Início / Américas / América do Norte / México / Tipos de visto para o México: agendamento, documentação etc

Tipos de visto para o México: agendamento, documentação etc

Se você está planejando uma viagem para conhecer esse país encantador, seja a turismo,  trabalho ou estudos, com certeza já deve ter dado início às pesquisas sobre o tipo de visto para o México. A boa notícia é que desde o ano de 2013, devido a um acordo entre o governo brasileiro e mexicano , quem deseja visitar o país a turismo não precisa mais de visto para o México.

Contudo, essa exceção é válida  somente para o visto de turismo, as demais modalidades como estudos e trabalho precisam fazer o trâmite normalmente no Consulado Mexicano do Brasil, ou se for nacional de outro país, no respectivo consulado.

A seguir, explicarei tudo sobre os tipos de visto de visto para o México, valores, tipos de visto, agendamento, documentação e demais trâmites obrigatórios.

Planeje sua viagem => Melhores resorts de luxo all-inclusive do México

Quanto custa o seguro viagem para a América do Norte?

 

Visto sem atividade remunerada

Visto sem atividade remunerada

Conforme mencionei antes, brasileiros e nacionais de alguns países não necessitam de visto de turismo para o México. No entanto, essa facilidade não afasta a exigência de outros  documentos exigidos pelo governo mexicano para ingressar no país.

Eu explico: quando falo que não precisa de visto é, na verdade, o visto antecipado, aquele que a pessoa precisa ter antes de embarcar. Mas, chegando ao México você terá que receber o visto de turista e isso acontece no momento da sua chegada no país.

Pois no momento em que você desembarca  do avião, precisará passar pela imigração mexicana, que irá autorizar sua entrada, lhe concedendo um visto turismo cuja permanência será  por até 180 dias (cento e oitenta dias ).

Confira => Praias imperdíveis no México

Quantos dias vale o visto para o México de turismo

Ainda no avião, é entregue a cada pessoa estrangeira um formulário para ser preenchido, onde é preciso prestar algumas informações como: motivo da visita, números dos vôos de ida e volta e endereço do local onde ficará hospedado no México.

Esse formulário precisa ser entregue no guichê da imigração, juntamente com o passaporte. Ocorre que, além do formulário devidamente preenchido, para ter  a entrada autorizada no país, é preciso apresentar alguns documentos para a imigração mexicana.

Entre eles, os motivos da viagem, e acima de tudo, demonstrar que não há interesse em permanecer no país com outras finalidades, como por exemplo, estudo, trabalho ou até mesmo realizar a famosa travessia  para os Estados Unidos.

Os documentos a serem apresentados na imigração mexicana quando a intenção é visitar o México a turismo são :

  • Comprovante dos vôos de ida e volta (essencial, com datas visíveis)
  • Comprovante de hospedagem (essencial, com endereço completo do hotel, hostel, airbnb)
  • Comprovantes de solvência econômica para se manter no País pelo período da viagem ( não é essencial, mas pode ser solicitado)
  • Carta Convite de pessoa mexicana ou residente legal no país ( é exigida quando o visitante tem conhecidos, amigos ou familiares que moram no México e por isso ficarão hospedados na casa deles e não em hotel)
  • Passaporte válido e vigente

Antes de embarcar para o país, leia o artigo com 11 dicas de ouro para embarcar no México.

Descubra => Melhores passeios e coisas para fazer no México

 

Como é a imigração no México?

Como entrar no México

Depois de reunir os documentos que a imigração solicita na entrada do México,  você irá passar pela imigração. Lembrando que, cada caso é um caso, pode ser que o agente  peça todos esses comprovantes, ou pode ser que só faça a entrevista e libere a entrada, concedendo o visto.

Sim, o agente de imigração faz uma pequena entrevista, em espanhol, onde as perguntas mais freqüentes são: de onde é, profissão,  motivo da viagem, tempo de estadia e se conhece alguém no país.

Se tudo estiver ok, o agente irá carimbar o passaporte e destacar uma parte daquele formulário preenchido no avião, nessa parte destacada ele escreverá o prazo que foi autorizado o visto, geralmente 180 dias, ou seja, esse será o seu visto de turismo concedido. O visto de turismo mexicano para brasileiros não tem custo.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Imperdível => Conheça os Pueblos Mágicos do México

Preço do visto de turista para o México

Uma dica muito importante, a parte do formulário destacada precisa ser entregue quando da saída do México, do contrário, será cobrada multa.

O visto de turismo  permite a entrada e permanência no país por até 180 dias, para atividades não remuneradas, como turismo, trânsito pelo México, negócios como assistir palestras e reuniões, atividades religiosas, esportes, motivo de saúde, assistir a feiras ou conferências. Tudo sem receber remuneração.

Outra dica importante, a decisão de entrada no México é soberana e exclusiva do agente de imigração. Portanto, se ele encontrar inconsistência de informações, documentos que não coincidem com a versão apresentada, o visto de entrada será negado e o turista precisará regressar ao país de origem no primeiro vôo disponível.

Sabores =>  Conheça as comidas típicas mexicanas

 

Visto de estudante para México

Visto de estudante para México
Universidade mexicana.

Diferentemente do visto de turismo, quem pretende vir ao México para estudar precisa tramitar o visto no Consulado Mexicano localizado no seu respectivo país.

Essa regra vale para qualquer candidato a estudante de qualquer um dos países que México possui acordo de supressão de visto e inclui estudos para qualquer nível de escolaridade e cursos de idioma.

Para realizar o trâmite desse tipo de visto, é necessário providenciar a seguinte documentação no respectivo Consulado Mexicano :

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 
  • Passaporte ou documento de identidade vigente
  • Formulário de solicitação ( obtido na página do Consulado Mexicano)
  • Uma foto 3×4
  • Histórico escolar
  • Ser nacional do País em qual se solicita o visto
  • Carta de aceitação da escola, curso ou universidade
  • Solvência econômica para cobrir os gastos durante a estadia no País ( a solvência pode ser dos pais, desde que o candidato não seja maior de 25 anos. Se for beneficiário de bolsa de estudos, deve apresentar a carta de concessão do benefício)
  • Comprovante de salário ( também pode ser apresentado pelos pais, desde que não seja maior de 25 anos)
  • Extratos bancários( mesma regra acima)
  • Pagamento da taxa consular (36 dólares, ou em torno de 140 reais, dependendo da variação cambial do dia.)

Qual moeda levar para o México => Dólar, real ou peso mexicano?

Precisa de visto para intercâmbio no México?

Após providenciados todos esses documentos, o candidato precisa procurar o Consulado para agendar a entrevista, no Brasil esse agendamento pode ser feito eletronicamente na página do órgão.

Realizada a entrevista, geralmente o visto aprovado é entregue no mesmo dia, esse prazo pode sofrer alterações, conforme cada caso.

Importante lembrar que, o Consulado aprova e emite o visto, quando da chegada ao México, esse visto deve ser  “trocado” digamos assim, pelo cartão de residente temporal, em até 30 trinta dias depois da chegada ao país.

Esse cartão será o visto de residente temporário do estudante e deve ser tramitado no Instituto Nacional de Imigração Mexicano.

Mapa => 8 cidades turísticas do México

 

Visto para atividades remuneradas

Visto para atividades remuneradas
Golfo do México.

Conseguir um visto de trabalho para o México não é tão simples e irá depender de vários fatores. Inicialmente, a pessoa deve ter uma empresa mexicana que forneça a documentação necessária para tramitar o visto no país de origem, seja o Brasil ou qualquer outro.

Para isso, a empresa contratante precisará tramitar uma autorização de entrevista para o visto por oferta de emprego no Instituto Nacional de Imigração Mexicano, ou seja, primeiro a empresa necessita de autorização da imigração mexicana para contratar estrangeiros.

Após esse procedimento, se tudo for ok, a imigração mexicana comunica a empresa se ela pode ou não contratar estrangeiros, se pode, é expedida uma carta que deve ser apresentada na Secretária de Relações Exteriores do México.

O candidato a esse tipo de visto precisa solicitar à empresa uma cópia dessa carta, para posteriormente agendar a entrevista no Consulado.

Nesse caso, no dia da entrevista devem ser apresentados os seguintes documentos :

  • Formulário de solicitação de visto
  • Uma foto 3×4
  • Passaporte com validade mínima de 6 meses
  • Cópia da carta de autorização do Instituo Nacional de Imigração do México

Documentos para visto do México

Essa carta de autorização é o documento mais importante a ser apresentado para a concessão do visto de trabalho. Por isso, a validade dela é de somente 30 dias. Caso ultrapasse esse prazo, será necessário que a empresa mexicana realize novamente todo o procedimento na imigração.

A taxa consular para essa modalidade de visto é de 246 dólares, ou seja, 950 reais.

Lembrando que, tal como acontece no visto de estudante, o visto de trabalho concedido no país de origem precisa ser trocado pelo documento de residente temporal  no período de até 30 dias depois que chegar no México.

Mais México => 12 lugares imperdíveis para conhecer no país

 

Visto de negócios – sem remuneração

Preço do visto para negócios no México

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

O visto de negócios é destinado àquelas pessoas que desejam assinar contratos, investir, participar de reuniões, fazer acordos e operações comerciais sem receber remuneração no México, por um período maior que 180 dias.

Basicamente, a documentação exigida pelo Consulado é a seguinte :

  • Formulário de solicitação do visto.
  • Passaporte com validade mínima de seis meses
  • Original e cópias simples dos documentos que comprovem que conta com emprego, pensão ou aposentadoria e também dos recibos/contracheques/holerites dos últimos seis meses assim como os extratos (carimbados pelo banco) dos seis últimos meses da movimentação de conta bancária do solicitante.
  • Carta responsiva (em original) da empresa/instituição mexicana mediante a qual convide ao estrangeiro(a) para participar em alguma atividade não remuneradaem território nacional.
  • Documentos mediante os quais o(a) estrangeiro(a) acredite que possui a experiência, capacidade, habilidades ou conhecimentos necessários para desempenhar a atividade para a qual foi convidado(a), em original e cópias simples.
  • Carta de apresentação da empresa estabelecida no Brasil, pela qual trabalha em papel timbrado e com firma reconhecida onde conste detalhadamente o motivo da viagem e os dados completos da empresa ou empresas mexicanas a ser visitadas (endereço, telefones, nome do contato, etc.) e na qual se indique expressamente que o solicitante do visto é um funcionário da empresa no Brasil e que o pagamento pelos serviços que prestará no México será efetuado pela empresa no Brasil.

Após providenciar toda a documentação mencionada acima, é preciso agendar a entrevista no Consulado, antes, é necessário pagar a taxa de 246 dólares.

Fácil e barato => Aluguel de carro no México. Tire suas dúvidas.

 

Visto para morar no México

Visto para morar no México

Os vistos mexicanos apresentados nesse post são os mais comumente solicitados por estrangeiros de todos os países os quais México possui acordo de supressão de visto. Não estão incluídos nessa lista, por exemplo, nacionais de países africanos, asiáticos, alguns da América Central como Guatemala e Honduras, dentre outros.

Já as modalidades de visto de residência temporária ou permanente são aplicadas no caso de estudantes, familiares de estudantes, trabalhadores ou familiares de trabalhadores, bem como para cônjuges e filhos de mexicanos natos, ou seja, são subtipos de vistos aplicados em razão de uma situação primária.

Cultura => 11 curiosidades do México que você precisa saber

 

Dicas para visto para o México

Visto para México documentos

Para uma entrada  e permanência tranquila no México, é importante cumprir com todos os requisitos migratórios exigidos, bem como apresentar toda a documentação correta e completa para comprovar o motivo da viagem.

Seja  a turismo, trabalho, estudos ou negócios, do contrário, conforme já mencionei, se a imigração encontrar informações inconsistentes, há grande possibilidades de negativa de visto, independente da modalidade.

Você já esteve no México? Qual visto aplicou? Deixe suas experiências nos comentários!

 

Leia outros artigos do México:

 

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *