteiro, inclua os passeios guiados em Dublin. Eles certamente tornarão inesquecíveis os seus dias na capital da Irlanda. Além disso, contratar excursões guiadas garantem mais informações e história de cada local, “pular” as longas filas nas entradas das atrações e ter a certeza que conseguirá ingresso para conhecer o local que tanto deseja.

Entre as excursões mais procuradas na cidade, além das já citadas ao longo do artigo, estão as seguintes:

  • Ticket para excursão com o ônibus retrô com chá da tarde em Dublin: Neste divertido passeio pela capital da Irlanda você “voltará no tempo” conhecendo de uma maneira singular – a bordo de um ônibus duplo retrô dos anos 60 totalmente restaurado – e desfrutando de um chá da tarde com sanduíches feitos na hora, bolinhos com geleia, manteiga e creme de leite, e cheesecake, bolo de limão, torta de amêndoas, entre outras. O ônibus passa por Trinity College, Dublin Georgiana, Praça Merrion, St. Stephen´s Green, Catedral de São Patrício e Catedral da Santíssima Trindade, entre outros.
  • Passeio pelos pubs de Dublin: Neste tour você visitará três ou quatro bares locais, desfrutando de degustadores de cerveja artesanal, uísque, gim e tônica e um copo de Guinness, tudo isso ao som da tradicional música irlandesa. Como opcional (não incluso no pacote) há uma refeição com ensopado tradicional irlandês, peixe com batatas fritas, entre outros.
  • Jogo e passeio pela cidade mal-assombrada: Que tal passear pela cidade enquanto você resolve uma série de enigmas e desvenda os segredos do passado misteriosamente assustador de Dublin? Parece bem divertido, não é? Dura cerca de 1h30 e passa por lugares considerados assombrados de Dublin, incluindo a Igreja de St. Ann, o Teatro Olympia e muito mais.
o que fazer em dublin em 2 dias
Há excursões para o país vizinho, a Irlanda do Norte, saindo de Dublin.

Saindo de Dublin para outros cantos do país sugiro outras excursões imperdíveis e te recomendo explorar bem as opções listadas no Get your Guide para conhecer outros tipos de passeios:

  • Excursão pela Falésias de Moher: Saindo de Dublin, você vai conhecer as maravilhosas falésias de Cliff of Moher. O passeio dura 14 horas e você também visita a cidade de Galway, curte uma jornada através das paisagens lunares de Burren e encanta-se com as ruínas do histórico Mosteiro de Kilmacduagh. Inclui guia, ingresso para as falésias e ainda um tempo livre para conhecer a cidade de Galway.
  • Tour Caminhos do Atlântico de 2 dias saindo de Dublin: No Tour Caminhos do Atlântico você viajará por dois dias pelo país conhecendo os mais impressionantes pontos turísticos irlandeses. O passeio sai de Dublin e passa pelas falésias de Cliff of Moher, almoço na pequena aldeia de Doolin com vistas contínuas do Porto de Doolin e das Ilhas Aran, Reino de Kerry, península de Dingle, Anel de Kerry, incluindo Torc Waterfall, Moll’s Gap, Lagos de Killarney, Leprechaun Crossing e Killarney National Park, e ainda Killarney. Inclui transporte, guia, entradas e acomodação.
  • Excursão para cenários de Game of Thrones e a Calçada de Gigantes saindo de Dublin: Neste passeio você sairá de Dublin, na Irlanda, e seguirá para Belfast, na vizinha Irlanda do Norte. Visitará as pedras hexagonais entrelaçadas da Calçada dos Gigantes, Porto de Ballintoy, também conhecido como Pike, a capital das Ilhas de Ferro, ruínas do Castelo de Dunluce e ainda algumas das locações de filmagem mais espetaculares da Irlanda do Norte. Dura 12 horas, inclui guia, transporte e ingressos.

Dica => Roteiro na Irlanda

 

Decidiu o que fazer em Dublin?

Dublin é uma cidade grande com mais de 1,5 milhões de habitantes, mas em alguns lugares parece que tem algo de interior. Talvez seja por haverem tantas construções antigas, tão bem preservadas e parece que estamos realmente caminhando em ruazinhas de cidades pequenas ou de séculos passados.

Enfim, é uma cidade perfeita para alguns dias de viagem. E, para completar, os irlandeses são uma população muito simpática e receptiva. Além de ser um povo que preza muito pela qualidade de vida. Por isso, eles têm sempre uma atividade cultural bacana acontecendo na cidade, em qualquer época do ano.

Com destaque, claro, para a Festa de Saint Patrick´s Day, que acontece no país em março, sendo uma época maravilhosa para se estar na cidade e conhecer a tradição bem especial. Destaco ainda as falésias de Cliffs of Moher como imperdíveis, assim como a cidade de Galway.

Em resumo, sempre achei a Irlanda deixada um pouco de lado dos grandes roteiros pela Europa e, depois de conhecer o país, percebi o quanto perdemos em não conhecê-la ou pior, em achar que é apenas um destino para jovens fazerem intercâmbio de inglês.

A Irlanda é linda e cheia de atrativos e há muito o que fazer em Dublin. Vá conhecê-las, vale muito a pena. E agora que você terminou a leitura do artigo, já decidiu o que fazer em Dublin?

Planejando o que fazer em Dublin? Ainda tem dúvidas sobre o destino? Foi e gostaria de contar suas experiências? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Fernando

    Olá amigos, Gostaria de receber por e-mail, as dicas para eu poder partir de Dublin para o Condado de Clare. - Como faço para ir? - Tempo de viagem? - Trem, avião ou ônibus? - Valores de cada. - Desejo ir ao paredão. Abraços. Fernando.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Fernando, Não faço esse tipo de pesquisa personalizada. Para isso, recomendo procurar uma agência de viagens ou algum outro blog especializado em Irlanda. Um abraço