Caribe

Caribe

Quando o assunto é turismo no Caribe, todo mundo já pensa em praias com águas azul-turquesa, areia branca, altas temperaturas e muitas belezas naturais.

E o pensamento está bem certo, embora as belezas sejam bem mais impressionantes ao vivo.

Por outro lado, por ser uma região que abrange países da América do Sul, Central e até uns pedaços da América do Norte, o Caribe apresenta uma grande diversidade de paisagens, história e até mesmo culturas, já que inclui variadas etnias, idiomas e costumes.

Isso se deve ao fato de ter recebido influência de diversos países europeus que colonizaram a região ao longo dos séculos e que ainda possuem colônias e regiões subaquáticas no Caribe.

Quer saber mais sobre o turismo no Caribe suas belas ilhas e cidades, como a adorada Cancún?

Veja neste artigo tudo o você que precisa saber para conhecer a região: países, mapa, onde ficam os pontos de interesse, história, destinos e tudo para montar o seu roteiro para conhecer alguns dos países da região do Caribe. Vale muito a pena! Confira!

Planeje sua viagem => Internet fora do Brasil

Seguro viagem Caribe »

 

Turismo no Caribe: países

A resposta sobre onde fica o Caribe é bastante complexa, pois a região abrange principalmente a América Central, porém agrega territórios presentes na América do Norte e também na América do Sul.

Ao todo, o Caribe é formado por 34 países, sendo que alguns deles fazem parte da região somente com algumas cidades turísticas, como é o caso do México (Cancún, Isla Mujeres e Cozumel), Colômbia (Cartagena, San Andrés e Cartagena) e Venezuela alguns estados do norte do país).

Confira a lista completa de países do caribe:

  • Anguila
  • Antígua e Barbuda
  • Aruba
  • Bahamas
  • Barbados
  • Bermudas
  • Curaçao
  • Cuba
  • Dominica
  • Guiana
  • Granada
  • Guadalupe
  • Haití
  • Ilhas Cayman
  • Ilhas Turcas e Caicos
  • Ilhas Virgens Americanas
  • Ilhas Virgens Britânicas
  • Ilhas Virgens Espanholas
  • Jamaica
  • Martinica
  • México
  • Montserrat
  • Porto Rico
  • Reino dos Países Baixos (Bonaire e Sabá)
  • República Dominicana
  • Santa Lúcia
  • São Bartolomeu
  • São Cristóvão e Névis
  • São Martinho
  • São Vicente e Granadinas
  • Suriname
  • Trindade e Tobago
  • Venezuela

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Caribe »

 

Tudo sobre o Caribe

caribe onde fica
Caribe possuí destinos dos sonhos para casais em lua de mel.

O Caribe é uma região do continente americano formada por ilhas e estados insulares (países com uma ilha ou arquipélago) e banhada pelo Mar do Caribe.

É também conhecida como Caraíbas, Antilhas e Ilhas Ocidentais. Fica sobre a placa tectônica chamada Placa do Caribe, que vai da América Central até a América do Sul.

No total, o Caribe possui mais de 2,754 milhões de km², sendo que deste total 240 mil km² são terrestres. Aproximadamente, as 44 milhões de pessoas habitam nos países caribenhos e falam diversos idiomas, como espanhol, inglês, francês e holandês.

O clima é quente nos países, com temperaturas por volta dos 30 °C o ano inteiro, inclusive no mar, que costuma ter temperatura de cerca de 28 °C. A melhor época para viajar vai de maio a junho, quando não está na temporada de furacões; com exceção de alguns países como, Barbados, Curaçao e Aruba, que podem ser visitados em qualquer mês do ano.

E a moeda do Caribe varia muito de um país para o outro, mas o dólar é muito bem aceito na maioria. Descubra como viajar com pouco dinheiro.

Para viajar para os países do Caribe, é preciso ter passaporte, mas a maioria não requer visto. O fuso horário da maioria deles é de -1 hora em relação a Brasília. Por isso, pesquise o lugar que você vai antes de fazer turismo no Caribe.

Saiba como => Comprar dólar mais barato

 

Mais da história do Caribe

punta cana turismo
Punta Cana é um paraíso caribenho na República Dominicana.

A evidência mais antiga de civilização na região do Caribe data de mais de 7 mil anos, em Trindade. Foram achadas evidências arqueológicas pré-cerâmicas e cerâmicas com data de 400 e 200 a.C.

Quando os europeus encontraram o Caribe, em 1492, quando Cristóvão Colombo “descobriu” a América havia três povos indígenas na região: Tainus, Caraíbas e Ciboneys. Por falar em histórias, aproveite e confira 8 livros de viajantes profissionais que irão te ajudar a viajar mais e melhor.

Além dos espanhóis e portugueses, primeiros a chegar, logo outros países enviaram navios para conquistar e explorar terras na região do Caribe, como Inglaterra, França e Holanda. O foco principal era a exploração das terras para retirada de ouro, pedras preciosas e açúcar.

Por conta disso, muitas guerras foram registradas na região que, inclusive, foi um porto importante durante a 2ª Guerra Mundial.

O Haiti foi a primeira nação do Caribe a se tornar independente, em 1791; em 1844, a República Dominicana se tornou independente também. A maior parte dos países conquistou sua independência no século XIX e alguns outros ainda são territórios dependentes.

Desfrute => Passeio de barco All Inclusive em Punta Cana

 

O que fazer no Caribe: destinos

Aruba

aruba capital
Oranjestad é a capital de Aruba e uma das belezas naturais do país.

A lista de destinos para fazer turismo no Caribe começa com Aruba, um território autônomo que pertencia ao Reino dos Países Baixos, juntamente com Curaçao, São Martinho e a Península de La Guarija, na Colômbia. Colonizada pela Holanda,

Aruba tem como língua oficial é holandês e papiamento. O país é, sem dúvidas, uma das principais ilhas próximas de Cartagena para conhecer.

A capital de Aruja é Orangestande, cujo grande destaque é a arquitetura holandesa. Entre os pontos turísticos do país estão praias como Palm Beach, Arashi Beach, Baby Beach, Eagle Beach (uma das maravilhas naturais do mundo), Malmok Beach e Moomba Beach. Além das ruínas de Bushiribana, do Parque Nacional Arikok e o Farol da Califórnia.

Quem visita Aruba, pode ainda conhecer Piscina Natural, também chamada Cura di Tortuga, que fica no Parque Arikok, e fazer um safári de jeep em Orangestad que percorre os principais pontos turísticos da ilha.

Adquira => Viagem de barco com snorkel em Noord

 

Barbados

praias em barbados
Cenário de cinema faz de Barbados um lugar muito procurado por turistas ingleses e americanos.

Localizado na América Central, Barbados é uma ilha que não foi formada pela ação vulcânica, mas sim pela movimentação de pedras de corais. Com isso, o solo não tem formações rochosas, mas muita beleza da fauna e flora subaquática, por conta dos corais é maravilhosa.

O país foi colônia britânica, por isso, na ilha os habitantes falam inglês, jogam críquete e ainda tem costumes tradicionais, como tomar o chá da tarde às 17 horas.

Entre os pontos turísticos mais conhecidos do país estão praias de Barbados, como Miami Beach, Silver Sands e Crane Beach, onde os viajantes praticam surf, stand up padle, kite e windsurf, Bathsheba Beach.

Há os famosos passeios de catamarã em Barbados, alguns deles com mergulho em cavernas subaquáticas e navios naufragados. Descubra também quais os principais hotéis em Barbados.

Outro destaque é a gastronomia local que mistura várias influências, principalmente europeias e africanas, e abusa da grande oferta de frutos do mar, como lagostas, caranguejos e atum. Confira quais os melhores restaurantes de Barbados.

Incrível => Excursão com mergulho, tartarugas e naufrágios

 

Colômbia

cartagena o que fazer
Cartagena é uma das cidades que mais recebe turistas no Caribe.

Colômbia também conta com lindas praias, mar  cristalino e tempo bom o ano inteiro. E isso não é à toa, afinal o país é banhado em grande parte pelo Mar do Caribe, além de possuir várias ilhas nesta região.

Para organizar sua viagem com o planejamento necessário, veja quando ir para o Caribe colombiano e também qual moeda levar para a Colômbia.

Entre os principais destinos da Colômbia no Caribe estão Cartagena das Índias, San Andrés e Santa Marta.

Para entender melhor o que que fazer no país, conheça as cidades mais bonitas da Colômbia, as melhores praias da Colômbia e saiba ainda quais as comidas típicas da Colômbia.

san andres colombia
Praias de San Andrés são perfeitas para relaxar.

Se você está em dúvida sobre qual cidade visitar no caribe colombiano, leia o artigo sobre porque viajar para Cartagena.

Você vai descobrir os principais pontos turísticos de Cartagena, como é a vida noturna em Cartagena, além do clima de Cartagena, os melhores lugares para comer em Cartagena e os passeios nos arredores de Cartagena.

Se houver tempo no seu roteiro, descubra o que fazer em Santa Marta, conheça as praias mais bonitas de San Andres e como se locomover em San Andres.

Por fim, leia também sobre melhores lugares para surfar na Colômbia, aproveitando ao máximo o turismo no Caribe.

Incrível => Pôr do sol no iate em Cartagena das Índias

 

Cuba

varadero cuba
Varadero é uma das praias paradisíacas de Cuba.

Pouco conhecida pelos turistas brasileiros, Cuba é um país cheio de lendas e mistérios.

É que o país permaneceu fechado para o comércio e para o turismo por muitos anos, por isso tinha fama de país atrasado e cheio de deficiências, até a abertura para o turismo na década de 1980. Entenda melhor a história do turismo em Cuba.

Havana, a capital e cidade mais populosa da ilha, é uma aula de história sobre Cuba, inclusive sendo declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1982. Conheça 5 lugares no Centro Histórico de Havana que valem a pena conhecer.

Além de Havana, o país também têm várias praias paradisíacas: são mais de 300 praias pelos quase 600 km de costa. Confira alguns mitos sobre Cuba e descubra quais deles são verdade.

O Balneário de Varadero é ideal para mergulho em Cuba um dos mais famosos, mas há outras também lindas como Cayo Coco, Cayo Guilhermo, Cayo Levisa, Playa Jibacoa, Cayo las Brujas, Playa Pilar, Playa Santa Lucia, Guardalavaca, Playa Ancón, Playa Girón, Playa Sirena. Para saber onde se hospedar, confira onde ficar em Cuba.

Leia também sobre os pontos turísticos de Cuba, as principais cidades de Cuba, além de saber qual moeda levar para Cuba. Focado nas praias caribenhas, veja tudo sobre mergulho em Varadero e Cayo Largo.

Para te ajudar a organizar, veja uma sugestão de roteiro para até 20 dias em Cuba.

Conheça => Excursão particular com um local em Havana

 

Curaçao

curaçao o que fazer
Curaçao é um destino paradisíaco com forte influência da cultura holandesa.

Cada vez mais requisitada por turistas brasileiros, Curaçao é mais uma ilha do Caribe colonizada pela Holanda, sendo a maior do arquipélago das então Antilhas Holandesas, antes de se tornar independente em 2010.

Localizada a aproximadamente 70 quilômetros da Venezuela, Curaçao tem como capital a cidade de Willemstad, dividida em Otrobanda e Punda, e ligadas por uma ponte flutuante. Descubra quais os melhores hotéis e resorts em Curaçao.

Veja no artigo como chegar em Curaçao as formas de viajar e se locomover pela ilha; dessa forma, é possível aproveitar este destino para fazer turismo no Caribe.

Entre os pontos turísticos de Curaçao, estão as tão badaladas praias de Curaçao, como Kenepa, que parece uma piscina, Cas Abou e Porto Mari.

Visite também o Curaçao Museum, Kas Di Pali Mashi, uma casa construída há 130 anos, além do Forte Nassau, o Forte Rif, Punda, o lado mais antigo da capital, com arquitetura holandesa, o Mercado Flutuante.

Para completar a experiência, conheça os melhores restaurantes em Curaçao e saboreie as comidas típicas do país.

Divertido => Passeio de caiaque em Curaçao

 

Jamaica

praias da jamaica
Jamaica é um destinos mais lindos do Caribe.

A Jamaica é o quinto maior país insular do Caribe. A ilha oferece os mais variados programas, para os mais diversos bolsos e tempo de estadia, muitas praias lindas e muito reggae; afinal de contas é a terra do icônico Bob Marley.

Para organizar seu roteiro, confira os melhores resorts na Jamaica e também as praias da Jamaica mais procuradas pelos turistas.

No artigo, detalho sobre as praias de Doctor’s Cave Beach, Montego Bay, Negril, Frenchman’s Cove, Port Antonio, Blue Lagoon (Lagoa Azul), Treasure Beach, South Coast. Cada praia tem uma peculiaridade, mas todas são lindas e você irá se apaixonar.

Também dá para jogar golfe na Jamaica. Em Doctor´s Cave, inclusive, há uma unidade do Grand Palladium Jamaica Resort & Spa.

Entre os tours guiados mais bacanas na Jamaica, estão um tour guiado para ver o pôr do sol em Negril, passeio guiado por Doctor’s Cave Beach, excursão para nadar com golfinhos na Jamaica e até cavalgada com mergulho de Montego Bay.

Confira => Tour na aldeia de Bob Marley com almoço

 

México

cancun mexico
Caribe mexicano é o lugar dos sonhos para férias ou lua de mel.

O México fica na América do Norte, mas tem um pedacinho dele que faz parte do Caribe, que sem dúvida é sonho de todo casal apaixonado para lua de mel: Cancún, Isla Mujeres e Cozumel.

Este país é um dos destinos de férias mais buscados pelos brasileiros, especialmente suas praias. Conheça o clima no México e veja o que fazer no México no inverno, também no verão no México e ainda os principais eventos e feriados mexicanos.

Não esqueça ainda que é preciso verificar quais os tipos de visto de viagem para o México e os documentos necessários para sua trip, pesquisar se o seguro viagem é obrigatório para o México e qual a moeda levar para o México.

Em relação ao Caribe mexicano, conheça as principais praias de Cancún, quais os melhores resorts all inclusive em Cancún, os mais famosos restaurantes em Cancún, os mais badalados passeios em Cancún, as dicas de compras em Cancún ainda um guia completo para lua de mel em Cancún.

Conheça ainda a o que fazer em Isla Mujeres, e tudo sobre o Grand Palladium Resort, que tem duas unidades nesta região.

Para aproveitar as praias do Caribe no México leia os artigos sobre os melhores lugares para praticar snorkel no México e praticar kitesurf no México.

Imperdível => Passeio de catamarã em Isla Mujeres

 

Dicas de turismo no Caribe

A região do Caribe é cheia de atrativos, sobretudo aqueles ligados a natureza, nas diversas ilhas que fazem parte da região.

Não é à toa que há diversos destinos caribenhos no nosso artigo com as melhores praias do mundo. Assim, fazer turismo no Caribe é maravilhoso e agrada a todos os tipos de viajantes.

Como os países cidade são basicamente turísticos, recomendo que reserve hotel e passeios com antecedência, dessa forma você garante que irá desfrutar o destino escolhido com toda a tranquilidade.

Para finalizar, recomendo o artigo praias do Caribe, com dicas das melhores para conhecer em todo o território que corresponde a região.

E você, em quais destes países deseja fazer turismo no Caribe? Já esteve na região e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

:
Caribe

Cidades para conhecer

Imagem Postagem
República Dominicana
Punta Cana
conhecer destinos >
Imagem Postagem
México
Cancún
conhecer destinos >
Imagem Postagem
México
Costa Mujeres
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Colômbia
San Andrés
conhecer destinos >
Background Tickets
Caribe

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.