Work and Travel: o intercâmbio de trabalho nos Estados Unidos

Work and Travel: o intercâmbio de trabalho nos Estados Unidos

Work and Travel é uma opção de intercâmbio de trabalho nos Estados Unidos que oferece a oportunidade de jovens universitários trabalharem numa empresa americana durante suas férias. Como eu já participei do programa quatro vezes, reuni neste post todas as informações básicas que você precisa saber sobre o programa que tem um dos melhores custo-benefícios entre os intercâmbios.

É até natural você se perguntar se vale mesmo a pena viver essa experiência nos EUA. Na verdade, é fundamental entender como funciona, preço, salário e se ambos os lados envolvidos nos processos estão preparados para tirar o melhor proveito possível.

Tópicos abordados no post:

  • O que é o programa Work and Travel
  • Qual a duração do programa Work and Travel
  • Quem pode participar do Work and Travel
  • Quais as principais profissões do Work and Travel
  • Como conseguir um emprego no programa Work and Travel
  • Quanto ganha um intercambista no Work and Travel
  • Quanto custa um intercâmbio Work and Travel?

 

O que é o programa Work and Travel?

Também chamado de Work Experience, o Work and Travel é um programa de intercâmbio de trabalho remunerado nos Estados Unidos criado pelo governo americano destinado a jovens universitários nas suas férias de verão no Brasil e inverno nos Estados Unidos.

Mas é importante ter em mente que Work and Travel não inclui curso de língua, os estudantes são contratados por uma empresa americana para trabalharem e criarem uma rotina imersa na cultura local e assim melhorarem sua fluência na língua.

Nos meses de alta temporada, muitas empresas americanas precisam de mais funcionários e contratam estudantes do Brasil, Argentina, Peru, Chile e outros países através desse programa.

O visto utilizado nesse programa é o categoria J-1, um visto de propósito cultural que inclui vários programas de intercâmbio além desse intercâmbio de trabalho. Saiba mais sobre os tipos de visto americano.

Durante o programa você recebe seu salário e é responsável por pagar sua acomodação, alimentação e cumprir seu horário de trabalho pontualmente. Alguns empregadores oferecem acomodação e em outros casos você precisa encontrar por conta própria.

No meu canal do YouTube, eu fiz a série da Semana #WaT  e o vídeo acima dá mais detalhes sobre o que você precisa saber para planejar essa experiência!

Qual a duração do programa Work and Travel?

O que é Work and Travel
Gui e eu num passeio perto de Mammoth Lakes.

O programa tem duração de três a quatro meses. O início pode ser a partir do dia 15 de novembro, porém costuma ser ao redor do meio de dezembro por conta do fim do semestre das faculdades no Brasil. Logo, a data máxima de término é 15 de março. O período de trabalho é acordado com o empregador durante o processo de contratação.

Após o término do trabalho, o intercambista tem direito ao grace period, que são férias de até 30 dias de direito de permanência no país para viajar e não é permitido trabalhar durante esse período. Por conta da sua duração, o programa permite que os alunos retornem para as aulas da faculdade sem precisar trancar o curso.

Também é possível ir para os Estados Unidos e viajar por duas semanas antes do seu trabalho começar, passei uma semana em Nova York no meu primeiro Work and Travel e no meu último ano, o Gui e eu fizemos a costa da Califórnia de Motorhome antes de ir para Mammoth Mountain, na Califórnia.

Se você quiser ficar mais nos Estados Unidos após o término do seu programa, infelizmente não é possível estender o visto, mas você pode ir para o Canadá ou outro país, entrar novamente nos EUA com o visto de turista B1 e ficar mais alguns meses.

Eu mesma fiz isso no meu terceiro Work Experience, no término do meu programa fui passar um mês em Montréal no Canadá e depois voltei para os EUA com meu visto de turista. Mas você já tem que levar o visto de turista com você quando sair do Brasil e não pode se confundir quando for entrar passar na imigração, hein?

 

Quem pode participar do Work and Travel?

  1. Jovens entre 18 a 28 anos;
  2. Matriculados numa instituição de ensino superior (graduação, mestrado ou doutorado valem, mas ensino técnico, pós e EAD não);
  3. Com Inglês intermediário;
  4. Com flexibilidade e disposição para trabalhar fora do país;

Não precisa de comprovação proficiência oficial, entretanto o inglês intermediário exigido é aquele que você consegue se comunicar mesmo que com erros. As agências aplicam um teste informal para saber se você está apto a realizar o programa.

É importante conseguir se comunicar pois as entrevistas todas serão em inglês: as entrevistas de recrutamento com o sponsor (órgão americano responsável pelo programa), com o empregador, e também a entrevista do visto J1. Além de que você precisa entender as instruções do seu trabalho.

Não é um dos tipos de intercâmbio para aprender inglês do zero mas é possível melhorar, e muito, a sua fluência, desde que você se disponha a conversar e praticar bastante durante o sua dia a dia.

 

Quais as principais profissões do Work and Travel?

work and travel preço
Uma pausa para foto no trabalho como lift operator/attendant.

O programa de Work and Travel não oferece trabalhos de acordo com a sua graduação. Os trabalhos oferecidos são na área de entretenimento, turismo e lazer como restaurantes, lojas, hotéis, estações de Ski, parques de diversão. Os tipos de funções são diversos em cada empresa, não exigem conhecimento prévio e sempre há um treinamento no início do trabalho.

Existem diversas posições, alguns exemplos são: caixa de variadas funções, operador de lift (que são aqueles teleféricos de estações de esqui), instrutor de esqui ou snowboarding, recepcionista, bartender, assistente de cozinha, garçom, atendente de área de piscina, camareira, caixa, salva-vidas, etc.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A única forma de trabalhar na sua área é se você cursa algo como gastronomia, hotelaria ou turismo, pois essas são as áreas dos empregos que são oferecidos nesse programa. Existem empregadores nos Estados Unidos inteiro e maioria dos empregos é na neve e portanto no frio.

Mas, existem alguns empregadores em Estados com temperaturas mais amenas no inverno como a Flórida, o Arizona e até o Hawaii, para quem quer viver a experiência mas não quer ir para o frio extremo.

Além desse vídeo do YouTube, disponível acima, que fala sobre cada uma das principais profissões, produzi também o quadro INTERvistas, no qual já entrevistei vários intercambistas que contaram suas experiências com o Work and Travel nos Estados Unidos (vale mesmo a pena assistir!).

Meu sonho era conhecer a neve e ir para o frio, então eu escolhi trabalhar como operadora de Lift numa estação de Ski três anos seguidos em Massachussetts chamada Ski Butternut e no meu último ano trabalhei como support staff (equipe de suporte) da Mammoth Mountain, uma estação de esqui na Califórnia. Sim, neva na Califórnia!

 

Como conseguir um emprego no programa Work and Travel?

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

É fundamental saber que existem duas formas de conseguir um emprego nos Estados Unidos. Nesse vídeo acima, eu explico como encontrei meu emprego sozinha para trabalhar em Mammoth Mountain, na Califórnia.

A agência escolhida pode te ajudar a encontrar um emprego, marcar sua entrevista e participar desse processo com você. Essa modalidade do programa é chamada Premium e a agência te acompanha do começo ao fim.

A outra forma é uma modalidade chamada Independent, onde você irá encontrar sua vaga de emprego sozinho e só depois de confirmada a vaga, levará a oferta de trabalho para a agência que dará continuidade no processo.

Essa tarefa de encontrar o emprego sozinho tem vários detalhes e se você quiser ajuda, tem vídeo no canal sobre isso e também a consultoria que eu ofereço para quem quer aprender mais rápido e aumentar as chances de conseguir.

 

Quanto ganha um intercambista?

Quanto ganha no Work and Travel

Os salários variam conforme o empregador, função e as leis do Estado mas estão entre 7$ e 16$ dólares por hora. Algumas funções possuem salários mais baixos por serem posições que recebem gorjetas que complementam os ganhos, enquanto outras funções recebem apenas um salário mais alto.

O trabalho é de no mínimo 32 horas semanais, mas muitos lugares oferecem horas extras, overtime (um aumento de salário acima de x horas trabalhadas por dia e/ou semana) e também é permitido que você tenha um second job (segundo emprego).

Com organização financeira e dedicação é possível ganhar o bastante para pagar o investimento feito para ir e até lucrar e voltar com dólares para o Brasil mesmo depois de se sustentar e viajar.

Eu ganhei no total por volta de $6.000 dólares em cada um dos meus intercâmbios e voltava sempre com no mínimo $1500 dólares depois de ter me sustentado o intercâmbio inteiro, viajado e feito compras.

Alguns pessoas ganham $10.000 dólares e até mais. Depois do meu primeiro, paguei os próximos intercâmbios com o dinheiro que sobrou do anterior. Então no meu caso, um Work and Travel virou quatro!

Além do salário, em muitos empregadores os funcionários têm benefícios como descontos em alimentação, experiências, lojas, estabelecimentos pela cidade e o mais importante para quem quer praticar esportes de neve: trabalhando numa estação de esqui você tem passe livre para esquiar na montanha de graça e o uso dos equipamentos também de graça ou por um valor super baixo.

Os esportes de neve são caros, trabalhar num resort de esqui é um oportunidade única de praticar por esse valor.

 

Quanto custa um intercâmbio Work Experience?

work and travel intercâmbio

O preço do programa varia conforme a modalidade. Na agência recomendada por mim, a Travel Mate Paulista, os valores são:

  • Na modalidade Premium (inclui oferta de emprego e todo acompanhamento desde o início) R$10.290,00
  • Na modalidade Returnee (para quem já foi uma vez e quer voltar para o mesmo empregador): R$ 9.690,00
  • Na modalidade Independent (em que você encontra seu emprego sozinho e agência passa a te acompanhar depois): R$6.690,00

E você tem desconto para conseguir o seu intercâmbio com o consultor Yuri da Travel Mate Paulista, agência que tem meu selo de qualidade e toda minha confiança, é só preencher esse formulário aqui.

Na modalidade Returnee do Work Experience, é comum que o salário receba um aumento de $1 dólar por hora no seu segundo ano.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

O ideal é procurar a agência (e o emprego) desde o começo do ano, o processo acontece durante o ano e as entrevistas costumam acontecer a partir de Julho até Setembro/Outubro.

Mas quem deixa para fechar com a agência no fim, acaba ficando com as vagas que sobram depois das contratações e perde a chance de tentar uma vaga nos empregadores mais concorridos.

 

No valor do programa estão inclusos:

  • Taxa administrativa do Work and Travel
  • Formulário DS-2019, necessário para a obtenção do visto J-1
  • Seguro-saúde para o período de trabalho
  • Avaliação do nível de inglês
  • Reunião de orientação pré-viagem
  • Kit viagem Travelmate
  • Assistência da Travelmate e do Sponsor nos Estados Unidos durante todo o programa
  • Telefone de emergência 24h nos Estados Unidos
  • Orientação para solicitação do Social Security Card
  • Cartão VTM (cartão pré-pago para depositar dinheiro)
  • Certificado de participação, mediante conclusão do programa com sucesso.

 

Não estão inclusos:

  • Despesas com passaporte
  • Taxa de Visto ($160 dólares)
  • Taxa Sevis ($35 dólares)
  • Despesas de viagem para entrevista de visto no consulado dos EUA
  • Passagem aérea internacional e taxas de embarque
  • Seguro-saúde durante o período de “férias” (Grade Period)
  • Acomodação, alimentação e transporte nos EUA
  • Despesas pessoais.

A acomodação pode variar entre $40 dólares e $150 dólares por semana, dependendo da região do empregador e do tipo da acomodação. A alimentação costuma dar em torno de $50 dólares por semana.

É comum ganhar no mínimo $400 dólares por semana, sem contar horas extras e sem um segundo emprego*.

(*tendo como base o ano de 2020)

 

Quais são as etapas do processo?

  1. Entrar em contato com a agência para receber a orientação inicial sobre o programa
  2. Entrevista em inglês com a agência
  3. Preencher e entregar os documentos necessários.
  4. Análise das vagas disponíveis e definir seu TOP 3.
  5. Entrevista com sponsor/empregador .
  6. Resultado da confirmação da contratação.
  7. Emissão da passagem aérea.
  8. Sponsor envia o documento DS-2019 para a realização da entrevista do visto de trabalho (J-1)
  9. Entrevista com o Consulado Americano.
  10. Orientação de pré-embarque.
  11. Embarque.

O mais incrível para mim e que me fez escolher o Work Experience, era não precisar me preocupar com o gasto enquanto estivesse vivendo a experiência, pois estaria recebendo em dólar durante o programa e poderia tranquilamente pagar minha acomodação, alimentação e o que mais quisesse comprar, precisava apenas investir para chegar nos destinos.

O valor de se manter em outro país é o maior gasto dos outros programas de intercâmbio. Por isso, eu acredito que o Work and Travel seja o programa com o melhor custo-benefício de todos os intercâmbios.

 

Gostou de conhecer mais sobre esse programa?

Não é a toa que quis participar quatro vezes do Work and Travel, o programa de intercâmbio é incrível!

Deixa um comentário e compartilhe com um amigo que você acha que vai gostar de conhecer o Work and Travel também.

Me acompanhe no meu Instagram também @tarsilaceruci e meu canal do YouTube, para muitos vídeos sobre Work and Travel, viagem e estilo de vida.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Tarsila Ceruci

ESCRITO POR

Tarsila Ceruci

26 anos, natural de São Paulo, viajo o mundo com um olhar curioso e criativo. Criadora de conteúdo sobre intercâmbio, em especial o Work and Travel, viagem e estilo de vida. Já fiz 5 intercâmbios e através das minhas experiências tenho o objetivo de ajudar outras pessoas a também viverem jornadas transformadoras pelo mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *