Primeiro aluguel de carro: dicas para ter liberdade na sua viagem

por Leo Vieira

Primeiro aluguel de carro: dicas para ter liberdade na sua viagem

O primeiro aluguel de carro durante uma viagem parece ser uma experiência bastante complicada para muitas pessoas, mas não é lá esse bicho de sete cabeças. Na verdade, nunca foi tão fácil estar com um carro alugado quanto hoje em dia.

Pensando nisso, fiz esse artigo com várias dicas que facilitarão todo o processo para você! Começo com as principais dúvidas sobre os valores, quais são os documentos necessários e os cuidados que precisa ter para alugar um carro seguro.

Em seguida, você encontrará várias dicas e detalhes que podem ser interessantes para o primeiro aluguel de carro e como usar a Rentcars, site que compara preços e reserva veículos em diversas operadoras em todo o mundo.

Planeje sua viagem => Melhores ofertas de hotéis do mundo

Cupom de desconto para seguro viagem »

 

Primeiro aluguel de carro: o que saber

Primeiro aluguel de carro
Tire suas dúvidas sobre o primeiro aluguel de carro.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre aluguel de carro e te apresentar as facilidades e vantagens de ter um veículo disponível falarei neste artigo sobre os seguintes temas:

  • Quanto custa alugar um carro
  • Documentos necessários e idade mínima
  • Como escolher o carro
  • Como escolher a locadora
  • Vantagens de alugar um carro no exterior

CLIQUE AQUI para reservar o carro para sua viagem »

 

Quanto custa alugar um carro

preço aluguel veiculo
Preço varia conforme suas preferências.

Em primeiro lugar, vou responder a principal dúvida sobre o assunto: é caro alugar um carro durante uma viagem? E a resposta é: depende das suas necessidades.

Tudo dependerá do roteiro que você planejou, a duração da viagem e, claro, o tipo de carro que você quer usar.

Por exemplo, se você vai para uma cidade grande como Paris – que possui pontos turísticos distantes um dos outros – e não quer usar transporte público, alugar um carro pode sair bem mais barato do que se locomover usando táxi ou motoristas particulares de aplicativo, como Uber.

Outro exemplo: em caso de viagens muito curtas, alugar um carro pode ser o segredo para visitar muitos pontos turísticos de forma rápida, o que acaba sendo proveitoso para o viajante, mesmo que não saia tão barato.

Em média, você vai desembolsar no mínimo 50 dólares para alugar um carro nos Estados Unidos. Na Europa, esse valor é similar.

O importante é que você faça as contas de quanto gastaria com motoristas particulares e depois compara com o preço de alugar um carro e gasolina, caso necessário.

 

Documentos necessários e idade mínima

Aluguel de carro documentos
Cada país possui suas próprias leis e regras de trânsito.

É preciso deixar claro que cada país/região possui suas próprias leis e regras de trânsito, mas todas exigem documentos básicos do motorista.

Estou falando da carteira de habilitação, proteções e muitos outros termos técnicos que podem te confundir. Mas não se preocupe, já que a maioria das regras são parecidas.

Alugar carro no Brasil

  • Carteira de Habilitação Nacional (CNH) emitida há mais de 2 anos (definitiva), válida e dentro do prazo de vencimento.
  • RG e CPF originais. É preciso que não haja restrições junto ao SPC ou SERASA. No caso de estrangeiros alugando carro no Brasil, é necessário também o passaporte original.
  • Cartão de crédito para o bloqueio caução em nome do locatário.
  • Comprovante de reserva. Trata-se do documento emitido pela empresa que você alugou o veículo. Caso você alugue diretamente na locadora, não é necessário levar esse documento.

Alugar carro no exterior

  • Carteira de Habilitação Nacional (CNH) emitida há mais de 2 anos (definitiva), válida e dentro do prazo de vencimento.
  • Passaporte original e válido.
  • PID ou CHI (Permissão Internacional para Dirigir). Explicaremos sobre isso mais abaixo.
  • Cartão de crédito para o bloqueio caução em nome do locatário.
  • Comprovante de reserva ou voucher pré-pago (Prepaid Voucher).

Voucher pré-pago são cartões que você compra em estabelecimentos comerciais, que resumidamente são comprovantes de pagamento.

São iguais aqueles vouchers de aplicativos (Netflix, Spotify, etc) que você vê nos caixas de supermercado.

Você compra e leva até a locadora, para realizar o primeiro aluguel de carro. Você ainda precisará levar o restante dos documentos listados.

 

O que é PID ou CHI ?

Aluguel de carros em viagens
PID é a sigla para Permissão Internacional para Dirigir.

A carteira de habilitação é suficiente para dirigir em vários países do mundo, mas alguns deles pedem um documento adicional, chamado de PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Por isso, é importante que você pesquise se a PID é solicitada no seu destino.

O documento nada mais é do uma tradução da CNH, que vai provar para as autoridades internacionais que você está habilitado para dirigir veículos terrestres.

Além disso, alguns países que solicitam apenas a CNH, é preciso tirar a PID, se você for dirigir por mais de 180 dias.

A PID vale para países que falam inglês, francês, árabe, alemão, espanhol, russo e variações do português (Portugal, Angola, Moçambique, por exemplo).

É aceito em mais de 100 países participantes da Convenção de Viena.

No entanto, vale destacar que a PID não substitui a CNH. Eles devem ser apresentados juntos para serem validados diante da Legislação de Trânsito do país em que você se encontra.

Para obter uma PID, você não pode ter nenhuma pendência, multas, suspensões ou restrições administrativas.

Também não será possível tirar o documento, se você possuir restrições judiciais ou esteja respondendo a processos.

Dica útil: sempre verifique a data de vencimento da sua habilitação, pois a PID terá a mesma validade. Se a CNH estiver perto de expirar, é melhor aguardar a renovação.

 

Quanto custa tirar uma PID?

Valor aluguel de carro
Em Minas Gerais, o processo também é online e custa pelo menos 159,32 reais.

O valor varia de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, o processo pode ser feito pelo site do Detran e a taxa de emissão do documento é de 259,05 reais, além da taxa de entrega dos Correios. Você ainda pode realizar o processo de forma presencial.

No estado de Minas Gerais, o processo também é online e custa pelo menos 159,32 reais. Já no Rio de Janeiro, assim como outras cidades, o processo é todo presencial, incluindo agendar horário em uma unidade da autarquia.

No Rio, a taxa de serviço é de 139,30 reais. Você precisa apresentar passaporte, RG, CNH válida e o comprovante de pagamento da taxa de serviço.

 

Idade mínima para alugar um carro

No Brasil, geralmente podem alugar carros pessoas com mais de 21 anos de idade. Algumas locadoras podem até fazer negócio com clientes habilitados e que já tem mais de 18 anos, mas de modo geral, a idade estipulada é de 21 anos.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No exterior, a idade mínima para alugar um carro é de 25 anos. Quem tem entre 21 e 24 anos até pode alugar, mas estará sujeito a taxas adicionais e não poderão alugar alguns tipos de veículos.

Depende de muitos fatores, como normas da locadora, leis locais, leis internacionais etc. É sempre bom dar uma conferida antes de alugar o carro e ver se tudo está certinho. Isso pode te livrar de uma dor de cabeça depois.

Dúvida => RentsCars é confiável?

 

Como escolher o carro

Tipos de carro para alugar
Existem 8 tipos de carros para alugar durante uma viagem.

Para responder essa pergunta, busquei informações com a empresa RentCars, uma das locadoras mais famosas desse ramo.

De modo geral, existem 8 tipos de carros para alugar durante uma viagem e você deve levar em conta sua preferência, necessidade e experiência desejada.

  • Econômico: são os mais procurados, ideais para quem planeja uma viagem mais curta e com poucas bagagens.
  • Compacto: são versáteis, econômicos e normalmente têm melhor motorização. Ideal para locomoção em grandes cidades, que exigem boa mobilidade.
  • Standard: para aqueles que procuram carros com maior espaço interno e porta-malas amplo, com melhor motorização e opções com câmbio automático.
  • Minivan: ideal para quem precisa de mais de cinco lugares no veículo, mas pode exigir classificações mais avançadas da CNH.
  • SUV/Sedans: São conhecidos pelo grande espaço na mala do carro. Ideal para quem leva muita bagagem.
  • Utilitário: é uma pick-up. Serve para quem quer transportar objetos de grande porte ou móveis.
  • Especial: carros com características específicas, como tração nas 4 rodas ou específicos para certos tipos de terrenos.
  • Luxo: modelo indicado para empresários, executivos ou pessoas que exigem carros luxuosos para suas viagens ou reuniões de negócios. Potência, conforto e design são as principais características dessa categoria.

 

Cadeirinha para criança e outros acessórios

Aluguel de carro com acessórios
Acessórios como bebê-conforto necessitam de pagamento extra.

Além dos modelos de carro que citei, há outros itens que as locadoras geralmente oferecem para segurança do cliente, alguns deles sob taxa adicional.

Existem os básicos como cintos, airbag, extintor de incêndio, kit de primeiros socorros.

Mas se você precisa de um bebê-conforto, cadeirinha, elevação de assento, por exemplo, provavelmente terá que pagar uma taxa.

No entanto, você pode tentar negociar com a locadora, pois muitas pessoas acabam conseguindo esses acessórios sem precisar pagar ou com valor mais baixo do que o normal.

 

Como escolher a locadora

Existem diversas locadoras de carro ao redor do mundo, algumas são mais conhecidas do que outras. Uma das mais famosas e seguras é a RentCars, que possui alto selo de confiabilidade entre os clientes e bons comentários de usuários.

Criada em 2009, ela é a empresa líder no mercado brasileiro de reservas de veículos ao redor do mundo. Presente em mais de 5 mil cidades em mais de 160 países, a Rentcars possui mais de 20 mil pontos de atendimentos no planeta.

Além disso, a interface do site é bem simples e fácil de entender. A compra do reserva e uso do serviço também é bem transparente, com todo o atendimento feito em português.

Confira => Dicas para alugar carro para viajar

 

Vantagens de alugar um carro no exterior

Carro na viagem ao exterior
Conheça as vantagens de alugar um carro na sua viagem.

Depois dessa enxurrada de informações, você ainda pode estar em dúvida se é vantajoso ou não alugar um carro durante a sua viagem.

Pensando nisso, fiz uma rápida lista para te mostrar todos os benefícios possíveis. Assim, você poderá decidir por conta própria e escolher o que for melhor!

 

Pode sair mais barato do que outros meios de locomoção

Em primeiro lugar, é importante destacar que o custo-benefício pode ser melhor do que ficar se locomovendo de táxi, aplicativos de motoristas particulares ou até mesmo transporte público.

Dependendo do seu roteiro, pagar uma diária de aluguel de um carro pode sair mais vantajoso do que outros tipos de transporte.

Além disso, o tempo pode ser otimizado e há mais conforto nos deslocamentos. As locadoras também costumam fazer descontos de temporadas e outras promoções.

Por isso, é importante ficar de olho já que o maior segredo para aproveitar e economizar em uma viagem é fazer um bom planejamento antes de tudo.

Caso viaje em família pode sair bem caro depender exclusivamente de táxi ou serviços de motorista particular para todo mundo se locomover junto. Nesse caso, o primeiro aluguel de carro é uma opção mais barata, cômoda e prática.

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Segurança

Como alugar carro seguro
Grande parte das locadoras trabalham com veículos seguros.

Ter um carro disponível sempre que precisar é algo que deixa a viagem mais segura.

Você tem autonomia para ir e vir sempre que quiser. Além disso, há serviços de transportes conhecidos por dar golpes nos seus clientes.

E quando o assunto é segurança física, grande parte das locadoras trabalham com veículos seguros e equipamentos com garantias de funcionamento. A lei as obriga a seguir certos parâmetros.

 

Comodidade

Aluguel de carro comodidade
Estar com um carro em mãos pode ser o segredo para uma viagem mais fácil e proveitosa.

Quem viaja muito sabe que ter um carro disponível a qualquer momento é um enorme símbolo de comodidade e conforto na viagem. Muitas vezes, vale o investimento, principalmente quando se viaja em família.

Algumas cidades e países famosos possuem serviços de locomoção limitados ou caros, mesmo no caso de cidades turísticas. Sendo assim, pode custar caro e ser bem trabalhoso se locomover nesses destinos.

Estar com um carro em mãos nessas horas pode ser o segredo para uma viagem mais fácil e proveitosa.

 Vale ressaltar também que, com algumas locadoras, é possível pegar o carro e um local e deixá-lo em outro. Isso facilita na movimentação, possibilitando passeios mais eficientes e únicos.

 

Facilita o planejamento do roteiro de viagem

Com o roteiro otimizado pela disponibilidade de um carro sempre que quiser, é possível realizar viagens únicas e inesquecíveis, diferente do que muitos viajantes estão acostumados.

Por exemplo, você pode chegar e sair dos locais na hora que quiser e fazer seus próprios horários para atividades, visitas, excursões.

Tudo sem depender de horários de ônibus ou aplicativos de motoristas. Além disso, algumas viagens contam com muitos atrativos naturais e paisagens, que podem ser melhor aproveitadas em um passeio de carro do que em uma excursão comum de ônibus ou trem.

Durante passeios de carro, você ainda vai poder parar onde quiser, tirar fotos, aproveitar comida na beira da estrada e mais. Todos esses detalhes deixam a viagem mais rica em experiências e memórias incríveis.

 

Promove experiências únicas

Carro alugado na Rota 66
Você pode percorrer a Rota 66 de carro alugado.

Já que estamos falando em roteiro, alguns deles são possíveis apenas quando temos um carro disponível. Por exemplo, quem sonha em percorrer a famosa Rota 66 nos Estados Unidos, só vai ter a experiência total se estiver dirigindo o veículo.

Visitar o Grand Canyon, passear pelos campos europeus ou outras estradas famosas ao redor do mundo pode ser algo inesquecível se você tem um carro por lá. No entanto, vale lembrar que vários países possuem leis de trânsito próprias.

Por isso, é sempre bom dar uma pesquisada antes de alugar um carro e sair passeando por países e estados diferentes. Mas só para deixar claro, álcool e drogas são indiscutivelmente proibidos na maioria dos países do mundo!

Descubra => Dicas para alugar carro barato

 

Aproveite o primeiro aluguel de carro

Por muito tempo, fazer o primeiro aluguel de carro no exterior foi um tabu para muitas pessoas, porque elas achavam muito caro ou muito complicado.

A verdade é que, com uma boa organização e planejamento, alugar um carro pode ser algo que deixe a viagem mais barata e proveitosa. Principalmente hoje em dia, com tantas empresas que oferecem esse serviço.

Por isso, dê uma chance e faça as contas das despesas. Você pode se surpreender com as vantagens que  encontrará.

Ficou com alguma dúvida sobre o primeiro aluguel de carro? Deixe o seu comentário!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Leo Vieira

ESCRITO POR

Leo Vieira

Leo Vieira, 25 anos, jornalista e produtor de conteúdo. Atua na área de Webjornalismo há 3 anos, com experiência também em TV, jornal impresso e revista. Adora ler, viajar, jogar videogames e ouvir música.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *