Tipos de visto americano: turismo, estudante, trabalho e valores
A etapa inicial para solicitar o visto americano é saber em qual das categorias o seu motivo da viagem se encaixa. Você precisa identificar qual a finalidade e qual tipo de visto você irá precisar solicitar para entrar no país, como por exemplo, o visto americano de turista, trabalho, estudante acadêmico, intercâmbio ou algum outro.
Um fator muito importante, que você também deve estar ciente, é o valor de cada categoria. Algumas são cobradas apenas o valor padrão de U$160, mas em algumas os valores são alterados ou, em alguns casos, até cobrado taxa extra, que na maioria das vezes é a SEVIS.
Esta taxa é um valor pago para o governo ter controle de todos os estudantes estrangeiros e intercambistas que estão nos Estados Unidos. Conheça agora mais detalhes sobre cada tipo de visto americano para você agendar o seu.
Planeje sua viagem => Comprar dólar online
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide nos Estados Unidos. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Seguro viagem para os Estados Unidos »
Tipos de visto para os Estados Unidos
- B2 – Turismo ou tratamento médico
- F1 – Estudante acadêmicos
- H1 / H2 / H3 – Visto de trabalho
- L – Trabalhadores em transferência na mesma empresa
- J1 – Au Pair / Intercambista
- I – Jornalistas e membros da mídia
- C1 – Trânsito pelos Estados Unidos
- IR1 / CR1 – Cônjuge de cidadão dos Estados Unidos
- K1 – Noivo (a) de cidadão dos Estados Unidos
- IR5 – Familiares imediatos de cidadãos dos Estados Unidos
B2 – Turismo ou tratamento médico
Esse é o tipo de visto mais solicitado para a entrada nos Estados Unidos. Não somente pelos brasileiros, mas pelo mundo todo. O B2 é o visto para quem vai turistar nos Estados Unidos ou para quem irá fazer algum tratamento médico. O visto é válido por 10 anos, mas você só pode ficar até 6 meses consecutivos no país.
Esse tipo de visto não permite trabalhar ou estudar, somente passear e conhecer a terra do Tio Sam. Caso você descumpra essa regra e a imigração te pegue, você poderá ser expulso do país e ter seu visto cancelado.
F1 – Estudante acadêmicos
Para solicitar esse tipo de visto, primeiro você deve ser aprovado em uma instituição de ensino nos Estados Unidos, seja faculdade, escola ou algum curso específico. Depois, deve enviar o formulário I-20 para o consulado.
Algumas escolas arcam com o valor desse formulário, mas outras não, e, nesse caso, você terá que pagar a taxa extra, que se chama Taxa de Sevis. Assim como o visto de turismo, o visto de estudante também não é permitido trabalhar, ele é somente para estudos.
H1 / H2 / H3 – Visto de trabalho
O visto de trabalho é dividido em três categorias. O H1 é solicitado por um funcionário especialista que irá trabalhar por pouco tempo em uma empresa. Para solicitar esse tipo de visto, o funcionário deve ser um especialista com formação acadêmica de, no mínimo, quatro anos.
Já o H2 é para quando a empresa solicitar o visto para o funcionário estrangeiro, no caso de não obter mão de obra qualificada ou suficiente nos Estados unidos, como por exemplo o serviço de agricultura.
Para solicitar esse tipo de visto, a empresa deve provar que não existe nenhum cidadão americano qualificado para o tipo de trabalho.
Por sua vez, o H3 é um visto para estágio, um funcionário que irá receber treinamento por pouco tempo ou um tempo determinado na empresa. Além da taxa da solicitação de visto padrão, para solicitar um visto de trabalho, o funcionário ou empresa deve pagar uma taxa extra de U$100 por um único funcionário.
Caso a empresa solicite para funcionários múltiplos, o valor da taxa altera para U$500.
L – Trabalhadores em transferência na mesma empresa
Diferente do visto H, o L1 é para a transferência de um funcionário que já trabalha na empresa, por mais de 1 ano, no mesmo cargo que será preenchido, mas está sendo transferido para uma unidade ou empresa ligada aos Estados Unidos. Nesse caso, a transferência são para funcionários de empresas brasileiras que existem no país.
O visto L1 são para os funcionários da empresa que estão sendo transferidos e o L2 são os cônjuges e dependentes desses funcionários poderem viver e trabalhar e frequentar escolas legalmente nos Estados Unidos. Para a solicitação desse visto, além de pagar o valor de U$160, que é padrão, ainda deve ser paga uma taxa extra de U$100.
J1 – Au Pair / Intercambista
O J1 é para aqueles que querem fazer um intercâmbio cultural, como o Au Pair ou o Educare. Geralmente, esse tipo de visto tem a validade máxima de 1 ano, após esse período, caso o solicitante queira estender o prazo, ele deve solicitar a renovação do visto, mas o período máximo para permanecer no país são de 2 anos.
Assim como o visto F1 e algumas outras categorias, o J1 também possui uma taxa extra chamada Sevis, que deve ser paga, além da taxa padrão de solicitação de visto.
I – Jornalistas e membros da mídia
Para solicitar esse visto, o profissional deve estar contratado por uma organização de mídia, mesmo que temporário ou como freelancer. Somente no caso de contratação poderá ser requisitado.
O solicitante deve ser qualificado e fazer parte de mídias que participam da produção de documentários e notícias, rádios ou jornais. A taxa cobrada para a solicitação desse tipo de visto é de U$20 mais a taxa padrão de U$160.
C1 – Trânsito pelos Estados Unidos
Essa é a categoria de visto bastante básica, ele é destinado apenas para aqueles que irão usar os aeroportos ou portos dos Estados Unidos para viagens. Os casos mais comuns são de escalas feitas no país e passagens.
IR1 / CR1 – Cônjuge de cidadão dos Estados Unidos
Esse tipo de visto é para esposas e maridos de cidadãos americanos que não se casaram dentro dos Estados Unidos e que estão solicitando o green card do seu país de origem.
Para quem é casado por menos de 2 anos, o visto CR1 é uma espécie de green card temporário e válido por 2 anos. Após esse período, deve ser feito uma nova solicitação para o green card definitivo.
Já aqueles que estão há mais tempo casados, recebem direto o visto IR1, que corresponde ao green card definitivo com validade por 10 anos.
Esse processo são para aqueles que fazem a solicitação do país de origem através do consulado. Para quem já está nos Estados Unidos, o processo pode ser um pouco diferente.
K1 / K2 – Noivo (a) ou filhos de cidadão dos EUA
O visto de noivo(a) são para estrangeiros que irão se casar com americanos nos Estados Unidos, porém, ainda se encontram no seu país de origem. O processo para conseguir o K1 leva em média 60 dias e, caso seja aprovado, os noivos terão apenas 90 dias para se casar e solicitar o green card temporário.
Já o K2 é um visto para os filhos menores de idade de cidadãos americanos que não possuem pais casados, ou seja, que um dos pais é cidadão americano e outro é estrangeiro. Esse visto também se aplica e pode ser estendido para enteados do noivo(a) estrangeiro que está solicitando o K1.
O valor para agendar a entrevista é de U$265 para cada solicitante. No caso desse visto, esse valor é único e não é necessário pagar o valor padrão de U$160.
IR5 – Familiares imediatos de cidadãos dos EUA
Esse tipo de visto é para os pais de cidadãos americanos. Nesse caso, podem ser pai ou mãe de nascidos nos Estados Unidos ou residentes legais, aqueles que possuem um green card.
Como dar entrada no visto americano
Antes de marcar a entrevista, preencha o formulário e reúna a documentação. Caso tenha alguma dúvida, você pode verificar com a embaixada ou consulado mais próximo de você. São cinco em todo o Brasil: Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Antes de qualquer documento ser apresentado ou qualquer solicitação ser feita no consulado dos Estados Unidos, é necessário que você tenha um passaporte válido, independente do motivo da sua viagem.
Verifique cada pré-requisito para ver se você atende a todos eles e, para que não tenha problemas futuros, é necessário cumprir os prazos do seu visto dentro o país. Caso não cumpra, você poderá ficar ilegal e fazer com que uma experiência que era para ser boa, seja a pior de todas, além de poder ser expulso do país e nunca mais poder retornar.
Ficou com alguma dúvida a respeito dos visto para os Estados Unidos? Deixe nos comentários.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *