Trabalho por hospedagem: 10 dicas para planejar a troca

Trabalho por hospedagem: 10 dicas para planejar a troca

Um estilo de viagem que vem ganhando cada vez mais adeptos é a troca de trabalho por hospedagem. Isso pode parecer estranho para alguns, mas é só conhecer mais sobre o tema que verá que a ideia é boa.

Particularmente falando, é uma ótima forma de passar mais tempo e ainda conhecer a cultura local. Isso porque, o trabalho por hospedagem é, praticamente, uma permuta de hospedagem.

É uma espécie de trabalho voluntário com moradia, embora alguns casos incluam salários. E essa experiência de trocar trabalho por moradia existe no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos e diversos países do mundo.

Para se ter uma ideia, no Brasil a hospedagem por trabalho em Florianópolis é muito procurada por estrangeiros. Mas não é só a capital catarinense: São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as preferidas para trocar trabalho por hospedagem.

Mas como encontrar essas oportunidades? Quais são as dicas para isso? Neste artigo vou compartilhar com você algumas dicas que adquiri na minha própria experiência.

Além de economizar, você vai perceber que é uma maneira muito diferente de se relacionar com o local em que estiver!

Planeje sua viagem => Seguro viagem

 Melhores tours guiados do mundo »

 

Trabalho por hospedagem: como funciona

trabalho por hospedagem rio de janeiro
Há muitas formas de trocar trabalho por hospedagem no mundo.

Há muitas formas de fazer uma troca de trabalho por hospedagem. A mais conhecida é através de plataformas online que conectam viajantes a quem está disposto a receber alguém.

Já quanto aos trabalhos, eles podem incluir desde ensinar uma língua até cuidar de crianças, idosos ou animais. Certamente você encontrará todo tipo de ocupação, seja ela manual ou não.

Essa “permuta” é também uma forma de turismo colaborativo. Para de ajudar a planejar o trabalho com troca por estadia, neste artigo darei dicas sobre os seguintes temas:

  1. Saiba onde procurar
  2. Tenha um bom perfil
  3. Viaje em dupla
  4. Seja flexível
  5. Faça videochamadas
  6. Defina bem suas tarefas
  7. Avalie sempre a localização
  8. Evite comprar passagens com muita antecedência
  9. Estadias longas são mais atrativas
  10. Converse e questione

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Como planejar trocar trabalho por estadia?

Para quem nunca passou pela experiência de trabalho por hospedagem, pode ser difícil pensar no planejamento. Primeiramente, saiba que hoje a internet facilita tudo, então não se desespere!

Há pessoas que viajam dessa forma há mais de 50 anos, por isso você também conseguirá seguindo as dicas a seguir!

 

1. Saiba onde procurar

trabalho por hospedagem portugal
Minha dica é pelo Workaway site que tenho experiência.

O primeiro passo é saber onde você irá procurar um lugar para fazer a troca de trabalho por hospedagem. Algumas das plataformas mais conhecidas são o WorkAway e o Worldpackers.

Mas, atualmente surgem outras opções a cada dia. A minha dica em especial é pelo Workaway por ser o site que tenho experiência.

Você paga uma taxa única para poder enviar mensagens aos locais que podem recebê-lo, mas o valor é acessível e vale por um ano. Além disso, o site é bem intuitivo e tem muitas opções.

Como usar => Internet fora do Brasil

 

2. Tenha um bom perfil

trabalho por hospedagem sao paulo
Aposte em um perfil bem completo, fale sobre as suas experiências.

Pense bem: se alguém irá oferecer moradia para você, mesmo que em troca de trabalho, precisa conhecê-lo. Por isso, aposte em um perfil bem completo, fale sobre as suas experiências e coloque fotos suas que sejam nítidas.

Essas são algumas formas de quem olhar o seu perfil ter mais confiança em você. Uma dica importante é ser sempre honesto: não diga que você tem uma habilidade que não domina.

Além disso, coloque sempre as línguas que têm conhecimento. Foque principalmente nas experiências que você pode oferecer a quem recebê-lo.

Se já trabalhou dessa forma antes, inclua isso também, além de outros tipos de trabalhos voluntários. Fale sobre os lugares que já visitou, os seus interesses e aquilo que faz da vida normalmente, como a sua área de atuação.

Tudo isso me ajudou a conquistar oportunidades mesmo quando era novata e ainda sem recomendações na plataforma.

Regras => Visto para Europa

 

3. Viaje em dupla

trabalho voluntario com moradia
Viaje em dupla para não se sentir sozinho.

Um dos problemas que se têm quando se decide viajar trocando trabalho por hospedagem é o medo. E não se preocupe: ele é normal, principalmente para as mulheres.

Por isso, a minha dica é viajar e ter essa experiência em dupla, exatamente como eu fiz. Isso é até mesmo uma forma de ter mais experiência caso deseje repetir em outra oportunidade sozinho.

Tenha em mente de que você passará por muitas situações em que ter uma pessoa que confia é muito bom. Portanto, se você ainda tem muitos receios, mas deseja viajar dessa forma, saiba que os sites permitem se candidatar em duplas e isso pode ser ótimo.

Mas não é mais difícil de encontrar um lugar que aceite duas pessoas? Talvez, mas nem sempre. Você perceberá que a maioria dos lugares aceita mais de uma pessoa e inclusive prefere isso. Então, não será um fator tão problemático assim.

Opções => Tipos de visto para os Estados Unidos

 

4. Seja flexível

permuta de hospedagem
Mais importante quando se troca trabalho por hospedagem é ser flexível.

Talvez o detalhe mais importante quando se viaja trocando trabalho por hospedagem é a flexibilidade. E isso diz respeito a muitos fatores, tanto nas suas datas quanto no seu estilo de vida.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre as datas: nem sempre o local vai poder receber você exatamente no dia que escolher. Talvez isso aconteça dois dias depois, talvez antes ou mais.

Ser flexível e estar aberto a negociar isso torna você ainda mais bem recebido! Já quando estiver no local, lembre-se de que você não está ali “de graça”, mas isso não dá direito para agir como quiser.

Tente saber mais sobre a rotina das pessoas da casa, por exemplo. Se eles não gostam que a pessoa faça algo, como molhar o banheiro, seja cuidadoso!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
trabalho por moradia brasil
Respeite regras e horários do local.

Em um dos lugares que estive eles não gostavam que se tivesse acesso a uma determinada parte da casa. Então o que fiz? Respeitei isso!

Ali era onde a família cuidava dos seus negócios e também discutia assuntos importantes. O ideal é sempre respeitar nesse caso.

Você precisa lembrar que todo lugar possui regras. Ser flexível a elas sem dúvida vai enriquecer a sua própria personalidade. Assim como eu, essa experiência vai tornar você alguém muito mais aberto a mudanças e adaptável a elas.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

5. Faça videochamadas

hospedagem por trabalho florianopolis
Chamadas de vídeo aumentam a confiança e a segurança.

Uma forma de aumentar a confiança das pessoas responsáveis pelo local que você deseja ir é através de videochamadas.

Por isso, disponibilize-se para fazer uma e conversar melhor, pois ver alguns rostos sempre ajuda nessa hora. Você perceberá que muitos podem sequer pedir isso, e também é normal.

Mas, de qualquer forma, você pode se oferecer, o que aumenta inclusive a sua própria segurança. Dessa forma você já cria um laço de simpatia antes mesmo de chegar no local.

Tudo sobre => Chip internacional

 

6. Defina bem as suas tarefas

o que é homestay
Defina tarefas e horários de forma clara.

O ideal quando você acertar a sua ida é já perguntar de forma bem clara quais tipos de tarefas irá executar. Assim, se tiver algo que não sabia e realmente não gosta, já evitará problemas futuros e poderá desistir.

Quando chegar ao local, peça já no primeiro dia para os seus anfitriões fazerem uma lista do que precisam de ajuda.

É importante também estipular os horários para você ter o seu tempo livre e até mesmo planejar outras atividades fora dali.

Quando se está em um hostel, restaurante e outros tipos de negócios, isso tudo fica mais fácil. Porém, se você ficar em casas de famílias, os horários livres e de trabalho podem se confundir.

O que vai ajudar bastante é justamente ter essa definição de tarefas e horários bem claros.

Dicas => Tipos de intercâmbio para estudar e trabalhar fora do país

 

7. Avalie sempre a localização

WorkAway
Avalie se a localização do trabalho te interessa.

Se você pretende realizar a troca de trabalho por hospedagem para viajar bastante e conhecer as zonas em volta de onde estiver, cuidado!

Muitos lugares listados nas plataformas que citei são remotos, no interior das cidades. Em alguns casos você poderá não ter acesso fácil ao transporte público e dependerá de caronas quando quiser visitar a região, por exemplo.

Sempre pergunte aos seus anfitriões sobre essas questões para avaliar se é mesmo o lugar ideal para si. Por outro lado, esses lugares mais remotos são ótimos para uma experiência diferente e longe da agitação da cidade.

Isso irá variar conforme as suas escolhas, mas não se esqueça de questionar para entender bem onde está indo.

Descubra => Como ganhar dinheiro viajando pelo mundo

 

8. Evite comprar passagens com muita antecedência

Worldpackers
Não compre passagem antecipadamente | Foto: Wei-Te Wong, via Wikimedia Commons.

Felizmente ou infelizmente, tudo pode mudar muito rápido para quem viaja na modalidade de trabalho por hospedagem. Por que digo isso?

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O que acontece é que às vezes alguém pode cancelar a sua ida ou você mesmo desistir. É por isso que o ideal é sempre esperar um pouco antes de comprar a sua passagem para o próximo local que está planejando.

E, é claro, nunca faça isso sem confirmar com os seus anfitriões. Isso vale tanto para viagens de trem, ônibus ou avião em qualquer lugar do mundo.

Eu sei que comprar passagem por antecedência é sempre mais barato. Porém, nesse caso, evite uma antecedência maior!

Conheça => App de carona compartilhada

 

9. Estadias longas sãos mais atrativas

Trabalho por hospedagem 4 semanas
Estadias longas sãos mais atrativas.

Algo que você perceberá em suas pesquisas é que muitas pessoas pedem uma estadia de pelo menos quatro semanas. Há muitos fatores para explicar isso, principalmente que com menos tempo você sequer consegue se adaptar ao local.

Isso não significa que não encontrará um lugar para ficar duas semanas, não é nada disso! Mas a questão é que, se você está planejando trocar trabalho por hospedagem por quatro meses, divida bem.

Ou seja, tente ficar um mês em cada lugar, por exemplo. Nem sempre isso é possível, e não há problema.

Apesar disso, pense bem nessa dica e perceba que pode fazer muito sentido, pois trocar de lugar toda hora também é cansativo.

Leia também => Como economizar com hospedagem

 

10. Converse e questione

intercambio
Não fique com dúvida! Diálogo é a melhor de tudo dar certo.

Se você tem qualquer dúvida sobre o local, pergunte! O diálogo é a melhor forma de tudo dar certo na sua experiência em trocar trabalho por hospedagem.

Enquanto estiver procurando lugares para recebê-lo, pense sempre no que é prioridade para você. Encontrei algumas pessoas veganas viajando assim como eu que ficaram em casas onde ninguém era vegano.

Isso pode ser um desafio, mas conversar antes também ajuda. Quanto mais você souber sobre o local que irá, melhor para si! Isso evita uma série de imprevistos, como a vez em que eu não tinha toalha no último lugar que fiquei.

Afinal, se todos outros tinham, por que esse não teria? Embora seja um detalhe pequeno, saber tudo isso faz a diferença na sua viagem!

E mais =Como economizar na compra de passagens aéreas

 

Trabalho por hospedagem: dicas

Para muitas pessoas, trocar trabalho por hospedagem pode parecer algo ilógico pois você mal teria tempo para viajar. Mas não se trata disso: economizando na hospedagem você aproveita o tempo livre com sabedoria!

E é claro que isso também significa muitos aprendizados de uma cultura diferente da sua. Se estiver em outro país, poderá até mesmo praticar ou aprender um idioma novo.

Isso também permite que você se conheça ainda mais e explore novas formas de ver o mundo. Se eu aconselho a trocar trabalho por hospedagem?

É claro, desde que você esteja disposto a isso! Não é apenas uma forma econômica de conhecer o mundo, mas também de crescer e se divertir.

Você já trocou trabalho por hospedagem em viagem? Utilizou alguma das plataformas citadas? Conte como foi a experiência! Nos vemos nos próximos artigos!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Camila Costa

ESCRITO POR

Camila Costa

Camila Costa, 27 anos, é jornalista e freelancer. Atualmente faz mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, onde mora há cerca de 1 ano e 7 meses. Adora viajar, escrever e compartilhar um pouco disso tudo com o mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *