As diferenças entre seguro viagem e assistência viagem
Quando estamos na fase de planejamento da viagem, uma das coisas que gera mais dúvidas é a contratação de um seguro para viagem internacional. É comum as pessoas não saberem o que é obrigatório para o país de destino, que tipo de serviço vale a pena contratar.
É muito comum as pessoas terem dúvidas sobre seguro viagem e assistência de viagem, sei disso porque sempre recebo perguntas sobre este tema. Um dos principais motivos para as pessoas terem esta dúvida é que até 2016 havia mesmo essa diferença no serviço.
Portanto, não há mais diferença e quem escolhe a forma como será atendido é o usuário.
Como contratar seguro de viagem + 5% de desconto »
Comparativo de como usar celular no exterior »
Diferenças entre seguro e assistência viagem
Não existe mais a diferença entre seguro viagem ou assistência viagem. TUDO é seguro viagem e o viajante é que escolhe se quer ser atendido em uma rede conveniada ao seguro contratado (para descobrir, é necessário entrar em contato) ou se prefere ser atendido em outro lugar, pedindo reembolso posteriormente (ou seja, terá que pagar do próprio bolso e só depois recebe o valor de volta).
CLIQUE AQUI para pesquisar os melhores planos na Seguros Promo »
Como era antes?
Os serviços eram bastante semelhantes, mas a diferença básica era que no seguro internacional o passageiro assumiria todas as despesas necessárias em caso de emergências e seria reembolsado quando retornasse ao país de origem, apresentando a documentação exigida pela seguradora. Neste caso, o viajante poderia escolher o hospital onde quer ser atendido, mas claro há um valor de limite dos gastos, determinado na apólice.
Por sua vez, na assistência viagem internacional, em casos de algum contratempo, o viajante não precisaria arcar com nenhum valor, mas ficaria limitado à rede credenciada pela seguradora.
Ambos tinham seus lados positivos e negativos. A principal vantagem do seguro viagem internacional, era que o viajante teria liberdade de escolher, dentro do limite de gasto pré-estabelecido, em qual hospital preferiria ser atendido.
Porém, ele também teria que ter um dinheiro extra para esse tipo de despesa. Além disso, deveria ficar atento e não esquecer de guardar recibos, receitas médicas e outros documentos que comprovassem os gastos feitos. Sem esse tipo de comprovação, o reembolso não seria feito (ainda é assim, caso o assegurado queira escolher seu local de atendimento).
Já na assistência viagem internacional, haveria uma rede restrita de prestadores de serviços credenciados e o cliente deveria se ater a eles, não podendo escolher livremente quem vai lhe atender. Mas como ponto positivo, não precisaria desembolsar nenhum valor para ser atendido e depois não teria que prestar conta para reembolsos.
De uma forma geral, o serviço de assistência viagem internacional costuma ser mais barato e para quem viaja com um orçamento apertado, é sem dúvida a melhor escolha, uma vez que não vai ter que arcar com nenhuma despesa extra em caso de emergências e imprevistos. Contudo, caso você tenha recursos para arcar com despesas extras, já é mais vantajoso o seguro, pois te proporcionará maior liberdade de escolha.
A dica mais importante é sempre ficar atento à apólice, pois muitas vezes, apesar desta diferença, as seguradoras usam o mesmo nome para ambos os produtos. Então, antes de assinar um contrato, leia com atenção qual tipo de produto está contratando. Além disso, independentemente se você escolher seguro ou assistência viagem internacional, a cobertura de alguns itens são indispensáveis, entre eles:
- Assistência médica internacional por doença ou acidente;
- Repatriação;
- Assistência funerária.
Você, de forma alguma, deve contratar um seguro que não cubra um destes itens. No artigo onde falo sobre como escolher o melhor seguro viagem, dou mais dicas de como não errar na escolha. Estes alertas valem também para quem optar contratar um seguro oferecido por empresas de cartões de crédito.
Se você precisa de um seguro médico para viajar à Europa, confira também o post com minhas dicas para contratar o melhor seguro viagem para Europa, em que explico com detalhes quais são as exigências para contratar um seguro para entrar no continente.
Conclusão
Para garantir os melhores preços em seguro viagem para a Europa, utilize o comparador da Seguros Promo (5% de desconto nesse link, ou insira o cupom QUEROVIAJARMAIS5) que lista as principais operados listando as opções de seguros de acordo com os valores mais baixos.
Se ainda tiver dúvidas sobre as diferenças entre seguro e assistência viagem, deixe um comentário abaixo, terei o maior prazer em responder 🙂
Até + !!!
Jandui Maranhão da Costa
Boa noite. Gostei do seu site. Vou para Argentina com minha esposa e quero saber qual o melhor seguro de viagem e qual companhia melhor para me atender? Att.
Guilherme Tetamanti
Oi Jandui, Eu tenho utilizado a Seguros Promo para comparar os seguros. Eles trabalham com as melhores seguradoras do mercado, e escolher cada uma vai de ocasião, preço e qual está oferecendo o melhor custo benefício no momento. Assist Card, Vital Card, Affinity e Sul America são algumas das boas opções. Abraços
Jennifer Delano
Guilherme, seu blog é, sem dúvidas , omelhor e mais completo para viagens. Obrigadaaaaa pelas dicas sempre muito úteis. :)
Guilherme Tetamanti
Oi Jennifer, Fico muuuuuito feliz em saber que minhas dicas ajudam :) Vou continuar trabalhando para que seja sempre bem completo! Obrigado pelo carinho!
Milton Paulo
Muito boa a explicação sobre a diferença entre "Seguro Viagem" x "Assistência viagem". Porém, ainda estou perdido sobre como contratar uma "Assistência Viagem Internacional"... alguma dica? alguma empresa ? Prefiro a Assistência Viagem Internacional poi não vou precisar ficar preocupado com documentação probatória dos gastos etc.
Guilherme Tetamanti
Oi Milton, Bom saber que o artigo ajudou. Sempre uso o buscador de segurados da Real Seguro, para encontrar o melhor preço. Abraços