O que fazer na Tanzânia: dicas e roteiro para 10 dias
A Tanzânia é um país com incríveis belezas naturais e muitas atividades para o turista que procura esse destino para viajar nas férias. Além das diversas opções de safáris, existem passeios culturais, as praias paradisíacas na ilha de Zanzibar e ainda o Monte Kilimanjaro, o pico mais alto da África. Enfim, há muito o que fazer na Tanzânia.
A alta temporada é durante os meses de verão, entre junho e novembro, pois chove muito pouco, o céu está sempre limpo e muitos viajantes fazem uma viagem de turismo na Tanzânia para escalar o Kilimanjaro, relaxar nas praias de Zanzibar ou fazer um safári em busca dos movimentos migratórios no Serengeti National Park. Durante as chuvas, quase não há turistas, o que pode ser uma boa para pechinchar e viajar mais barato. Também é uma chatice, pois os vendedores ambulantes pegarão ainda mais no seu pé. Abril e maio são os meses com maior concentração de chuva.
Planeje sua viagem => Melhores hotéis de Zanzibar
Vantagens de contratar um seguro de viagem + 5% de desconto
Neste artigo você vai ver:
Meios de transporte para viajar na Tanzânia
Viajar de ônibus | As viagens de ônibus na Tanzânia estão longe de ser as mais confortáveis do mundo. Os ônibus são velhos e dificilmente os horários são cumpridos. Grandes atrasos podem acontecer, mas é certamente a forma mais barata de viajar pela Tanzânia. Na baixa temporada, entre dezembro e maio, pode ser a única opção, pois as companhias aéreas reduzem o número de voos, além de colocarem os preços lá em cima.
Viajar de avião | Voos comercias entre as cidades da Tanzânia são operados apenas por pequenas empresas aéreas. As principais rotas são entre Dar Es Salam – Zanzibar – Arusha – Kilimanjaro, maior cidade e os três principais destinos turísticos do país.
Conheça as principais vantagens:
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Tanzânia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Conheça as principais cias aéreas da Tanzânia para voos domésticos:
-
Precision Air;
-
Air Tanzânia;
-
Safari Plus;
-
Regional Air;
-
Zan Air;
-
Fly 540;
-
Eagle Air.
Viajar de barco | As viagens de barco pela Tanzânia são excelentes, ligando Dar Es Salam e as ilhas de Zanzibar e Pemba. Também é possível ir para Mombasa, capital do Quênia. O único inconveniente são as tarifa que custam a partir de US$ 40,00 (maio/2012). Duas empresas oferecem o serviço:
-
Fast Ferries;
-
Azam Marine.
Dar Es Salaam
Dar Es Salam é a maior cidade da Tanzânia, mas utilizei a cidade somente por receber voos internacionais. Resolvi ficar afastado do centro, pois já sabia que a cidade não oferece boas opções para o turismo, sendo apenas uma ponte para Arusha, cidade de onde parte a maioria dos Safáris. Também é o porto para os barcos que seguem para as ilhas de Pemba e Zanzibar.
Como durante a volta ao mundo preferi sempre ficar em albergues, o melhor custo-benefício que encontrei foi o Friendly Gecko. Mas existem dezenas de opções de hotéis em Dar Es Salaam.
Planejando alugar um carro na Tanzânia?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens
Arusha, a cidade base para os safáris
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Arusha é a cidade mais turística, pois está localizada bem perto do Monte Kilimanjaro e também próxima aos principais parques nacionais, sendo a região mais importante para quem procura o que fazer na Tanzânia.
Diversas agências de viagens acabaram estabelecendo suas cedes em Arusha, para atender a demanda de viajantes que pretendem fazer o trekking e subir o Kilimanjaro, além daqueles que viajam para a Tanzânia e querem participar de um safári na Tanzânia. Além disso, existem passeios para conhecer sobre a cultura da população local.
Por ser muito turística, Arusha também tem seus inconvenientes. Por toda a cidade, vendedores ambulantes não saem do pé dos turistas, o que realmente é uma amolação. É impossível parar em qualquer lugar sem ter 3 ou 4 insistentes vendedores mostrando seus produtos e tentando ganhar comissão com a venda de safáris.
*Dica: nunca pergunte ou fale para ninguém que está procurando por uma agência de safáris. Pesquise na internet, pegue o endereço e vá direto ao local.
A paradisíaca ilha de Zanzibar
A ilha de Zanzibar é um dos principais destinos turísticos da Tanzânia nos meses de verão, principalmente entre junho e agosto. A ilha fica cheia de turistas em busca de suas praias paradisíacas e ótimas opções de mergulho. Além disso, Zanzibar também é bastante procurada por praticantes de Kitesurf, pois venta muito no verão.
Para quem escolhe Zanzibar como destino de férias, também têm a opção de fazer vários tipos de atividades. É possível nadar com golfinhos, conhecer a floresta dos macacos, o santuário das tartarugas e ainda provar os sabores africanos em um tour especial pelos sabores da Tanzânia, passeio para conhecer os principais temperos utilizados na culinária local.
Procurando o que fazer na Tanzânia?
Infelizmente não tive mais tempo para explorar os encantos desse procurado país africano. Gostaria de ter ficado mais tempo nas ilhas banhadas pelo Oceano Índico, mais dias nas savanas atrás dos animais e até mesmo tido coragem para enfrentar a escalada ao topo do Kilimanjaro. Talvez 20 dias teriam sido suficientes.
Procurando o que fazer na Tanzânia? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história? Deixe suas dicas e comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *