Passeios na Costa Rica: o que fazer e quais atrações visitar

Passeios na Costa Rica: o que fazer e quais atrações visitar

Imagem do Autor por Will Junqueira
Atualizado em:

Há uma infinidade de passeios na Costa Rica que grande parte da população mundial não conhece, o que explica o interesse repentino dos turistas no país. Banhado tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Pacífico, as praias fazem parte das principais atrações locais.

Mais do que isso, a cultura costa-riquenha é bastante rica, sendo interessante se jogar nessa aventura. Prove a comida do país, conheça seus cidadãos e, obviamente, os pontos turísticos que representam essa linda nação.

Como um pequeno paraíso, pode ser aqui o seu local de paz, o qual fará suas férias valerem a pena e te deixará relaxado para voltar à rotina. Mas, para isso, é preciso se programas bem, de preferência com alguns meses de antecedência.

E, para te ajudar nessa tarefa, nos parágrafos a seguir te explicarei tudo o que precisa saber sobre os passeios na Costa Rica oferecidos pela Get Your Guide e Civitatis. Aproveite e descubra o que fazer, onde ir, quais atrativos visitar e como economizar ao longo dessa maravilhosa experiência!

Valor dos passeios na Costa Rica

O custo para fazer passeios na Costa Rica depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais da Costa Rica do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar a Costa Rica de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia na Costa Rica, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar passeios na Costa Rica?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais na Costa Rica, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências de passeios na Costa Rica

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Guias brasileiros que fazem passeios na Costa Rica

A melhor maneira de aprender sobre a Costa Rica é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem na Costa Rica há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor na Costa Rica.

Mas também há passeios no Get Your Guide em Português na Costa Rica. Os melhores são:

Lista dos principais passeios na Costa Rica

Há tantas coisas legais para fazer na Costa Rica, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez na Costa Rica, te ajudando a organizar o melhor roteiro:

Vulcão Arenal

Passeios na Costa Rica baratos

Participe de uma excursão matinal guiada e explore o Parque Nacional Arenal. Testemunhe a majestade do Vulcão Arenal, admire um lago esmeralda e desfrute de um almoço local antes de relaxar nas fontes termais naturais.

Durante este passeio de um dia inteiro, você terá a oportunidade de explorar as trilhas estreitas na selva e escalar enormes rochas de lava enquanto admira a beleza natural da área de Arenal. Seu guia bilíngue irá acompanhá-lo na base do vulcão, onde você poderá admirar o Vulcão Arenal e aprender sobre o ecossistema e a vida selvagem da região.

Ao chegar à parte inferior da trilha, você poderá admirar um belo lago verde esmeralda. Em seguida, desfrute de um almoço típico local para recarregar as energias.

Para encerrar sua experiência, visite um pequeno resort e relaxe nas piscinas naturais de água quente por cerca de uma hora. Esta é uma excelente oportunidade para desfrutar da beleza natural de Arenal e relaxar após um dia cheio de atividades.

Pontes suspensas do Místico

Começamos nossa jornada subindo as montanhas próximas ao Lago Arenal, alcançando o parque das pontes suspensas do Místico, no ponto mais alto. Aqui, somos presenteados com vistas panorâmicas deslumbrantes da zona norte, incluindo o vulcão, o lago Arenal e a floresta tropical circundante.

Durante a caminhada de cerca de duas horas e meia, atravessamos seis grandes pontes, algumas com até 80 metros de altura, que nos permitem observar a abundante vida selvagem que habita nas copas das árvores.

Nosso guia bilíngue profissional, equipado com um telescópio, nos ajuda a localizar animais e a fornecer informações interessantes sobre a região. Após as pontes, seguimos em direção ao vulcão em uma curta viagem, chegando aos enormes campos de lava que foram depositados durante a grande erupção de 1968.

Uma trilha cortada pelas grandes rochas negras nos leva a um mirante impressionante, que nos permite apreciar a enormidade do vulcão e a força violenta que o fez entrar em erupção há muitos anos atrás. Depois de caminhar e apreciar o campo de lava por cerca de duas horas, é hora de almoçar no café da floresta tropical, onde uma variedade de pratos saborosos estará disponível.

Depois de uma refeição, aproveitamos as piscinas de águas termais próximas ao restaurante para relaxar. Com vestiários disponíveis, podemos nos preparar facilmente para desfrutar de qualquer uma das seis piscinas que oferecem água termal em diferentes temperaturas.

Parque Nacional Manuel Antônio

Costa Rica o que fazer

Visite a famosa Ponte do Crocodilo e observe uma das maiores populações de crocodilos da Costa Rica. Procure por araras escarlates em seu habitat natural na praia de Tarcoles, onde essas incríveis aves adoram se reunir. Pare no mirante da Baía de Jaco e capture fotos da cidade costeira mais popular da Costa Rica.

Ao chegar ao Parque Nacional Manuel Antonio, caminhe pelas trilhas da floresta tropical com um guia por cerca de uma hora e mantenha os olhos abertos para admirar macacos, preguiças, tucanos e cutias. Desfrute de algum tempo livre para relaxar nas praias intocadas do parque ou caminhar pelas trilhas da floresta tropical.

Saboreie um delicioso almoço da culinária local em um restaurante que oferece vistas espetaculares da selva e do mar. O almoço será servido no início da tarde, por volta das 14h. Depois de desfrutar de uma refeição satisfatória, você será levado de volta ao seu hotel em San José.

Centro de Resgate de Animais da Costa Rica

Nesta experiência de uma hora, você terá a oportunidade de conhecer de perto a preservação da vida selvagem na Costa Rica, guiado por um de nossos guias fluentes em inglês e espanhol.

O passeio pelo centro de resgate de animais permite que você veja de perto as adoráveis preguiças, o símbolo nacional da Costa Rica, além de muitos outros animais especiais, como macacos, quatis, guaxinins, araras, papagaios e outros.

O guia irá explicar como esses animais chegaram ao centro de resgate e como são tratados. Você também pode aprender mais sobre as características especiais de cada espécie e fazer perguntas sobre o trabalho do centro, que inclui um hospital de vida selvagem no local.

Fotografar os animais é permitido, mas é importante lembrar que não é permitido tocá-los, para o bem-estar deles e de acordo com as leis locais. A excursão começa e termina no mesmo ponto da entrada do centro de resgate, onde você pode reabastecer suas garrafas com água potável fria e ter acesso a banheiros.

Os recursos obtidos com a receita dos passeios são dedicados ao resgate da vida selvagem e fornecem suporte ao centro para continuar seu trabalho significativo e impactante na vida selvagem da Costa Rica.

Isla Tortuga

O que não deixar de fazer na Costa Rica

Ao chegar ao porto, embarque em uma lancha e siga em direção à aventura, enquanto seu guia conta sobre a área local e suas atrações. Navegue pelo Golfo de Nicoya e aprecie as vistas das ilhas, como San Lucas, Isla Cedros e Jesusita, e fique atento para avistar os golfinhos-nariz-de-garrafa residentes em Puntarenas, bem como baleias e tartarugas.

Ao chegar à Ilha Tortuga, receba os equipamentos de snorkeling e instruções sobre como usá-los, e explore as águas em busca de peixes exóticos e coloridos. Relaxe na praia de areia branca à sombra das palmeiras e saboreie algumas frutas frescas no café da manhã. Se preferir, opte por outras atividades, como alugar um jet ski ou praticar paddleboarding.

No meio do dia, desfrute de um almoço na praia, acompanhado de bebidas geladas e café. Em seguida, volte para o barco e retorne ao seu hotel no final do dia. Aproveite a comodidade de ter tudo incluído e desfrute de uma emocionante e relaxante experiência na Ilha Tortuga.

Tour por San José

Comece sua manhã com uma xícara de café estimulante no Borbon Market e conheça o seu guia para o passeio. Explore o mercado vibrante e experimente as frutas locais enquanto aprende sobre a história agrícola da região.

Pare em estandes, como uma barraca de café, e descubra mais sobre o método chorreado tradicional de preparar café na Costa Rica. Visite uma barraca que vende remédios populares e aprenda sobre as curas para várias condições, desde ressacas até corações partidos.

Em seguida, vá ao Mercado Central, um edifício de 120 anos que é um tesouro de San Jose. Mergulhe na vida local e experimente as iguarias da Costa Rica em um mercado repleto de comidas e bebidas. Seu guia local estará ao seu lado para compartilhar todos os segredos e histórias por trás deste lugar especial.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Aprenda sobre as ervas usadas na medicina local ou tome uma segunda xícara de café. Ao final da excursão, você estará repleto de conhecimento sobre a vida local e pode até ter aprendido algumas palavras em espanhol ao longo do caminho.

Monteverde

Floresta Nublada de Monteverde

Sua aventura começa com o Sky Walk, onde você fará uma visita guiada que combina trilhas e pontes suspensas de vários comprimentos e alturas acima do dossel da Floresta Nublada de Monteverde. Seu guia especializado na floresta mostrará diferentes espécies de flora e fauna da região, proporcionando uma experiência incrível.

Em seguida, aproveite o Sky Tram, onde você terá a oportunidade de passear pela floresta com paradas curtas para observar a biodiversidade da floresta e avistar os vulcões Arenal, Tenorio, Miravilles e Orosi, além de admirar o Golfo de Nicoya e a planície de Guanacaste se o tempo permitir.

Finalmente, desfrute do sistema de tirolesa Sky Trek, que cobre mais de 2,5 milhas de distância pela floresta. Experimente uma experiência única de aventura e adrenalina com velocidades de até 40 milhas por hora e distâncias que variam até 2.500 pés e alturas de 524 pés.

Admire a floresta nublada de cinco diferentes torres de observação e experimente a queda Sky Trek Vertigo, para quem procura uma atividade cheia de adrenalina.

Excursão do chocolate

Desbrave uma fazenda de cacau no coração da floresta tropical e desfrute das vistas majestosas do Vulcão Arenal. Aqui, você poderá testemunhar de perto como o cacau é cultivado, processado e transformado em chocolate delicioso, enquanto descobre os segredos da produção local.

Essa experiência imersiva permitirá que você deguste o quanto quiser de chocolate, ao mesmo tempo em que aprende sobre a história, cultura e tradições desse doce tão popular na Costa Rica.

Durante este programa prático de duas horas, você terá a oportunidade de aprender curiosidades fascinantes sobre o cacau e o chocolate, incluindo sua origem e história. Você poderá participar de todas as etapas do processo de produção, desde a colheita das frutas até a secagem e moagem das sementes.

Descubra por que o cacaueiro era tão valorizado pelas culturas antigas e como as sementes de cacau eram usadas não apenas como uma bebida cerimonial, mas também como uma moeda devido ao seu valor econômico em muitas regiões da Mesoamérica, incluindo a Costa Rica.

Passeios de barco na Costa Rica

A Costa Rica é um país incrível para se fazer um passeio de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos.

Aqui está uma lista dos principais cruzeiros para fazer na Costa Rica, seja um barco de festa, para um jantar romântico ou mesmo para grupos privados.

Passeios de ônibus turístico na Costa Rica

As excursões de ônibus na Costa Rica são ideais para visitantes de primeira viagem, pois com tantas coisas para ver e fazer, é difícil saber por onde começar.

Esses passeios de ônibus turísticos, também conhecidos como hop-on hop-off, são uma ótima maneira de conhecer muitos pontos turísticos em pouco tempo, sem gastar muito dinheiro.

Oferecidos diariamente com audiodescrição em vários idiomas, esses populares passeios guiados de ônibus na Costa Rica incluem paradas nas principais atrações da cidade, como o Parque Metropolitano La Sabana, o Museu de Arte da Costa Rica e o Teatro Nacional.

A melhor parte é que essas empresas de ônibus turísticos oferecem descontos se você reservar on-line com antecedência.

Há também a opção de combos para usar o ticket mais de um dia. Assim, você pode aproveitar toda a comodidade de subir e descer quantas vezes quiser nas paradas dos seus pontos turísticos preferidos.

Andar de ônibus turísticos é ainda uma ótima forma de economizar com transporte na cidade, pois com um bom planejamento, você pode circular bastante apenas a bordo do ônibus.

Para ajudá-lo a obter o máximo de sua visita, elaborei uma lista dos melhores tours de ônibus da Costa Rica para todo tipo de viajante.

Passeios de bicicleta na Costa Rica

Os passeios de bicicleta são uma forma divertida e descontraída de conhecer a Costa Rica e ver tudo o que a cidade tem a oferecer.

A melhor parte é que os marcos mais famosos estão incluídos nos roteiros bicicleta. Além disso, com um guia ao vivo do seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses passeios guiados de bicicleta na Costa Rica são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro.

Porém, às vezes pode ser difícil saber qual rota escolher, por isso separei abaixo os passeios de bike mais populares na Costa Rica:

Passeios para conhecer a Costa Rica a pé

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um city tour a pé na Costa Rica é uma excelente forma de conhecer a cidade a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para as melhores caminhadas na Costa Rica:

Dicas de passeios na Costa Rica com crianças

Visitar a Costa Rica com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças na Costa Rica.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Dicas de passeios gratuitos na Costa Rica

Além disso, a Civitatis promove uma série de passeios sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor da Costa Rica com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira:

Passeios românticos na Costa Rica

A cada ano, milhares de casais de todo o mundo visitam a Costa Rica para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um casal? E como escolher o que fazer?

Se você está procurando uma maneira romântica de passar uma tarde na Costa Rica, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista dos principais passeios românticos na Costa Rica para você curtir durante lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Passeios gastronômicos na Costa Rica

Você quer visitar os locais mais bonitos da Costa Rica enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras de conhecer a Costa Rica é saboreando sua gastronomia.

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um tour culinário na Costa Rica é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a manter os custos baixos. Isso porque esses passeios são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui estão algumas sugestões de passeios gastronômicos para fazer na Costa Rica:

Traslados na Costa Rica

Apesar de não ser um passeio na Costa Rica, contratar um transfer é algo que eu sempre recomendo para quem está chegando na cidade com malas e tudo o que quer é chegar rápido no hotel. Depois de horas de voo, nada como a comodidade de ter um transfer na Costa Rica e contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

As opções de traslados seguros e rápidos na Costa Rica são:

Vale a pena comprar ingressos online para a Costa Rica?

Como é possível ver por tudo o que foi mostrado acima, existe uma infinidade de passeios para se fazer na Costa Rica. Em geral, a maioria está ligada à natureza, esportes radicais e gastronomia, além, obviamente, da história e cultura locais.

Se você gostou de alguma dessas atividades e deseja realizá-la enquanto estiver viajando, é interessante já comprar seu ingresso no Get Your Guide e Civitatis. Reservando o ticket com antecedência, afinal, garantirá seu lugar nos pontos turísticos, bem como te poupará um bom tempo em filas.

Mais do que isso, fazendo toda esse planejamento, é bem provável que você economize nessa experiência. Isso porque, comprando alguns meses antes, fica mais simples encontrar descontos, ofertas ou promoções.

Por isso, o mais indicado é se planejar bem, tanto passeios, reserva de hotéis e aluguel de carro, de modo que tudo já esteja resolvido antes mesmo de você sair do Brasil. Com isso, terá muito mais calma e tranquilidade para aproveitar de verdade suas férias na Costa Rica!

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações da Costa Rica?

São tantas coisas para fazer na Costa Rica que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Teatro Nacional da Costa Rica
Floresta Nublada de Santa Elena, Monteverde

Quais são os melhores passeios na Costa Rica?

Se você está procurando garantir que sua viagem à Costa Rica não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
La Fortuna: Cachoeira, Vulcão Arenal e Excursão pelas Termas
De Manuel Antonio: passeio de barco pelo mangue

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer na Costa Rica?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor da Costa Rica. Confira algumas dicas:
San Jose: Vulcão Irazú, Cidade de Cartago e Vale do Orosi
Excursão ao Parque Nacional Manuel Antonio

Quais são as melhores atividades na Costa Rica para os dias chuvosos?

O que fazer com chuva na Costa Rica é algo que você precisa descobrir caso o clima não colabore. Os melhores passeios na Costa Rica para os dias chuvosos são:
San José: city tour guiado de ônibus com almoço e bebida de boas-vindas
La Fortuna: aula de culinária costarriquenha de 3 horas com jantar

Quais atividades e atrações estão com desconto na Costa Rica?

Acesse a página de descontos para descobrir quais atividades na Costa Rica estão mais baratas para reservar online com antecedência.

Vale a pena comprar passeios na Costa Rica antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre os melhores passeios na Costa Rica.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Will Junqueira

Will Junqueira, 28 anos, é publicitário e redator. Formado em Publicidade e Propaganda e com pós-graduação em Marketing Digital, já morou tanto em San Diego, nos Estados Unidos, quanto na Cidade do México, além de conhecer outros 12 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais