Roteiro em Petrópolis, RJ: dicas para um final de semana

Roteiro em Petrópolis, RJ: dicas para um final de semana

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Ao montar o melhor roteiro em Petrópolis, destaco aqui o que fazer na Cidade Imperial em 1, 2 e 3 dias de turismo na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Essa incrível cidade da Serra Fluminense oferta diversas possibilidades de turismo para você aproveitar ao lado da sua família, por isso, você confere as melhores combinações.

A Cidade Imperial é, com certeza, um dos lugares mais legais para conhecer e mais conhecidos do Rio de Janeiro, se destacando principalmente pelo charme de época que possui em cada canto.

O Centro Histórico, por exemplo, é um de seus pontos altos, sendo, portanto, o principal foco da viagem. Nada como apreciar as construções magníficas datadas da época imperial, não é mesmo?

Ao decidir o que fazer em Petrópolis, não deixe de optar pelos principais pontos turísticos da Cidade Imperial. Assim, é válido afirmar que é possível montar pelo menos 3 ótimos roteiros para conhecer a cidade.

São eles: um city tour básico de apenas 1 dia, outro de 2 dias e, portanto, com mais atrações pela cidade e um ainda mais completo com opções para curtir em um total de 3 dias. E para garantir uma experiência perfeita, recomendo que você compre os ingressos antecipados e agende os seus tours preferidos no Civitatis e Viator. Eles são sites super confiáveis e oferecem descontos, cancelamento grátis e os melhores passeios em Petrópolis e região.

Planeje sua viagem => Hotéis para ficar em Petrópolis

Seguro viagem ideal para viajar no Brasil »

O que conhecer em Petrópolis?

O que conhecer em Petrópolis?

Montar um roteiro em Petrópolis não é uma das mais tarefas mais fáceis. Ao se planejar para curtir o belíssimo clima imperial, você com certeza deverá esperar se surpreender com uma cidade, no mínimo, deslumbrante.

Situada entre as montanhas fluminenses, ela se tornou preferência até mesmo Dom Pedro II. Hoje, Petrópolis se transformou num município bastante desenvolvido e sua estrutura se adaptou fortemente ao turismo.

Dessa forma, é possível realizar um roteiro incrível pela cidade carioca. Por isso, resolvi trazer aqui para você 3 tipos de roteiros na Cidade Imperial para você curtir em uma viagem incrível à época do Império.

Quanto mais curto o roteiro, mais limitado ao Centro Histórico ele estará. Mas ainda assim é possível contar com opções situadas em regiões como Itaipava, por exemplo, onde dá para fazer um belíssimo roteiro.

A viagem para Petrópolis poderá contar tanto com opções pagas quanto com aquelas gratuitas. Assim, não deixe de conferir, por exemplo, lugares como o Palácio Rio Negro, o Palácio Quitandinha e, obviamente, o Museu Imperial. Confira!

Quantos dias ficar em Petrópolis?

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 2 dias na cidade. Porém, é tão gostoso explorar tudo o que há para fazer em Petrópolis, que você pode planejar um roteiro com 3 dias ou mais, e esse tempo será muito bem-vindo.

A cidade tem muito a oferecer, principalmente o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e toda a bela paisagem serrana.

Roteiro de 1 dia em Petrópolis

Roteiro de 1 dia em Petrópolis
Palácio Quitandinha | Foto: Sesc Rio, via Wikimedia Commons.

Para iniciar o seu roteiro de 1 dia em Petrópolis, não poderia deixar de destacar primeiramente o Palácio Quitandinha, um dos principais pontos turísticos de Petrópolis.

Construído no ano de 1944, ele dispõe de lindos salões distribuídos em 6 andares e um interior estilo rococó, uma fachada em estilo normando francês, além de um lago nos jardins do local.

Ele surgiu com o objetivo de ser o maior hotel cassino da América do Sul, porém o plano não deu muito certo. Neste caso, a melhor opção para chegar à Cidade Imperial é mesmo alugando um carro.

 
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?

Ter o seu próprio carro é essencial para aproveitar melhor a viagem, com economia de tempo para curtir cada segundo de seus preciosos dias de férias.

Faça uma pesquisa online na Rentcars, comparando o preço nas melhores locadoras do Brasil. É só clicar no botão para garantir 5% com o cupom QUERO5OFF!

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de aluguel de carro;
  • Pagamento com parcelamento em até 12x no cartão de crédito, via PIX ou boleto;
  • É mais barato do que alugar direto nas locadoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 2 horas antes da retirada do veículo;
  • Pague em reais e economize o IOF de 5,38% para reservas internacionais;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português, 7 dias por semana;
  • Compare preços de mais de 200 locadoras pelo mundo em um só lugar, tenha o melhor atendimento e desfrute de promoções exclusivas!
 

Assim, você terá ainda mais facilidade para conhecer o primeiro lugar a ser visitado: ao cruzar o portal de entrada da cidade, o Palácio Quitandinha está situado à esquerda. Será bem fácil de encontrar!

Final de semana em Petrópolis
Centro Histórico | Foto: Rodrigo Soldon, via Creative Commons.

A dificuldade maior estará se você chegar à cidade de ônibus. Nesse caso, considere visitar o Palácio ao final do roteiro.

Como o ponto turístico fica um pouco na contramão do trajeto, não deixe de pegar um táxi, um Uber ou até mesmo um ônibus no local. O percurso não poderá ser realizado a pé. Uma forma prática de se deslocar com segurança e conforto é contratar um tour Petrópolis Imperial, que te leva em uma van.

Em seguida, o seu destino deverá ser o Centro Histórico de Petrópolis, onde é possível encontrar várias opções de museus e grande parte dos pontos turísticos da Cidade Imperial.

Para começar, não deixe de ir ao Museu Imperial. Caso vá de carro, é possível estacionar ali próximo a ele e, em seguida, explorar a pé as opções da região. Essa poderá ser a primeira opção do seu roteiro se você chegar de ônibus ou ainda fazendo um tour em Petrópolis com visita ao Museu Imperial.

o que fazer em Petrópolis
Museu Imperial | Foto: Site oficial do museu.

Situado no início da Rua da Imperatriz, o Museu Imperial dispõe de um acervo que conta com peças como, por exemplo, a pena com que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, coroas reais, além de diversos itens pessoais de Dom Pedro II.

Se iniciar o seu roteiro por aqui, você poderá aproveitar que está em frente ao Museu Imperial e alugar uma charrete. Será uma experiência incrível e uma opção alternativa além de realizar o passeio a pé.

E, como se não bastasse conhecer esse belíssimo palacete da época do Império, um pouco mais a frente, você encontrará a Catedral São Pedro de Alcântara.

A Igreja foi construída em data de 1884 e encanta com seu estilo neogótico, principalmente por dispor de torres laterais pontiagudas e janelas ogivais.

O que visitar em Petrópolis
Catedral de São Pedro de Alcântara | Foto: Rodrigo Soldon, via Creative Commons.

No interior do local, você encontrará vitrais belíssimos com imagens de santos, de Cristo e da Sagrada Família. Além disso, você irá conhecer o Mausoléu Imperial.

No santuário, estão situadas as lápides de pessoas como Dom Pedro II e Princesa Isabel. Você irá se surpreender ainda com as esculturas em tamanho real. Ao sair da Catedral São Pedro de Alcântara, você encontrará, a Casa da Princesa Isabel.

O casarão rosa não é aberto para visitação, no entanto recomendo registrar o momento com belas fotos em frente ao local. Com certeza, valerá bastante à pena!

Ao longo da R. São Pedro Alcântara, você encontrará ainda outros incríveis casarões da época do Império. Portanto, não deixe de explorar a rua e curtir cada detalhe das construções do período imperial.

O que conhecer em Petrópolis
Casa da Princesa Isabel | Foto: Carlos Miketio, via Wikimedia Commons.

O roteiro de 1 dia em Petrópolis irá te direcionar em seguida para a Praça da Liberdade, que também já foi conhecida como Largo Dom Afonso. Essa foi uma forma escolhida para homenagear o primogênito de D. Pedro I.

E claro que, ao chegar até a praça, você irá se surpreender com o seu tamanho: ela é a maior praça de todo o Centro Histórico de Petrópolis e e dispõe de parque infantil, rinque de patinação, fonte com iluminação, bar e restaurante.

Ali, você poderá aproveitar para dar uma boa relaxada tendo à vista a Universidade Católica de Petrópolis. Ela conta com o incrível Relógio das Flores. Com certeza, você irá querer belas fotos de recordação do lugar.

Aproveite o seu roteiro e almoce em um dos restaurantes mais famosos de Petrópolis para experimentar a culinária local. Inclusive, tem um city tour Petrópolis com almoço, o que já facilitará o seu roteiro.

Para onde ir em Petrópolis
Roteiro Petrópolis

Caminhando um pouco mais, é possível chegar à Casa de Santos Dumont. Ela só se encontra fechada às segundas-feiras e se destaca como um dos pontos turísticos mais famosos de Petrópolis.

O Museu Casa é também conhecido como “A Encantada” e preserva criações e itens pessoais do Pai da Aviação, como livros, cartas, móveis e roupas.

A poucos metros dali, está a Rua Alfredo Pachá. É nela que você encontrará outras duas importantes atrações turísticas importante da Cidade Imperial: o Palácio de Cristal e a Cervejaria Bohemia.

A Cervejaria conta um museu onde é possível realizar degustação das produções de cervejas artesanais do local. Já o Palácio de Cristal recebe festas e eventos como a Bauernfest, festa bastante tradicional que acontece todos os anos.

Petrópolis ou itaipava
Palácio de Cristal | Foto: Wilfredor, via Wikimedia Commons.

Reserve ainda um pouquinho do seu fôlego para ir até a Rua Teresa, um dos principais polos de compras da cidade de Petrópolis.

Para finalizar o seu roteiro de 1 dia em Petrópolis, nada como encontrar aquelas boas opções de lojas de roupas com preços bastante interessantes na Cidade Imperial. Valerá bastante a pena!

Se ainda tiver dúvidas sobre quais lugares visitar ou como chegar até eles, considere contratar uma visita guiada por Petrópolis. Assim, você não se preocupa com o roteiro, pois estará tudo pronto com o melhor de Petrópolis para você conhecer em 1 dia!

Sugestões de passeios para o 1° dia

Como você viu acima, esses são os lugares em Petrópolis que não podem faltar na sua primeira vez na cidade.

Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Petrópolis e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos.

E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia em Petrópolis sugiro que você faça uma visita guiada que passa por todos esses pontos turísticos citados para o primeiro dia na cidade:

Roteiro de 2 dias em Petrópolis

cidades serranas do Rio de Janeiro
Mausoléu Imperial | Foto: Rodrigo Soldon, via Creative Commons.

Para iniciar o roteiro de 2 dias em Petrópolis, a melhor opção é cumprir minhas sugestões acima para o dia 1 e adicionar alguns outros lugares ainda no primeiro dia, como o Palácio Rio Negro, o Museu de Cera de Petrópolis e o Museu Casa de Santos Dumont.

onde fazer bate-volta do rio de janeiro
Museu Palácio Rio Negro | Foto: Wilfredor, via Wikimedia Commons.

Com mais tempo, inclua o Palácio Rio Negro possui entrada gratuita e dispõe de vários registros sobre a presença republicana na Cidade Imperial. E claro que não deixaria de falar da Praça da Liberdade, um ótimo local para descansar antes de seguir roteiro.

Ela conta com várias opções, como um parque infantil, rinque de patinação, além de bar e restaurante. Depois, siga até o Museu de Cera de Petrópolis, que fica na Rua Monsenhor Bacelar.

Ele funciona desde 2011 e possui várias esculturas hiper-realistas. Apesar de não ser gratuito, valerá muito a apenas conhecer local, principalmente por ter a possibilidade de criar uma escultura na lojinha do museu.

Lugares para conhecer em Petrópolis
Casa de Santos Dumont | Foto: Alexandre Machado, via Wikimedia Commons.

O próximo ponto turístico de Petrópolis que você precisa visitar nesse roteiro é o Museu Casa de Santos Dumont. Ele está situado na Rua do Encanto, bem próxima à Rua Monsenhor Bacelar.

Para entrar no Museu Casa de Santos Dummont, você precisará pagar apenas 8 reais. Com exceção das segundas. Ele funciona das 9 às 17h30.

Petrópolis o que fazer no inverno
Cervejaria Bohemia | Foto: Site oficial.

Para iniciar o segundo dia de roteiro em Petrópolis, não poderia deixar de recomendar o Palácio de Cristal. Com entrada franca, o local funciona de terça à domingo, das 9 às 18 horas.

A Bauernfest é uma das festas que são realizadas no Palácio de Cristal. Além disso, foi nesse Palácio que em 1888 a Princesa Isabel libertou dos últimos escravos de Petrópolis.

A Cervejaria Bohemia está situada a poucos metros do Palácio de Cristal. Nada como fazer um tour e degustar as cervejas artesanais que são produzidas no local. Marque o seu tour histórico e visitação à Cervejaria da Bohemia.

E, como se não bastasse a tour incrível, você ainda conta com um ótimo restaurante no local. Não deixe de experimentar o bolinho de cevada com bacon e queijo parmesão, uma das opções do cardápio local ou marcar um combo completo com o Petrópolis Tour Histórico – Ingresso do Museu e Almoço.

O Palácio Quitandinha é o último ponto turístico nesse roteiro. Localizado no Bairro Quitandinha, ele custa apenas 8 reais e só fecha às segundas-feiras. Portanto, não deixe de visitá-lo das terças aos domingos, das 9 às 20h45.

Roteiro alternativo para o 2º dia em Petrópolis

Petrópolis o que fazer no verão
Petrópolis

Comece o último dia de roteiro pela Avenida Ipiranga, caminhado até o Parque Natural  de Petrópolis. No caminho você poderá conhecer alguns cartões postais, como a Igreja Luterana, o mais antigo templo religioso da cidade, e o Mosteiro da Virgem.

A visão panorâmica do alto é incrível! Em seguida, não deixe de conhecer a casa de verão de Rui Barbosa. Assim como a Casa da Princesa Isabel, o local não está aberto para visitação, mas é um ótimo cartão postal de Petrópolis para fotos.

E, por fim, o Parque Natural Municipal de Petrópolis, destino ideal para os amantes da natureza e para realizar trilhas incríveis. O local abriga algumas espécies de bichos, portanto o silêncio o indispensável por lá.

Para o caso de ainda sobrar tempo e disposição, não deixe de dar aquela passada no Museu Casa do Colono. Construída em 1843, possui diversos objetos que mostram como era vida dos primeiros imigrantes da cidade.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Para garantir o melhor roteiro em Petrópolis sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para o dia 2.

Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis em Petrópolis:

Roteiro de 3 dias em Petrópolis

castelo de itaipava
Castelo de Itaipava | Foto: Booking.

Com três dias em Petrópolis, sugiro fazer as sugestões para os 2 primeiros dias em Petrópolis citados acima, com a inclusão do: Castelo de Itaipava e do Bairro Quitandinha.

Apesar de ser um hotel, o Castelo de Itaipava possui o formato de um castelo num lindo estilo medieval.

Com certeza, valerá muito a pena conhecê-lo, sairão muitas belas fotos daí. Localizado às margens da rodovia BR-040, no Distrito de Itaipava, o Castelo de Itaipava dispõe do Solar e o do Bistrô, que são ótimos restaurantes.

onde comer em petropolis
Casa do Colono era uma fábrica de amanteigados | Foto: Facebook oficial.

Já o Bairro Quitandinha, possui algumas boas paradas. Um bom exemplo disso é a Casa do Colono, um cartão postal de muita tradição na Cidade Imperial que se originou onde funcionava uma fábrica de amanteigados.

Provar as tão famosas torradas de Petrópolis é uma atividade obrigatória no lugar. Com certeza, você irá amar essas deliciosas fatias de pão com camada de manteiga e queijo.

Em seguida, conheça o Palácio Quitandinha, outro ponto turístico de Petrópolis bastante conhecido e procurado. A propriedade estilo rococó se destaca principalmente por sua arquitetura da década de 1940.

Palácio Quitandinha
Sala do Palácio Quitandinha | Foto: Cecioka, via Wikimedia Commons.

Ela foi projetada para ser o maior hotel cassino da América Latina. Caso ainda reste tempo e disposição, recomendo ir até o Centro Histórico, especialmente se você estiver localizado nessa região da Cidade Imperial

exposição da coroa no museu imperial
Exposição Pavilhão das Viaturas | Foto: Facebook oficial.

O último e 3º dia de roteiro pela Cidade Imperial reserva um dos mais importantes asseio pela cidade de Petrópolis: o Museu Imperial. O local possui estilo neoclássico e guarda diversos itens pessoais de Dom Pedro II. Marque hoje o seu tour em Petrópolis com visita ao Museu Imperial.

Dessa forma, é possível encontrar coisas como móveis, roupas, documentos, pinturas, esculturas e fotografias. O local funciona de terça a domingo, das 10h30 às 17h30.

Os preços são 10 reais para entrada inteira e 5 reais para meia-entrada. Crianças de até 6 anos e idosos a partir de 80 anos possuem entrada gratuita.

Já para entrar para os jardins da propriedade é a partir das 7 horas, e a entrada é gratuita. Logo na entrada, próximo à bilheteria do museu, há um painel na qual se encontra a árvore genealógica da família imperial brasileira.

Estrada de Ferro da Serra de Petrópolis
Palácio Amarelo | Foto: Eugenio Hansen, via Wikimedia Commons.

Com certeza, você se amarrar por esse tour autoguiado, que dispõe de sinalização para as salas e principais obras. O local abriga diversos objetos, dos quais posso destacar as coroas de D. Pedro I e D. Pedro II.

Em seguida, conheça o Pavilhão das Viaturas, que fica ao lado do Museu Imperial. O local abriga várias coisas utilizadas à época, com a locomotiva, carruagens, liteiras e vagões usados na Estrada de Ferro da Serra de Petrópolis.

Além disso, vá ainda até o Palácio Amarelo, um casarão da época do Império originado em 1850 e onde hoje funciona a Câmara Municipal de Petrópolis.

A entrada é gratuita, então não deixe de adicionar essa ótima opção ao seu roteiro. O próximo ponto a se visitar é o Trono de Fátima, localizado num ponto bem alto da cidade. A vista panorâmica é incrível e valerá o esforço da subida.

roteiro em petropolis e teresópolis
Interior da Encantada | Foto: Eugenio Hansen, via Wikimedia Commons.

O Museu Casa de Santos Dumont, também conhecida como “Encantada”, é um dos pontos turísticos mais famosos de Petrópolis e nossa último local de visitação dessa lista.

O local era onde Dumont morava e hoje abriga criações e itens pessoais do Pai da Aviação. Além disso, você poderá encontrar livros, cartas, móveis, roupas e acessórios, como o chapéu.

O museu possui uma lojinha e o Centro Cultural 14 Bis, onde estão maquetes da casa e do 14 Bis. Antes da visita, você irá assistir um vídeo sobre a vida do Pai da Aviação.

Sugestões de passeios para o 3° dia

Você percebe como Petrópolis tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. As sugestões abaixo contemplam diversos pontos turísticos citados acima para conhecer no dia 3 em Petrópolis:

Quanto custa Petrópolis por dia?

Para descobrir quanto custa Petrópolis por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre as boas pousadas de Petrópolis, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro em Petrópolis, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar passeios em Petrópolis?

O ideal para organizar o roteiro em Petrópolis é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Petrópolis, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro em Petrópolis

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Outra recomendação é o site Viator, uma empresa do TripAdvisor com mais de 300 mil experiências de passeios ao redor do mundo.

Guias locais que fazem roteiros guiados em Petrópolis

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Petrópolis, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por profissionais que vivem em Petrópolis há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor na Cidade Imperial. Os melhores para incluir no roteiro são:

Roteiro pelos museus de Petrópolis

Incluir no roteiro visitas nos melhores museus de Petrópolis é fundamental para conhecer mais afundo a história local, assim como ter uma aula de história da arte, vendo de perto grandes obras de diversas partes do mundo.

Seja para adquirir com antecedência os ingressos ou fazer um roteiro guiado nos museus de Petrópolis, vale muito a pena visitar alguns deles. Confira quais são as exposições e museus mais procurados:

Roteiro a pé em Petrópolis

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um roteiro a pé em Petrópolis é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para os melhores roteiros em Petrópolis para fazer a pé:

Roteiro romântico em Petrópolis para lua de mel

Anualmente, milhares de casais de todo o mundo visitam Petrópolis para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um roteiro em casal? E como escolher o que fazer durante uma lua de mel?

Se você está organizando uma viagem romântica em Petrópolis, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista de roteiros românticos em Petrópolis para você curtir durante a lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Roteiro gastronômico em Petrópolis

Durante seu roteiro em Petrópolis, você gostaria de visitar os lugares mais legais enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras é fazendo um roteiro gastronômico 😉

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um roteiro culinário em Petrópolis é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a economizar. Isso porque esses roteiros guiados são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui estão algumas sugestões de roteiros gastronômicos para fazer em Petrópolis:

Roteiro em Petrópolis no inverno

A experiência de viagem muda completamente dependendo da época do ano, se está frio ou calor. Por isso organizar um roteiro em Petrópolis no inverno é essencial para aproveitar melhor a estação.

Confira algumas sugestões de atrações para curtir o friozinho em Petrópolis:

Roteiro do Rio de Janeiro a Petrópolis

É bem comum combinar passeios saindo da capital para conhecer Petrópolis. A casadinha é um roteiro que contempla diversas experiências turísticas e que vale o investimento.

E para você não se preocupar com o deslocamento e fazer tudo com conforto e planejamento dá uma olhada nesses passeios programados:

Transfers para Petrópolis

Reservar um transfer é recomendado para quem está chegando na cidade com muita bagagem, ou prioriza o conforto para chegar logo no hotel.

Depois de horas de voo, nada como a comodidade de contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

As opções de traslados seguros e rápidos em Petrópolis são:

Dicas finais sobre o roteiro em Petrópolis

Nesse roteiro em Petrópolis, separei aqui os principais pontos turísticos da Cidade Imperial para você conhecer na sua próxima viagem.

Assim, construí 3 roteiros diferentes para você adaptar ao seu perfil de viagem e à quantidade de dias que você terá disponível na cidade carioca.

Petrópolis é uma cidade altamente turística e possui o melhor que um lugar histórico pode vir a ter. Apesar de ter a maioria de seus pontos turísticos no Centro, possui opções em várias outras partes, aumentando as possibilidades de roteiro.

Umas opções possíveis para conhecer Petrópolis é partindo do Rio de Janeiro: são cerca de 66 quilômetros. O passeio bate-volta é muito recomendado e subir a Serra Fluminense será uma das melhores experiências da sua vida.

Uma vantagem de Petrópolis é poder visitar seus principais pontos turísticos a pé, mas alugar um carro te deixará ainda mais livre para aproveitar a cidade, principalmente se a viagem for nos meses mais frios.

Ressalto que junho, julho e agosto as temperaturas são mais altas, com máximas chegando aos 25ºC. Além disso, a Cidade Imperial possui vários eventos e festivais de muita tradição que atraem muita gente todos os anos.

O melhor exemplo é o Bauernfest, festa do colono alemão que geralmente ocorre entre o final de junho e início de julho.

Dica: Ao contratar os passeios guiados para Petrópolis, você pode ir do Rio de Janeiro para a Cidade Imperial com todo o conforto e e estrutura para conhecer bem a cidade.

Além disso, você pode fazer a pré-reserva de ingressos evitando filas, com maior chance de garantir os preços mais baixos, sem taxas de reserva ou cobranças ocultas.

Boa viagem!

O que achou da minha sugestão de roteiro em Petrópolis? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica? Deixe nos comentários.

Dúvidas frequentes

O que conhecer em Petrópolis em 1 dia?

No seu primeiro dia em Petrópolis você não pode deixar de fora as seguintes experiências:
Tour Petrópolis Imperial
Tour em Petrópolis com visita ao Museu Imperial
City Tour Petrópolis com almoço
Visita guiada por Petrópolis

O que fazer em 2 dias em Petrópolis?

No seu segundo dia em Petrópolis aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
Petrópolis Bohemia: Tour histórico e visitação à Cervejaria da Bohemia
Petrópolis Tour Histórico – Ingresso do Museu e Almoço!

Como fazer um roteiro de inverno em Petrópolis?

Petrópolis se destaca turisticamente por oferecer experiências maravilhosas relacionadas a ao turismo serrano. Por isso, é impossível visitar Petrópolis e não programar um dos passeios abaixo:
Visita guiada por Petrópolis
* Museu Imperial,casa dummont,Palácio de Cristal,Igreja de S.Pedro

Vale a pena programar um roteiro em Petrópolis antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis em Petrópolis você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo em Petrópolis.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais