Início / Seguro Viagem / Dúvidas sobre seguro viagem: fazer ou não?

Dúvidas sobre seguro viagem: fazer ou não?

Dúvidas sobre seguro viagem internacionalSe tem dois itens importantes durante a realização de uma viagem, principalmente internacional, são a segurança e a saúde. Por isso, este artigo traz tudo para você sanar suas dúvidas sobre seguro viagem: as respostas para você descobrir como funciona o seguro viagem, tipos, quando é obrigatório, como encontrar as melhores opções, qual é o preço, etc. Ainda na dúvida se vale a pena fazer ou não seguro viagem?

Eu sempre recebo mensagens de pessoas com dúvidas sobre o tema e pedindo dicas para fazer a melhor escolha. Então, juntei as perguntas mais frequentes e preparei esse guia completo, respondendo as principais questões sobre seguro viagem. Confira agora!

Faça sua cotação de seguro viagem e ganhe 5% de desconto »

 

Dúvidas sobre seguro viagem: como funciona

Dúvidas sobre seguro viagem

O seguro viagem é um serviço que oferece assistência médica, diversos tipos de auxílios e apoios, e garante indenizações em determinadas situações previstas em contrato.

Leia mais => Seguro viagem para esporte radical, de neve e aventura

 

Diferença entre seguro e assistência viagem?

Fazer ou não seguro viagem?

Uma das dúvidas mais comuns é não entender a diferença de seguro viagem para assistência viagem. De uma forma ampla, a principal diferença está em como será pago os atendimentos médicos caso o viajante precise do serviço durante a viagem.

No caso do seguro viagem, o viajante paga todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicita o reembolso à seguradora, desde que os valores estejam dentro dos limites que foram estabelecidos em contrato. Essa opção é interessante pois o viajante pode escolher onde será o atendimento.

Já no caso da assistência viagem, o atendimento será pago diretamente pela seguradora contratada. Caso o segurado precise de atendimento, ele deve entrar em contato com a equipe da seguradora que indicará a rede credenciada para o atendimento.

 

Por que é importante fazer um seguro?

É importante fazer o seguro viagem?

A gente acha que nunca vai dar nada de errado em nossa viagem. Mas imprevistos acontecem com qualquer um e é muito importante estar prevenido. Podemos nos acidentar, machucar, adoecer e ainda ter problemas com bagagens, voos, entre vários outros imprevistos que podem acontecer.

Eu mesmo já precisei do seguro viagem quando estava na Alemanha e confesso que respirei aliviado por ter feito um. Leia meu relato em Porque é tão importante contratar um seguro viagem?

As vantagens são muitas, pois caso o seu problema de saúde necessite de internação, exames e consultas, os custos podem ser bem altos! Além disso, o seguro vale também para outros tipos de serviços, como extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte.

Como o custo de um seguro viagem é relativamente baixo, não vale a pena arriscar a ter gastos muito maiores caso haja algum problema. Por isso, é muito importante contratar um seguro viagem, para embarcar tranquilo, independentemente da duração da sua trip.

Portanto, seja a trabalho, férias ou estudo, faça um seguro viagem. Por falar em educação, leia um post sobre qual é o melhor seguro viagem para intercâmbio.

 

Qual o valor de um seguro viagem?

Qual é o valor do seguro viagem

O custo de um seguro é relativamente baixo se compararmos aos outros itens do orçamento de uma viagem internacional. E, de uma forma geral, ele é muito mais barato que uma consulta médica na maior parte dos países do mundo.

No exemplo acima, você vê um seguro para 7 dias na América do Sul. Os preços variam entre R$ 67,50 a R$ 85,52. Para ver outros valores, use o comparador online da Seguros Promo.

E para dominar essa ferramenta é só ler o artigo onde indico o melhor comparador de seguro viagem.

O preço varia bastante entre as seguradoras e também de acordo com o pacote que cada viajante contrata. Para calcular, são considerados fatores como o destino, duração da viagem, idade do contratante, tipo de viagem, se o contratante tem alguma doença crônica, se vai praticar esporte etc.

Até para crianças existem as coberturas mais indicadas. Descubra em seguro viagem infantil: dá para viajar tranquilo com bebês e crianças?

 

Como contratar um seguro viagem?

Como encontrar os melhores preços de seguro viagem

É muito simples contratar um seguro viagem, e na maioria das vezes é possível fazer todo o procedimento pela internet mesmo. Basta acessar o site da empresa escolhida, efetuar um cadastro e escolher o seguro que mais atenda suas necessidades, ou usar ferramentas de comparação de seguro e conferir todas as opções em um só lugar, como na foto acima.

Não esqueça de fazer uma pesquisa de preço, pois há uma grande oferta do serviço no mercado. Além disso, você pode optar por contratar um seguro viagem com o auxílio de um corretor ou uma agência de viagem.

O seguro pode ser contratado até a véspera da data do embarque. De uma forma geral, os viajantes contratam o seguro para o período exato da viagem.

Mas, uma sugestão é contratar por um ou dois dias a mais da data prevista do retorno, pois podem haver atrasos ou cancelamento de voo e outros imprevistos, e o retorno ser adiado.

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Qual seguradora contratar?

Qual seguradora contratar para me proteger durante uma viagem

Existem inúmeras seguradoras no mercado. Na hora de escolher uma, evite contratar empresas desconhecidas e com difícil atendimento para o usuário.

Opte sempre por seguradoras com relatos positivos no mercado. Essa é uma forma de evitar surpresas desagradáveis, caso precise utilizar o seguro durante a viagem. Todas que indico aqui no blog são confiáveis!

 

Como escolher qual seguro contratar?

Tipos de cobertura do seguro viagem

As seguradoras oferecem uma grande variedade de coberturas e diferentes planos de seguro viagem. São ofertados desde pacotes básicos, a outros com coberturas e valores de indenização mais altos.

Assim, é preciso ficar atento na escolha para contratar um pacote que atenda às suas necessidades.

Logo, é preciso saber qual seu perfil de viajante, como será seu roteiro e programação durante a viagem. Além de considerar algumas características pessoais, como idade, se tem alguma doença crônica etc.

Por exemplo, idosos com idade superior a 70 anos tem um preço diferenciado, devido ao maior risco de doença e acidentes. Veja também a importância de contratar um seguro viagem para idosos.

Já mulheres grávidas e portadores de doenças crônicas devem solicitar uma cobertura extra. Caso não solicitem e precisem acionar o seguro durante a viagem por motivos relacionados a gravidez ou a doença, não terão direito à cobertura. Aproveite e leia também tudo sobre seguro viagem com cobertura para gravidez.

Os esportistas também devem solicitar a cobertura para a prática de esportes para garantirem a cobertura em caso de acidentes.

Outro detalhe importante é pesquisar quais são as exigências do país que você vai visitar. Alguns países, como é o caso da maioria dos destinos europeus, exigem a contratação de um seguro viagem com uma cobertura mínima de assistência saúde.

Em alguns casos, se você não tiver um seguro viagem, pode ser deportado ou ter sua entrada dificultada.

Leia também => É necessário contratar um seguro viagem para os Estados Unidos?

 

O que um bom seguro viagem deve oferecer?

Valores de indenização do seguro viagem

Os tipos de pacote de seguro viagem e as coberturas inclusas em cada um deles são muito variadas. É fundamental saber o que um bom seguro deve oferecer, para fazer a melhor escolha.

A SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, exige que todos os seguros viagem ofertados no mercado brasileiro devem incluir obrigatoriamente assistência médica e odontológica, seguro de vida (que cobre morte ou invalidez por acidente) e traslado de corpo.

Entretanto, além dessas coberturas, as seguradoras são livres para incluir em seus pacotes outras coberturas que julgam importantes e com valores de indenizações diferentes.

Assim, há outras coberturas que também são muito para qualquer viajante, como extravio de bagagem, cobertura em caso de cancelamento de viagem e assistência jurídica.

Outro item que é essencial é atendimento 24 horas e em sua língua. Isso porque, em caso de emergência, facilita muito conversar com os atendentes em português. Há ainda diversos outros itens, mas esses são mais específicos e a necessidade de contratação vai do perfil de cada um.

Neste artigo explico como o seguro viagem pode ajudar com bagagem extraviada.

 

Seguro viagem do cartão de crédito

Vale a pena fazer seguro viagem

Muitas empresas de cartões de crédito oferecem para seus clientes um seguro de viagem internacional gratuito, ou para compra em condições melhores que outras seguradoras.

De uma forma geral, esse serviço é oferecido nas categorias Platinum ou superior, caso o cliente tenha efetuado a compra de passagens ou taxas de embarque com o cartão. Mas é sempre válido pesquisar se você tem esse direito.

Contudo, antes de escolher é necessário pesquisar bem quais são as coberturas oferecidas e se elas atendem todas as suas necessidades de viajante.

Somente opte por isso se ele lhe atender plenamente! Do contrário, essa economia pode se transformar em uma grande dor de cabeça durante a viagem.

Você já precisou usar seu seguro viagem alguma vez? Deixe sua experiência nos comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *