Vale a pena viver no Quebec, no Canadá?

por Letícia Laborê

Vale a pena viver no Quebec, no Canadá?

Se você está pensando em viver no Quebec, existe uma série de coisas a considerar nesse planejamento. Realizar o sonho de viver em um país de primeiro mundo como o Canadá, com segurança e qualidade de vida, inclui lidar com mudanças de hábito, clima e cultura completamente diferentes, estar longe de casa, dentre várias outras coisas que podem pesar na hora de tomar uma decisão.

Viver no Quebec pode ser uma experiência maravilhosa, desde que seu estilo de vida e planos combinem com a conjuntura da província como um todo. Por isso, é importante reunir informações e conhecer bem o lugar, para fazer uma escolha realista e assertiva, que combine com você e com seus projetos de vida.

Planeje sua viagem => Internet no Canadá

Seguro viagem para Canadá »

 

Como é morar no Canadá

Atrativos do canadá
Quebec recebe diversos estrangeiros, tanto para turismo como para imigração.

A província do Quebec é a maior do Canadá, e atrai todos os tipos de pessoas. Os motivos? Bom, são muitos as razões. Viver aqui é viver entre belíssimas paisagens e sítios históricos, com economia crescente e excelentes políticas de imigração. A província recebe cerca de 45.000 imigrantes todos os anos, e tem sido capaz de acomodá-los muito bem.

Apesar de aparentar ter um custo de vida elevado em um primeiro momento, ao analisar os benefícios do Quebec acerca de segurança, moradia, saúde e transporte público, o custo-benefício de viver na província é impressionante.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Melhores cidades para viver no Quebec

Montreal

Principais cidades do Canadá
Vista noturna que dá uma dimensão da grandeza de Montreal.

Montreal é a cidade mais populosa do Quebec e a segunda com maior número de habitantes do país. É uma cidade reconhecida pela sua unicidade, que combina ambientes históricos e contemporâneos.

Falamos aqui do principal destino de imigrantes que vão para o Quebec; mas, por consequência ao que a cidade representa para economia quebecois, o custo de vida pé um pouco mais alto que em cidades do interior ou nos subúrbios. Por falar nisso, saiba quais são as cidades mais baratas do Quebec para morar.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

Quebec City

Cidades importantes do Canadá
Vale a pena viver no Quebec?

Quebec City é a capital e segunda maior cidade da província. Trata-se de um local com ares europeus e mercado de trabalho borbulhante, atrai diversos turistas durante o ano e é sede de vários prédios do governo, o que são fortes atrativos para a economia local.

No entanto, todo esse charme custa caro, e morar em Quebec City é mais caro do que em qualquer outro lugar da província. Em compensação é uma das cidades do Quebec mais bonitas e fantásticas.

Caminhada => Excursão pela Cidade Velha de Quebec

 

Sherbrooke

Transporte público no Canadá
Milhares de pessoas utilizam diariamente o metro em Sherbrooke.

Sherbrook é a cidade com menor custo de vida de toda província e fica a 1h e 30 de carro do centro de Montreal. Apesar de ser uma cidade mais interiorana, é um forte centro econômico da província e conta com cerca de oito instituições de ensino superior muito bem ranqueadas; sem contar que possuí um mercado de trabalho excelente para áreas de tecnologia e pesquisa.

Confira => Visita guiada ao Fairmont Le Château em Quebec City

 

Laval

Cidades pacatas do Canadá
Vale a pena viver no Quebec?

Laval é uma cidade suburbana a 30km de Montreal, o que permite que você estude/trabalhe em Montreal e viva em uma cidade com o custo de vida bastante inferior. Mas a cidade também oferece oportunidades por si só, recentemente a cidade aderiu a um plano de desenvolvimento sustentável, o que abriu oportunidades na área empresarial e imobiliária.

Natureza => Excursão para as cataratas de Montmorency

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Canadá. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Longueuil

Cidades para morar no Canadá
Residência coberta pela neve em Longueuil.

Falo aqui de uma cidade próxima a Montreal, às margens do rio St.Lawrence, com um custo de vida 4% inferior à média nacional canadense. O mercado de trabalho é bastante diversificado, pois Longueuil conta com uma indústria aeroespacial e tem três grandes universidades, o que a torna bastante atraente para jovens estudantes.

Experiência => Imersão em realidade virtual em Quebec

 

Segurança no Quebec

Segurança no Canadá
Vista da tranquila Quebec da Lawer Town | Foto: chensuyan, via Wikimedia Commons.

Segundo o Escritório de Segurança Diplomática dos Estados Unidos, em seu relatório sobre a segurança no Canadá, o Quebec é considerado uma província de baixo risco, onde as pessoas devem tomar precauções normais de segurança.

O nível de criminalidade é mais baixo, inclusive, que a média geral norte-americana.  A cidade de Quebec City é a mais segura de toda a província, em 2017, por exemplo, foram registados apenas sete crimes de homicídio.

Excursão => Escuna pelo leste do Canadá 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Custos no Quebec

Impostos

Impostos no Canadá
Vale a pena viver no Quebec?

O Quebec é a província com as taxas de impostos mais altas de todo o Canadá. Cerca de 15% da sua renda anual vai ser direcionada para o pagamento de impostos, no entanto um sistema de saúde público funcional, educação gratuita  e de qualidade até os 18 anos e diversos outros serviços ofertados pelo próprio governo justificam os valores elevados. Por isso, saiba como conseguir visto para o Canadá.

Prático => Aluguel de bike em Ile d´Orleans

 

Aluguel

Onde morar no Canadá
Quebec possuí diversas áreas residencias seguras e bem localizadas.

A província também tem aluguéis mais baratos de maneira geral; em média, os preços giram em torno de CAD$ 600 para apartamentos de um quarto.

Os valores variam de acordo com a cidade e a localização, então é importante analisar o que cabe no seu orçamento, além das comodidades incluídas no valor do aluguel, como sistema de calefação e isolamento, que são essenciais durante os rigorosos invernos canadenses. Saiba mais qual o custo de vida no Quebec nesse post.

Agende => Cruzeiro em Trois-Rivières

 

Transporte

Transporte no Canadá
Ônibus circular em Quebec | Foto: Tony Webster, via Wikimedia Commons.

O transporte público também tem um preço bastante acessível, e funciona de maneira excelente. O passe funciona de maneira semelhante ao Bilhete Único em São Paulo e serve para todos os meios de transporte, ônibus, metrôs e trens.

Outra vantagem é que você pode recarregar seu cartão de acordo com a sua necessidade, podendo fazer recargas para o final de semana, para a semana toda ou para o mês. Isso permite que você economize bastante; os valores do bilhete único variam de acordo com a localidade, giram em torno de CAD$ 3,15 e o passe mensal fica em torno de CAD$ 90.

Mesmo para quem decide ter veículo próprio no Quebec, também é muito barato se locomover. O litro de gasolina fica em torno do CAD$1,30, e um carro popular novo custa cerca de CAD$ 20,000. Esse é só uma das coisas que você precisa saber antes de morar no Quebec.

Incrível => Excursão às montanhas saindo de Montreal

 

Alimentação

Preço da alimentação no Canadá

Comer sempre em restaurantes pode sair bem caro, em toda a província, uma refeição com bebida em um restaurante barato não sai por menos de CAD$ 20, pois os impostos que são adicionados ao valor total da conta, mais o valor das gorjetas. Aproveite e leia também sobre qual moeda levar para o Canadá.

No entanto, a província isenta de impostos vários produtos de supermercado, o que permite que você economize até 50% do que você gastaria se você comesse fora todos os dias. Produtos como carnes, cereais, ovo, leite e derivados não são taxados.

Sem fila => Ingresso para museu de artes de Montreal

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Trabalho no Quebec

Onde trabalhar no Canadá
Algumas das diversas lojas localizadas em Quebec.

Se seu objetivo é trabalhar no Quebec, seu conhecimento em Francês e Inglês são muito importantes; juntamente com seu nível de qualificação, são fatores essenciais na hora de conseguir um emprego.  A província tem grande absorção de mão de obra imigrante, em especial nas áreas de saúde e tecnologia da informação (TI) e usinagem.

Para começar a trabalhar no Quebec, você precisa se cadastrar para obter o seu SIN (Social Insurance Number), um número semelhante ao CPF, um número de identificação necessário para fechar contratos empregatícios, abrir contas para receber salários etc. Como imigrante, você também vai ter que obter uma permissão para trabalhar, a menos que você já tenha o status de residente permanente.

Em comparação, com a média salarial brasileira, o poder de compra no Quebec é muito maior e você pode viver bem com um salário mínimo. Descubra mais sobre o assunto no post trabalhar no Quebec.

 

Alguns sites interessantes sobre trabalho no Quebec:

  • Você pode se informar mais sobre isso na página de ajuda do site oficial de imigração do Canadá.
  • No site Emploi-Québec’s você pode consultar as condições de trabalho em todas as 17 regiões administrativas da província, dessa forma você pode selecionar o mercado de trabalho que melhor te atende.
  • No QubecEnTete (Quebec na Cabeça), você pode consultar as vagas de emprego disponíveis.

 

Dicas => Aluguel de carro no Canadá

 

Clima no Quebec

Quando ir para o Canadá
Vale a pena viver no Quebec?

Obviamente, o clima no Quebec é bastante diferente do que nós estamos acostumados no Brasil. Mesmo no verão, as temperaturas não chegam a ficar altas e os invernos são muito rigorosos; no auge dos verões quebecois, em julho, as temperaturas não costumam exceder muito os 20 e poucos graus, mas em janeiro (inverno), as temperaturas podem atingir até 30 graus negativos.

No inverno, chove pouco e neva muito, além das famosas freezing rains, chuvas geladas que congelam tudo (literalmente tudo) quando entram em contato com as superfícies cobertas de neve. Quando essas chuvas acontecem é comum que as escolas suspendam as atividades devido ao alto risco de acidentes.

Nessa época do ano é comum que as pessoas fiquem mais deprimidas devido à falta de sol, e as taxas de suicídio aumentam bastante. Sem sombra de dúvidas, o clima é um fator a ser considerado ao se mudar para o Quebec. Entenda melhor no artigo quando ir para o Canadá.

 

Planeje-se para viver no Quebec

Viver no Quebec pode ser uma experiência única e incrível, caso você esteja aberto a mudanças, já que para usufruir dos encantos e benefícios do Quebec você terá de lidar com a barreira linguística (uma vez que a língua principal da província é o francês), algumas barreiras culturais, invernos fortes e bastante burocracia.

No entanto, o Quebec é uma província que acolhe bem a população de imigrantes, tem uma economia promissora e um mercado de trabalho latente, além das excelentes instituições de ensino para aqueles que desejam se formar ou se especializar. O Quebec também é rico em paisagens naturais e históricas deslumbrantes, bem como uma cultura rica e única.

Apesar das barreiras iniciais da chegada a um país estrangeiro, o Quebec oferece mais segurança e conforto que qualquer lugar na América do Norte e tem um lugar para todo mundo. É quase impossível não se apaixonar. Sempre colhendo as informações certas e se preparando de maneira adequada, vale a pena investir na mudança.

E você, planeja viver no Quebec ou em outras partes do Canadá? Compartilhe sua dúvida nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Letícia Laborê

ESCRITO POR

Letícia Laborê

Letícia, 20 anos. Estudante de Relações Internacionais. Mineira com o coração quebecois. Apaixonada pela culinária e estilo de vida de La Belle Province.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Henrique

    Estou acompanhando seus posts e tenho achado eles maravilhosos. Eu já gostava do Canadá, mas você me despertou a vontade de ir para o Quebec! Estou pensando em ir para a província no ano que vem, dessa forma, gostaria de saber se você tem dicas sobre as melhores companhias aéreas e os melhores trajetos para se chegar no Canadá? Especialmente para quem não tem visto estadunidense.

  2. Marcela

    O Quebec está me parecendo um lugar muito fantástico de se conhecer. Com certeza será meu próximo destino de viagem. Parabéns pelas postagens, são muito didáticas e interessantes

  3. Polly Batista

    Oi, Marcela. Tudo bem?! Agradecemos os elogios e que ótimo que você está gostando! Muito obg!