Início / Europa / Inglaterra / Visitar Cambridge ou Oxford: descubra qual é a melhor

Visitar Cambridge ou Oxford: descubra qual é a melhor

Qual é a melhor: visitar Cambridge ou Oxford? Certamente essa é uma pergunta que os viajantes se fazem na hora de montar um roteiro completo pela Inglaterra. Ambos os destinos possuem características muito similares, sendo ótimas opções para intercâmbio, turismo ou passeios de bate-volta a partir de Londres.

Tanto Oxford quanto Cambridge fogem um pouco da agitação da capital e são lugares que giram em torno de suas universidades centenárias, com seus prédios de pedra históricos. Conhecidas por muitos como cidades rivais, elas possuem certas semelhanças, mas também suas particularidades.

Pensando nisso, este artigo apresentará o que visitar em Cambridge e o que conhecer em Oxford. Descubra qual delas combina mais com sua personalidade, planeje sua viagem e arrume as malas!

Planeje sua viagem => Ofertas e melhores hotéis de Cambridge »

Encontre preços reduzidos de hotéis em Oxford »

 

Cambridge ou Oxford: qual é a melhor?

Principais pontos turísticos de Cambridge
Cambridge.

Oxford é uma cidade um pouco maior que Cambridge, além de ser mais urbana e industrial. Já Cambridge foi menos atingida pela industrialização, sendo um destino com um “ar” mais universitário, mais agrícola e, considerada por muitos, um lugar geograficamente mais bonito. A escolha de um dessas duas cidades da Inglaterra vai depender muito da cada viajante.

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa » 

 

Fazer turismo em Oxford ou Cambridge?

Oxford ou Cambridge: turismo na Inglaterra
Câmara de Oxford.

Apesar de serem duas cidades bastante parecidas, principalmente pelas características universitárias, existem algumas diferenças entre Cambridge ou Oxford. E, em comum, elas possuem histórias e roteiros que se tornarão inesquecíveis nas memórias de quem irá visitá-las. Quer saber os principais pontos de interesse de cada uma? Continue a leitura.

Bate-volta => Tour pelas Universidades de Cambridge e Oxford

 

O que fazer em Oxford

Cambridge ou Oxford: qual é a melhor?
Oxford na Inglaterra.

Cidade pequena no Condado de Oxfordshire e situada às margens do rio Tâmisa, Oxford possui mais de 130 mil habitantes e é conhecida no mundo inteiro por sua famosa universidade, considerada uma das dez melhores do mundo.

A cidade, que fica cerca de 100 km de Londres, já foi lar da realeza e de importantes estudiosos e autores como C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien e Lewis Carroll, além de ter sido cenário para algumas das cenas dos filmes da saga de Harry Potter. Veja seus principais pontos turísticos:

Harry Potter => Visita às locações do filme em Oxford

 

Universidade de Oxford

Intercâmbio em Oxford ou Cambridge?
Universidade de Oxford.

Uma das mais antigas (a data de origem é desconhecida, mas sabe-se que desde 1096 já existiam evidências do local ser voltado ao ensino) e renomadas instituições acadêmicas da Europa e do mundo, a Universidade de Oxford é composta por várias instituições, com quase 40 faculdades espalhadas pela cidade.

Nas espécies de “campus”, o turista consegue visitar e conhecer um pouco sobre história, arte, arqueologia, astronomia, zoologia, anatomia, entre diversas outras áreas.

Tour a pé => Universidade de Oxford por menos de 16 euros 

 

Sheldonian Theatre

Roteiro em Oxford
Cúpula do Sheldonian Theatre em Oxford.

O edifício Sheldonian Theatre é um dos mais simbólicos da Universidade. Nele acontecem inúmeras palestras, cerimônias, exames e algumas aulas.

O teatro também recebe apresentações regulares de grupos da cidade, como Oxford Philomusica e a Stornoway. Para saber os preços e programações dos espetáculos, é só acessar o site do Sheldonian Theatre.

Curiosidade => Como usar Whatsapp na Europa?

 

Christ Church College

Visitar Christ Church College em Oxford
Christ Church College.

Outro edifício da Universidade de Oxford que não pode deixar de ser visitado, especialmente pelos fãs da saga Harry Potter, é o Christ Church College, fundado em 1526.

O lugar serviu como cenário para gravação das cenas dos banquetes que aconteciam no castelo de Hogwarts. E até mesmo aqueles que não conhecem a obra Harry Potter se encantarão com a imensidão, história e beleza que o prédio carrega.

Dependendo da época de visita, os preços variam entre £8 e £10 para adultos, £7 e £9 para estudantes, crianças e idosos. Outras informações no site da Christ Church College.

Navegação => Cruzeiro em Oxford por 14 euros

 

Parques de Oxford

Dicas de passeios em Oxford
Jardins de Oxford.

Os viajantes também podem aproveitar a beleza e encantamento dos parques das Universidade de Oxford que estão espalhados pela cidade (ocupando 28 hectares ao todo) e estão abertos ao público durante o dia.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Os espaços ao ar livre, que possuem diversos jardins e plantas, contam também com um campo para prática de esportes que são usados para diversos tipos de eventos da universidade.

Há também parques que incluem o Genetic Garden, local para expor ao público experiências e descobertas envolvendo o campo da genética e evolução.

Prático => Ticket de ônibus turístico em Oxford

 

Biblioteca Bodleiana

Atrativos de Oxford
Biblioteca Bodleiana em Oxford

Esse é um dos pontos obrigatórios para os amantes de literatura e outras artes. Com o prédio construído em 1602, Bodleiana é uma das mais antigas, famosas e maiores bibliotecas da Inglaterra.

A biblioteca conta com vários artefatos históricos, como a bíblia de Gutenberg e exemplares da Carta Magna e possui um acervo de aproximadamente 11 milhões de títulos.

Ela funciona de segunda à sexta, das 9hrs às 22hrs, aos sábados de 10hrs às 16hrs e aos domingos de 11hrs às 17hrs. Planeje sua visita no site da Biblioteca Bodleiana.

Cinema => Visite as locações do filme Inspector Morse & Lewis

 

Museu de Pitt Rivers

Programação do Museu de Pitt Rivers
Museu de Pitt Rivers | Foto: Einsamer Schütze, via Wikimedia Commons

Fundado em 1884, o museu de arqueologia possui em suas três galerias, aproximadamente, meio milhão de objetos! Entre eles, ferramentas, armas, manuscritos, instrumentos, entre vários outros.

Toda a programação do Museu de Pitt Rivers pode ser encontrada no site oficial. O museu tem entrada gratuita e funciona de terça a domingo, entre 10h e 16:30h, e às segundas, das 12h às 16:30h.

Mistério => Conheça as história de fantasmas de Oxford em um tour

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

 

Museu de História Natural de Oxford

O que fazer em Oxford
Museu de História Natural em Oxford.

Construído em 1855, o Museu de História Natural é especializado em áreas como  medicina, astronomia, mineralogia, física, química, geologia, geometria, zoologia, anatomia e fisiologia.

O espaço é dividido em três coleções. O primeiro chamado de “Terra” compõe fósseis, minerais, rochas, vertebrados e invertebrados, jurássicos; faunas paleozoicas e diversos outros materiais históricos.

A segunda coleção chamada de “Vida” possui mais de mil amostras de diversos tipos de animais. Alguns deles já extintos ou que sofrem ameaça.

E a última coleção é chamada de “Arquivos”, que mostra livros, revistas e outros tipos de documentos também históricos.

O museu é aberto ao público e funciona todos os dias das 10hrs às 17hrs. Outras informações estarão disponíveis no site do Museu de História Natural de Oxford.

Full Day => Passeio de Londres a Oxford, Cotswolds e Stratford

 

O que fazer em Cambridge

Fotos de Cambridge na Inglaterra
Cambridge na Inglaterra.

Cambridge é sede do condado de Cambridgeshire, situada a aproximadamente 80 km de Londres. A cidade possui cerca de 120 mil habitantes e também é conhecida mundialmente graças à sua universidade, uma das mais prestigiadas do mundo. Conheça todos os pontos turísticos de Cambridge.

Estudaram na Universidade de Cambridge importantes nomes, sendo 82 deles ganhadores do Prêmio Nobel. Estudiosos como Stephen Hawking, Isaac Newton, Charles Darwin, George Paget Thomson, Bertrand Russell e John Milton passaram pela instituição.

Navegação => Passeio compartilhado pelo Rio Cam por 12 euros

 

Universidade de Cambridge

Conhecer Cambridge ou Oxford
Universidade de Cambridge.

Fundada em cerca de 1209, a Universidade de Cambridge é o que mais movimenta a cidade. Mais de 20% da população é de estudantes, dando a impressão de que é um endereço inteiro de jovens e universitários.

Assim como em Oxford, a Universidade de Cambridge possui colégios espalhados por toda a cidade, somando 31 instituições que funcionam de forma independente.

Os chamados colleges são prédios muito antigos, verdadeiros castelos de pedras com portões de madeiras. e os turistas podem visitar os pátios internos dos colégios.

Imperdível => Passeio guiado com universitários de Cambridge

 

King’s College

Roteiro por Cambridge
King’s College em Cambridge.

Às margens do Rio Cam, King’s é considerado um dos colégios mais bonitos da Universidade de Oxford. Para visitar o espaço, crianças e estudantes pagam £6 e adultos £9. Para os menores de 11 anos, a visita é gratuita.

É possível comprar o ticket pela internet ou pessoalmente no The King’s College Visitor Centre.

O local aceita visita dependendo da agenda escolar. Para saber mais detalhes de dias e horários, visite o calendário da instituição.

Na capela do King’s acontece ainda inúmeros concertos imperdíveis. O preço varia entre 25£ a 55£. Para saber as datas das apresentações, é só acessar o site do King’s College.

Prático => Ticket de ônibus turístico em Cambridge por 19 euros

 

Saint John’s College

Cidade mais bonita: Cambridge ou Oxford
Saint John’s College em Cambridge

Outro colégio muito famoso em Cambridge é o St John’s College. O site da instituição recomenda uma visita guiada, onde serão apresentados os refeitórios, parques, capela e outros pontos do ambiente.

Adultos pagam £10, crianças entre 12 e 17 anos ou estudantes £5 e para os menores de 12 a entrada é gratuita.

Os horários e dias de visita dependem da agenda da instituição. Conheça o calendário de St John’s e programe sua visita.

Passeio => Visita Guiada em Cambridge por apenas 20 euros

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Museu Fitzwilliam

Melhor museus de Cambridge
Museu Fitzwilliam | Foto: Francis Helminski, via Wikimedia Commons.

Fundado em 1816, o Museu Fitzwilliam já encanta pela fachada. Além do belíssimo prédio, o lugar também possui um incrível acervo, contando com obras de importantes nomes como Picasso, Ticiano, Monet, Gainsborough, Domenico Veneziano, Giambattista Pittoni, Canaletto, entre vários outros.

A entrada é gratuita e o museu funciona de terça a sábado, das 10 às 17hrs, aos domingos e feriados das 12 às 17hrs e é fechado na Sexta-feira Santa e nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Barato => Passeio de barco guiado por Cambridge por 18 euros

 

Jardim Botânico de Cambridge

Jardim Botânico em Cambridge
Jardim Botânico de Cambridge.

Fundado em 1846 pelo professor Charles Darwin, o Jardim Botânico de Cambridge é uma belíssima e sossegada área da cidade, frequentada não somente por muitos turistas, como também por muitos moradores que diariamente apreciam as belezas naturais proporcionadas pelo ambiente.

A entrada é gratuita para menores de 16 anos. Os demais devem pagar £6 para visitar o local, que abre às 10h e, nos meses de novembro, dezembro e janeiro fecha às 16hrs. Já em fevereiro, março e outubro às 17hrs e, em abril, maio, junho, julho, agosto e setembro às 18hrs. Planeje sua visita ao Jardim Botânico de Cambridge.

Leia mais => Dicas de viagem incríveis para Inglaterra 

 

Great St Mary’s Church

Quem é mais bonita: Cambridge ou Oxford
Great St Mary’s Church | Foto: Jorge Pena Ramos, via Wikimedia Commons.

A Great St Mary’s Church é considerada a igreja e/ou capela mais famosa de Cambridge. As cerimônias e graduações da Universidade da cidade acontecem nesse local, que também celebrou o funeral do cientista Stephen Hawking.

A torre pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 17h e, aos domingos, de 12h15 às 17h (às 16h no inverno).

Como a igreja celebra muitos acontecimentos da universidade, os horários podem ser alterados. Saiba mais visitando o site oficial. Crianças menores de 16 anos pagam £2.50 para visitar o templo e os adultos £4.

Internet => Descubra como não ficar sem conexão na Europa

 

Parque The Backs

Melhor cidade do interior da Inglaterra
The Backs | Foto: Steve Evans, via Wikimedia Commons

Cambridge é uma cidade conhecida na Inglaterra devido ao belíssimo verde que cultiva. Entre os tantos parques e jardins, The Backs é aquele que, além de possuir uma encantadora flora, ainda fica localizado às margens do rio.

O parque é aberto ao público e ideal para tirar muitas fotos, realizar piqueniques, passeios, caminhadas e relaxar um pouco enquanto a natureza é apreciada.

Oportunidade => Passeio a pé por Cambridge

 

Cambridge ou Oxford? Eis a questão…

Ambas cidades são relativamente pacatas, principalmente quando comparadas a Londres, possuem ambientes para quem busca conhecimento e cultura ou simplesmente para aqueles que desejam contemplar o meio ambiente.

Cambridge e Oxford são lugares que conseguem satisfazer desde os fãs de brilhantes físicos até os admiradores de bruxos e magia. Caso o leitor tenha ficado encantado com suas histórias e pontos turísticos, reserve um tempo para visitar os dois locais, afinal, as cidades ficam a apenas 106km de distância uma da outra.

Ah, e não esquece de voltar aqui e deixar nos comentários qual cidade você prefere: Oxford ou Cambridge! 

 

Leia os outros posts sobre a Inglaterra:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *