Início / Inspiração / Quando a vontade de viajar não é mais passageira

Quando a vontade de viajar não é mais passageira

Ontem quando deitei na cama comecei a pensar em minha próxima viagem, mas acabei entrando num sonho acordado relembrando de lugares, amigos e momentos que vivi mundo afora. É fato que sempre gostei de viajar, mas antes de tornar isso um vício, não imaginava que seriam tantos carimbos no passaporte, nem que viajar se tornaria minha profissão.

Pra falar a verdade, se não fosse um acaso que aconteceu em minha vida, que conto mais nesse post, talvez nem tivesse o blog e essa vontade que tenho de viajar não seria tão presente, constante e enraizada em mim. Digo isso porque quando ainda estava planejando meu ano sabático, imaginava que conhecer os destinos que mais sonhava saciaria meu desejo de ver o mundo, mas na realidade isso apenas se multiplicou.

Vai viajar? => Pesquise entre as melhores empresas e contrate seu seguro viagem

As 10 principais dicas e segredos para acumular milhas aéreas

E o que a gente faz quando essa vontade não passa mais? Como lidar com a realidade quando aparece uma oportunidade de viajar mesmo antes de começar a próxima viagem? Hoje mesmo estou a poucos dias de embarcar para a Europa, mas já pensando na viagem que surgiu para Ushuaia. Não estou reclamando, é demais acontecer isso, mas é aí…como lidar com o trabalho e obrigações?

 

Trabalhar e viajar

Vontade de viajar
Parada em Blyde River Canyon, durante projeto na África do Sul.

Hoje em dia faz parte de minha rotina escrever sobre os lugares que visitei, além de cuidar de tantas outras tarefas que tenho para manter o blog. Acredite, é muita coisa e sempre termino o dia com a sensação de ter feito menos do que o necessário, mas sei que isso é preocupação de quem pretende ver seu projeto dando certo.

E por ser algo que depende 100% de mim, mesmo quando estou viajando preciso manter a rotina de publicar artigos e divulgar tudo nas redes sociais. A grande vantagem é que tenho total liberdade para organizar meu tempo, então posso ficar um certo período sem viajar produzindo bastante conteúdo que deixo agendado para as próximas semanas, o que me dá uma folga durante a viagem.

Mas o que acontece com a vontade daqueles viajantes que não podem viajar tanto, por terem uma rotina tradicional de trabalho e férias contadas todos os anos? Bom, essa é a realidade da grande maioria das pessoas e caso queiram viajar mais, precisam aprender a lidar com isso e encontrar alternativas.

 

Alternativas para viajar mais

Obviamente quando pensamos em viajar mais a intenção é conhecer novas culturas, provar diferentes sabores e ter a chance de explorar um país ou região do Brasil que desperte reações e sensações que estão fora do nosso cotidiano. Sonhamos com as férias, pois somente vários dias longe da rotina podem efetivamente nos aliviar do estresse, certo?

Pois bem, concordo plenamente, mas reflita comigo. Porque não colocar em nossa rotina mais finais de semana na estrada, como fazem as meninas do Vestindo a Alma, mesmo que seja para aquela praia ou cidade que conhecemos na palma da mão? Eu sei que o dinheiro é uma limitação, mas quem realmente quer pode acampar ou utilizar o Couchsurfing.

O que eu sempre fiz quando tinha um emprego tradicional, era acumular horas durante a semana, para as vezes conseguir sair do trabalho sexta-feira ao meio dia, ou então não trabalhar na segunda de manhã. Isso é ótimo para estender feriados ou mesmo finas de semana, comprando passagens aéreas mais baratas.

Outra alternativa que vejo muita gente indo atrás, mas aí depende da área de atuação, é ter uma licença não remunerada para tirar um período sabático. Essa é a melhor alternativa para quem não pretende mudar de carreira, mas quer muito ter um tempo para viajar, com a segurança de voltar para o emprego. O Bruno, um dos autores do blog Mochilando, é piloto de helicóptero e acabou de partir para uma viagem de 9 meses ao redor do mundo, mas sem ter pedido demissão.

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Os nômades digitais

O termo nômades digitais está em evidência e cada vez mais profissionais estão em busca de alternativas para fazer home office e assim conseguirem trabalhar de qualquer lugar do mundo. Ter um blog de viagens lucrativo é obviamente a maneira que primeiro aparece, mas te garanto que está longe de ser a única.

Sempre me interessei muito pela assunto e sigo vários empreendedores que hora estão no Brasil e no dia seguinte aparecem do outro lado do mundo, o que me deixa fascinado. Corri atrás para aprender mais sobre esse mundo, trabalhei duro aqui no blog e hoje posso dizer que faço parte dessa realidade. Ainda falta muito chão para chegar onde quero, mas já posso trabalhar de onde quiser, o que é excelente pensando no futuro do meu projeto.

Por gostar tanto do nomadismo digital, sempre pensando em viver viajando, recentemente fiz um levantamento para tentar entender o perfil dos nômades digitais brasileiros e fiquei muito feliz com a repercussão. O artigo teve grande número de acessos, recebi muitas mensagens, fiz ótimos contatos e até fui convidado para uma entrevista, sinais de que esse tema de fato interessa muita gente.

 

Você também tem vontade de viajar mais?

Da mesma maneira que gosto de saber sobre o universo nômade digital, também quero entender sobre quem está buscando alternativas para viajar mais, mesmo que de uma maneira tradicional. Para mim, conhecer outras histórias é o que me traz inspiração e assim consigo criar conteúdo para tentar ajudar quem também se interessa pelos mesmos assuntos.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Recomendo => Dicas para reservar os melhores hotéis no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens AéreasPasseios e Tours | Seguro de Viagem


Este artigo é o 364º de meu ano sabático (isso aêêêêê, só falta mais um), num total de 365 para documentar todos os aspectos da volta ao mundo, desde a definição do roteiro, planejamento e tudo o que envolve a organização. Veja também outras curiosidades e dicas sobre minhas experiências:

Sua vontade de viajar também não é passageira? Ainda tem dúvidas? Gostaria de compartilhar sua opinião?

Deixe seus comentários abaixo!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

4 Comentários

  1. Oii Gui, posso compartilhar o seu texto e divulgar o seu blog no meu blog? Gostaria de passar para os meus leitores a sua experiencia como nômade Digital. Estou criando uma serie de posts explicando como e ser um nômade e gostaria de saber se você gostaria de participar com algumas dicas ou algum tipo de depoimento ou algo do tipo.
    Abraços e adorei o blog.
    Yuri

    • Fala Yuri,

      Você pode divulgar o link do artigo, mas não pode publicar o texto na íntegra. Isso porque o Google identifica conteúdo duplicado e pune ambos os blogs. O ideal é você contar o que achou do texto com suas palavras, pode até colocar uma frase para exemplificar, aí linka o artigo original.

      Será um prazer!

      Abraços e obrigado pela mensagem

  2. Andrea Mattos

    Eu estou sempre bisbilhiotando seu blog buscando coragem para seguir com meu sonho de viajar o mundo, mas como conciliar um emprego de 15 anos, um casamento com este sonho???

    • Oi Andrea,

      Pergunta difícil se o que você pensa é viajar por bastante tempo, mas como você aparentemente tem uma vida confortável, não dá pra jogar tudo pro alto de uma hora pra outra.

      Eu tentaria conversar na empresa pra ver se não é possível um período sabático, 6 meses ou mais, e tentar que seu marido faça isso também.

      Ou se programar para aproveitar mais os feriados, finais de semana e se acabar nas férias kkkk

      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *