Grávida pode viajar? Dicas e cuidados essenciais para gestantes 

por Juliana Lessa

Grávida pode viajar? Dicas e cuidados essenciais para gestantes 

Em linhas gerais, uma mulher grávida pode viajar sim. Mas, na prática, quem deve afirmar isso é o médico que a acompanha durante a gestação. Cada caso é único e a segurança da gestante e do bebê devem ser prioridade!

Uma gestação acaba levando as mulheres para um mundo particular… elas passam a pensar mais no bebê do que nelas próprias, começam a planejar a decoração do quartinho, a pensar no berço, nas primeiras roupinhas, no chá de bebê e acabam deixando o resto em segundo plano.

Por isso, uma viagem pode ser uma boa distração enquanto espera pelo grande momento de conhecer seu bebê, além de ser, também, uma oportunidade para algumas comprinhas e para aproveitar mais o tempo consigo mesma ou em casal.

Conheça => Seguro viagem para gestante

 

Dicas para a gestante viajar tranquila

Dicas para a gestante viajar tranquila

Uma vez autorizada pelo médico responsável, a gestante pode começar a planejar a sua viagem.

Não havendo qualquer restrição específica em relação ao tempo máximo de voo, à condição climática, altitude ou qualquer outro requisito que possa representar um risco, basta definir o local de destino desejado. Apresento algumas dicas, para que tudo corra bem durante a sua viagem.

Faça sua cotação de seguro viagem e ganhe 5% de desconto »

 

Regras das cias aéreas nacionais

Grávida pode viajar de avião nas primeiras semanas

Peça ao médico obstetra que te acompanha para que emita um atestado indicando que você está apta e autorizada a viajar. A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) recomenda às empresas de aviação que só autorizem o embarque de uma gestante mediante apresentação de um atestado.

As companhias aéreas tendem a ser muito criteriosas nesses casos e algumas, inclusive, só permitem o embarque de mulheres com gestação de até 36 semanas (considerando a data de embarque).

Um atestado evitaria uma negativa para o embarque, lembrando que o documento deve ser em nome da viajante e deve estar assinado e carimbado pelo respectivo médico. As regras das principais companhias aéreas que decolam do Brasil são:

 

Azul

Azul pede que o atestado emitido com no máximo sete dias de antecedência da data do embarque e diferencia alguns critérios para gravidez:

Gestação simples

  • Gestantes até 28ª semana de gestação: não há necessidade de atestado médico ou Declaração de Responsabilidade.
  • Gestantes entre a 29ª e 35ª semana de gestação: devem apresentar apenas o atestado médico autorizando a viagem.
  • Gestantes entre a 36ª e 37ª semana de gestação: devem preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela Azul nos aeroportos e apresentar atestado médico autorizando a viagem aérea.
  • Gestantes a partir da 38ª semana de gestação: só podem viajar acompanhadas pelo médico responsável.

Gestação Múltipla (gêmeos ou mais) e/ou Gravidez de risco

  • Gestantes até a 28ª semana de gestação: não há necessidade de atestado médico ou Declaração de Responsabilidade.
  • Gestantes entre a 29ª e 31ª semana de gestação: devem apresentar apenas o atestado médico autorizando a viagem.
  • Gestantes entre a 32ª e 37ª semanas de gestação: devem preencher Declaração de Responsabilidade fornecida pela Azul nos aeroportos e apresentar atestado médico autorizando a viagem aérea.
  • Gestantes a partir da 38ª semana de gestação: só podem viajar acompanhadas pelo médico responsável.

 

Latam

A Latam pede que o atestado seja emitido com no máximo dez dias de antecedência da data do embarque. E também exige diferentes posturas a depender de tipo de gestação.

Gestação Simples

  • Antes de completar 30 semanas de gestação: se a gestação transcorre sem problemas e você tem boa saúde, pode viajar sem a necessidade de apresentar um atestado médico.
  • A partir de 30 semanas e antes de completar 36 semanas em gestação única: solicitamos que você apresente um atestado médico para um de nossos funcionários no balcão de atendimento.
  • A partir de 36 semanas e antes de completar 39 semanas em gestação única: você precisará enviar o atestado médico ou o Formulário MEDIF para análise da nossa equipe médica aeroespacial.

Gestação Múltipla

  • A partir da 30ª semana de gestação, você precisará de um atestado médico para viajar. A partir da semana 32ª semana, deverá apresentar a certificação autorizada pelos médicos da LATAM, pelo menos 48 horas antes da partida do seu voo.

 

Gol

A Gol também tem suas especificações. Confira:

Gestação Simples ou Múltipla

  • Até 27 semanas de gravidez simples ou 25 semanas de gestação de gêmeos: não é necessário apresentar atestado médico.
  • De 28 a 35 semanas (para gravidez simples) ou de 26 a 31 semanas (no caso de gêmeos): a gestante deve preencher a Declaração de Responsabilidade fornecida pela Gol.
  • No começo da 36ª semana até o término da 37ª (gravidez simples) ou início da 32ª até o término da 37ª (gêmeos): é preciso apresentar atestado médico com validade de 30 dias.
  • A partir de 38 semanas (para os dois tipos de gravidez): permitido o embarque apenas em situação de extrema necessidade, com a Declaração de Responsabilidade preenchida e o acompanhamento de um médico obstetra.

Gestação de Risco

  • Caso a sua gestação seja considerada de risco, você deverá enviar o Formulário MEDIF 48 horas antes da viagem.

 

Avianca

Na Avianca, o atestado tem que ser emitido com no máximo sete dias de antecedência da data do embarque.

Gestação Simples

  • Gestante até 27ª semana de gestação:não é necessário apresentar atestado médico, porém é preciso apresentar o Termo de Responsabilidade no momento do check-in, em 3 vias impressas e assinadas. Esse termo está disponível também no próprio balcão, com o atendente.
  • Gestante a partir da 28ª semana até a 35ª semana de gestação:é necessário apresentar atestado médico e o Termo de Responsabilidade preenchido e assinado no momento do check-in.
  • Gestante a partir da 36ª semana até o término da 37ª semana de gestação:é preciso apresentar atestado médicoTermo de Responsabilidade e o MEDIF, formulário médico para passageiros com necessidades especiais e gestantes. Nesses casos, é necessário o envio do formulário médico, assinado pela própria gestante e digitalizado, em até 72 horas antes do embarque para a companhia aérea, por e-mail. A Avianca ressalta que o MEDIF deve ter sido emitido em no máximo 10 dias antes da data programada para o voo inicial da passageira.
  • Para gestante a partir da 38ª semana de gestação, os procedimentos são os mesmos daqueles para gestação a partir da 36ª semana, porém é obrigatório que a passageira gestante seja acompanhada de um médico assistente.
  • Gestantes a partir da 40ª semana: não estão autorizadas a embarcar na Avianca.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Cuidados antes do embarque

Grávida pode viajar de avião gol

Além de observar o que as cias aéreas pedem (neste artigo só trouxe as nacionais, mas toda empresa tem as suas regras e você deve observar bem), a grávida também precisa ter cuidados antes do embarque.

Muitas mulheres têm dúvidas se podem viajar no primeiro semestre da gravidez ou no último, mas para sua segurança somente seu obstetra poderá lhe liberar.

Como você viu, as cias aéreas dificilmente fazem exigências antes da 27ª semana, por volta dos 4 meses. Isso significa que embarcar no primeiro semestre é tranquilo para as empresas, porém tudo vai depender da opinião do obstetra.

Já no último semestre, as cias áreas pedem comprovações, atestados e até declarações. Logo, posso dizer que se você tem alguma viagem nos seus planos, que tal planejá-la para o segundo trimestre? Você já estará mais habituada com a gestação e mais segura também para conhecer melhor seu corpo nessa condição especial.

Leia também o guia para viagem de longa duração »

Grávida pode viajar de avião antes dos 3 meses

Entre os quatro meses e seis meses de gravidez, você e seu médico também já estarão mais confortáveis e fisicamente você está mais segura, sabendo o que lhe enjoa, como está seu sono, sua fome e terá toda uma rotina desenvolvida.

Também é um período delicioso para fazer umas comprinhas, afinal você já saberá o sexo do bebê (caso seja sua escolha) e finalmente, pode comprar algumas coisinhas do enxoval. Sobre isso, temos um artigo com dicas para fazer enxoval de bebê em Nova York. Leia, se esse for o seu destino.

Outros cuidados são extremamente necessários antes de voar grávida. O primeiro dele é contratar um seguro viagem para gestante.  É claro que não viajamos esperando que vá ocorrer um imprevisto, mas um incidente podem acontecer e o melhor é que você esteja devidamente protegida.

Um seguro viagem pode auxiliar e te encaminhar, em caso de ser necessária uma consulta médica ou até mesmo um traslado para o hospital, por exemplo. Saiba mais sobre esse importante passo lendo sobre qual é o melhor seguro viagem para gravidez.

Outra atenção especial é com a sua necessaire. Durante a gestação, ela fica ainda mais cheia! Leve todos os seus remédios (caso faça uso), vitaminas e tudo o que precisa a mão.

Dependendo do lugar para o qual você viajará, pode não ser fácil encontrar ou comprar com facilidade. No entanto, é preciso atentar para as restrições a alguns medicamentos em certos países. Para isso, leia também sobre como embarcar com remédios no avião.

Dicas e passo a passo do que fazer => Primeira viagem de avião

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Cuidados durante o embarque

Grávida no avião

  • Escolha roupas leves e confortáveis.
  • Use uma mala fácil de carregar e transportar, para evitar se esforçar com muito peso na hora de despachar e pegar novamente a mala na chegada ao destino. Prefira os modelos 360° que só precisam ser empurradas e não arrastadas.
  • Opte por assentos mais espaçosos no avião. Atualmente as aeronaves têm poltronas com mais espaço, que podem ser reservadas mediante o pagamento de uma pequena taxa extra. Mas não escolha as poltronas das saídas de emergência, pois elas são mais espaçosas, porém grávida não pode ocupá-las.
  • Se possível, peça por um assento no corredor. Com a vontade de fazer xixi mais frequente durante a gravidez, sentar no meio ou na janela pode ser incômodo tanto para você quanto para o seu vizinho de poltronas.
  • Leve com você alguns lanchinhos na bolsa de mão, para evitar ficar muito tempo sem comer durante o deslocamento. Atente para as restrições e limites de embarque de produtos das empresas, principalmente frutas e alimentos orgânicos.
  • Não hesite em chamar os comissários durante o voo para pedir um copo de água. Se manter hidratada é importante para você e seu bebê.
  • Se o voo for muito longo, levante-se e caminhe pelo corredor da aeronave em intervalos regulares. Isso ativa a circulação e previne o inchaço dos pés e das pernas. E, claro, aquela velha meia de compreensão suave pode ajudar você também, principalmente a partir de 4 horas de voo.
  • Se você estiver se sentido incomodada com o cinto de segurança, por estar apertado ou justo, solicite à equipe de comissariado um extensor. Ele vai trazer alívio e, ao mesmo tempo, manter a sua segurança ao longo da viagem.

Imperdível => Dicas para sua primeira viagem internacional

 

No local de destino

Melhor lugar no avião para grávidas

  • Ao fazer a reserva do seu hotel, procure saber sobre as comodidades oferecidas. Se possui elevador ou não, se tem acessibilidade, que tipo de comida oferecem, se o quarto – incluindo o banheiro – tem espaço adequado e suficiente.
  • Procure saber sobre a temperatura e as condições climáticas previstas para o local de onde você está indo. Se frio ou calor, é importante ter roupas adequadas, hidratante ou protetor solar e sapatos que não apertem. Se você sentir muito calor, fuja dos lugares abafados, isso pode alterar sua pressão arterial.
  • Leve sempre com você uma garrafinha com água. Já falei da importância em manter se manter hidratada.
  • Ao chegar ao seu hotel, peça à recepção ou concierge que indique qual a clínica ou hospital mais próximos. Em uma emergência, ter esta informação mapeada pode ser de grande ajuda.
  • Passeie, mas descanse! Procure dormir bem e manter um mínimo razoável de horas de sono, mesmo na ânsia de querer conhecer tudo e ir a todos os lugares.
  • A gastronomia de diferentes cidades e países pode ser muito atrativa. Mas é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, para evitar enjoos e mal-estar. Na dúvida, não coma.
  • Esse é um ótimo momento para visitar os mercados locais e comprar os ingredientes que você já está acostumada. Uma frutinha, legumes ou saladas frescas.
  • Algumas atividades de lazer são contraindicadas para gestantes, como mergulho com cilindro. Então, para a prática de atividades esportivas recomendo uma consulta prévia ao seu obstetra. Por mais simples e tranquila que possa parecer, uma atividade pode não ser recomendada para você em um momento específico da gestação. Na verdade, não faça nada que não é habitual.
  • Nem todos os países dão prioridade no atendimento para mulheres grávidas. Mercados, bancos, filas de museus ou até o atendimento no aeroporto podem ter uma fila única, sem priorizar idosos e gestantes. Por isso, é indicado viajar acompanhada, assim a pessoa pode até ficar na fila para ambos.

Fazer ou não? => Dúvidas sobre seguro viagem

 

Uma grávida por aí…

Como é viajar grávida

Vá viajar, mas preze pela segurança e pelo conforto! Converse com seu médico logo que a ideia da viagem surgir. Faça o planejamento devido para que não falte nada durante a sua viagem e estadia.

Uma grande verdade que os especialistas afirmam é que durante a gestação, a mulher deve manter a sua rotina (desde que não seja algo prejudicial, é claro). Portanto, não se considere inválida por conta da gestação.

Se você já tinha o hábito de viajar, continue. O que não vale é inovar nas atividades que você não praticava nem antes da gravidez. Portanto, se você não costumava caminhar no dia a dia, não é hora de fazer uma viagem com trilhas.

Contudo, lembre-se que esse é um momento pleno que deve ser aproveitado cada minuto. Se você é uma viajante e adora conhecer novos lugares, não abra mão disso. Combine com todas as partes envolvidas (médico, companheiro (a) e pessoas importantes para você) e aproveite!

Esse momento será para passear e descansar antes do seu bebê nascer, sem deixar a responsabilidade de lado. Afinal, será a primeira viagem do seu bebê, mesmo na barriga, ele já será sua grande companhia! O bem-estar e segurança de vocês são os principais fatores nessa jornada.

Você já embarcou gravidinha? Deixe nos comentários suas impressões e experiências. 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Juliana Lessa

ESCRITO POR

Juliana Lessa

Juliana é engenheira de formação, escritora por paixão e viajante por vocação. É carioca, batuqueira e da estatística dos que convivem (muito bem) com a doçura do diabetes tipo 1. Atua como jornalista e faz MBA em Gestão de Saúde.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *