Vale a pena viver na Argentina? Descubra agora

por Franco Chirizzi

Vale a pena viver na Argentina? Descubra agora

Viver na Argentina para muitos brasileiros é um sonho, que sem dúvidas acaba sendo uma odisseia pela grande quantidade de coisas que são diferentes no país, começando pelo idioma seguido de trabalho, o estudo, a saúde e muito mais.

Acompanhe a leitura e conheça como é viver na Argentina, melhores cidades para morar, segurança, saúde, oportunidades de trabalho para brasileiros, custo de vida e tudo o que você precisa saber!

Atende para as dicas para viver melhor na Argentina e como aproveitar uma temporada no país.

Planeje sua viagem => Hotéis na Argentina

Seguro viagem América do Sul »

 

Como é viver na Argentina?

A experiência de viver na Argentina, América do Sul, sem dúvidas que é incrível para qualquer estrangeiro pela multiculturalidade que o país apresenta.

Mesmo assim, muitos ficam com um pé atrás pela questão financeira e social que os hermanos estão atravessando e que não tem uma saída a curto prazo.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Melhores cidades para viver na Argentina

como viver aposentado na argentina
Centro de Mendoza | Foto: QVM.

A qualidade de vida na maioria das cidades da Argentina é muito boa e bem tranquila, somente Buenos Aires pode ser considerada como uma grande metrópole, com seus problemas.

Já Rosário, Córdoba ou Mendoza são cidades onde é possível encontrar boas universidades, trabalho e qualidade de vida, combinado com um ritmo um pouco mais agitado.

Outras cidades menores para morar, onde é possível encontrar boa qualidade de vida e também diferentes opções de emprego e lazer são Salta, Bariloche, Río Gallegos ou Mar del Plata.

Na hora de você se decidir por alguma cidade para viver na Argentina é importante pensar no que você procura, se o essencial é a qualidade de vida e a calma, as opções de emprego, o contato com a natureza, o clima e mais.

Aproveite para descobrir aqui mesmo no blog quais as cidades mais baratas da Argentina para morar.

custo de vida em buenos aires 2018
Obelisco, em Buenos Aires | Foto: QVM.

Nas cidades patagônicas é necessário investir em mais roupa de abrigo e como possuem uma infraestrutura menor por causa da pouca população, também são menores as opções de lazer.

No entanto, o contato com a natureza é muito bom, pois você pode passear na cordilheira nevada bem perto de casa, ir no final de semana para brincar com os pinguins de Santa Cruz ou Ushuaia, como também avistar as baleias francas em Puerto Madryn.

Buenos Aires é sem dúvidas a cidade mais completa da Argentina, em infraestrutura, qualidade das universidades e escolas, transporte público, e principalmente lazer e trabalho.

A maioria da coletividade de brasileiros escolheram Buenos Aires como cidade para viver na Argentina e muitos trabalham com o turismo, pela grande presença de turistas nacionais que viajam cada vez mais e mais para essa cidade.

Ingressos => Passeios guiados em Buenos Aires

 

Segurança na Argentina

morar na argentina 2018
Viatura da Polícia Federal da Argentina (PFA) | Foto: Nicolasrnphoto, via Wikimedia Commons.

Sem dúvida não tem como comparar a segurança do Brasil, com qualquer outro país pelos níveis que alcançou nos últimos anos, mas é importante ter bastante cuidado na Argentina, principalmente nas capitais.

O que é mais comum que aconteça são casos de furtos, muitas vezes com turistas que não têm cuidados básicos na rua. Ou seja, com um pouco de atenção sua passagem pela Argentina não tem porque ter sobressaltos.

Não existem grandes casos de crime organizado do tipo que é comum ver no Brasil.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

E no interior da Argentina, principalmente nas cidades patagônicas, a segurança faz parte do dia a dia, pois tem pouca população e as cidades são bem pequenas, além de uma boa taxa de emprego, principalmente em serviços e no que se refere ao trabalho com petróleo. Cidades menores são uma boa opção para morar na Argentina.

Conheça => Excursão a pé em Buenos Aires

 

Custos na Argentina

Morar na Argentina 2019
Peso argentino está desvalorizado.

Fica bem difícil poder dizer qual é o custo médio para viver na Argentina, pelo fato de que o país tem hoje uma das taxas de inflação mais altas do mundo, chegando a quase 50% anual.

Os aumentos nos produtos é uma constante com a qual lidam os argentinos e que, como é costume, inventaram outras formas de se adaptar a essas situações complexas.

O principal custo com o qual você vai se enfrentar são aluguel e alimentos, mas a questão do aluguel vai depender muito da cidade onde você for morar. Os custos dividindo um apartamento ou você sozinho morando, não são muito altos.

Se você optar por alugar um apartamento ou casa diretamente, as imobiliárias não costumam solicitar tanta documentação e obrigações, pelo qual pode contar com que um salário médio permitirá realizar os pagamentos em dia.

Como comentava, o principal custo será sem dúvidas em alimentos e coisas para o hogar, por isso que a maioria dos argentinos se organiza para fazer uma compra mensal em um atacado, que atualmente tem muitos no país pela preferência dos argentinos a esse modelo de compra.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O transporte público é mais barato do que no Brasil, aproximadamente custa metade do que na maioria das capitais brasileiras para o transporte urbano.

O transporte de larga distância entre províncias também é relativamente econômico, mas é importante saber que quase não existem descontos, nem vale transporte.

Aproveito para recomendar leitura do artigo sobre custo de vida na Argentina para morar em Buenos Aires, Córdoba etc.

Saiba mais => Transporte em Buenos Aires

 

Trabalho na Argentina

custo de vida na argentina 2019
Uma das melhores oportunidades de trabalho na Argentina é como guia de turismo.

Ao mesmo tempo que a crise cresceu na Argentina nos últimos anos, algumas opções de emprego foram sendo reduzidas, mas isso não impediu o crescimento em outras áreas, principalmente a aquelas que se referem com o turismo

Hoje o câmbio favorece amplamente aos brasileiros que escolhem viver na Argentina e isso permite que cada vez mais e mais turistas viagem para Buenos Aires e outros destinos turísticos.

A falta de domínio na língua portuguesa por parte dos argentinos é alta e por isso um brasileiro com certeza consegue alguma vaga de emprego nessa área.

Além do turismo, o que se refere a atividades de comércio e empresas de tecnologia vem cada vez mais em alta, e a experiência dos brasileiros é muito procurada em empresas qualificadas, mas ainda assim é importante ter um bom conhecimento de espanhol.

Não deixe de ler, inclusive, o post com tudo sobre trabalhar na Argentina.

Descubra => O que comer em Buenos Aires

 

Educação na Argentina

Vale a pena viver na Argentina em busca de educação?
A educação na Argentina tem uma tradição de ser pública e gratuita.

A educação na Argentina ainda é considerada uma das melhores na América Latina, principalmente pelas universidades e escolas públicas, que são para todos e permitiram a ascensão social de uma grande parte da população.

As escolas públicas na Argentina possuem um bom nível, mas também existe a possibilidade de matricular o filho em uma das escolas particulares do país, que geralmente não costumam ter mensalidades muito altas.

As mais conhecidas são aquelas escolas particulares religiosas, que normalmente são escolas muito grandes e tem forte formação humanística ou técnica, dando amplas possibilidades de entrar posteriormente em uma universidade.

As universidades públicas (semelhantes as federais do Brasil) são muito boas, tendo como destaque as Universidades de Buenos Aires, Córdoba, La Plata, Mar del Plata, Rosario e Nacional de Cuyo.

Vale a pena viver na Argentina para cursar universidade?

Somente a universidade de Buenos Aires formou a 4 dos 5 prêmios Nobel que Argentina recebeu na sua história, sendo a mais premiada da América Latina.

Praticamente todas as capitais possuem alguma universidade importante, com os principais cursos, mas também existem uma boa quantidade de universidades particulares, que não têm mensalidades tão altas, se comparadas com o Brasil.

Ainda assim, os cursos de graduação de universidades públicas têm chamado fortemente a atenção dos brasileiros e os atraído para viver na Argentina, principalmente em cursos como Medicina, ou Psicologia.

Isso porque para alguns precisa somente fazer uma prova, a definir por cada faculdade, ou tem faculdades como a de Medicina da UBA que nem precisa fazer a prova, garantindo assim o acesso à boa parte da população a um curso de graduação superior.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Agende => Excursão de 1 dia as cataratas argentinas

 

Saúde na Argentina

saude em buenos aires
Todo trabalhador na Argentina tem direito a ter plano de saúde.

A saúde na Argentina também foi caracterizada durante muitos anos por ter uma forte presença do Estado, garantindo que houvessem hospitais e postos de saúde com boa infraestrutura, mas isso caiu muito nos últimos anos.

Atualmente existem vários hospitais de referência, quase um por província, e nos principais bairros existe um posto de atendimento, normalmente chamado de “Salita”, que tem os serviços básicos para um atendimento.

Existem sim muitos hospitais particulares que atendem alguma especialidade e são muito reconhecidos, tal qual a Fundação Favaloro, uma das mais famosas da Argentina.

O bom, é que por lei, todos os trabalhadores possuem um plano de saúde obrigatório, muitas vezes o do sindicato, mas que garante atendimento em bons hospitais particulares evitando assim muitas filas.

Dica => Como usar WhatsApp no exterior

 

Intercâmbio na Argentina

interambio em buenos aires
Muitas instituições do país possuem convênios com o Brasil.

As opções de intercâmbio na Argentina são muito amplas, principalmente pela ampla oferta educativa que possui o país e por muitos cursos particulares que existem de ensino de espanhol, que transformaram ao país em referência na América Latina.

Vai depender muito do curso que você estuda, mas muitas universidades brasileiras têm convênios através do Mercosul, ou do MEC, com universidades públicas e particulares da Argentina, o que possibilita estudar um semestre ou um ano um curso de graduação, com bolsas que normalmente rendem muito por causa do câmbio.

Entre as principais universidades receptoras de estudantes brasileiros, se destacam a Universidad de Buenos Aires, Universidad de Córdoba, Universidad de La Plata e a Uncuyo.

Já nos cursos de espanhol que muitos brasileiros e pessoas do mundo inteiro procuram fazer, se destacam principalmente os que são nas cidades de Córdoba e em Buenos Aires, que são as 2 principais cidades.

Dúvida => Aerolíneas Argentinas é boa?

 

Vale a pena mesmo viver na Argentina?

A decisão de abandonar sua zona de conforto no Brasil, ou onde estiver, para se mudar a outro país totalmente novo, com uma cultura e idioma diferentes, sem dúvidas, que é uma experiência extremamente positiva e difícil, por isso é necessário considerar os fatores que apresentei anteriormente.

A Argentina tem uma boa qualidade de vida, mesmo com a crise que tem se apresentado nos últimos anos, pois algumas áreas ou trabalhos continuam tendo um crescimento positivo como o turismo.

E para aquelas pessoas que procuram estudar ou aprender espanhol, com certeza é também uma excelente opção viver na Argentina.

Você está com dúvidas sobre se fazer ou não a mudança para Argentina? Conte nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *