Início / Planejamento / As diferenças entre “seguro viagem” e “assistência viagem”

As diferenças entre “seguro viagem” e “assistência viagem”

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalQuando estamos na fase de planejamento da viagem, uma das coisas que gera mais dúvidas é a contratação de um seguro para viagem internacional. É comum as pessoas não saberem o que é obrigatório para o país de destino, que tipo de serviço vale a pena contratar e, principalmente, muita gente não sabe quais são as diferenças entre seguro e assistência viagem! Eu mesmo não sabia até a pouco tempo, mas tive que aprender quando comecei a viajar com mais frequência. Como este é um passo importantíssimo na hora de planejar qualquer viagem, preparei um post explicando quais são essas diferenças.

É muito comum as pessoas terem dúvidas sobre seguro e assistência de viagem, sei disso porque sempre recebo perguntas sobre este tema. Um dos principais motivos para as pessoas terem esta dúvida é porque muitas empresas utilizam a mesma nomenclatura para produtos diferentes, então, para se ter certeza do tipo de serviço contratado é importante ficar atento aos detalhes da apólice.

Vantagens de contratar um seguro de viagem + 5% de desconto »

Veja o comparativo entre os melhores chips para usar internet no exterior

 

Diferenças entre seguro e assistência viagem

Os serviços são bastante semelhantes, mas a diferença básica é que no seguro viagem internacional o passageiro assume todas as despesas necessárias em caso de emergências e será reembolsado quando retornar ao país de origem, apresentando a documentação exigida pela seguradora. Neste caso, o viajante pode escolher o hospital onde quer ser atendido, mas claro há um valor de limite dos gastos, determinado na apólice.

Por sua vez, na assistência viagem internacional, caso aconteça algum contratempo, o viajante não precisa arcar com nenhum valor, mas fica limitado à rede credenciada pela seguradora.

Ambos têm seus lados positivos e negativos. A principal vantagem do seguro viagem internacional, é que o viajante tem liberdade de escolher, dentro do limite de gasto pré-estabelecido, em qual hospital prefere ser atendido. Porém, ele também tem que ter um dinheiro extra para este tipo de despesa. Além disso, deve ficar atento e não esquecer de guardar recibos, receitas médicas e outros documentos que comprovem os gastos feitos. Sem este tipo de comprovação, o reembolso não é feito.

Já na assistência viagem internacional, há uma rede restrita de prestadores de serviços credenciados e o cliente deve se ater a eles, não podendo escolher livremente quem vai lhe atender. Mas como ponto positivo, não precisa desembolsar nenhum valor para ser atendido e depois não tem que prestar conta para reembolsos. No artigo Como fazer e contratar um seguro viagem internacional eu falo mais detalhes sobre as opções disponíveis no mercado e como acionar um seguro caso necessário.

Diferenças entre seguro e assistência viagem

De uma forma geral, o serviço de assistência viagem internacional costuma ser mais barato e para quem viaja com um orçamento apertado, é sem dúvida a melhor escolha, uma vez que não vai ter que arcar com nenhuma despesa extra em caso de emergências e imprevistos. Contudo, caso você tenha recursos para arcar com despesas extras, já é mais vantajoso o seguro, pois te proporcionará maior liberdade de escolha.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

A dica mais importante é sempre ficar atento à apólice, pois muitas vezes, apesar desta diferença, as seguradoras usam o mesmo nome para ambos os produtos. Então, antes de assinar um contrato, leia com atenção qual tipo de produto está contratando. Além disso, independentemente se você escolher seguro ou assistência viagem internacional, a cobertura de alguns itens são indispensáveis, entre eles:

  • Assistência médica internacional por doença ou acidente;
  • Repatriação;
  • Assistência funerária.

Você, de forma alguma, deve contratar um seguro que não cubra um destes itens. No artigo onde falo sobre como escolher o melhor seguro viagem, dou mais dicas de como não errar na escolha. Estes alertas valem também para quem optar contratar um seguro oferecido por empresas de cartões de crédito. Se você tem dúvidas se vale ou não a pena este tipo de serviço, confira o post onde falo sobre o seguro viagem gratuito dos cartões.

Se você precisa de um seguro médico para viajar a Europa, confira também o post com minhas dicas para contratar o melhor seguro viagem para Europa, em que explico com detalhes quais são as exigências para contratar um seguro para entrar no continente.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

Conclusão

Não é possível dizer qual é melhor, se o seguro viagem internacional ou a assistência viagem internacional. Isto vai variar de seguradora para seguradora e também de sua necessidade. Mas lembre-se sempre, mesmo que seu destino não exija a contratação de um seguro para viagem internacional, não deixe de fazer um. Imprevistos acontecem e ter o seguro saúde numa viagem internacional pode evitar muita dor de cabeça.

Para garantir os melhores preços em seguro viagem para a Europa, utilize o comparador da Seguros Promo (5% de desconto nesse link, ou insira o cupom QUEROVIAJARMAIS5) que lista as principais operados listando as opções de seguros de acordo com os valores mais baixos.

Se ainda tiver dúvidas sobre as diferenças entre seguro e assistência viagem, deixe um comentário abaixo, terei o maior prazer em responder 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

6 Comentários

  1. Jandui Maranhão da Costa

    Boa noite.
    Gostei do seu site.
    Vou para Argentina com minha esposa e quero saber qual o melhor seguro de viagem e qual companhia melhor para me atender?
    Att.

    • Oi Jandui,

      Eu tenho utilizado a Seguros Promo para comparar os seguros. Eles trabalham com as melhores seguradoras do mercado, e escolher cada uma vai de ocasião, preço e qual está oferecendo o melhor custo benefício no momento. Assist Card, Vital Card, Affinity e Sul America são algumas das boas opções.

      Abraços

  2. Jennifer Delano

    Guilherme, seu blog é, sem dúvidas , omelhor e mais completo para viagens. Obrigadaaaaa pelas dicas sempre muito úteis. 🙂

  3. Milton Paulo

    Muito boa a explicação sobre a diferença entre “Seguro Viagem” x “Assistência viagem”.
    Porém, ainda estou perdido sobre como contratar uma “Assistência Viagem Internacional”… alguma dica? alguma empresa ?
    Prefiro a Assistência Viagem Internacional poi não vou precisar ficar preocupado com documentação probatória dos gastos etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *