Viver na França: vale a pena se mudar para a Europa?

por Bruna Correia

Viver na França: vale a pena se mudar para a Europa?

Quando converso com alguém que sonha em viver na França, geralmente a primeira pergunta que me fazem é se vale a pena morar em terras francesas.

E já dando um spoiler, a resposta é sim, vale muito a pena se mudar para a Europa e morar na França! Atualmente, os movimentos migratórios aumentam exponencialmente em todo o mundo.

E os brasileiros, claro, não ficam de fora. Muitas pessoas saem do Brasil em busca de uma melhor qualidade de vida e oportunidades que, muitas vezes, não são encontradas em solo tupiniquim.

A França é um dos países mais procurados por brasileiros, em razão do custo de vida, das vagas de trabalho, dos lindos lugares ou simplesmente pela vontade de explorar um novo território e sair da zona de conforto. Neste artigo, vou te mostrar porque vale a pena viver na França.

Prático => Como viajar com internet para a França

Seguro viagem França é obrigatório? »

Tudo sobre viver na França

Morar na França é muito bom. É um país que oferece ótima qualidade de vida, principalmente se comparado ao Brasil. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Paris está longe de ser a única cidade interessante.

Existem maravilhosas cidades do sul da França e norte, com ótima estrutura e custo de vida mais baixo que na capital.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

Melhores cidades para viver na França

Escolher entre as melhores cidades da França não é tarefa fácil. Mesmo que no imaginário da grande parte das pessoas Paris seja quase sempre a primeira e, muitas vezes, a única opção, há várias cidades boas no mapa francês.

Elas oferecem qualidade de vida superior e custo de vida mais acessível.

As opções são diversas e atendem aos mais variados gostos. Tudo depende do que você está buscando.

Cidades dinâmicas e cosmopolitas, perto das montanhas ou do mar, cidades mais tranquilas com aquele ar de interior: aqui é possível encontrar tudo isso.

Se você é daquele tipo de pessoa que gosta de grandes metrópoles, onde se acha de tudo um pouco, então, cidades como Lyon, Toulouse e Montpellier poderão ser boas opções. Lyon é conhecida como a capital gastronômica da França.

Esse é um dos motivos que a torna comum entre os estrangeiros é a oferta de emprego, uma vez que é considerada um polo econômico.

Nos últimos anos, Lyon atraiu diversas multinacionais, além de ser uma cidade convidativa para muitos imigrantes empreendedores.

morar em toulouse
Toulouse também segue a linha de cidade grande.

Possui uma localização estratégica, pois está a 90 minutos do Mar de Mediterrâneo de carro e possui fácil acesso aos Alpes Franceses.

Lyon é uma cidade dinâmica, criativa e repleta de história – vários marcos históricos e arquitetônicos são patrimônio histórico da Unesco.

Toulouse também segue a linha de cidade grande. A Cidade Rosa, como é conhecida, é o retrato da diversidade cultural, uma vez que atrai estrangeiros do mundo todo.

É uma cidade universitária, conhecida por ser festiva, jovem e moderna, sem falar da cena cultural que é bem forte e oferece inúmeras exposições, teatros e mais.

Possui um clima bem quente no verão e está localizada próximo às cadeias de montanhas dos Pirineus, possuindo um leque imenso de opções de lazer.

A Cidade Rosa mostra um alto desenvolvimento econômico, o que reflete também nas boas oportunidades de trabalho.

Montpellier está localizada no sul da França, bem próxima à fronteira espanhola. É uma cidade dinâmica e atual que mistura história, monumentos milenares, edifícios do século XV e modernidade.

É uma cidade que vem se desenvolvendo e crescendo bastante nos últimos anos e, assim, atraindo novos moradores.

dicas de Montpellier
Montpellier está localizada no Sul França, bem próxima à fronteira espanhola.

Seu clima agradável e ensolarado tem atraído muitos estrangeiros e até mesmo franceses do norte para fixar residência na cidade.

O custo de vida acessível, a infraestrutura de cidade grande, a qualidade de vida e o fato de ser uma cidade acolhedora, faz de Montpellier um dos melhores lugares para se morar na França.

Se você já procura cidades mais afastadas dos grandes centros e mais tranquilidade, Angers possui todos esses requisitos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Situada na região oeste da França, ela foi considerada a melhor cidade francesa para morar. Há informações sobre ela no artigo do mapa do Vale do Loire.

O que fez Angers ganhar esse título foi a boa qualidade de vida, segurança, ótimo sistema educacional, facilidade para alugar um imóvel, aliado ao custo de vida acessível.

É uma cidade que oferece diversas opções de entretenimento, como museus, festivais, galerias de artes, vinhedos e atividades culturais.

Para quem procura uma cidade com muito charme e beleza, Bordeaux pode ser uma alternativa.

Situada no sudoeste da França, ela é conhecida pelos seus vinhos e é considerada a nova Paris. Imagina morar numa cidade linda e que ainda é uma das rotas do vinho na França?

morar em lyon
Angers foi considerada a melhor cidade francesa para morar.

Bordeaux possui um custo de vida alto, se comparada com as cidades citadas anteriormente, mas possui muitas oportunidades de emprego, sendo esta uma das razões da atração de novos moradores. Possui um clima ameno, segurança, transporte público de qualidade e uma arquitetura de tirar o fôlego.

Aix-en-Provence é uma cidade tipicamente mediterrânea situada no sudeste da França.

É super charmosa, arborizada, turística e elegante. Conta com um patrimônio cultural e arquitetônico que data de mais de 2000 anos e que encanta turistas e moradores.

É uma das cidades da Provence, região mais ensolarada da França, o que atrai moradores de diversas partes do mundo, inclusive brasileiros.

Oferece uma ótima qualidade de vida, devido sua localização. Contudo, o custo de vida não é tão barato e, dependendo da área de atuação, pode ser que não seja tão fácil conseguir um emprego.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Para se aprofundar no tema, leia os posts sobre cidades mais baratas para morar na França.

Segurança na França

Na minha opinião, uma das principais razões que faz valer a pena viver na França é a segurança.

Embora haja alguns casos de criminalidade, mais acentuados em cidades grandes, a sensação de estar seguro é presente em todo o território francês.

A França está longe de ser o país mais seguro da Europa, mas, ainda assim, se compararmos com o que estamos acostumados nas grandes cidades brasileiras, o país é infinitamente mais seguro. A segurança pública é prioridade do governo.

A taxa de criminalidade na França vem aumentando nos últimos anos, principalmente após os ataques terroristas, além de ocorrências de roubos e furtos.

Porém, a polícia é muito presente em todo o território e não mede esforços para proteger a população.

De toda a forma, é sempre bom se manter em alerta em cidades grandes, como Paris, Marseille, Toulouse, entre outras, e tomar as precauções básicas que tomaríamos no Brasil ou em qualquer outro lugar no mundo. Cidades mais populosas tendem a ser mais violentas, isto é um fato.

Dicas para viver na França
Você pode usar o celular na rua tranquilamente.

Lembrando que as cidades do interior são mais seguras e as que possuem maior aglomeração urbana são as que possuem um índice maior de criminalidade. Contudo, a sensação de andar nas ruas sem se preocupar em ser assaltado é maravilhosa.

Poder utilizar os meios públicos de transportes e usar seu celular, joias e eletrônicos tranquilamente, nos dá uma sensação de liberdade, a qual não estamos acostumados no Brasil. Em cidades do interior, toda essa segurança é ainda mais visível.

As casas nas cidades pequenas são sem muros ou com muros baixos, que tem como objetivo apenas separar uma casa da outra, é algo realmente impactante e diferente quando se vem de um país onde estamos criando e vivendo em bolhas para nos proteger.

A França é um país de muitos direitos e deveres, mas a diferença é que as leis são pra todos e são respeitadas. Um processo que sem dúvida passa antes, principalmente, pela educação e o resultado é visível, inclusive no índice de violência do país.

Custos na França

O custo de vida de uma forma geral é elevado. De acordo com a Numbeo, o custo de vida na França é 15% maior do que os Estados Unidos. Porém, antes de embarcar, saiba qual moeda levar para a França.

Em relação aos países europeus, a França possui um custo de vida menos elevado do que a Suíça e os países Escandinavos, mas, mais elevados que Portugal e Espanha. Porém, esse número é um pouco distorcido por causa das estatísticas relativas à Paris.

Os preços em Paris são bem mais elevados do que nas outras cidades francesas.

Para se ter uma ideia, um aluguel no Centro de Paris pode custar o dobro da maioria das outras cidades do país. E as compras no supermercado em Paris podem ser 20% mais caras que em outras regiões.

Logo, é possível dizer que o custo de vida na França vai depender da sua localização, uma vez que morar em Paris ou no centro de cidades grandes torna-se bem mais caro que no interior ou longe dos grandes centros. O custo de vida vai variar também em relação ao seu estilo de vida.

Aluguel na França
No interior, uma casa com dois quartos pode sair por 500 euros.

O preço para alugar um imóvel altera de acordo com a localização. Quanto mais próximo aos centros, mas caro você paga.

Em Paris, m estúdio de 20 m² pode chegar até a 700 euros, já em uma cidade do interior, uma casa com dois quartos, jardim e estacionamento pode sair por 500 euros. Sendo assim, é um cálculo a se fazer.

As despesas com supermercado vão variar também em relação a sua localização. Como disse anteriormente, os preços em Paris geralmente são mais altos que em outras cidades francesas.

Essa máxima vale também para o centro das cidades, nas periferias os preços são mais baixo e a diferença em determinados itens é gritante.

Claro que é preciso conhecer seu estilo de vida para ter uma base de preços, mas para 2 pessoas, por exemplo, é possível fazer uma compra mensal com itens básicos com cerca de 250 euros. Esse valor compreende os itens de primeira necessidade.

Mercado na França
Dá para fazer uma compra mensal com itens básicos com cerca de 250 euros.

O ponto positivo é que vários supermercados possuem produtos da sua própria marca, o que torna o item mais barato e, consequentemente, gera boa economia para você aproveitar as comidas mais típicas da França. Há supermercados conhecidos por serem mais baratos e é interessante fazer a maior parte das compras neles.

As faturas mensais como água eletricidade, internet, seguro do carro e da casa (que são obrigatórios) e telefone estarão de acordo com a região em que você escolheu.

Assim, é difícil estipular uma média de preço, uma vez que, devido à sua localização, operadoras e empresas que você escolher, esse valor vai variar muito.

De toda forma, é importante salientar que com um salário mínimo francês você é capaz de pagar todas as suas contas, sem muitas regalias.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Mas a questão que também é importante levar em conta aqui é o seu estilo de vida e suas preferências.

   

Trabalho na França

Muitos estrangeiros chegam para trabalhar na França e seu mercado de trabalho é aberto a todos, inclusive para brasileiros.

É importante falar francês, mesmo que para alguns trabalhos essa não seja uma regra, pois a chance de se inserir no mercado de trabalho é bem maior quando você já está familiarizado com a língua.

A maioria dos brasileiros trabalham como babás, faxineiros, entregadores, Uber, em restaurante, etc. Mas há também brasileiros formados que conseguem se inserir na sua área de trabalho.

Nesse caso, é indicado ter todos seus diplomas e históricos traduzidos e fazer a equivalência dos diplomas para que sejam válidos em território francês.

O salário bruto na França, conhecido como smic, é de 1 521,22 euros mensais. A jornada de trabalho é de geralmente de 35 horas por semana.

As horas extras são opcionais e pagas e as férias são contadas em dias úteis. Alguns empregadores oferecem ticket refeição e uma ajuda no valor do transporte, porém, não é obrigatório.

Emprego na França
Conheça os melhores sites para procurar emprego.

Alguns dos principais sites para procurar emprego na França são:

  • Indeed
  • Meteojob
  • Pacajob
  • Glassdoor
  • Le bon coin

Para trabalhar na França é fundamental possuir um visto com autorização de trabalho.

Assim, vir com todos os documentos em dia é regra básica para uma estadia tranquila e, consequentemente, para conseguir um emprego.

Intercâmbio na França

Fazer um intercâmbio é uma ótima oportunidade para quem busca descobrir uma nova cultura e língua. É uma ótima forma de autoconhecimento, uma vez que sair da zona de conforto pode ser bastante desafiador. Há vários tipos de intercâmbio no país.

Quem quer estudar na França, deve saber que as universidades são reputadas pela sua qualidade de ensino e recebem diversos estudantes.

Outra opção para quem deseja passar um tempo em solo francês é estudar a língua. Existem várias escolas voltadas pra estrangeiros.

Há também a opção de Au Pair, em que é possível morar com uma família francesa e estudar a língua ao mesmo tempo.

Uma das vantagens de fazer intercâmbio na França, além de descobrir lugares maravilhosos e uma cultura riquíssima, é a facilidade de viajar para outros países a preços acessíveis.

A França faz fronteira com sete países europeus e com as companhias aéreas low cost é possível encontrar opções de voos muito baratos.

Essa é uma oportunidade incrível pra gente que vem de tão longe e quer vivenciar novas experiências no território europeu.

Como viver na França com qualidade

Se seu sonho é viver na França, a dica mais importante que tenho pra te dar é pesquise bastante antes de escolher a cidade onde vai morar. Dessa forma, você poderá alinhar seus desejos e preferências para escolher o lugar mais adequado para você.

Mudar de país não é tarefa fácil e é um processo que vem cheio de expectativas, dúvidas e desafios. Logo, é preciso planejar tudo com tempo e cuidado para que se possa realizar seus sonhos com sucesso.

Nesse artigo, falei um pouco das vantagens em viver na França, espero que ele tenha contribuído para o seu projeto e que você desembarque em solo francês. Au revoir!

Quer viver na França? Onde você deseja morar? Conte os seus planos nos comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *