Quando a vontade de viajar não é mais passageira

Quando a vontade de viajar não é mais passageira

Ontem quando deitei na cama comecei a pensar em minha próxima viagem, mas acabei entrando num sonho acordado relembrando de lugares, amigos e momentos que vivi mundo afora. É fato que sempre gostei de viajar, mas percebi que isso se tornou uma espécie de vício, já que a vontade de viajar não passa nunca.

Mesmo gostando muito de viajar, as minhas trips, no geral, tinham um calendário parecido com a da maioria das pessoas: férias, feriados e fins de semana. Não imaginava que um dia teria tantos carimbos no passaporte, nem que viajar se tornaria minha profissão.

Para falar a verdade, se não fosse um acaso que aconteceu em minha vida, talvez nem tivesse o blog e essa vontade que tenho de viajar não seria tão presente, constante e enraizada em mim. Digo isso porque quando ainda estava planejando meu ano sabático, imaginava que conhecer os destinos que mais sonhava saciaria meu desejo de ver o mundo.

Ledo engano da minha parte, pois na realidade isso apenas se multiplicou. E eu passei a ter vontade de viajar por aí  o tempo todo, sempre pensando em vontade de viajar por aí, cruzar os países do mundo. Enfim, de sempre estar com o pé na estrada e planejando o próximo destino.

Hoje em dia tenho a sensação de que tudo na vida passa, menos a vontade de viajar. Pensando nisso, me pergunto: e o que a gente faz se essa vontade não passar mais? Como lidar com a realidade quando aparece uma oportunidade de viajar mesmo antes de começar a próxima viagem?

Atualmente, enquanto escreve este artigo, estou a poucos dias de embarcar para a Europa, mas já pensando na viagem que surgiu para Ushuaia, que fica na Argentina, bem no fim do mundo. Não estou reclamando, claro, é demais acontecer isso, mas é aí…como lidar com o trabalho e obrigações?

Planeje sua viagem => Melhores hotéis de neve pelo mundo

Tudo sobre como contratar seguro viagem »

 

Vontade de viajar pelo mundo

vontade de viajar meme
Sempre gostei de viajar, mas percebi que isso se tornou uma espécie de vício.

Acredito que essa vontade de viajar pelo mundo existe, em diferentes graus, em todas as pessoas curiosas em ver paisagens, conhecer culturas e experimentar comidas diferentes, mas, tenho a impressão que quanto mais você viajar mais você pensará em como viajar mais.

Antes do meu ano sabático, quando passei 365 dias em viagem de volta ao mundo, eu já tinha essa vontade de viajar, mas como citei no começo do artigo cada vez que eu botava o pé na estrada parece que ela aumentava e cada vez mais rápido, até eu perceber que a vontade de viajar não era mais passageira, era constante em minha vida.

Neste artigo te darei algumas dicas de como trabalhar e viajar para que você possa manter uma vida “normal”, ter uma renda que te sustente, mas possa viajar sempre e não apenas nas férias e feriados, que é o que eu faço atualmente. Claro que, se você preferir, pode manter uma rotina de trabalho mais padrão e viajar nos períodos de folga, não há problema e nada errado com isso.

Mas acredito que quem está lendo este artigo tem os mesmos sentimentos que eu, de que não é suficiente viajar somente nas folgas, queremos viajar sempre e mais. Antes de continuar, te convido assistir o vídeo da minha volta ao mundo, disponível aqui no Quero Viajar Mais.

 

Como trabalhar e viajar?

Ter um blog ou vlog de viagem

Vontade de viajar
Parada em Blyde River Canyon, durante projeto na África do Sul.

Hoje em dia faz parte de minha rotina escrever sobre os lugares que visitei, além de cuidar de tantas outras tarefas que tenho para manter o blog. Acredite, é muita coisa e sempre termino o dia com a sensação de ter feito menos do que o necessário, mas sei que isso é preocupação de quem pretende ver seu projeto dando certo.

E por ser algo que depende 100% de mim, mesmo quando estou viajando preciso manter a rotina de publicar artigos e divulgar tudo nas redes sociais. A grande vantagem é que tenho total liberdade para organizar meu tempo, então posso ficar um certo período sem viajar produzindo bastante conteúdo que deixo agendado para as próximas semanas.

E isso me dá uma folga durante a viagem para curtir o destinos. Ter um blog de viagem era um sonho, a princípio para contar as aventuras da minha viagem de volta ao mundo, com o projeto de produzir 365 artigos da trip, que durou um ano. Mas, aos poucos se tornou mais que isso, uma paixão, um propósito, e um trabalho.

Ser blogueiro de viagem é uma das opções para quem quer viajar mais, assim como ter um vlog ou empreender na internet, por exemplo. Veja algumas pessoas que deram a volta ao mundo e relataram tudo em blogs, diários de viagens ou mesmo canais de vídeo no Youtube.

   

E o que acontece com a vontade daqueles viajantes que não podem viajar tanto, por terem uma rotina tradicional de trabalho e férias contadas todos os anos? Bom, essa é a realidade da grande maioria das pessoas, mas quem quer viajar mais sem ter um blog, precisa encontrar alternativas de como trabalhar e ganhar dinheiro viajando pelo mundo.

 

Alternativas para viajar mais

vontade de viajar pra bem longe
Sempre tive vontade de viajar, por isso, buscava alternativas que me dessem mais tempo de folga.

Obviamente quando pensamos em viajar mais a intenção é conhecer novas culturas, provar diferentes sabores e ter a chance de explorar um país ou região do Brasil que desperte reações e sensações que estão fora do nosso cotidiano. Sonhamos com as férias, pois somente vários dias longe da rotina podem efetivamente nos aliviar do estresse, certo?

Pois bem, concordo plenamente, mas reflita comigo. Porque não colocar em nossa rotina mais finais de semana na estrada, como fazem as meninas do Vestindo a Alma, mesmo que seja para aquela praia ou cidade que conhecemos na palma da mão? Eu sei que o dinheiro é uma limitação, mas quem realmente quer pode acampar ou utilizar o Couchsurfing.

O que eu sempre fiz quando tinha um emprego tradicional, era acumular horas durante a semana, para as vezes conseguir sair do trabalho sexta-feira ao meio dia, ou então não trabalhar na segunda de manhã. Isso é ótimo para estender feriados ou mesmo finas de semana, comprando passagens aéreas mais baratas.

Outra alternativa que vejo muita gente indo atrás, mas aí depende da área de atuação, é ter uma licença não remunerada para tirar um período sabático. Essa é a melhor alternativa para quem não pretende mudar de carreira, mas quer muito ter um tempo para viajar, com a segurança de voltar para o emprego.

Conseguindo mais tempo de folga ou menos uma licença não remunerada você pode fazer ainda um intercâmbio para estudar fora ou trabalhar no exterior, o que já uma opção bacana e diferente para poder “matar” um pouquinho dessa vontade de viajar. Há desde intercâmbio de um mês há aqueles que duram seis meses ou mesmo um ano.

Como ter => Internet ilimitada na viagem

 

Os nômades digitais

que vontade de viajar
Dá para ganhar dinheiro sendo nômade digital?

Se ter um blog de viagem não é muito o seu perfil, tentar aumentar suas horas de folga ou fazer um intercâmbio não for tempo suficiente para suprir sua crescente vontade de viajar, existe outra opção: ser nômade digital. O termo nômades digitais está em evidência e cada vez mais profissionais buscam como trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Ter um blog de viagens lucrativo, como citei acima, é obviamente a maneira que primeiro aparece, mas te garanto que está longe de ser a única forma de trabalhar viajando e morar no exterior. Empresas de tecnologia, vlogueiros e empreender na internet de várias maneiras funcionam bem, mas há possibilidade de adaptar outras profissões ao trabalho home office.

Sempre me interessei muito pelo assunto de nomadismo digital e sigo vários empreendedores que hora estão no Brasil e no dia seguinte aparecem do outro lado do mundo, o que me deixa fascinado. Corri atrás para aprender mais sobre esse mundo, trabalhei duro aqui no blog e hoje posso dizer que faço parte dessa realidade.

Ainda falta muito chão para chegar onde quero, mas já posso trabalhar de onde quiser, o que é excelente pensando no futuro do meu projeto. Por gostar tanto do nomadismo digital, sempre pensando em viver viajando, recentemente fiz um levantamento para tentar entender o perfil dos nômades digitais brasileiros.

   

E fiquei muito feliz com a repercussão. O artigo teve grande número de acessos, recebi muitas mensagens de leitores e de nômades digitais de todo canto do Brasil, fiz ótimos contatos e até fui convidado para uma entrevista, sinais de que esse tema de fato interessa muita gente.

 

Vontade de viajar: frases

No início do artigo escrevi a frase: tudo passa, menos a vontade de viajar. É uma frase que sempre escutamos quando falamos de viagens e de vontade de botar o pé na estrada. Aí, fiquei curioso para achar outros textos curtos que transcrevem esse sentimento muito comum a todos os viajantes. Venha ver:

  • Para viajar, basta existir. Fernando Pessoa
  • A felicidade não é uma estação onde chegamos, mas uma maneira de viajar. Margareth Lee Rimbeuk
  • Os homens se dividem em duas espécies: os que têm medo de viajar de avião e os que fingem que não têm. Fernando Sabino
  • Um homem precisa viajar, por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros e tevês, precisa viajar, por si, com os olhos e pés, para entender o que é seu… Amyr Klink
  • Viajar é mudar o cenário da solidão. Mario Quintana
  • Preciso pegar minhas coisas e partir. Viajar, esquecer, talvez amar. Caio Fernando Abreu
  • Viajar é descobrir que todo mundo está errado sobre os outros países. Aldous Huxley
  • O mundo é um livro e aquele que não viaja lê sempre a mesma página. Santo Agostinho
  • Viajar o mundo sozinho não significa viver uma aventura solitária. Carol Fernandes
  • Minha mala estava lá, pronta pra viajar. Na verdade, acho que ela sempre esteve. Eric Ventura
  • Viajar é fatal para o preconceito, a intolerância e as ideias limitadas; só por isso, muitas pessoas precisam muito viajar. Não se pode ter uma visão ampla, abrangente e generosa dos homens e das coisas, vegetando num cantinho do mundo a vida inteira. Mark Twain

Fonte: O Pensador

 

Você também tem vontade de viajar mais?

Da mesma maneira que gosto de saber sobre o universo nômade digital, também quero entender sobre quem está buscando alternativas para viajar mais, mesmo que da maneira “tradicional”. Conhecer outras histórias é o que me traz inspiração e assim consigo criar conteúdo para tentar ajudar quem também se interessa pelos mesmos assuntos.

Além de eu perceber que essa vontade de viajar sem fim que domina a minha vida não é rara e não acomete somente esta pessoa que vos escreve, é facilmente encontrada em muitas pessoas e dos mais diferentes perfis de viajantes. Porém, se esse “sintoma” começou há pouco em você, devo alertar que não tem cura e cresce a cada viagem que a gente faz.

Mas, pensando bem, não é nada ruim ter uma vontade viajar que não é passageira e que só cresce, não é mesmo? Ainda mais se você tiver oportunidade de viajar sempre para “matar” um pouquinho dessa vontade, mesmo que não seja um nômade digital e só bote o pé na estrada nas férias e períodos de folgas. Aproveite…

Sua vontade de viajar também não é passageira? Ainda tem dúvidas? Gostaria de compartilhar sua opinião? Deixe seus comentários abaixo!

Até + !!!

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Yuri Miguez

    Oii Gui, posso compartilhar o seu texto e divulgar o seu blog no meu blog? Gostaria de passar para os meus leitores a sua experiencia como nômade Digital. Estou criando uma serie de posts explicando como e ser um nômade e gostaria de saber se você gostaria de participar com algumas dicas ou algum tipo de depoimento ou algo do tipo. Abraços e adorei o blog. Yuri

  2. Guilherme Tetamanti

    Fala Yuri, Você pode divulgar o link do artigo, mas não pode publicar o texto na íntegra. Isso porque o Google identifica conteúdo duplicado e pune ambos os blogs. O ideal é você contar o que achou do texto com suas palavras, pode até colocar uma frase para exemplificar, aí linka o artigo original. Será um prazer! Abraços e obrigado pela mensagem

  3. Andrea Mattos

    Eu estou sempre bisbilhiotando seu blog buscando coragem para seguir com meu sonho de viajar o mundo, mas como conciliar um emprego de 15 anos, um casamento com este sonho???

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Andrea, Pergunta difícil se o que você pensa é viajar por bastante tempo, mas como você aparentemente tem uma vida confortável, não dá pra jogar tudo pro alto de uma hora pra outra. Eu tentaria conversar na empresa pra ver se não é possível um período sabático, 6 meses ou mais, e tentar que seu marido faça isso também. Ou se programar para aproveitar mais os feriados, finais de semana e se acabar nas férias kkkk Beijos