Passeios na Guatemala: tours guiados e atrações imperdíveis

Passeios na Guatemala: tours guiados e atrações imperdíveis

Imagem do Autor por Lívia Mota
Atualizado em:

Assim como nos demais países da América Central, a natureza é o ponto alto dos passeios na Guatemala. A fauna e a flora local são exuberantes e merecem um espaço relevante no seu roteiro.

A riqueza histórica deixada pela cultura Maia também é uma das atrações obrigatórias, principalmente se essa for sua primeira visita ao país.

Assim que definir os pontos turísticos e quais as coisas mais legais para fazer na Guatemala, faça a compra online das atividades no Get Your Guide e Civitatis.

Neste artigo, te apresento quais passeios não podem ficar de fora da sua programação, o que visitar na Guatemala com todo o apoio das melhores empresas para realizar a reserva dos ingressos e entradas.

Planejamento => Dicas para alugar carro na Guatemala

Seguro viagem barato na Guatemala »

Valor dos passeios na Guatemala

O custo para fazer passeios na Guatemala depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais da Guatemala do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral das cidades e até passeios de barco para explorar a Guatemala de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia na Guatemala, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar passeios na Guatemala?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais na Guatemala, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências de passeios na Guatemala

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Lista dos principais passeios na Guatemala

Há tantas coisas legais para fazer na Guatemala, que mesmo visitando o país inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez na Guatemala, te ajudando a organizar o melhor roteiro:

  1. Tour em Antígua
  2. Vulcão Pacaya
  3. Ruínas de Tikal
  4. Lago de Atitlán
  5. Vulcão Acatenango
  6. Termas de Kawilal
  7. Excursão à Cratera Azul
  8. Tour gastronômico

Tour em Antígua

Passeios imperdíveis na Guatemala

Antigua Guatemala, que já foi a terceira maior cidade de toda a América colonial espanhola e a capital da Guatemala por 200 anos, é hoje uma cidade pacífica, bonita e parcialmente restaurada, com ruas de paralelepípedos serpenteando por majestosas igrejas e mosteiros coloniais.

Visite a Fábrica e Museu de Jade e admire as antigas tradições da escultura guatemalteca; as ruínas da Igreja El Carmen e procure lembranças no mercado de artesanato ao lado do edifício em ruínas.

Veja também a Igreja La Merced da Guatemala, que apresenta um estilo ultrabarroco e duas torres sineiras. Na fachada da igreja, em sua parte superior, encontra-se uma escultura de São Pedro Nolasco, fundador da Ordem Mercedária.

O Arco de Santa Catalina também faz parte do passeio. Foi construído para conectar as freiras entre os claustros e evitar serem vistas. Após os terremotos de 1773, o arco tornou-se importante devido às alterações efetuadas, incluindo a construção de uma torre e a inclusão de um relógio Lamy Amp Lacroix de origem francesa.

Você também verá o Central Park, cercado pelo Palácio dos Capitães Generais, a Câmara Municipal, a Catedral de São José e o Portal do Comércio. Este parque é situado no padrão de grade tradicional usado com frequência no planejamento urbano nas colônias espanholas.

No parque, você encontrará a fonte Las Sirenas, que tem uma história popular tradicional onde o Conde de La Gomera mandou construir a fonte em memória de suas filhas, que após o parto, não quiseram amamentar seus filhos. O conde então ordenou que suas filhas fossem amarradas a um tronco no centro de um poço, onde morreram de sede e fome.

O passeio também inclui uma visita ao tanque La Unión, uma das lavanderias mais emblemáticas desta cidade. Devido ao fato de apenas as casas grandes terem lavatórios adequados, a maioria dos moradores (principalmente donas de casa) ia para as lavanderias públicas. Este tanque foi inaugurado em 3 de fevereiro de 1853.

Vulcão Pacaya

Partindo de Antigua, em uma viagem de ônibus de uma hora até a base do vulcão, você caminhará por duas horas até o topo do Vulcão Pacaya para apreciar vistas deslumbrantes.

Acompanhado por um guia local, você passará por belas florestas de pinheiros até alcançar a seção mais desafiadora de cinzas vulcânicas e, finalmente, o cone fumegante de enxofre. Dependendo da atividade vulcânica, você poderá até testemunhar pequenas erupções e fluxos de lava.

No topo, desfrute de vistas excepcionais dos vulcões próximos, Agua, Fuego e Acatenango, das planícies do Pacífico e até mesmo de El Salvador. Por questões de segurança, a visita à cratera não é permitida, mas você poderá admirar o espetáculo da lava incandescente e dos banhos de vapor criados pelo calor do Pacaya.

Comprar ingressos antecipados para a Guatemala é essencial na organização da sua viagem. Por isso, sugiro que você adquira sua entrada com desconto para essa atração, que é um dos mais concorridos da Guatemala.

Ruínas de Tikal

Passeios obrigatórios na Guatemala

Esse passeio na Guatemala está na lista dos 10 melhores lugares para visitar. E minha sugestão é que você faça esse tour guiado com desconto que a Get Your Guide oferece.

Parta de Flores em uma viagem de um dia para visitar as incríveis ruínas maias de Tikal. Testemunhe um nascer do sol espetacular e, em seguida, embarque em uma jornada pela selva enquanto se dirige para o local arqueológico. Ao chegar, conheça seu guia local e comece a explorar as trilhas sinuosas da floresta que o levarão a descobrir templos, pirâmides, ruínas e palácios impressionantes dos antigos maias.

Enquanto caminha pelas ruínas majestosas, ouça o chilrear dos pássaros e observe os macacos brincando nas árvores próximas. O guia irá compartilhar informações interessantes sobre a cultura maia, a história da construção dessas maravilhas da arqueologia e como eram utilizadas.

Lago de Atitlán

A partir de um passeio de barco pelo Lago Atitlán você vai poder visitar a pitoresca Vila Tzutuhil de Santiago de Atitlán. Lá, você terá a oportunidade de visitar a confraria do santo local, Maximon ou Ri Laj Mam, um destino de peregrinação para pessoas do mundo inteiro que buscam saúde e prosperidade em suas vidas.

O lago em si é uma maravilha natural, com um tamanho enorme e um cenário vulcânico espetacular. Os majestosos vulcões Atitlán, Tolimán e San Pedro erguem-se graciosamente em sua costa sul, criando vistas deslumbrantes por toda a região. Você poderá desfrutar dessas vistas e testemunhar as práticas tradicionais ainda realizadas pelas mulheres Maya-Tzutujil e Cakchiquel que vivem ao redor do lago.

Após um breve traslado, desfrute de um almoço em um dos restaurantes mais requintados de Panajachel. Durante sua estadia na cidade, você também passará pela Rua Santander e terá a oportunidade de conhecer o vibrante mercado de artesanato local.

Se a sua ideia é fazer um passeio gastando pouco na Guatemala, essa atividade turística é bem econômica, pois está frequentemente em oferta.

Vulcão Acatenango

Passeios legais na Guatemala

Desfrute do nascer e pôr do sol no Vulcão Acatenango durante uma emocionante viagem de acampamento.

Partindo de Antígua, você embarcará em um ônibus para a vila de La Soledad, onde começará sua caminhada até a elevação de 3.700 metros acima do nível do mar para alcançar o acampamento base, de frente para o vulcão Fuego.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Aproveite as vistas panorâmicas do topo enquanto o sol se põe, depois relaxe no acampamento base durante a noite.

No segundo dia, acorde cedo para fazer uma caminhada rápida até o cume e testemunhe o deslumbrante nascer do sol. Saboreie um café da manhã no acampamento base antes de iniciar a caminhada de volta à vila de La Soledad.

Termas de Kawilal

Existe um passeio perfeito para brasileiros na Guatemala. É o Termais de Kawilal. Você terá a oportunidade de relaxar nas doze piscinas termais do complexo, experimentar os seus banhos de vapor e os de hidroterapia. 

Kawilal é um refúgio de relaxamento, onde os elementos naturais mais importantes se encontram em um lugar único de fontes termais. Lá, o fogo e o calor do Vulcão Pacaya se misturam para criar as águas termais e vapores que tornam o ambiente tão especial.

O complexo promove o turismo sustentável no país e oferece uma ampla gama de instalações e serviços. Com 12 piscinas termais, Circuito Termal, 25 Banhos Turcos e 3 Banhos de Hidroterapia, você tem muitas opções para escolher.

Além disso, o spa oferece Massagens Relaxantes, Reflexologia, Shiatsu Relaxante, Manicure e Pedicure, entre outros tratamentos.

Excursão à Cratera Azul

Passeios baratos na Guatemala

Quer se banhar em águas cristalinas cercado por peixes e plantas aquáticas? A Cratera Azul oferece uma experiência inesquecível, com um jardim subaquático de tirar o fôlego.

Localizada no Refúgio de Vida Silvestre El Pucte, no município de Las Cruces, Petén, essa maravilha natural apresenta riachos cristalinos e nascentes que formam um habitat único. Você pode nadar nas águas claras, desde que siga as recomendações de conservação, pois a sua preservação é uma das maiores atrações para turistas.

Para programar o melhor roteiro na Guatemala, essa é com certeza uma visita que você tem que fazer.

Tour gastronômico

Entre tantas coisas legais para fazer na Guatemala essa atividade turística é imperdível, principalmente se é a sua primeira vez. O tour gastronômico é aquele tipo de passeio obrigatório.

Encontre o seu guia no local combinado e comece o passeio pelo Parque Central com uma introdução à história da gastronomia guatemalteca. Explore o mercado de alimentos de Antígua para aprender sobre a história dos grãos, vegetais e frutas usados na culinária tradicional enquanto admira a arquitetura da cidade colonial.

Participe de uma aula com a população local para aprender a fazer tortilhas de milho. Em seguida, desfrute de pratos locais e aprenda sobre sua história, incluindo a fusão da culinária pré-colombiana com ingredientes de origem espanhola e árabe.

A maioria dos pratos é preparada com legumes, carnes e especiarias. Visite um restaurante famoso por sua variedade de pratos locais e descubra como eram as cozinhas antigas enquanto saboreia uma deliciosa sobremesa guatemalteca.

Depois, visite uma confeitaria típica guatemalteca para experimentar doces artesanais feitos com ingredientes locais.

Passeios de barco na Guatemala

A Guatemala é um país incrível para se fazer um passeio de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos.

Aqui está uma lista dos principais cruzeiros para fazer na Guatemala, seja um barco de festa, para um jantar romântico ou mesmo para grupos privados.

Passeios de bicicleta na Guatemala

Os passeios de bicicleta são uma forma divertida e descontraída de conhecer a Guatemala e ver tudo o que o país tem a oferecer.

A melhor parte é que os marcos mais famosos estão incluídos nos roteiros bicicleta. Além disso, com um guia ao vivo do seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses passeios guiados de bicicleta na Guatemala são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro.

Porém, às vezes pode ser difícil saber qual rota escolher, por isso separei abaixo os passeios de bike mais populares na Guatemala:

Passeios para conhecer a Guatemala a pé

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um city tour a pé na Guatemala é uma excelente forma de conhecer suas cidades a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para as melhores caminhadas na Guatemala:

Dicas de passeios na Guatemala com crianças

Visitar a Guatemala com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças na Guatemala.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Passeios românticos na Guatemala

A cada ano, milhares de casais de todo o mundo visitam a Guatemala para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um casal? E como escolher o que fazer?

Se você está procurando uma maneira romântica de passar uma tarde na Guatemala, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista dos principais passeios românticos na Guatemala para você curtir durante lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Excursões noturnas na Guatemala

As excursões noturnas na Guatemala são uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos meus passeios noturnos favoritos:

Passeios gastronômicos na Guatemala

Você quer visitar os locais mais bonitos da Guatemala enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras de conhecer a Guatemala é saboreando sua gastronomia.

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um tour culinário na Guatemala é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a manter os custos baixos. Isso porque esses passeios são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui estão algumas sugestões de passeios gastronômicos para fazer na Guatemala:

Experiências locais na Guatemala

Além de todos os passeios básicos na Guatemala você pode incrementar o seu roteiro com experiências locais incríveis! São aulas, oficinas e até experimentos totalmente fora do comum, que irão marcar a sua viagem para sempre! Descubra!

Vale a pena comprar ingressos online para a Guatemala?

Vale muito a pena comprar ingressos online para a Guatemala. Providenciar as entradas e ingressos para os passeios antes de embarcar é o que vai assegurar o sucesso da sua experiência nesse gigante asiático.

Lembre-se de escolher os passeios levando em consideração o perfil dos membros da viagem, encaixe no seu roteiro e faça a compra antecipada.

Não deixe para última hora, pois grande parte das atividades, por serem muito buscadas, possuem filas gigantes para a compra das entradas. Fazendo a compra online, você garante o passeio, otimiza o tempo da viagem e ainda consegue preços mais baratos.

A Get Your Guide e a Civitatis, empresas referências no ramo, oferecem preços acessíveis e atendimento ao cliente 24 horas todos os dias da semana. Portanto, não abra mão de fazer a reserva dos passeios nas melhores empresas e visite com tranquilidade as atrações mais importantes da Guatemala.

Dúvidas frequentes

Quais são os melhores passeios na Guatemala?

Se você está procurando garantir que sua viagem à Guatemala não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que o país tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Da Cidade da Guatemala ou Antígua: Excursão diurna ao Vulcão Pacaya
Guatemala ou Antigua Guatemala: Cruzeiro de barco no Lago Atitlán
Antígua Guatemala: excursão matinal saindo da Cidade da Guatemala
Tour Semuc Champey Park e caverna Kanba saindo de Lanquin
Excursão de dia inteiro ao Lago Atitlan saindo da Cidade da Guatemala

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer na Guatemala?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor da Guatemala. Confira algumas dicas:
Da Cidade da Guatemala ou Antígua: Excursão diurna ao Vulcão Pacaya
Guatemala ou Antigua Guatemala: Cruzeiro de barco no Lago Atitlán
Tour Semuc Champey Park e caverna Kanba saindo de Lanquin
Excursão de dia inteiro ao Lago Atitlan saindo da Cidade da Guatemala
Da Cidade da Guatemala: Chichicastenango e Lago Atitlan

Quais são as melhores atividades na Guatemala para os dias chuvosos?

O que fazer com chuva na Guatemala é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios na Guatemala para os dias chuvosos são:
Combo Tour: Colonial Antigua & Guatemala City Explorer Tour
Excursão de um dia a Iximche e Antígua

Vale a pena comprar passeios na Guatemala antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre os melhores passeios na Guatemala.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Lívia Mota

Sou jornalista e por isso amo relatar experiências, sou pernambucana e por isso respiro cultura, sou mãe e por isso tenho um olhar cuidadoso sobre pessoas, lugares e momentos. Amo ler e escrever, sou apaixonada pelo nosso português! E como uma boa canceriana acredito que todos os lugares são extensões de mim, viajar é um reencontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais