Início / Américas / América do Sul / Uruguai / Viver no Uruguai: veja como conseguir visto permanente

Viver no Uruguai: veja como conseguir visto permanente

Viver no Uruguai tem sido a escolha de muitos brasileiros. Carinhosamente apelidado de paisito, ele tem cerca de 3 milhões de habitantes e é um dos destinos mais procurados da América do Sul, tanto para viagens turísticas como também para morar. Se você tem interesse em sair do Brasil e viver no Uruguai, neste artigo explicarei tudo o que é necessário fazer para obter seu visto permanente e morar legalmente no Uruguai.

Vale a pena tentar a sorte no país, desde que você faça um estudo sobre o custo de vida, empregos (se não é aposentado), salário mínimo, aluguel e quais são as melhores cidades uruguaias. Também é importante saber quais são os documentos e burocracia que envolve o visto permanente.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Montevidéu

Melhor seguro viagem para a América do Sul »

 

Dicas para viver no Uruguai

Viver no Uruguai
Montevidéu é a capital do Uruguai.

Montevidéu, a capital do Uruguai, é onde se concentra quase metade da população do país. Dentre as cidades mais conhecidas, estão Colônia del Sacramento e Punta del Este. É um país predominantemente frio, que possui as estações do ano bem definidas.

No inverno, as temperaturas chegam a 4º graus, com sensação térmica abaixo de zero. Para quem ama/gosta de frio, certamente se acostuma rapidinho. Aproveite para saber quando é melhor ir ao Uruguai.

Em compensação, o verão chega com um sol forte e intenso, na média de 30º graus. Ideal para viajar e conhecer as lindas praias da costa uruguaia. O outono e a primavera, nos presenteia com temperaturas digamos, agradáveis, e com um solzinho de brinde.

Montevidéu tem uma beleza vintage, simples e encantadora. A sensação é que aqui a vida passa devagar e com uma tranquilidade bem singular. Com aqueles dias de frio e céu cinzento, mas também com dias de céu azul celeste lindo, perfeito para assistir a um pôr do sol na rambla. Conheça mais sobre a capital em uma excursão de três horas em Montevidéu.

Salários => Como trabalhar no Uruguai

 

Etapas do visto permanente do Uruguai

O processo de residência permanente é simples, um pouco demorado e você pode fazer estando ainda no Brasil. Veja as etapas:

  • 1ª etapa: Agendamento da cita no site do MRREE (Ministerio de Relaciones Exteriores)
  • 2ª etapa: Reconhecimento e legalização dos documentos
  • 3ª etapa: Comparecer no MRREE na data e hora previamente agendadas
  • 4ª etapa: Tradução juramentada e registro da certidão de nascimento
  • 5ª etapa: Receber o certificado de residência permanente e fazer a cédula de identidade uruguaia

Dicas práticas => Se mudar para o Uruguai

 

Passo a passo para morar no Uruguai

1ª etapa: Agendamento

Passo a passo para visto do Uruguai

É importante saber que este agendamento da cita no site do Ministerio de Relaciones Exteriores, o MRREE, deve ser o quanto antes. Assim você poderá programar melhor a sua data de chegada ao Uruguai, encaixando os trâmites de acordo com as necessidades.

Primeiramente, acesse o site, entre em “Agenda trámites”. Em seguida, aparecerá esta tela:

  • Na aba Trámite, selecione Residencia.
  • Na aba País donde inciará el trámite, selecione Uruguay.
  • Na aba Lugar donde efectuará el trámite, selecione Ministerio de Relaciones Exteriores-DGCV-Residencias (Cuareim, 1384-Montevideo).

Em seguida, aparecerá a tela com um calendário:

Documentos para conseguir visto do Urugual

Ao lado, aparece a seguinte mensagem (traduzida): “ A reserva de turno é provisória, para confirmar deverá enviar em um prazo de 48hs, um email a residencias@mrree.gub.uy indicando o número de referência associado e anexar toda a documentação respectiva para iniciar o tramite, caso não envie o e-mail, no prazo estabelecido, a cita será cancelada automaticamente”.

Assim, você deve selecionar a data e horário para a cita e enviar também o e-mail com a seguinte documentação solicitada para confirmação:

Escolha => Melhores cidades para morar no Uruguai

 

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

2ª etapa: Reconhecimento e legalização dos documentos

Os documentos necessários de serem reconhecidos e legalizados são:

  • Certidão de nascimento atualizada (2ª via emitida pelo próprio cartório que a expediu)
  • Antecedentes criminais dos países em que residiu nos últimos 5 anos (emitido pelo próprio site da Polícia Federal, no caso do Brasil) – Caso tenha morado no exterior em um período maior de 6 meses, é necessário solicitar este documento ao órgão responsável.

Ambos documentos deverão ser levados ao Consulado do Brasil em Montevidéu, localizado na Calle Convención, 1343 (quase esquina com a Av. 18 de julio). Onde serão reconhecidos e legalizados. Este procedimento é gratuito.

Outro ponto importante, você poderá aproveitar sua ida ao Consulado e solicitar a sua Matrícula e Certificado Consular. Ambos são também gratuitos.

Matrícula Consular 

A matrícula consular funciona como um registro dos seus dados no consulado, caso você perca seus documentos ou algo do tipo, será mais fácil refazê-los e também para casos de emergência, o consulado terá seus dados e de uma pessoa da sua família.

Para confeccioná-la é necessário levar uma foto 3×4 e uma xerox do seu RG. Em um prazo de 2 dias, te entregarão uma carteirinha com a marca d’água do consulado.

Certificado Consular

O certificado consular é um documento emitido pelo consulado com seus dados, nome do pai e da mãe, data de nascimento etc. Este documento é muito importante, pois com ele você dará entrada no DNIC (Departamento Nacional de Identificación Civil), para emitir sua cédula de identidade uruguaia provisória.

Descubra => Estudar no Uruguai

 

3ª etapa: Comparecer no MRREE

Enfim, eis que chega o dia da cita! Você deverá comparecer no MRREE, na data e hora previamente agendadas no setor Dirección General para Asuntos Consulares y Vinculación, situado na Calle Cuareim, 1384.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Os documentos a serem levados no dia da cita, são certidão de nascimento atualizada e antecedentes criminais, que foram anteriormente reconhecidos e legalizados.

E o comprovante de entrada no Uruguai, que pode ser o passaporte, com o carimbo que comprova a data de entrada em Montevidéu. Quem entra no país apenas com o RG, recebe um comprovante de entrada, será esse o que você deve levar no dia da cita.

Comparecendo no dia e hora marcados, você aguardará ser chamado e um atendente irá receber seus documentos. Será iniciado o processo de sua residência permanente. O atendente irá lhe entregar uma Constancia, onde estará escrito que sua residência está em trâmite.

Após a cita, é necessário esperar alguns meses até receber o e-mail com o aviso do MRREE, informando que o processo de sua residência foi finalizado.

No meu caso, foram 9 meses para essa tramitação. Devido à alta procura de pessoas buscando residência no Uruguai, esse processo tem ser tornado cada vez mais demorado.

Porém, você poderá solicitar a sua cédula de identidade uruguaia provisória, válida por 2 anos e que te dará o direito de abrir conta em banco, ser contratado por uma empresa uruguaia, dentre outros benefícios. Quando sua residência permanente sair, aí sim você fará sua cédula definitiva (caso queira), válida por 3 anos.

Dicas => Custo de vida no Uruguai

 

4ª etapa: Tradução juramentada e registro da certidão

Tradução

Para obter sua cédula de identidade definitiva, é necessário fazer a inscrição de sua certidão de nascimento traduzida para o espanhol, no Registro Civil de Montevideo.

A tradução deve ser realizada por um tradutor juramentado. No link, você poderá buscar um tradutor do idioma português. Há uma lista com nome, telefone e e-mail daqueles habilitados para tal atividade:

O custo da tradução é na média de mil pesos e você pagará também 150 pesos referente ao timbre no documento traduzido.

Na cotação atual, isso daria uma média de R$130 (cotação do peso uruguaio a 8,50).

Registro

Após sua certidão ter sido traduzida, você deve se dirigir até o Registro Civil, localizado na Av. Uruguay 933. Esse trâmite deve ser agendado presencialmente ou através do site.

O custo da inscrição da partida de nascimento é de $700, uma média de R$82,00 (Cotação do peso uruguaio a 8,50).

O prazo estimado para o processo de inscrição é de 1 mês. Uma vez finalizado, você retornará no mesmo endereço e te entregarão uma Constancia de inscrição de e certidão de nascimento.

Mudança => Vantagens de morar no Uruguai

 

5ª etapa: Certificado e fazer a cédula de identidade

Ao receber o e-mail do MRREE, informando sobre a finalização de seu processo de residência, você deve ir até lá e receber o certificado de residência permanente. Em posse desse, e com os outros documentos, já poderá fazer a cédula de identidade uruguaia.

Turismo => Cidades para conhecer no Uruguai

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Como fazer a cédula de identidade uruguaia

Como fazer cédula de identidade uruguaia

Primeiramente, você deve agendar o trâmite, indo pessoalmente até o DNIC (Dirección Nacional de Identificación Civil), localizado na Calle Bartolomeu Mitre, 1434, ou realizando o agendamento através do site.

O custo é de 257 pesos, na cotação atual, uma média de R$30 (cotação do peso uruguaio a $8,50).

Curiosidades => Cultura e o melhor do Uruguai

 

Cédula de identidade provisória x permanente

E você se pergunta: “Ah, mas eu preciso fazer duas cédulas? Fazer tudo duas vezes?”

Bem, a cédula de identidade é o principal documento do país. Com esse documento, você terá acesso e direito a alguns benefícios, como ser contratado por uma empresa uruguaia e contribuir com a previdência social, ter acesso à saúde, tal qual um cidadão uruguaio.

Então, logo após a cita no MRREE, você receberá uma Constancia e juntamente com o Certificado consular, você poderá fazer a cédula provisória, enquanto a tramitação de sua residência ocorre.

Ao receber o certificado de residência permanente, aí sim você poderá renovar sua cédula, passando para cédula definitiva e possuindo uma validade maior que a provisória.

Prefere Europa? => Custo de vida em Portugal

 

Afinal, vale a pena mudar para o Uruguai?

Mudar para o Uruguai

Embora se trate de um processo um pouco demorado, você não perderá nada aguardando até que seja concluído. Um ponto bastante positivo aqui no Uruguai é que a maioria dos trâmites são agendados no próprio site do órgão. Com data e hora marcadas. Isso evita muita espera desnecessária e todo mundo sai ganhando.

Estando de posse da cédula de identidade provisória, esse será seu  primeiro documento do país e lhe dará oportunidades para iniciar sua vida no paisito.

Se você deseja viver no Uruguai, deixe suas dúvidas nos comentários.

 

Confira outros artigos sobre Uruguai:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Mylenna Soares

Mylenna Soares, 27 anos, mãe e engenheira de alimentos atualmente trabalha com redação de artigos e tradução de textos. Mora no Uruguai há 2 anos e é encantada com o país. Ama viajar, aprender novos idiomas e estar com a família.

24 Comentários

  1. Olaaa adorando o queroviajarmais e amando seus textos . POLLY, pra conseguir o visto , rg e demais documentações pra solicitar a residência que vc deixou acima, eu preciso apresentar endereço de residência no Uruguay??? Estou indo estudar e quero saber se tem alguma indicação de como conseguir hospedagem mais em conta pra ficar cerca de um mês??

    • Polly Batista

      Oi Camila. Tudo bem?! Que bom que está gostando! Você não precisa de um endereço do Uruguai, inclusive pode iniciar o processo quando já estiver no país estudando. Para um mês, você pode ficar em um AirBnb, que aluga apartamentos para temporada. Boa sorte!

  2. Olá! Ótima postagem.

    Eu tenho pesquisado sobre custos para estudar espanhol fora do Brasil, e a ideia do visto de permanência é muito tentadora.
    Entrando com o visto de turista, posso estudar enquanto estiver lá e dar entrada na residência, certo?

    • Polly Batista

      Olá, Paula. Tudo bem?! Sim, você pode fazer isso, mas tendo consciência que o processo pode demorar e o visto de turista é válido apenas por 3 meses. O ideal é tentar agendar antes de sair do Brasil, assim você tem ideia de quanto tempo o site do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai vai levar para processar o seu pedido. Ou ainda, pensar em solicitar um visto de estudante temporário maior que 3 meses, daí você terá mais tempo no país para esperar o visto permanente. Boa sorte!

  3. Oi! Tudo bem?
    Sabe se demora pra cédula de identidade ficar pronta? Já temos todos os papéis da residência aprovados, chancelados e tudo mais, e só preciso aproveitar uma viagem a negócios rapidamente ao Uruguai para fazer (e buscar rsrs) a cédula. Me falaram que se pedir a urgência sai na hora, será? Em breve nos mudamos em definitivo 🙂
    Obrigado!

    • Polly Batista

      Olá Rafael, como vai? Bem, estando de posse dos documentos necessários, você deve se dirigir a sede do DNIC para agendar o dia para solicitar a cédula. Se você precisa de urgência, poderá optar pelo trâmite urgente e a cédula sairá a $537 pesos uruguaios.

      Neste trâmite, você receberá a cédula no mesmo dia. Já, realizando o trâmite comum, a cédula custa $269 pesos uruguaios e fica pronta em 7 dias. No site do Ministério, poderá consultar maiores detalhes.

      Muito obg pelo comentário e boa sorte!

  4. Mariane Spínola

    Me bateu uma dúvida, terei que ir duas vezes ao Uruguai durante esse processo? Na segunda etapa e na terceira etapa? Obrigada!

    • Polly Batista

      Olá Mariane. Você se refere ao processo de residência permanente, correto? Bom, você precisará comparecer no dia da entrevista (cita) no MRREE, agendar pessoalmente o dia para fazer sua cédula e também, no dia da entrega dos documentos para confeccionar a cédula uruguaia. Boa sorte e agradeço o comentário.

  5. Olá, eu entrei com o pedido de residência aqui no Brasil e recebi a confirmação por e-mail. Porém eles só dizem que eu devo procurar o DNIC e que “no es necesario que concurra al Ministerio de Relaciones Exteriores ya que el certificado se enviará electrónicamente a D.N.I.C.”. Estou em muita dúvida do que fazer.

    • Polly Batista

      Olá Ronaldo, como vai? Pela sua mensagem, entendi o processo de residência já foi iniciado, correto? Agora você precisará ir até o DNIC, para agendar o dia para solicitar a confecção da sua cédula uruguaia. O certificado de residência permanente não é necessário para realizar nenhum trâmite neste primeiro momento. Boa sorte!

  6. Willgstone Santos

    Artigo muito útil!

    Mas uma dúvida, a partir da 2ª etapa é preciso ir ao País, certo?

    Há alguma maneira para economizar nas idas ao Uruguai enquanto o processo não é consolidado?

    Abraços.

    • Olá, Willgstone. Na realidade, te recomendaria realizar todo o processo somente quando você decidir se mudar para o Uruguai e já tiver uma data para chegar no país. Assim, você economizaria tempo. Boa sorte!

  7. Olá, tudo bem??

    A definitiva eu li que é valida por 3 anos. Depois disso eu posso renovar? Se sim, qual o procedimento e quantas vezes dá pra renovar??

    • Olá Andressa. Tudo bem? A cédula de identidade pode ser renovada quantas vezes você precisar. Desde que você esteja com sua residência permanente válida. Obg pelo comentário.

  8. Olá, quando que eu solicito a cédula provisoria? É quando vou ao MRREE solicitar a permanente? E ela demora?

    Porque minha ideia seria ir para solicitar a cédula permanente e já ficar no pais com a provisoria. Isso é possivel?

    Obrigado Mylenna!

    • Olá, Leonardo. Como vai? A cédula provisória você poderá solicitá-la logo que passar pela cita no MRREE. Você receberá a ‘Constancia’ e poderá agendar dia e hora no DNIC.
      Sim, é possível. Na realidade, é o mais recomendado. Dar entrada na residência permanente já estando no país. Obg pelo comentário.

  9. Ola, vc poderia me informar se uma professora pode exercer a função la no Uruguai e como seria?

    • Olá Thaina. Tudo bem? Quanto a trabalhar na sua área de formação, você precisará realizar o trâmite para reconhecer o seu diploma de formação em Letras. Te recomendo ir acompanhando as oportunidades publicadas nos sites de vagas de emprego como Buscojobs e Computrabajo, para ter conhecimento da quantidade de ofertas, dos requisitos necessários que as empresas estão solicitando dos candidatos, etc. Boa sorte!

  10. fernando Furik

    Olá, Bom dia, teno uma duvida: eu nasci no Uruguay, vim morar no Rs com 6 anos, porem fui registrado lá e aqui, com 30 anos fui e tirei minha cédula de identidade uruguaya, mas nunca votei lá, ou seja tenho 2 cidadanias (aqui no brasil levo o sobrenome do meu padrasto), eu poderia morar no uruguay apenas com meu rg uruguayo? ou teria que fazer o tramite com minha documentação brasileira? pq minhas experiencias e cursos estão no nome brasileiro , Muito Obrigado por esclarecer o que muitas pessoas tem de duvida.

    • Olá Fernando. Bom, se você já possui a cédula de identidade uruguaia e a mesma está vigente, não é necessário realizar nenhum trâmite. Com relação a seus diplomas de cursos, etc, como foram realizados em outro país, no caso no Brasil, será necessário realizar o reconhecimento destes, para que seja válido no Uruguai. Boa sorte!

  11. Olá, sabe como funciona para mudar com animais de estimação? Quais as regras e se há limite na quantidade?

    • Olá Flávia. Certamente, você conseguirá se mudar com animais de estimação. Te recomendo entrar em contato com a companhia aérea que você pretende viajar para o Uruguai, pois cada uma tem suas regras. Boa sorte!

  12. Olá Mylenna,

    Para fazer a cedula provisoria, necessita de quais documentos para apresentar na hora na DNIC?

    Obrigado desde já e por sinal estou gostando bastante das suas postagens!

    • Oi, Ricardo! Tudo bem?! Você precisará levar apenas dois documentos: a Constancia (documento que receberá no dia da entrevista que iniciará o trâmite de sua residência no Ministerio de Relações Exteriores do Uruguai) e o Certificado Consular (emitido pelo Consulado Brasileiro).

      Muito obg pelo seu comentário. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *