Barbados

Colônia britânica desde o século XVII, Barbados é a ilha mais oriental do Caribe, na América Central, sendo um das poucos países da região a ter o inglês como língua oficial, além do tradicional chá das 17 horas e uma população apaixonada por críquete. Mas não é somente isso que a torna especial.

Também é a única que não foi formada pela ação vulcânica, mas sim pela movimentação de pedras e corais.

A Ilha de Barbados é realmente aquilo que imaginamos das praias do Caribe: areia branca e mar transparente que varia entre tons de verde e azul. Um convite inegável para quem gosta de esportes como stand-up paddle e surfe, ou para relaxar à beira-mar se deliciando com coquetéis preparados utilizando rum, a bebida local.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Barbados

Seguro viagem para o Caribe e América Central »

 

Turismo em Barbados

Turismo em Barbados
Barbados.

Barbados é um destino que atrai cada vez mais brasileiros, motivados pelo voo semanal e sem escalas ligando São Paulo a Christ Church.

É claro que isso facilita, mas são os atrativos e pontos turísticos de Barbados é o que realmente encantam os turistas. Fora as praias, você pode visitar as destilarias de rum, fazer um tour por suas cavernas subterrâneas e ainda provar os sabores da culinária Bajan. Veja alguns passeios na natureza em Barbados.

Falando nisso, a gastronomia de Barbados é uma deliciosa mistura de influências, principalmente europeias e africanas, com base na grande oferta de frutos do mar, com destaque para lagostas, caranguejos e atum que estão sempre presentes.

Não deixe de provar o sanduíche de flying fish ou peixe voador, bastante popular no mercado noturno de Oistins. Saboreie um delicioso flying fish em Bridgetown.

Barbados possui ótima infra-estrutura para o turismo, com excelentes hotéis e resorts na frente da praia, que oferecem ao viajante todos os serviços para transformarem as férias numa experiência inesquecível no Caribe.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Barbados »

 

O que fazer em Barbados

Turismo em Barbados
Vista de Miami Beach, para mim a melhor praia de Barbados.

É claro que as praias e seus atrativos são o principal motivo para uma viagem a Barbados, e são mais de 60 para visitar. Dei uma volta inteira na ilha e escrevi um post com melhores praias em Barbados.

Vai por mim, só pelas fotos verá que é uma mais linda que a outra e, claro, também terá vontade de dar uma volta na ilha inteira e aproveitar todas as praias.

A mais bonita delas, para mim, é Miami Beach, também conhecida como Enterprise Beach, mas outras também são bem bacanas como a Silver Sands, cheia de pessoas fazendo kite e windsurf, a Crane Beach, que tem uma caverna perto do mar, entre outras.

Outra maneira de aproveitar os dias de sol, também curtindo praia e o mar do Caribe, é fazendo um dos famosos tours de catamarã em Barbados. Esses passeios são uma delícia, te mostram o que tem de mais bonito no país, além de agradarem a vários tipos de viajantes.

 

Praias de Barbados e roteiro no sul e leste

Quando qualquer viajante começa a sonhar com uma visita ao Caribe, provavelmente Barbados não aparece entre as primeiras posições. O destino é fantástico, com praias de areia branquinha e o mar com um tom de azul que poucas vezes vi, mas somente agora está entrando de vez na lista de desejos dos brasileiros. O principal motivo é o voo da Gol, único sem escalas entre Brasil e Caribe, com cerca de 6 horas de duração.

A ilha mais oriental do Caribe, é também a única que não se formou a partir de erupções vulcânicas, e sim devido ao choque de placas tectônicas e consequente suspensão do fundo do mar, motivo pelo qual é formada completamente por corais. Isso trouxe características exclusivas às paisagens de Barbados, proporcionando atrações para o turismo, como cavernas e praias de areia branca.

São cerca de 60 praias para visitar em Barbados, mas certamente essas estão entre as melhores e mais bonitas, que não podem deixar de serem visitadas durante sua viagem a Barbados.

 

Como conhecer as praias?

Tive a chance de alugar um carro em Barbados para dar a volta na ilha, visitando os pontos turísticos e as praias mais procuradas pelos turistas. Você também pode fazer um tour completo em Barbados

Confesso que me surpreendi com Barbados, pois não imaginava que seriam tantos lugares paradisíacos, daqueles que você daria tudo na vida para visitar. Qual será a melhor praia de Barbados??? E a mais bonita??? Tire suas conclusões!!!

 

Enterprise / Miami Beach

Miami Beach, a praia mais bonita de Barbados
Miami Beach, a praia mais bonita de Barbados.

No dia que fiz o primeiro passeio de catamarã em Barbados, um ônibus da empresa foi buscar os turistas nos hotéis. Para fugir do trânsito, que aliás é bem complicado por aqui, o motorista fez um caminho alternativo passando pela costa sul. Foi assim que descobri Miami Beach, para mim a praia mais bonita de Barbados.

Logo contei para meus amigos que entravam no ônibus: – “Vi uma praia que precisamos conhecer quando alugarmos o carro”.

Na verdade Miami Beach, também conhecida como Enterprise Beach, é bem perto dos hotéis no sul de Barbados, sendo possível até mesmo ir caminhando. Porém, decidimos visitar durante o tour de carro que faríamos ao redor da ilha. O mirante e a praia são sensacionais, para curtir vários dias durante a viagem em Barbados.

 

Silver Sands

Silver Sands é a praia do kitesurf
Silver Sands é a praia do kitesurf em Barbados.

A praia de Silver Sands é o lugar procurado pela galera do wind e kitesurf. A melhor época para praticar os esportes é entre fim de novembro e junho, quando o vento sopra constantemente e com força moderada. É o ponto mais ao sul de Barbados, sendo considerado um dos melhores points para praticantes experientes de todo o Caribe. Outros lugares famosos são Sliver Rock e Oistins Bay, esse último ideal para iniciantes.

A praia também vale a visita, tipicamente do Caribe, com areia branca e mar azul turquesa.

Planejando alugar um carro em Barbados?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

Crane Beach

A caverna de Crane Beach / Barbados
A caverna de Crane Beach / Barbados.

A praia de Crane Beach fica do outro lado da ilha, longe do hotel que estava hospedado. No dia que aluguei o carro com alguns amigos, já sabia que este seria uma das atrações mais lindas da ilha…muita gente já havia recomendado o lugar. Por coincidência, resolvemos fazer um pique-nique por lá.

A praia é realmente linda, mais uma como tantas outras de Barbados e do Caribe, mas reserva algo especial. Há uma passagem entre dois trechos da praia, formando uma caverna bem de frente para o mar. Foi o lugar perfeito para a parada do almoço.

 

Long Bay

Long Beach, a praia deserta de Barbados
Long Beach, a praia deserta de Barbados.

A única praia totalmente virgem que vi em Barbados foi Long Bay. Está numa área totalmente residencial, sendo possível visitá-la somente através de pequenas trilhas que saem de cima do morro, logo após estacionar o carro.

Estava fazendo um tour para conhecer a ilha, então acabei nem descendo à praia. Se rolar uma próxima viagem, levo minha toalha, comida e passo o dia inteiro sem ninguém me incomodar. A praia é demais!!!

 

Sandy Beach

Sandy Beach
Pôr do sol em Sandy Beach / Barbados.

A pequena Sandy Beach é a praia de uma das regiões mais movimentadas de Barbados, mas não se engane, a prainha é um sossego só. É aqui que começa a St. Lawrence Gap, a rua que concentra os bares, restaurantes e casas noturnas no sul da ilha. Pouca gente curte um dia de praia por aqui, mas é normal ver os locais tomando um banho de mar.

Não reserve um dia de praia por aqui, pois existem melhores opções bem próximas. A praia é linda, não seria diferente com esse Mar do Caribe, mas por dividir o espaço com a rua, perde um pouco seu encanto. Mesmo assim, é um lugar incrível para apreciar o pôr do sol.

 

Accra Beach

Foto da praia de Accra Beach
Dia de praia em Accra Beach.

Essa sim é uma praia que merece, e muito, a visita. Accra Beach está pertinho da rodovia, mas isso não muda muita coisa, afinal quase todas as praias da ilha são assim. A praia possui um bar/restaurante bem bacana, o Tiki Bar, que também oferece cadeiras de praia e guarda-sol.

 

Carlisle Bay

Será a melhor praia de Barbados?
Sombra e água fresca em Carlisle Bay.

A praia de Carlisle Bay foi o destino logo no meu primeiro dia. O voo direto do Brasil chega tarde em Barbados, então dormi cedo para aproveitar o dia inteiro na praia, ainda mais sabendo que haveria uma competição de natação e SUP. Foi nesse dia que conhecemos a galera do What’SUP, empresa que oferece aulas e aluguel de pranchas para a pratica de stand up paddle em Barbados.

Além de ser linda, essa praia é a que oferece melhor estrutura em toda a ilha de Barbados, com bares de praias, restaurantes e até mesmo um clube, que por US$ 20,00 oferece serviço de praia e outras atrações. É aqui também que está localizado um dos mais famosos restaurantes de Barbados, o Lobster ALive.

 

Heron Bay

Stand UP Paddle em Heron Bay / Barbados
Stand UP Paddle em Heron Bay / Barbados.

Falando em stand up paddle, foi em Heron Bay que pratiquei o esporte aqui em Barbados. Já havia remado em Fiji, mas dessa vez a experiência foi bem melhor. O dia estava nublado, o mar não estava tão lindo com de costume, mas a brincadeira foi sensacional, vi até tartarugas, muito comuns na região.

Em toda a costa oeste de Barbados é possível praticar o esporte, pois o mar é quase sempre calmo e com pouca ondulação. A região perto da cidade de Holetown é bastante procurada. Divirta-se!!!

 

Cattlewash

Banco em cima da pedra de Cattlewash
Banco em cima da pedra de Cattlewash.

A praia de Cattlewash fica do outro lado da ilha, na costa leste. Aqui, Barbados é banhada pelo Oceano Atlântico, trazendo ondas constantes para as praias da região. Essa não é a única diferença, pois apesar de lindas, o mar não tem aquele azul do Mar do Caribe.

Localizar a praia é fácil, basta procurar por uma imensa rocha na areia. Para quem tem coragem, é possível escalar a pedra e curtir o visual sentando num banquinho de madeira…confesso que foi difícil ter vontade de sair.

 

Bathsheba

Praia de Bathsheba em Barbados
Praia de Bathsheba em Barbados.

Muitos dizem que Bathsheba é a praia mais bonita de Barbados, mas certamente é uma das melhores para o surfe. O lugar é realmente sensacional, com imensas pedras que compõem perfeitamente a paisagem. Prefiro as praias do sul, por causa da cor azul do mar.

Aqui é muito fácil perceber a formação coralina da ilha, pois há bastante coral quebrado na costa, misturado com a areia. A nota triste, é que existe muito lixo trazido pelo mar…vi tampinhas com rótulos de diversos lugares do mundo, até mesmo da Tailândia.

 

Roteiro em Barbados: costa oeste e norte

Não consigo me controlar, é mais forte do que eu. Sempre que viajo para alguma ilha tenho que dar a volta e ver o máximo possível, saber as diferenças entre o norte e o sul, onde estão as melhores praias e por aí vai. Em Barbados não foi diferente, aluguei um carro e separei dois dias para explorar a ilha.

Não é preciso nada em especial para alugar um carro em Barbados, apenas ser um motorista experiente para conseguir dirigir na mão inglesa. Por ter sido colônia da Inglaterra, dirigir na mão contrária é um dos legados deixado pelos ingleses. Fora isso tudo tranquilo, pois não é necessário ter permissão internacional para dirigir. A própria locadora emiti a carta de motorista, basta apresentar a carteira de motorista do Brasil.

Rodei cerca de 300 km para dar a volta em toda a ilha, mas também visitei pontos turísticos longe da costa, o que aumentou a quilometragem. O primeiro dia foi destinado à costa oeste e norte, depois de pegar algumas indicações em guias de viagem, mapas locais e na internet.

 

Planejando o roteiro

Para rodar por este país do Caribe, o ideal é sair bem cedo com tudo pronto: lanches, bebidas e o que utilizará durante o dia. Comecei errado e sai lá pelas 11 da manhã, junto com os outros blogueiros que estavam viajando comigo. Tínhamos algumas atrações principais para visitar, mas sempre é preciso ter espaço para o que aparece pelo caminho.

O foco nem foi tanto a costa leste, pois os passeios de catamarã já visitam os lugares mais procurados, ótimos lugares para nadar com tartarugas e praticar stand up paddle em Barbados. Veja a seguir o roteiro que fizemos e o que não pode faltar em seu passeio.

Vai alugar um carro em Barbados?
Compare os preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

Archer’s Bay

Archer's Bay, a primeira parada da viagem de carro em Barbados
Archer’s Bay, a primeira parada da viagem de carro em Barbados.

O ideal para viajar de carro em Barbados é ter um GPS para conseguir se localizar. Não é tão difícil navegar com um simples mapa, mas são poucas placas pela ilha e saber exatamente a localização facilita bastante na hora de encontrar os pontos turísticos. Mesmo sem internet móvel, carreguei o mapa da ilha em meu smartphone e utilizei em todo o roteiro.

Archer’s Bay foi a primeira parada principal, um ótimo lugar para sentar, refletir e curtir a paisagem e som do mar batendo nas rochas.

 

North Point

North Point de Barbados
North Point – Barbados.

A poucos quilômetros de distância está North Point, o ponto mais ao norte da Ilha de Barbados. No lugar onde é possível estacionar o carro, há um simpático artesão produzindo bebedouros para pássaros, utilizando o côco como matéria prima. Antes de seguir para a pequena trilha que leva ao paredão, paramos para um rápida conversa.

Quando chegamos na costa, ficamos ali mais de uma hora, só apreciando a beleza do lugar.

 

River bay

Arco-íris em River Bay - Barbados
Arco-íris em River Bay – Barbados.

Depois da parada em North Point, entramos no carro e seguimos viagem. Começou a chover. As meninas no banco de trás insistiam em tomar um banho de chuva…eu não parei!!!

Estava um baita calor, como qualquer outro dia em Barbados, onde o termômetro insiste em estacionar no 29ºC. Chegando em River Bay, descemos mais uma vez do carro e saímos andando para explorar o lugar. Lindo, várias fotos.

Voltando para o carro, uma chuva gostosa começou a cair. Guardamos as câmeras e ficamos ali, literalmente dançando na chuva.

Não foi coincidência…o banho de chuva tinha que ser ali. Afinal, não é sempre que temos a chance de presenciar dois arco-íris!!!

 

Morgan Lewis Mill

Pontos turísticos de Barbados
Morgan Lewis Mill, um dos pontos turísticos de Barbados.

O Morgan Lewis é o último moinho de vento ainda ativo em todo o Caribe, um dos pontos turísticos mais famosos de Barbados. Além de conhecer o moinho, ainda há uma incrível vista para o mar, avistando Morgan Lewis Beach.

 

Dicas de passeios em Barbados

No tour de catamarã que fiz tivemos três paradas no caminho. A primeira para nadar com tartarugas. Os guias trazem petiscos para atraí-las e há coletes salva-vidas para quem não sabe nadar tão bem. A única regra é não segurar ou seguir as tartarugas.

A segunda parada para praticar snorkeling em um naufrágio e ver a vida marinha de Barbados. Veja uma excursão para snorkel e naufrágios em Barbados.

A última para foi para descansar na praia. E, no meio de tudo isso, fiquei saltando do barco e bebendo Run Punch, deitado numa bóia junto com a galera, dançando a soca, ritmo local.

E aproveitando os petiscos e o almoço servido durante o passeio, como a torta de macarrão, bastante comum em Barbados. Confira um passeio seguido de almoço em Barbados.

Por falar em gastronomia típica, citei no começo alguns pratos que recomendo que você experimento durante sua viagem para Barbados.

Os lugares para comer são muito bons e variados, com opções em diversas partes da ilha, principalmente perto da capital Bridgetown.

 

Tour de catamarã

Barbados é mais uma ilha paradisíaca do Caribe, mas com importantes diferenciais…é a única ilha caribenha formada inteiramente por corais e ainda o único destino com voo direto do Brasil, saindo de São Paulo rumo a Bridgetown.

A costa oeste de Barbados é banhada pelo Mar do Caribe, com águas tranquilas e cristalinas, ideal para passeios de caiaque, stand up paddle e catamarã. São dezenas de barcos oferecendo viagens para turistas, desde pequenos veleiros alugados por famílias até grandes catamarãs com capacidade para 50 pessoas. Fiz dois desses passeios com grandes barcos, experiência que por si já valeram minha viagem a Barbados.

Os passeios de catamarã são muito populares em Barbados e o principal atrativo oferecido pelas empresas é a possibilidade de nadar com tartarugas no mar do Caribe.

Sim, elas nadam aos montes aqui em Barbados e são atraídas pelos guias para nadar próximo ao barco. Enfim, é um tour essencial para conhecer Barbados, recomendado para qualquer viajante.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Barbados »

 

Viagem de catamarã no Jammin

Passeio de catamarã em Barbados
Catamarã Jammin.

Embalado pela famosa música do Bob Marley, o passeio começa tranquilo no catamarã Jammin Cats, logo cedo, às 9:00 da manhã. Um pequeno café da manhã foi servido, apenas alguns bolinhos de boas vindas e todos começaram a beber o famoso Run Punch, o drink de Barbados. Já deu para perceber que seria um dia animado, pois a tripulação é jovem, festeira e fazem questão de agitar a galera.

O barco faz três paradas no caminho e a primeira é para nadar com tartarugas. Os guias entram na água com alguns petiscos, o que atrai os animais. Eles oferecem, máscaras, nadadeiras e coletes salva-vidas para quem não sabe nadar tão bem. A única regra é não segurar ou seguir as tartarugas.

A segunda parada também é para praticar snorkeling, dessa vez para conhecer um naufrágio e a vida marinha de Barbados, rica em corais. Fiz um rápido mergulho e passei o resto do tempo saltando do barco e bebendo Run Punch, deitado numa bóia junto com a galera…com o mar nessa cor, foi dos pontos altos da viagem.

A última para foi para descansar na praia. Ficamos por lá uns 20 minutos, antes de voltar ao barco e terminar o passeio, com a galera toda dançando a soca, ritmo local. Ahhhh, no meio de tudo isso, foi servido um delicioso almoço com arroz, salada, frango, peixe e torta de macarrão, bastante comum em Barbados.

  • Preço: US$ 40,00 / Horário: 09:30 as 14:30

Planejando alugar um carro em Barbados?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

O catamarã Tiami

Run punch a bordo do Tiami
Run punch a bordo do Tiami.

No dia seguinte fomos convidados para outro passeio de catamarã, desta vez o Tiami. O barco parece ser mais antigo, mas tem praticamente o mesmo padrão e o passeio também tem o mesmo objetivo…procurar tartarugas. Indico para quem não faz questão de festa e prefere passar um dia mais tranquilo. Eles também são mais exigentes quanto à segurança, pois todos são obrigados a usar um flutuador, o que me atrapalhou bastante no mergulho.

Preço: US$: 45,00 / Horário: 10:00 as 15:00

 

O que ainda pretendo conhecer em Barbados

Nos 8 dias que passei na ilha fiz praticamente tudo o que tive vontade, mas sempre falta alguma coisa. O conjunto de cavernas conhecido como Harrison’s Cave é uma das atrações mais procuradas, com infra-estrutura surpreendente, mas acabei fazendo um tour bem básico.

Existe um outro mais extenso, onde os participantes entram na água e exploram a caverna para visitar lugares ainda mais impressionantes. Ficou anotado na minha lista de o que pretendo conhecer na próxima vez que estiver em Barbados. 🙂

Caso precise de mais dicas sobre o que fazer em Barbados, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

E fique atento a época do ano, embora em Barbados faça calor o ano todo, entre junho e outubro há uma maior incidência de chuvas. Se puder, vá no período contrário, novembro a maio, e aproveite mais o sol caribenho.

Você já sonhou em conhecer Barbados? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Até + !!!

 

Background Tickets
Barbados

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *