sexta-feira , 26 / maio / 2017
Início / Categorias / Aluguel de Carros / 10 dicas para acertar na hora de alugar carros para viajar

10 dicas para acertar na hora de alugar carros para viajar

Imagine planejar por meses uma viagem, comprar as passagens, reservar hotéis, seguro viagem e definir o roteiro pensando em cada detalhe. Aí dias antes de embarcar, percebe que não fez a busca de aluguel de carros. Isso é normal, e já aconteceu comigo de deixar a locação do veículo para a última hora. Porém, existem várias vantagens de reservar com antecedência, e como surgem muitas dúvidas, preparei este post com 10 dicas sobre como alugar carros para viajar.

Alugar um carro durante a viagem é uma ótima opção para quem desejar ter mais liberdade e flexibilidade, isso é fato. Na maioria das vezes pode ser um pouco mais caro do que utilizar outros meios de transporte, mas na minha opinião nada paga a possibilidade de fazer meu próprio roteiro, visitando cidades e vilarejos escondidos, que certamente passariam desapercebidos indo de ônibus, trem ou avião.

Leia também => Tudo o que você precisa saber para reservar carros pela internet

 

Como alugar carros para viajar?

Como alugar carros para viajar?

Sou suspeito ao fazer sobre reservas online, afinal planejo absolutamente tudo em minhas viagens através da internet. Foi assim em minha volta ao mundo. Claro que já aconteceu muitas vezes de fechar o hotel na hora, e mais ainda alugar carros no momento da viagem. Porém, nada como se antecipar.

Em minha viagem de carro na costa da Califórnia, por exemplo, estava contando com um carro conversível, mas acabei deixando para depois e tive que alugar um carro comum. Foi ótimo, mas deixei de realizar um sonho!

 

1) Alugue o veículo antes da viagem

Uma dica importante é reservar o carro antes de chegar na cidade. Isso porque ao reservar com antecedência, você garante o modelo do veículo que deseja. Ou pelo menos, te darão um upgrade caso não tenham o carro naquele momento.

Este detalhe é ainda mais relevante quando a viagem é na alta temporada, pois neste período naturalmente a procura é maior. Todas as grandes locadores já permite a locação de carros online, o que facilita muito o processo, sobretudo para destinos internacionais.

 

2) Fique atento aos descontos

As locadoras de veículos têm parcerias com hotéis, companhias áreas, bancos e empresas de cartão de crédito. Então, antes de fechar negócio, confira se você não tem desconto em alguma empresa. Além disso, as agências de locação muitas vezes oferecem programas de fidelidade, com descontos na locação para quem já é cliente.

 

3) Verifique documentação e faça vistoria no veículo

Antes de sair com o carro da agência é muito importante verificar se a documentação do carro está em dia. Caso ela não esteja, isso pode te causar uma grande dor de cabeça, principalmente se estiver fazendo o aluguel do carro no exterior.

É importante também observar todas as características físicas do veículo. Faça uma vistoria detalhada na lataria, no interior e nos acessórios do carro. Não se esqueça de conferir o estepe, macaco e triângulo. Caso o veículo apresente algum arranhão, amaçado ou qualquer outro problema, mostre ao responsável. Exija sempre um documento que ateste quais são as condições do veículo.

Uma dica muito útil, mas que pouca gente faz, é sempre fotografar as eventuais avarias e enviar as fotos para o email da empresa, mostrando que o defeito é anterior a sua locação.

Confira também => Rotas populares para alugar um carro e viajar nos EUA

 

4) Quilometragem livre para grandes deslocamentos

Para quem pretende rodar muito com o carro, provavelmente vai compensar fazer a locação com a quilometragem livre. Compare as tarifas e faça os cálculos para saber qual é o mais vantajoso para você. Já adianto que dificilmente valerá a pena pagar por quilômetros rodados, pois a intenção é exatamente rodar bastante.

 

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

5) Tempo de locação

As empresas costumam oferecer descontos nas tarifas de quem aluga o carro por um tempo maior, geralmente acima de 7 dias. Então, antes de fechar a locação sempre confira as tarifas, faça pesquisas e veja a diferença no valor da diária ao reservar por 6, 7 ou 8 dias, por exemplo.

Não se esqueça de pensar se há estacionamento no hotel, se é possível estacionar na rua, etc. Muitas vezes o desconto na tarifa, não compensa no final das contas.

 

6) Pesquise em sites comparadores

Para o aluguel de carros online, nunca deixe de fazer a pesquisa de preços em sites de aluguel de carro como a Rent Cars e Rental Cars. Estes sites agregadores informam comparam o valor da diária de locação dos carros, nas empresas mais conhecidas do Brasil e do mundo, como Hertz, Avis, Movida, Europcar, Localiza, Alamo, Unidas e muitas outras.

 

7) Encher o tanque para a devolução

Na retirada do veículo, a agência te entregará o carro com o tanque cheio. Desta forma, na hora de devolve-lo é necessário que ele esteja com a mesma quantidade de combustível. Caso não esteja no mesmo nível, a empresa realizará o abastecimento e as tarifas costumam ser bem mais altas do que em um posto convencional.

 

8) Não pegar carro em agências do aeroporto

O preço das agências de locação dentro dos aeroportos e rodoviárias de uma forma geral são bem mais altos, mas isso não é regra. Ultimamente, por causa da alta concorrência, muitas agências oferecem uma tabela padrão. Na dúvida, o mais vantajoso é sempre fazer um pesquisa online antes de alugar o carro.

 

9) Devolução do veículo

O ideal é sempre devolver o carro na mesma agência que fez a locação, pois as taxas para entrega em unidades diferentes podem ser bem altas. Isso acontece porque eles precisam arcar com os custos de deslocamento, como por exemplo quando fizer aluguel de carros na Europa, ao pegar um veículo em Paris e devolver em Roma.

Muitas vezes não cobram taxas quando a devolução é feita em unidades da mesma cidade, mas cada caso é diferente e sempre é preciso pesquisar.

 

10) Contrate um seguro

Uma das dúvidas mais recorrentes entre os viajantes que alugam um veículo, é a necessidade ou não de seguro, e quais proteções é indicado contratar. É altamente recomendável contratar um seguro que cubra roubo, furto e colisão. Além disso, é bom que ele também te proteja contra terceiros. Tenha atenção, pergunte e leia as cláusulas, pois esta última cobertura não costuma estar incluída nas tarifas básicas. Falo mais sobre o tema no artigo Qual seguro contratar no aluguel de carros em viagens?, não deixe de ler.

 

Mais dicas para a locação de carros online?

A busca de aluguel de veículos deve ser feita com muito cuidado para evitar dor de cabeça. Quanto custa, o que precisa e como alugar um carro são dúvidas frequentes, mas nada que impeça os viajantes que desejam ter mais flexibilidade durante uma viagem.

Também não deixe de conferir o comparativo dos melhores sites para alugar carros pela internet. Nesse artigo, falo sobre as duas principais empresas (especializadas em brasileiros) que comparam os preços entre todas as melhores locadoras ao redor do mundo.

Se ainda tiver dúvidas sobre como alugar carros para viajar no Brasil ou exterior, deixe um comentário abaixo. Procuro trazer minha experiência para responder suas questões da melhor maneira possível 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Alugar carros baratos pela internet

Tudo o que você precisa saber para reservar carros pela internet

São muitas as vantagens ao reservar carros durante a viagem. Liberdade, flexibilidade, comodidade, conforto, praticidade, etc …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *